Apelei para a pesquisa. É verdade. O ano é 1975. Me confundi com o ano, porque a Ferrari é de 1974. O carro de 75 só veio depois. E não é a corrida de 1974, por causa do detalhe da entrada de ar da Ferrari ter uma faixa verde alusente às cores italianas, o que não tinha na Ferrari usada na corrida de 1974. Então, é uma Ferrari, e é a do Lauda (por causa do capacete todo vermelho).
Em primeiro plano é uma Brabham, também pela entrada de ar ter o logo da Martini. Deve ser o Carlos Reutemann, porque o Pace logo na primeira volta pula de sexto para terceiro, já à frente do Lauda, e não é mais ultrapassado por ele (como na foto a pista está vazia, não é uma foto da Ferradura na primeira volta). O Reutemann pula pra ponta na largada, mas perde posições e termina em oitavo.
O carro mais à frente, é difícil de saber, pois pode até ser um retardatário. Não sendo, acredito ser a McLaren do Emerson, pois ele ultrapassa o Lauda e depois ultrapassa o Reutemann. Na foto, parece que o Lauda ultrapassara o Reutemann há pouco. Então, provavelmente que seja o Emerson mais à frente. Não deve ser o Regazzoni, porque ele passa o Reutemann antes do Emerson e do Lauda passarem. O Emerson foi o próximo a passar o Reutemann, e só depois dele o Lauda passa.
É bem provável que seja a Ferrari do Niki Lauda ultrapassando um Brabham em Interlagos 1974.
Dox
7 anos atrás
GP Brasil 1975 Interlagos
Trecho entre a Ferradura e a Subida do Lago
Patrick Depailler / Tyrrell 007
Niki Lauda / Ferrari 312B3
Carlos Reutemann / Brabham BT44B
Eddy Bruno
7 anos atrás
Vocês já explicaram onde, como, quem, quando, quem pilotou, quem venceu e tudo o mais, então só me resta viajar em devaneios tolos que me torturam….
Sou um espírito velho num corpo jovem. Segurança é tudo. Eu sei. Concordo.
Mas, que foto sensacional. O carro dos bombeiros. A cerca de “proteção”, a faixa contínua pintada na pista, a galera no morrinho lá ao fundo….. e a cidade! A contraste da cidade ao fundo com a pista e o lago…… sensacional!
“Ahh, mas isso hoje não funcionaria de jeito nenhum….”
Eu sei. Me mandem de volta para o passado. Meu lugar é lá.
moisesimoes
7 anos atrás
– Cê é louco, rapaz. Detalhe por detalhe, o momento é sensacional. Com esse Interlagos, fico imaginando quantos traçados alternativos daria pra fazer! Roquenrain foi um pecado, daqueles que tem perdão do Altíssimo. Talvez. Interlagos foi daquele crime que o condenado desce direto pro inferno!
Acarloz
7 anos atrás
Linda foto e a velha constatação de que foderam Interlagos.
Pra mim, são os carros mais bonitos da história da F1, estes da primeira metade da década de 70, junto com os carros de 2006-2007 (tirando aqueles chifres no bico que a BMW inventou em 2008).
Realmente, sobre o traçado, acabaram com Interlagos. Era um traçado que tinha de tudo. Piloto ruim se fodia ali. Podiam ter melhorado a segurança, as cercas, as áreas de escape, entre outras medidas de segurança, mas este traçado era um dos melhores do mundo.
Eu andei. E posso te dizer, que para teu Voyage o atual é melhor.
As retas eram mais longas. Vc iria começar a acelerar na junção, e pisaria no freio na 3.
Sim meu caro Arthur, seria como SPA, uma bosta. rs
Renato de Mello Machado
7 anos atrás
Fotos de um autódromo,carros e pilotos de verdade.Só isso
Antonio
7 anos atrás
Descida do Lago, Lá na frente, tá difícil, quem sabe uma Shadow (esqueci o nome do piloto de fez a pole aqui). No meio, tá muito fácil, Lauda de Ferrari e atrás uma Brabham, com patrocínio da Martini. Pelo capacete claro deve ser o Lole. Em tempo, como são bonitos esses pneuzões traseiros.
Sim, Jean Pierre Jarrier. A Shadow fez a pole na Argentina e no Brasil, as duas primeiras provas do ano. Lá, se não me engano, nem largou. Aqui quebrou quando estava uma eternidade na frente, permitindo a única vitória do Moco. Depois que os carros de 75 estrearam, a equipe dos carros do herói dos quadrinhos não fez mais nada.
Antonio Seabra
7 anos atrás
Saida da Ferradura para Subida do Lago, curva 3 ao fundo.
Ferraris de Regazzoni e Lauda, Brabham de Reutemann
MARCO ALBERTO DOS SANTOS GAVIOLI
7 anos atrás
1.975, Clay Regazzoni – Ferrari 312B3, seguido por Niki Lauda – Ferrari 312B3 e
Carlos Reutemann – Brabham BT44B.
Flavio Bragatto
7 anos atrás
O engraçado é fazer uma comparação com os dias de hoje, sobre os padrões de segurança em autódromos…
É insano ver aquelas cercas com estacas de madeira, pneus separando a pista do lago, pessoas ali do lado de fora da curva, justamente atrás dos pneus e mais nada…
Tempos melhores. Corridas melhores. Gente de verdade. Não bonecos de ventríloquos de assessores de marketing.
Guzz
7 anos atrás
Os pilotos nem imagino, mas o trecho me parece ser o que hoje é a descida do lago,, logo depois da reta oposta, hoje no sentido inverso.
geraldo
7 anos atrás
Subida do lago em 1975. Pace com sua Brabham na frente, seguido de Regazzoni em uma Ferrari, com o Emerson numa McLaren,na cola dele.
Luis
7 anos atrás
Estranho, porque os carros parecem dos anos 70 mas na cidade eu reconheci um barracão com o teto verde que chega até o chão, parecido com casas suíças, e que é muito parecido com o ginásio de uma CIAC, aquele projeto de prédios escolares que o Collor criou no começo dos anos 90 e depois mudou de nome para CAIC na época do Itamar…
Cidade Dutra é do lado oposto, como ref. as Curva 1 e 2. A imagem ao fundo é da igreja na Av. Sabará, Vila Emir. Hoje em dia não é possivel ver a igreja por que o Aterro Sanitário se transformou numa verdadeira montanha, até bonitinha e cheia de árvores…
Não sei quais os carros, muito menos o trecho, mas a foto é bacana!
guilherme
7 anos atrás
Os pilotos, eu não sei; o ano, não tenho certeza; o trecho, estou na dúvida. Mas a linha tracejada me dá a certeza de que é permitido ultrapassar.
Robertom
7 anos atrás
É 1975, pois a Brabham não tinha o patrocínio da Martini em 74 e em 76 era vermelha usando motores Alfa-Romeo.
Estão na retinha entre a saída da Ferradura e a Subida do Lago, com a Curva 3 ao fundo.
Arrisco dizer que os pilotos são o Jean Pierre Jarrier com Shadow, lá na frente, depois o Niki Lauda com Ferrari e o Moco (Josá Carlos Pace) com a Brabham, que acabou vencendo a prova.
Fernando
7 anos atrás
A foto é maravilhosa.
Estão na descida do lago após sair da ferradura.
Consegui identificar o Lauda Ano 74.
Mas o que me chamou atenção é o alambrado do lado direito da fot saindo da ferradura, a tela é sustentada por vergalhões de ferro!!
Escapou ali , poderia ser espetado.
Não sou daqueles que acham , que ahh como eram bons aqueles tempos , hoje é tudo pasteurizado, concordo com a segunda afirmativa, mas segurança é segurança e naquela época era quase nenhuma.
Os carros não sei, muito menos os pilotos,
se eles estão indo em direção aos dois lagos eles saíram da ferradura e estão indo para a subida do lago!
A descida do lago fica antes da ferradura
Zé Maria
7 anos atrás
Os carros já foram ditos.
O ano definitivamente é 75, por causa de dois detalhes fundamentais:
O patrocínio Martini na Brabham.
A pintura das cores da bandeira italiana na tomada de ar da 312B3 do Lauda.
Se a turma disser que ele foi campeão com a 312T, ok.
Apenas que ela estreou apenas na África do Sul, as corridas sul-americanas foram feitas com os carros do ano anterior.
Em tempo, foi dobradinha do Brasil, com Pace e Emerson, depois que Jarier abandonou no foguete DN5 da Shadow.
Ninguém
7 anos atrás
Mudando a minha resposta. Agora, consegui ver melhor a cor do carro da frente.
Então, troco o Jean-Pierre Jarrier pelo Vittorio Brambilla (March 741). A minha resposta final fica:
Interlagos 1974.
Trecho que liga a Ferradura para a Subida do Lago, em direção à antiga Reta Oposta. Hoje, os carros vêm em sentido contrário.
Em tese, não daria para saber se é treino, classificação, volta de apresentação ou corrida. Pelo que deu para descobrir, essa foto é de antes da corrida ou nas primeiras duas voltas.
O carro do fundo (o primeiro no lado esquerdo da pista) parece ser a Ferrari 312B3 do Clay Regazzoni.
Em seguida, na pista da direita, vem Niki Lauda também numa Ferrari 312B3 (dá para perceber que é a Ferrari por conta da pintura na tomada de ar e que é o Lauda por causa do capacete vermelho – o do Clay Regazzoni era branco com detalhes vermelhos). Por último, vem a Brabham BT44* do Carlos Reutemann (idem, carro branco com o detalhe da Martini na tomada de ar, e o capacete que lembra mais o do Reutemann do que o do Moco).
A foto, como disse, deve ser do treino ou volta de apresentação, pois o Lauda só completou duas voltas na corrida.
* O problema é que a BT44 é do final da temporada de 1974, e a prova do Brasil costumava acontecer no início do calendário.
Robertom
7 anos atrás
É 1975, pois em 74 a Brabham não tinha o patrocínio da Martini e em 76 era vermelha (com motores Alfa-Romeo).
Estão na pequena reta entre a saída da Ferradura e o Lago com a Curva 3 lá no fundo.
Arrisco dizer que os pilotos são o J.P Jarrier, com Shadow longe lá na frente, Niki Lauda em 2º com Ferrari e o Moco em 3º com a Brabham.
faria
7 anos atrás
Subida do lago. No meio, Niki Lauda. 1975 ou 1976.
(AHEM!)
Provavelmente teria esquecido isso tudo, se não fosse pelos simuladores.
Roberto Borges
7 anos atrás
Já corrigindo a caca!
O ano é 1975 e a Ferrari é a 312 t com a tomada de ar ainda vermelha! Depois pintaram de branco, como a F1 atual.
Assim, acho que o cara atrás do Lauda é o Moco!
Me apedregem se eu estiver errado de novo!
Roberto Borges
7 anos atrás
Saudades…
Os carros estão saindo da Ferradura, em direção à Subida do Lago. Ao fundo, depois do lago, final da Curva 3, se não me engano.
O carro à frente, não consigo identificar. O segundo é a Ferrari 312 B 3 do Lauda, o que denuncia o ano de 1974, pois em 75 foi a 312 T, o carro de F1 mais bonito já construído! O último da fila, chutaria uma Brabham BT-44, mas o piloto… tá difícil identificar.
Já vi que errei o trecho… é a subido do lago, curva hoje feita depois da reta oposta.
Ruodger Z. R.
7 anos atrás
Parabéns pela foto. Fantástica! Mostra um pedaço do antigo traçado de Interlagos que foi desgraçadamente amputado. Se o Senna, como piloto e sua influência no meio automobilístico fez alguma cagada, essa foi uma. O circuito de hoje não chega nem perto do nível técnico do traçado antigo. A pista ao fundo era a saída da curva 3, final do retão, e já apontando a barata para a entrada do miolo e próxima curva que era a Ferradura. O trecho em questão era a reta entre a saída da Ferradura e a tomada para Subida do Lago. O carro ao fundo não identifiquei, o segundo é uma Ferrari 312T (um dos F1 mais bonitos que a Ferrari já desenhou) com o Niki Lauda e o terceiro – em 1º plano – parece ser a Brabham com o José Carlos Pace. O ano deve ter sido 74 ou 75. Abç.
Michel
7 anos atrás
O santo antonio dos carros parecia pino de boliche, me arrisco somente a dizer:
F1 1976, Curva do Laranjinha.
Helio
7 anos atrás
FELIZ 2017, Flávio.
Sobre a pergunta…
Williams (Mansel), Ferrari (…), Brabham (Piquet)?
E a curva… rapaz… que difícil… bati cabeça aqui e não sei não… esquerda – reta – direita? Interlagos? É a reta entre a segunda e a terceira pernas do “S”? Diz aí…
P.s.: gostaria do seu contato; sou de Londrina/PR. Interesso num dos seus antigos da Classic Cup, ou de dicas de onde achar algum. Abraço!
Azzoni
7 anos atrás
Saída da ferradura para a subida do lago…com Niki Lauda e a Ferrari 74 em destaque.
gustavo giroti
7 anos atrás
chuto 1975: ferrari e brabham…..o carro a frente não dá pra saber
A curva lá na frente é a curva do lago, obviamente. Feita ao contrário do que é hoje.
Os carros ? O ano ? Putz…
rogerV
7 anos atrás
Meu Deus…. como é que fizeram este crime neste templo… que fizessem variantes!!!!!
Renan n
7 anos atrás
Essa é bem antes do meu tempo…(sou de 84) por isso curto mto essas fotos do traçado classico de Interlagos.
Pela entrada de ar da Ferrari do Lauda (e seu capacete todo vermelho), foi em 1974, na descida do lago (hoje subida), sendo seguido por uma brabham, creio eu. O outro carro não faço idéia…
Claudio Conde Fernandes
7 anos atrás
Só sei que é o circuito antigo, saindo da ferradura rumo à subida do lago. A Ferrari (carro do meio) parece ser pilotada por Jack Ickx.
Thiago
7 anos atrás
O trecho parece ser a reta oposta. No carro branco não faço ideia, mas na Ferrari a frente o capacete é do Lauda. Pelas entradas de ar vou chutar que seja em 1975
Thiago
7 anos atrás
O trecho parece ser a reta oposta, os carros não faço ideia de quem seja no carro branco, mas o da frente certeza que é o Lauda pelo capacete, e pela entrada de ar, vou chutar que seja em 1975
Marcelo Ventura
7 anos atrás
Difícil. Em primeiro plano, é uma Brabham que pode ser a do Reutemann. À frente dele, é o Lauda: uma Ferrari com capacete vermelho. Adiante, não faço ideia. Chutaria uma Beta-March, porque tem alguma coisa de laranja nela.
Ah, o ano é 1974, chegando na Ferradura.
AC
7 anos atrás
Não consigo identificar os pilotos, mas acredito que seja Brabham, Ferrari e McLaren, a partir desse ponto de visão.
Mas o que me deixa surpreso é como um evento como esse era muito tosco na organização. Como é que os caras corriam com aquela cerquinha ridícula de bambú ao lado onde deveria haver, pelo menos, um guard-rail.
Será que nessa mesma época a coisa era assim também em pistas como Monza, Zeltweg ou mesmo aqui na Argentina ou na Africa do Sul!?!?!?
O segundo carro é a Ferrari de Niki Lauda em 1975.
Vitão
7 anos atrás
Observando melhor, o terceiro carro deve ser Hunt em sua McLaren.
Eduardo
7 anos atrás
Saída da curva da ferradura e entrada da curva do lago. Lá na frente uma UOP Shadow com Jarrie, depois Lauda com Ferrari e Pace com Brabham. GP Brasil de 1975.
Marco Cordobe
7 anos atrás
Boa tarde e feliz ano novo a todos!
Bom, a ferrari é a do grande Niki Lauda e a Brabham deve ser de “El Lole” ou o saudoso “Moco”. O carro mais adiante fica muito difícil de identificar mas me parece outra ferrari e deve ser Clay Regazzoni. O trecho, a antiga subida do lago do velho Interlagos…isso era tempo de competição, fórmula 1 da boa!
Abraços e sorte.
Vitão
7 anos atrás
Mestre Joca sabe até a pressão dos pneus e a temperatura do óleo do cambio. Devem ser uma lótus , Lauda com sua Ferrari – capacete vermelho – e uma Brabham. O trecho e a saída da Ferradura em direção à Curva do Lago, onde o pessoal da Vemag descartava os motores dos DKW´s, segundo a lenda. Bons tempos .
Luciano Balarotti
7 anos atrás
Chute:
Interlagos 1975
Rega, Lauda e Pace
Luis Sergio
7 anos atrás
os carros/piotos não tenho idéia..mas estão indo para a antiga subida do lago, que hj é a descida do lago!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Apelei para a pesquisa. É verdade. O ano é 1975. Me confundi com o ano, porque a Ferrari é de 1974. O carro de 75 só veio depois. E não é a corrida de 1974, por causa do detalhe da entrada de ar da Ferrari ter uma faixa verde alusente às cores italianas, o que não tinha na Ferrari usada na corrida de 1974. Então, é uma Ferrari, e é a do Lauda (por causa do capacete todo vermelho).
Em primeiro plano é uma Brabham, também pela entrada de ar ter o logo da Martini. Deve ser o Carlos Reutemann, porque o Pace logo na primeira volta pula de sexto para terceiro, já à frente do Lauda, e não é mais ultrapassado por ele (como na foto a pista está vazia, não é uma foto da Ferradura na primeira volta). O Reutemann pula pra ponta na largada, mas perde posições e termina em oitavo.
O carro mais à frente, é difícil de saber, pois pode até ser um retardatário. Não sendo, acredito ser a McLaren do Emerson, pois ele ultrapassa o Lauda e depois ultrapassa o Reutemann. Na foto, parece que o Lauda ultrapassara o Reutemann há pouco. Então, provavelmente que seja o Emerson mais à frente. Não deve ser o Regazzoni, porque ele passa o Reutemann antes do Emerson e do Lauda passarem. O Emerson foi o próximo a passar o Reutemann, e só depois dele o Lauda passa.
É bem provável que seja a Ferrari do Niki Lauda ultrapassando um Brabham em Interlagos 1974.
GP Brasil 1975 Interlagos
Trecho entre a Ferradura e a Subida do Lago
Patrick Depailler / Tyrrell 007
Niki Lauda / Ferrari 312B3
Carlos Reutemann / Brabham BT44B
Vocês já explicaram onde, como, quem, quando, quem pilotou, quem venceu e tudo o mais, então só me resta viajar em devaneios tolos que me torturam….
Sou um espírito velho num corpo jovem. Segurança é tudo. Eu sei. Concordo.
Mas, que foto sensacional. O carro dos bombeiros. A cerca de “proteção”, a faixa contínua pintada na pista, a galera no morrinho lá ao fundo….. e a cidade! A contraste da cidade ao fundo com a pista e o lago…… sensacional!
“Ahh, mas isso hoje não funcionaria de jeito nenhum….”
Eu sei. Me mandem de volta para o passado. Meu lugar é lá.
– Cê é louco, rapaz. Detalhe por detalhe, o momento é sensacional. Com esse Interlagos, fico imaginando quantos traçados alternativos daria pra fazer! Roquenrain foi um pecado, daqueles que tem perdão do Altíssimo. Talvez. Interlagos foi daquele crime que o condenado desce direto pro inferno!
Linda foto e a velha constatação de que foderam Interlagos.
Pra mim, são os carros mais bonitos da história da F1, estes da primeira metade da década de 70, junto com os carros de 2006-2007 (tirando aqueles chifres no bico que a BMW inventou em 2008).
Realmente, sobre o traçado, acabaram com Interlagos. Era um traçado que tinha de tudo. Piloto ruim se fodia ali. Podiam ter melhorado a segurança, as cercas, as áreas de escape, entre outras medidas de segurança, mas este traçado era um dos melhores do mundo.
Realmente, Interlagos não tem mais graça.
Claro que tem graça. Pò, como tem…
Porquê vc vai correr lá?…
Vc alguma vez andou no traçado antigo?
Eu andei. E posso te dizer, que para teu Voyage o atual é melhor.
As retas eram mais longas. Vc iria começar a acelerar na junção, e pisaria no freio na 3.
1 e 2 só tinha graça pra carro muito forte.
Digamos que era mais relax…
Sim meu caro Arthur, seria como SPA, uma bosta. rs
Fotos de um autódromo,carros e pilotos de verdade.Só isso
Descida do Lago, Lá na frente, tá difícil, quem sabe uma Shadow (esqueci o nome do piloto de fez a pole aqui). No meio, tá muito fácil, Lauda de Ferrari e atrás uma Brabham, com patrocínio da Martini. Pelo capacete claro deve ser o Lole. Em tempo, como são bonitos esses pneuzões traseiros.
Jarrier ?
Sim, Jean Pierre Jarrier. A Shadow fez a pole na Argentina e no Brasil, as duas primeiras provas do ano. Lá, se não me engano, nem largou. Aqui quebrou quando estava uma eternidade na frente, permitindo a única vitória do Moco. Depois que os carros de 75 estrearam, a equipe dos carros do herói dos quadrinhos não fez mais nada.
Saida da Ferradura para Subida do Lago, curva 3 ao fundo.
Ferraris de Regazzoni e Lauda, Brabham de Reutemann
1.975, Clay Regazzoni – Ferrari 312B3, seguido por Niki Lauda – Ferrari 312B3 e
Carlos Reutemann – Brabham BT44B.
O engraçado é fazer uma comparação com os dias de hoje, sobre os padrões de segurança em autódromos…
É insano ver aquelas cercas com estacas de madeira, pneus separando a pista do lago, pessoas ali do lado de fora da curva, justamente atrás dos pneus e mais nada…
Tempos melhores. Corridas melhores. Gente de verdade. Não bonecos de ventríloquos de assessores de marketing.
Os pilotos nem imagino, mas o trecho me parece ser o que hoje é a descida do lago,, logo depois da reta oposta, hoje no sentido inverso.
Subida do lago em 1975. Pace com sua Brabham na frente, seguido de Regazzoni em uma Ferrari, com o Emerson numa McLaren,na cola dele.
Estranho, porque os carros parecem dos anos 70 mas na cidade eu reconheci um barracão com o teto verde que chega até o chão, parecido com casas suíças, e que é muito parecido com o ginásio de uma CIAC, aquele projeto de prédios escolares que o Collor criou no começo dos anos 90 e depois mudou de nome para CAIC na época do Itamar…
O prédio com teto verde é a Igreja Verde, localizada na Av Nossa Senhora do Sabará.
É Cidade Dutra.
Cidade Dutra é do lado oposto, como ref. as Curva 1 e 2. A imagem ao fundo é da igreja na Av. Sabará, Vila Emir. Hoje em dia não é possivel ver a igreja por que o Aterro Sanitário se transformou numa verdadeira montanha, até bonitinha e cheia de árvores…
piquet, alboreto e decezaris
Não sei quais os carros, muito menos o trecho, mas a foto é bacana!
Os pilotos, eu não sei; o ano, não tenho certeza; o trecho, estou na dúvida. Mas a linha tracejada me dá a certeza de que é permitido ultrapassar.
É 1975, pois a Brabham não tinha o patrocínio da Martini em 74 e em 76 era vermelha usando motores Alfa-Romeo.
Estão na retinha entre a saída da Ferradura e a Subida do Lago, com a Curva 3 ao fundo.
Arrisco dizer que os pilotos são o Jean Pierre Jarrier com Shadow, lá na frente, depois o Niki Lauda com Ferrari e o Moco (Josá Carlos Pace) com a Brabham, que acabou vencendo a prova.
A foto é maravilhosa.
Estão na descida do lago após sair da ferradura.
Consegui identificar o Lauda Ano 74.
Mas o que me chamou atenção é o alambrado do lado direito da fot saindo da ferradura, a tela é sustentada por vergalhões de ferro!!
Escapou ali , poderia ser espetado.
Não sou daqueles que acham , que ahh como eram bons aqueles tempos , hoje é tudo pasteurizado, concordo com a segunda afirmativa, mas segurança é segurança e naquela época era quase nenhuma.
Os carros não sei, muito menos os pilotos,
se eles estão indo em direção aos dois lagos eles saíram da ferradura e estão indo para a subida do lago!
A descida do lago fica antes da ferradura
Os carros já foram ditos.
O ano definitivamente é 75, por causa de dois detalhes fundamentais:
O patrocínio Martini na Brabham.
A pintura das cores da bandeira italiana na tomada de ar da 312B3 do Lauda.
Se a turma disser que ele foi campeão com a 312T, ok.
Apenas que ela estreou apenas na África do Sul, as corridas sul-americanas foram feitas com os carros do ano anterior.
Em tempo, foi dobradinha do Brasil, com Pace e Emerson, depois que Jarier abandonou no foguete DN5 da Shadow.
Mudando a minha resposta. Agora, consegui ver melhor a cor do carro da frente.
Então, troco o Jean-Pierre Jarrier pelo Vittorio Brambilla (March 741). A minha resposta final fica:
Interlagos 1974.
Trecho que liga a Ferradura para a Subida do Lago, em direção à antiga Reta Oposta. Hoje, os carros vêm em sentido contrário.
Em tese, não daria para saber se é treino, classificação, volta de apresentação ou corrida. Pelo que deu para descobrir, essa foto é de antes da corrida ou nas primeiras duas voltas.
O carro do fundo (o primeiro no lado esquerdo da pista) parece ser a Ferrari 312B3 do Clay Regazzoni.
Em seguida, na pista da direita, vem Niki Lauda também numa Ferrari 312B3 (dá para perceber que é a Ferrari por conta da pintura na tomada de ar e que é o Lauda por causa do capacete vermelho – o do Clay Regazzoni era branco com detalhes vermelhos). Por último, vem a Brabham BT44* do Carlos Reutemann (idem, carro branco com o detalhe da Martini na tomada de ar, e o capacete que lembra mais o do Reutemann do que o do Moco).
A foto, como disse, deve ser do treino ou volta de apresentação, pois o Lauda só completou duas voltas na corrida.
* O problema é que a BT44 é do final da temporada de 1974, e a prova do Brasil costumava acontecer no início do calendário.
É 1975, pois em 74 a Brabham não tinha o patrocínio da Martini e em 76 era vermelha (com motores Alfa-Romeo).
Estão na pequena reta entre a saída da Ferradura e o Lago com a Curva 3 lá no fundo.
Arrisco dizer que os pilotos são o J.P Jarrier, com Shadow longe lá na frente, Niki Lauda em 2º com Ferrari e o Moco em 3º com a Brabham.
Subida do lago. No meio, Niki Lauda. 1975 ou 1976.
(AHEM!)
Provavelmente teria esquecido isso tudo, se não fosse pelos simuladores.
Já corrigindo a caca!
O ano é 1975 e a Ferrari é a 312 t com a tomada de ar ainda vermelha! Depois pintaram de branco, como a F1 atual.
Assim, acho que o cara atrás do Lauda é o Moco!
Me apedregem se eu estiver errado de novo!
Saudades…
Os carros estão saindo da Ferradura, em direção à Subida do Lago. Ao fundo, depois do lago, final da Curva 3, se não me engano.
O carro à frente, não consigo identificar. O segundo é a Ferrari 312 B 3 do Lauda, o que denuncia o ano de 1974, pois em 75 foi a 312 T, o carro de F1 mais bonito já construído! O último da fila, chutaria uma Brabham BT-44, mas o piloto… tá difícil identificar.
alguém mostre isso pro Flávio, Ele vai pirar…
https://www.motorino.com.br/
Chinesas e de plástico. Bonitinhas, apenas.
subida do lago ano 1974 ou 1976.
Carros: Brabham do Moco ou Reuteman e a Ferrari 312 T.
1974, reta depois da Ferradura, antes da Subida do Lago.
O carro da frente não dá pra ver. Os outros são Lauda na Ferrari e Reutmann na Brabham.
Cara, vou dar um chute, uns mais certeiros e outros de bico e de olho fechado mesmo.
O carro lá da frente nem tenho idéia, o do meio é a Ferrari do Lauda, pelo capacete vermelho, atrás vou chutar uma Brabham do Pace?
A curva à frente, feita à direita é o Sol que era feito no sentido contrário ao de hoje.
Já vi que errei o trecho… é a subido do lago, curva hoje feita depois da reta oposta.
Parabéns pela foto. Fantástica! Mostra um pedaço do antigo traçado de Interlagos que foi desgraçadamente amputado. Se o Senna, como piloto e sua influência no meio automobilístico fez alguma cagada, essa foi uma. O circuito de hoje não chega nem perto do nível técnico do traçado antigo. A pista ao fundo era a saída da curva 3, final do retão, e já apontando a barata para a entrada do miolo e próxima curva que era a Ferradura. O trecho em questão era a reta entre a saída da Ferradura e a tomada para Subida do Lago. O carro ao fundo não identifiquei, o segundo é uma Ferrari 312T (um dos F1 mais bonitos que a Ferrari já desenhou) com o Niki Lauda e o terceiro – em 1º plano – parece ser a Brabham com o José Carlos Pace. O ano deve ter sido 74 ou 75. Abç.
O santo antonio dos carros parecia pino de boliche, me arrisco somente a dizer:
F1 1976, Curva do Laranjinha.
FELIZ 2017, Flávio.
Sobre a pergunta…
Williams (Mansel), Ferrari (…), Brabham (Piquet)?
E a curva… rapaz… que difícil… bati cabeça aqui e não sei não… esquerda – reta – direita? Interlagos? É a reta entre a segunda e a terceira pernas do “S”? Diz aí…
P.s.: gostaria do seu contato; sou de Londrina/PR. Interesso num dos seus antigos da Classic Cup, ou de dicas de onde achar algum. Abraço!
Saída da ferradura para a subida do lago…com Niki Lauda e a Ferrari 74 em destaque.
chuto 1975: ferrari e brabham…..o carro a frente não dá pra saber
Saída da Ferradura para subida da reta oposta.
A curva lá na frente é a curva do lago, obviamente. Feita ao contrário do que é hoje.
Os carros ? O ano ? Putz…
Meu Deus…. como é que fizeram este crime neste templo… que fizessem variantes!!!!!
Essa é bem antes do meu tempo…(sou de 84) por isso curto mto essas fotos do traçado classico de Interlagos.
Pela entrada de ar da Ferrari do Lauda (e seu capacete todo vermelho), foi em 1974, na descida do lago (hoje subida), sendo seguido por uma brabham, creio eu. O outro carro não faço idéia…
Só sei que é o circuito antigo, saindo da ferradura rumo à subida do lago. A Ferrari (carro do meio) parece ser pilotada por Jack Ickx.
O trecho parece ser a reta oposta. No carro branco não faço ideia, mas na Ferrari a frente o capacete é do Lauda. Pelas entradas de ar vou chutar que seja em 1975
O trecho parece ser a reta oposta, os carros não faço ideia de quem seja no carro branco, mas o da frente certeza que é o Lauda pelo capacete, e pela entrada de ar, vou chutar que seja em 1975
Difícil. Em primeiro plano, é uma Brabham que pode ser a do Reutemann. À frente dele, é o Lauda: uma Ferrari com capacete vermelho. Adiante, não faço ideia. Chutaria uma Beta-March, porque tem alguma coisa de laranja nela.
Ah, o ano é 1974, chegando na Ferradura.
Não consigo identificar os pilotos, mas acredito que seja Brabham, Ferrari e McLaren, a partir desse ponto de visão.
Mas o que me deixa surpreso é como um evento como esse era muito tosco na organização. Como é que os caras corriam com aquela cerquinha ridícula de bambú ao lado onde deveria haver, pelo menos, um guard-rail.
Será que nessa mesma época a coisa era assim também em pistas como Monza, Zeltweg ou mesmo aqui na Argentina ou na Africa do Sul!?!?!?
Era a mesma coisa em todos os autódromos.
E tinha coisa bem mais tosca que Interlagos!
O segundo carro é a Ferrari de Niki Lauda em 1975.
Observando melhor, o terceiro carro deve ser Hunt em sua McLaren.
Saída da curva da ferradura e entrada da curva do lago. Lá na frente uma UOP Shadow com Jarrie, depois Lauda com Ferrari e Pace com Brabham. GP Brasil de 1975.
Boa tarde e feliz ano novo a todos!
Bom, a ferrari é a do grande Niki Lauda e a Brabham deve ser de “El Lole” ou o saudoso “Moco”. O carro mais adiante fica muito difícil de identificar mas me parece outra ferrari e deve ser Clay Regazzoni. O trecho, a antiga subida do lago do velho Interlagos…isso era tempo de competição, fórmula 1 da boa!
Abraços e sorte.
Mestre Joca sabe até a pressão dos pneus e a temperatura do óleo do cambio. Devem ser uma lótus , Lauda com sua Ferrari – capacete vermelho – e uma Brabham. O trecho e a saída da Ferradura em direção à Curva do Lago, onde o pessoal da Vemag descartava os motores dos DKW´s, segundo a lenda. Bons tempos .
Chute:
Interlagos 1975
Rega, Lauda e Pace
os carros/piotos não tenho idéia..mas estão indo para a antiga subida do lago, que hj é a descida do lago!