MENU

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 - 11:52F-1

QUE ANO…

nicoretire

SÃO PAULO (be happy, my friend) – Este é, definitivamente, um ano para não esquecer. Para o bem e para o mal, muito mais para o mal. Um ano que não se cansa de nos chocar, entristecer, arrebentar, surpreender.

Nico Rosberg anunciou agora há pouco que decidiu parar de correr. Que seu sonho era ser campeão do mundo, foi, acabou.

O alemão relata num texto no Facebook que começou a pensar nisso depois de vencer o GP do Japão em Suzuka, e que na manhã de domingo passado, antes de ir para o autódromo em Abu Dhabi, tinha a noção de que aquela poderia ser a última corrida de sua vida. No grid, aquela ideia se tornou ainda mais clara e forte. E contou também que tomou a decisão na noite de segunda-feira. Avisou Toto Wolff e seu empresário. Fim.

Aos 31 anos, com 11 temporadas completas na categoria, Nico decidiu parar. “Vamos ver agora o que me espera na próxima esquina da minha vida”, falou.

Ninguém sabe direito, Nico.

Seja feliz, saia de cabeça em pé, sob aplausos. Porque você foi um cara que nunca se importou em fazer auto-promoção, sempre primou pela discrição e lisura nas pistas, jamais caiu na vala comum da vaidade.

Rosberg sai da F-1 com um gigante em tudo.

213 comentários

  1. André Fonseca disse:

    Gigante???

    HUAHUAHUAHUAHUAHUA

    Ano que vem ninguém mais lembra da Rosdiva, outro campeão sem carisma nenhum.

  2. Paulo F. disse:

    Nada como sair por cima da carne seca!
    Rosberg vai aposentar campeão, e tendo um dos melhores como vice, eh, eh!!

  3. ms disse:

    enquanto um monte de piloto na ativa ou fora da f1 se esguela e faz das tripas o coração pra conseguir pelo menos uma vaguinha numa equipe minimamente decente onde tivesse uma mísera possibilidade de vencer ao menos uma unica corrida na temporada, o cara simplesmente ganha o campeonato, avisa pro dono da melhor equipe de f1 que não tem mais interesse em ficar com a vaga, pega o boné e vai embora……mundo cruel esse em que vivemos……

  4. Thiago Azevedo disse:

    Achei que o post dele estaria em inglês, mas esta em alemão. Traduz lá, Gomov! hehehe

    O pessoal chama o Nico de bunda mole. Quem diz isso não sabe nada, só fala besteria.

    Da trajetória do Nico:

    Lembro do vestibular entre o Nico e o Nelsinho na Williams. O alemão meteu mais de 1 segundo.

    Depois ele foi companheiro do Mark Webber. Lembro que teve uma fase que ele rodava/batia muito. Mas era rápido.

    Andou na frente do Schumacher. Mesmo que o heptacampeão já não estivesse na sua melhor forma, isso não é pouco. Não é pouco porque conhecimento o Schumacão ainda tinha. O que havia mudado? Os reflexos? Um pouco de medo? Seja o que for, não tenho dúvidas que o veterano daria pau na maior parte do grid.

    Ele conseguiu ganhar corridas e o campeonato tendo o Hamilton como companheiro. O Button diz que o inglês é o piloto mais rápido da categoria (acho o Alonso melhor, mas gostaria de ver o tira-teima). Mesmo que dentre 3 campeonatos ele tenha ganhado “apenas” 1, isso não é pouco. É muito! Hamilton, Alonso… são caras que andam bem em qualquer pista. Andar na frente deles, mesmo que numa classificação apenas, já é motivo para diplomar e pôr o certificado na parede.

    Uma bela carreira.

    A decisão do Nico é muito coerente com aquele vídeo que ele postou com os pais, o kart… O cara esta em paz, leva a coisa de maneira leve, elege prioridades. Muito legal, muito corajoso. Corajoso também porque sabe que vai ter um monte de Zé Ruelas dizendo que ele afinou.

    Boa sorte ao Nico, curta um monte a nova fase da vida.

  5. Antonio disse:

    Nunca fui um grande apreciador do piloto, mas a partir de hoje sou fã do homem Nico Rosberg.
    A F1 está tão enfadonha que nem um campeão mundial, com o melhor carro, tem mais saco para aguentar tanta babaquice.

  6. Bruno Gonçalves disse:

    Eu já admirava muito o Rosberg por ter sido campeão esse ano, mesmo sendo um piloto evidentemente inferior ao Hamilton, o que para mim deixava o título dele mais grandioso. Daí agora isso, essa decisão corajosa, sem se importar com a opinião dos outros, e colocar a família acima de uma carreira cobiçada por muitos e conquistada por poucos……virei fã do cara. Para mim o Rosberg mudou com o tempo, foi depois daquela batida em Spa 2014, depois disso ele esfriou a cabeça e colocou ela no lugar, ficou mais sereno. E esse ano ele foi mentalmente superior ao Hamilton, em nenhum momento percebi ele em desespero, sempre falando que apenas pensava em uma corrida de cada vez. Mesmo sendo inferior foi um gigante.

  7. Nico Rosberg atingiu o seu pico máximo na F-1 com o seu campeonato conquistado esse ano, e ano que vem ele sabe que seria difícil derrotar o Hamilton novamente, então ele decide abandonar a categoria no seu auge para ser um simples pai de família para recuperar o seu tempo perdido dentro de casa com essa e outras disputas no automobilismo em geral. Nada mais do que justa sua decisão!

  8. Airton Silva disse:

    Quando anunciou a aposentadoria em 1986 Keke elencou uma série de razões. E Nelson Piquet logo elencou a mesmíssima série de razões para explicar porque continuaria na Fórmula 1.

    • Kleber Palladino disse:

      Pois eh… e Nelson Piquet continuaria sendo o mesmo idiota babaca de mal com a vida, falando mal de tudo e todos… o resultado principal são seus filhos… Olhe a educação e o caráter que Nelson Piquet deu a Nelsinho e olhe a educação e o caráter que Keke Rosberg deu ao Nico… acho q não precisamos falar mais nada… “Airton”… kkkkkkk…

  9. recrutazero disse:

    Parabéns, Rosberg. No mundo capitalista, de valores tão superficiais é admirável esta decisão. De que adianta vc abrir mão de ser feliz ao lado da família, apenas para acumular mais dinheiro, mais títulos ou mais troféus, são apenas números frios sem
    valor algum a não ser para a vaidade humana. Esta vida é muito curta ,para nos apegarmos tanto a matéria.
    Quanto ao substituto, por que não, Nelsinho Piquet, hoje mais maduro, campeão da FE,
    seria uma aposta. Seus erros do passado, devem ser perdoados, pois era um jovem imaturo e ambicioso, fez merda e foi punido. Acho que já pagou sua pena.

  10. Paulo Pinto disse:

    Eu correria no próximo ano, já com o número 1 no bólido, disputando mais um título, sem a pressão que acompanha o piloto que ainda não se sagrou campeão
    Depois, sim, daria adeus!

  11. Ron disse:

    Simplesmente inacreditável!
    Para quem está de fora não tem como saber ou atribuir direito à essa decisão de aposentadoria precoce pós-título uma questão de coragem e grandeza em sair por simplesmente atingir o objetivo ou uma fraqueza por, de certa forma, admitir que aquele ambiente não lhe era agradável (mas que estava de partida por conseguir eliminar o motivo que ainda o mantinha ali sob pressão). Talvez seja um pouco das duas coisas. Só ele mesmo é que sabe onde está a resposta da equação.
    Vá curtir a vida e a família. Boa sorte, Nico.

  12. andre disse:

    Tem o meu respeito. Começou aos 6 anos, enquanto tem muito marmanjo que, aos 25 anos, ainda não tem uma profissão definida.

    O objetivo dele foi alcançado e somente ele sabe qual o seu limite.

    Vá curtir a sua aposentadoria, Nico Rosberg, enquanto as viúvas do Senna curtem a dor de cotovelo.

  13. Eduardo Britto disse:

    Nossa, um ano para não esquecer mesmo FG! Essa notícia me impactou com tantas outras nesse louco 2016! Esse cara fez o que 99% dos caras que chegam no topo não fazem: agradecer a platéia e ir pra arquibancada se divertir, aplaudir o que vem depois. Que demais! Que exemplo! Valeu!

  14. Isaac disse:

    Rosberg, apesar dos méritos, dá sim a impressão de ter um certo acovardamento em relação ao que vai ser ano que vem.
    Além disso, sonhar não custa: as ligações telefônicas do Toto para o Jos foram só para pedir para o Jr. não atrapalhar a “disputa”ou já havia algo mais? Verstappen na Mercedes? Tá, sei que é ABSURDO, mas estamos em 2016!

  15. João disse:

    Que tal uma vaquinha nacional e apresentamos o Nars como opção, acho que teriamos um novo campeão! Bem com aquele foguete na mão até eu dava um suor no capitaõ amiltom kkkkkk

  16. Renato de Mello Machado disse:

    Poxa! poderia parar em 2018,vai deixar de andar nos modelos de 2017?Mas parabéns Nico,vai curtir sua família para quem tem tem de aproveitar pois não sabemos o que o amanhã nos reserva.

  17. Kkkk disse:

    Kkkk, deve ter sido o toque de Midas do Vettel, o fez um campeão medíocre, covarde e amarelão.
    Assim como Vettel, que acabou junto com o difusor soprado e os carros do Newey (ano passado, pegou um carro pronto), Rosberg é mais um campeão alemão bunda mole.
    Alonso se for pra Mercedes será o pingo nos i’s definitivo. Vettel deve estar rasgando o cu da bunda, 2017 seria seu ultimo de redbull, agora tem o “sonho ferrari” pra repetir, mas mal consegue bater o péssimo Kimi. Kkkkk, chupa otarios!
    #kkkk!
    #Chupa!

    • Rafael P disse:

      Já imaginou como o Rosberg vai ficar depois de ler o seu comentário?

      Putz… acho que ele não vai ler…

    • Rafael P disse:

      Lá nos primeiros comentários desse post falei da história bonita do Rosberg, e como é bonito quando alguém toma as próprias rédeas da vida para decidir o que bem entender. E foi isso que o Rosberg fez. E reitero, isso é lindo.

      Poucas pessoas na vida conseguem esse feito. Poucas pessoas conseguem se realizar no trabalho, na vida pessoal, e ditar exatamente o que elas querem para a vida delas.

      Aí você respondeu dizendo:

      “Não fera, fosse foda mesmo defenderia seu título, que foi manipulado pela construtora alemã.
      Bonito foi o que? Ver o campanheiro de kart ser bicampeão e quase tri enquanto vc só vence por causa de uma quebra de motor?
      Kkkkk, linda história, kkkkkk, coisa de viadinho isso aí””

      Então vim aqui para te responder, “fera”.

      Primeiro, como você provavelmente tem uma visão equivocada sobre os valores da vida. Equivocada ao achar que a vida dele gira em torno de temas tão pequenos. O que fazes na internet comentando é um reflexo da sua vida, então provavelmente tens grandes limitações.

      E pensei, provavelmente é um cara que não conheceu a vida ainda. Um desses “jovens” que acham que sabem tudo, arrogantes. Até então ver que você escreveu “coisa de viadinho” quando falei o quão bonita era a decisão do Rosberg. Aí tive certeza que além de sua imaturidade.

      Muitos poderiam dizer que “coisa de viadinho” é ficar idolatrando igual uma viúva um piloto e achando desculpa em tudo para ficar falando do cara. Assim como, achar motivo em tudo para falar mal de outro piloto. Não buscas discussões sadias, e imagino que essa paixão pelo “hate” deve despertar sentimentos obscuros de satisfação. Algo para ser estudado.

      Pra mim, escrever uma linda história não é coisa de viadinho, e acho errado usar um termo assim pejorativo, estamos em 2016, acho que já evoluímos a respeito disso, não é?

      Não lhe conheço, nem faço questão. Porém concluo que você é mais um daqueles que na internet paga de bonzão, de machão, fala “coisa de viadinho” mas duvido que tenha culhões pra chegar na frente de qualquer pessoa, seja ela um outro comentarista como eu ou piloto e falar as coisas que você diz na internet. És mais um que se esconde atrás de um monitor para descontar na internet suas frustrações.

      Me questiono onde está o sentido de viver uma vida assim medíocre.

    • Rafael P disse:

      Aliás, “KKKK”, muito provavelmente para os pilotos citados você entra na categoria insignificância. Eles não estão muito preocupados com sua opinião.

      Porém como já estou aposentado, estou com tempo e disposição, peço que responda com seus dados verdadeiros. Será o momento que talvez alguem dê relevância ao que você despeja na internet. Peço nome, endereço etc. Se quiser passe facebook, não tenho mas posso pedir ao meu filho para acessar e realizar a intermediação e realizarmos esse encontro.

      Gostaria de conversar pessoalmente com você sobre a utilização do termo “coisa de viadinho”. Acredito que uma conversa adulta podemos esclarecer alguns pontos.

      Fico no aguardo.

      • Kkkk disse:

        Te chamei de viadinho? Ou me referi ao Rosberg? Os pilotos não estão nem aí pra minha opinião, mas você sim.
        Deve ter servido a carapuça, mas aconselho você a sair logo do armário, a mão no queixo diz tudo.

      • Elvis Barbosa disse:

        Rafael P, li o seu comentário e concordo contigo. O que Rosberg filho fez foi um ato nobre, raro, corajoso e de extrema coragem. Assim como outros raros excelentes pilotos, tal qual Rosberg pai que foi campeão com uma única vitória, ele também entrou para a história a partir desta data. Parabéns Nico, a vida é muito mais exuberante. E poucos conseguem compreender o seu significado.

      • CAI NA REAL disse:

        Olá RAFAELP. , posto muito pouco. mas leio todos os comentários e por acaso li desde o começo. Concordo com tudo o que escreveu. Você “enquadrou” bonito este estorvo que é o KKKK, (atual nick dele, pois já usou vários, sendo na maioria das vezes agressivo e se achando superior a vários que aqui comentam. Em geral ele chama de “ralezada”). Eu já o descrevi de forma semelhante, mas sem ser tão preciso quanto você foi. Enfim, não sei como outros suportam, mas saiba que não está só. Eu poderia ter ficado quieto, mas resolvi escrever para lhe parabenizar por sua reação, que foi muito bem colocada.
        Abs,

      • Segafredo disse:

        Qual seu problema bichona?? Tá sem namorada é….??

        Nico e Vettel são sim farinha do mesmo saco e pronto!! qqr um que tenha pelo menos 1% de massa cinzenta consegue enxergar…..menos é claro, os fãs débeis(é assim que se escreve?) e manipulados pela mídia!!

      • Rafael P disse:

        Então, “KKKK”, estive “aí” para sua opinião até o momento que usou um termo pejorativo sem necessidade, e como solicitei seus dados para verificar se é assim “macho” no que podemos chamar de vida real.

        Você pode tirar as conclusões que quiser sobre minha pessoa, sobre sair do armário, etc. Isso não me afeta e inclusive não sei se desprezo ou se sinto pena de pessoas que, em pleno 2016, tem essa mentalidade tão pequena. Ou melhor: vazia.

        Não ter passado os dados apenas me confirma minhas suspeitas. Você é apenas “macho” atrás de um monitor. Isso é vergonhoso, quer dizer que você não aguenta suas próprias palavras e não tem coragem alguma de falar isso frente a frente.

        E engraçado que continua com o papo de “sou superior, você é viadinho”. Francamente, que vergonha…

        Pra finalizar, a foto é de Rubens Ewald Filho, um excelente jornalista e crítico de cinema. Consuma um pouco de cultura pra quem sabe abrir essa sua mente pequena. Porém não espere que a cultura te ajude a virar um homem de verdade, creio que para isso não tem muito o que fazer.

      • Bola da Vez disse:

        Quem é bichona, sua viúva malcriada??????????

      • Kkk disse:

        Hahahahha, bunda mole!

    • Eltontoptec disse:

      Viiiiiishhhhhhhhhhhhhhhhh

    • Antonio Carlos Michelin disse:

      Essa porcaria toda sai só da sua cabeça ou alguém te ajuda ?

    • ms disse:

      se a carapuça serviu pro RAFAEL P, que culpa tem o KKKK……..?????

  18. Leonardo Souza disse:

    Eu não sei se foi aqui, mas eu vi este vídeo da rotina de treinamento do Rosberg (https://www.youtube.com/watch?v=g-KYASQKdSU), e foi aí que eu comecei a torcer pra ele. Antes, eu achava que ele era um playboy, filho de campeão que só chegou onde chegou por causa do nome e, sinceramente, o cara não tinha que reclamar. Mas vendo a rotina de exerçicios, de preparação, eu passei a respeitar o que ele faz… fez… fazia…

    Outra, eu não sei se todos os pilotos fazem isso. Se existe o foco, a motivação. Mas o Rosberg é malabarista! Então, no vídeo, basta ver a reação dele durante os exercícios. É árduo. E outra, ele descreve a experiência de guiar um carro de Formula 1 como tortura. Ao que me parece, para ele, ser piloto de alto nível é tortura. Então, ele se matou para chegar onde chegou, treinou assim quantas milhares de vezes para ser campeão? E agora? Ele vai correr em outro lugar menos estressante…

  19. Luiz G disse:

    Essa vaga na Mercedes pode ser o retorno triunfal de Alonso aos títulos e vitórias!
    Seria um fim de carreira ultra-espetacular.
    Dedos cruzados aqui!!!!

  20. luiz carlos barros da silva disse:

    Só isso, Flavinho? Parabéns, foi merecido, aplausos? Penso que sobre o Nico e seu campeonato em 2016 há muito mais para contar… Mas, enfim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *