GOSTEI

SÃO PAULO (país embaçado, o nosso) – Foi em abril de 2011, portanto quase seis anos atrás, que falamos pela primeira vez neste blog sobre os planos de adoção de novas placas de carros nos países do Mercosul a partir de 2016. Neste link há um histórico dos posts sobre o assunto. Em 2014, chegou-se a um modelo definitivo: placas brancas com caracteres em preto (no padrão europeu), tarja com nome e bandeira do país e, no caso do Brasil, bandeira do Estado e brasão da cidade no cantinho direito.

[bannergoogle]No Uruguai, elas já foram adotadas, seguindo o cronograma estabelecido anos atrás — assim como na Argentina. O Douglas Nascimento mandou a foto. Ficaram muito charmosas. Lá eles usam, como no atual sistema daqui, três letras e quatro números.Segundo as informações passadas pelo governo anos atrás, no Brasil será usado um modelo de quatro letras e três números, tudo meio embaralhado — o que permite zilhões de combinações.

O atual governo golpista, porém, através de um ministro qualquer, suspendeu o programa no ano passado e, obviamente, não estabeleceu prazo para cumprimento. Está tudo parado por tempo indefinido. Acredito que ele nem sabia do que se tratava, quando alguém chegou a ele com o cronograma que vinha sendo cumprido pelo governo eleito, para que fosse implementado no prazo combinado — 1º de janeiro de 2017.

O Brasil é, realmente, um cesto de lixo.

5hWGdbKg

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato
Renato
7 anos atrás

Caro Gomes,

O curioso é que inicialmente tratava-se de se estabelecer um padrão único. Uruguai e Argentina já adotaram padrões distintos. Os uruguaios utilizam o mesmo que nós (três letras e quatro números). Os argentinos, por sua vez utilizam duas letras, três números e mais duas letras. Ou seja, antes da padronização, já “despadronizou”. As únicas semelhanças são a placa branca com letras pretas e a faixa azul com a bandeira do país.

Um abraço

Speedboy
Speedboy
7 anos atrás

Flávio, acho que o governo atual apenas foi sensato e viu que isso não é prioridade.

Temos um país para ser reconstruído…

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

De vez em quando me sinto o Chico Buarque…

Douglas
Douglas
7 anos atrás

O que liga é extintor….. obrigatório,… não não é mais…. é obrigatório sim. Todos são estuprados nos preços. Todos trocaram…. não precisa mais.

Esqueçam partidarismo, temos exemplos de golpistas e não golpistas fubecando com a população.

Precisamos de seriedade, honestidade, vergonha na cara. venha de onde vier será bem vinda….

JJunior
JJunior
7 anos atrás

Se foi convencionado pelo Merconsul que seriam 3 letras e 4 números, por que somente o Brasil foi inverter???

Ah, já sei!!!

É por que o “legítimo” governo PeTralha optou pela diferença….somos os melhores, por isso temos que fazer diferente!!!

Andre
Andre
7 anos atrás

Ainda bem… Obrigado “um ministro qualquer”, é uma taxa a menos para eu ter que pagar!!

Robson
Robson
7 anos atrás

Caro Flavio,
Acompanho vc ja algum tempo e leio com muita atenção tudo que escreve desde suas histórias de inicio ao jornalismo a vários outros assuntos que vc se aventura a reportar…. Mas por favor, meu País, não é um lixo, meu País esta mal governado, porém chama-lo de lixo, vc ofende a mim, todos os seguidores que lhe acompanham, e todos os brasileiros que lutam para isso tudo melhorar. Não vou discutir qual o melhor sistema de governo…. mas não vomite na País onde vc reside, trabalha, vive, se diverte…. se ele é tão ruim assim, vende seus carrinhos do seu museu particular, pega toda a grana e vai para outro País, Simples assim. Não quero ter o prazer de te encontrar novamente, em algum evento que ja aconteceu no passado e ao invés de cumprimenta-lo, dizer um grande palavrão a vc.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Robson
7 anos atrás

Não é possível que um figura desses exista de verdade. O cara inventou um personagem bobalhão pra azucrinar…rs

Tiags
Tiags
7 anos atrás

Também gostei da placa, mas tenho minhas ressalvas em colocar esse assunto em pauta agora, assim como já ocorre nos comentários aqui o que vai ocorrer é mudar o foco da questão.

Sim, todos os carros precisam ser emplacados, portanto não haverá necessariamente novos custos (não sei se essa placa tem o mesmo custo de produção da antiga), elas serão trocadas gradativamente. Porém algum prazo deverá ser estabelecido para ter um fim às substituições, ou não? Do contrário temos duas saídas, ou iremos conviver eternamente com dois tipos de placas ou em algum momento haverá custos para substituição das placas em circulação.

Ocorre que isso sendo lançado agora, a questão da placa em si vai virar pano de fundo, a pergunta será de quem está sendo beneficiado com isso, qual a intenção do governo, sim, também vão falar dos custos.

Ou seja, nenhum tema que ajude o país a melhorar, portanto , não acho que seja oportuno o momento e também não vejo mal algum em continuar com essas placas.

Em resumo, as placas são bonitas e esse assunto é uma bobagem.

César
César
Reply to  Tiags
7 anos atrás

A Europa convive com vários modelos de placa há décadas. Troca quem quer. Não vejo nenhum impedimento a isso.

Carlos Mora
Carlos Mora
7 anos atrás

com respeito FG, curiosidade e se desejar responder,
como foi mesclado os temas politicos & placas, gerando diversas opiniões, gostaria de saber se voçê apenas emitiu sua opinião sobre a forma como foi conduzido o evento político ou também é simpatizante do governo anterior? Obrigado!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

Gomes, o post já está no passado, mas vendo essa foto aí novamente, me fez lembrar que você fala muito pouco das coreanas Kia e Hyundai.
Por mais que você seja inimigo do “Cara da Tucson”, estas marcas já tem uma história de mais de 30 anos, e hoje em dia possui um absoluto sucesso e alto padrão.
Nós gostamos de clássicos, e os Kia e Hyundai antigos eram como os chineses antes. Eles não sabiam fazer, então copiavam. E fizeram muita coisa boa.
Fale um pouquinho deles qualquer dia desses. Tenho certeza que você vai gostar desse aqui:
comment image

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

Gomes, o post já está no passado, mas vendo essa foto aí novamente, me fez lembrar que você fala muito pouco das coreanas Kia e Hyundai.
Por mais que você seja inimigo do “Cara da Tucson”, estas marcas já tem uma história de mais de 30 anos, e hoje em dia possui um absoluto sucesso e alto padrão.
Nós gostamos de clássicos, e os Kia e Hyundai antigos eram como os chineses antes. Eles não sabiam fazer, então copiavam. E fizeram muita coisa boa.

Malba
Malba
7 anos atrás

Curiosidade matemática:
4 letras e 3 números permitem 94.931.877.133 combinações.
Isso mesmo, 95 bilhões.

Abraços

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Tudo muito bem escrito como sempre!!! (quem só prestou atenção no “governo golpista” e não deu bola para o ponto central da matéria, nem devia acompanhar o blog. #ficaadica

Fernando
Fernando
7 anos atrás

A implantação já tinha sido adiada pelo governo anterior – informação omitida – pois não esta pronto o sistema de integração que deveria ser desenvolvido pelo Brasil, também no governo anterior – informação omitida 2 -. De qualquer forma acho uma bobagem trocar as placas, não temos dinheiro, o que temos é um monte de prioridades que aparentemente também não serão atendidas pelo desgoverno 2 atual. Placas bonitinhas… Quem precisa disso?

Thiago
Thiago
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Ao menos nisso o governo nao depende do congresso, e exclusiva do executivo, entao essa nao da pra botar na conta do apoio no congresso. Havia sido adiado anteriormente por razoes tecnicas mesmo. Hoje os sistemas que utilizam placas em geral tem fixo que os 3 primeiros digitos sao letras e os seguintes numeros. Como e necessario adequar os sistemas para trabalharem agora sem essas restricoes, e tambem encontrar aquela forma de embutir umas “comissoes” nos contratos, foi adiado primeiro pelo governo Dilma, depois pelo governo Temer, e sinceramente, conhecendo a burocracia brasileira, provavelmente vai ser adiado de novo.

Wallace
Wallace
Reply to  Thiago
7 anos atrás

Analisstas Go Horse é duro hehehehehe!

Evandro Oliveira de Souza
Evandro Oliveira de Souza
7 anos atrás

Caro Flavio, Desculpe mas nao entro na discussao de merito de golpistas ou nao golpistas. O que gostaria de comentar [e que na Europa, apesar de um padrao estabelecido para as placas, há excessoes. O exemplo é a Holanda, onde as placas sao amarelas e nao brancas. Por aqui acredito que a placa mais bonita é a alema, pois tem o escudo das provincias/regioes/estados. A placa suiça tambem é bonita mas nao segue o padrao europeu pois nao faz parte da UE.

prperalta
7 anos atrás

O que o cidadão comum ganha com isso? Nada!!!
A maioria esmagadora da população não vai ultrapassar as fronteiras de carro (e de nenhuma outra forma).
Vão obrigar o cidadão comum a ter despesas e favorecer a corrupção entre empresários e políticos para uma coisa que favoreceria apenas uma parcela muito pequena (mas muito pequena mesmo) da população.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Há uma explicação, meio capenga mas há, deveria estar aqui. Pesquisem. De qualquer forma acho uma bobagem trocar nossas placas, gastar dinheiro que não temos com esse tipo de coisa.

Marcos Gomes
Marcos Gomes
7 anos atrás

No Brasil tudo vai se empurrando com a barriga, independente de governo. A decisão sobre a troca das placas foi tomada no final de 2014, para entrar em vigor nos carros emplacados a partir de 2016. No meio de 2015 foi adiado para entrar em vigor a partir de 2017. E pode ter certeza que quando voltarem com o assunto sabe-se lá quantas vezes será adiado.

Geraldo
Geraldo
7 anos atrás

Na realidade, as placas deveriam ter sido adotadas em Janeiro/2016 …. Só que em Abril/2015 foi adiado …. e agora, novo adiamento ….

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
7 anos atrás

O Brasil sempre foi um cesto de lixo, sempre!

Costa
Costa
7 anos atrás

Trocar fisicamente a placa é simples. Difícil é atualizar os sistemas e bases de dados dos estados, se houver mudança de tamanho e formato na numeração das placas.

André Lima de Almeida
Reply to  Costa
7 anos atrás

Com planejamento, nada é difícil. Só é trabalhoso, mas sabe como é. No Brasil, trabalhar para algumas pessoas dá muito trabalho.

Cacá Camargo
Cacá Camargo
7 anos atrás

Que coisa heim… Como se um novo modelo de placa fosse mudar muita coisa em nosso pais. Lembrando que nos últimos anos tivemos 2 ou 3 alterações no modelo das placas já existentes.

Tadeu
Tadeu
7 anos atrás

Esta implantação já havia sido adiada pelo governo Dilma em abril/15 quando, fiquem sabendo, o governo não chegou a acordo$$$ com as empresas envolvidas no processo.

http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/04/denatran-adia-obrigatoriedade-das-novas-placas-veiculares-do-mercosul.html

Agora a questão é outra,..

Banana Joe
Banana Joe
7 anos atrás

Quando for para mudar, mudamos. Qual a urgência nisso? Mandar mais uma grana pro governo (seja qual for) distribuir pros empreiteiros e deputados corruptos?

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
7 anos atrás

É uma pena mesmo.
Mas se tratando deste governo usurpador, eu não duvido nada.
Falando nisso, viu que o Doria está agilizando o processo de privatização das coisas da cidade?
Eu acho que a Controlar deve voltar.

Claudio Bassi
Claudio Bassi
7 anos atrás

O atual Ministro da Justiça, que era advogado do PCC, tem outras prioridades.

Neto
Neto
7 anos atrás

Tomara que não mude as placas mesmo, pois será mais uma conta para pagarmos

Ju
Ju
7 anos atrás

Falou tudo FG . A sombra dis golpistas ronda nosso país desgovernado pela direita entreguista

精神豚
精神豚
7 anos atrás

Gostei da placa, só acho que no lugar dessa faixa azul deveria ter o nome da cidade, com a sigla do Estado ou província, e na lateral direita a identificação do país, junto com a bandeira, afinal sou daqueles curiosos que gosta de ver de onde vem o carro.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
7 anos atrás

Lixo ou seja lá o que for não esqueça que o pais é exatamente o que o povo é ! São os votantes e os votados,na historia do ovo ou a galinha com certeza é o povo que nasceu primeiro e do povo é que sai o governante de um jeito ou de outro,com diretas já ou não.
Temos mais buracos do que rua,um monte de carros na mão de gente que não sabe andar a pé na calçada com divida de prestação e IPVA,não vai ser troca de placas a solução definitiva.Mimaram esse povo com carro,viagem,celulares e outras quinquilharias via carnê a troco de voto e agora não dá nem pra saber o que é prioridade no meio do rombo financeiro,com certeza as placas podem esperar.

Marcos Menegatti
Marcos Menegatti
7 anos atrás

Esperar o quê aqui na Bananalândia? institui-se o kit de primeiros socorros, não conseguiram enfrentar o lobby dos fabricantes das ridículas e absurdas bolas fixas de engate de reboque que deveriam ter sido proibidas, foram obrigados a revogar a obrigatoriedade de uso de extintor porque os fabricantes, por ganância, não produziam os novos modelos em número suficiente…

Aqui é Brasil.

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Aqui no Brasil, quando um governo novo assume (ou dá um golpe, no caso), nada do que o governo anterior fez é bom, tudo deve ser destruído. Afinal, não se pode dar margem a qualquer tipo de elogio ao adversário. Enquanto essa mentalidade persistir, seguiremos sendo um país de quinto mundo.

Airton Silva
Airton Silva
7 anos atrás

Ideologias à parte, ainda assim discordo do Gomes. Tenho as placas brasileiras como umas das mais bonitas do mundo nessa configuração de cor e tamanho e com três letras + quatro números^, tendo ficado mais bontias especialmente a partir da adoção compulsória da fonte Mandatory em 2008. E a sequência está longe de esgotar (ainda não chegou ao S). As placas Mercosul propostas são iguais às alemãs, cujas fontes acho pequenas, além de se estar copiando algo que já existe, em prejuízo da nossa identidade nacional. Por fim, não gostaria jamais de dar adeus às nossas placas contendo a sigla do estado e o nome do município de licenciamento. Vi placas argentinas e uruguaias neste verão no litoral e nessa avaliação ao vivo não as achei nada de mais.

pc
pc
7 anos atrás

Faltou acertar a propina com o novo governo. É assim que funciona aqui no Brasil.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
Reply to  pc
7 anos atrás

É, porque com o passado já devia estar tudo certo !!! Rsrsrsrsrsr

MARCELO PILGER
MARCELO PILGER
7 anos atrás

Por coincidência vi hj um carro argentino com a nova placa. Mas são quatro letras e três números.

FIELDS
FIELDS
7 anos atrás

O problema é maior que tudo isso.
O Brasil ficou encarregado de criar o programa que vai integrar todas as placas do Mercosul, mas como bons incompetentes não foram capazes de faze-lo.
Isso porque tiveram não sei quanto anos pra isso.

Marcos Henrique Barbosa Reis
Marcos Henrique Barbosa Reis
7 anos atrás

Aí discordo de você! O Ministro sabe muito bem do que se trata e não quer dar seguimento a ideias e ideiais, digamos, bolivarianos… Acho até que o prórpio Temer também sabia e deve ter dado uma forcinha pra emperrar isso aí também.

Samuel Miranda Colares
Samuel Miranda Colares
Reply to  Marcos Henrique Barbosa Reis
7 anos atrás

Bolivariano? Placa de carro? Kkkkkkkk

Marcos Henrique Barbosa Reis
Marcos Henrique Barbosa Reis
Reply to  Samuel Miranda Colares
7 anos atrás

Claro, meu nobre contraditor!

Para começar me encaixo mais no perfil do isentão.
O Mercosul era tido como a “dita” esquerda concretizasse o sonho de Simon Bolivar, que viria a ser a unificação dos países da América do Sul e Central.

Se você não consegue ver a relação não podemos continuar com conversa alguma…

carlos
carlos
7 anos atrás

Não sou partidário de nenhum dos lados (coxinhas x mortadelas) nesta disputa política que tomou conta da internet. Mas, quem nos governa, atualmente, em âmbito federal, não foi eleito junto com a governante anterior? Não eram da mesma chapa, uma a titular e o outro o vice? Discutir se o impeachment foi correto ou não é uma coisa, há controvérsias quanto ao que foi feito. Agora, dizer que o governo anterior tinha sido eleito, e que o atual não, é diferente…. Ambos foram eleitos pelo mesmo número de votos, afinal, eram da mesma chapa….

Se o que o governo atual está fazendo é correto, é o melhor, ou não, é uma discussão que nada tem a ver com a questão eleitoral…… Bem, isso é só o que eu penso.

Ju
Ju
Reply to  carlos
7 anos atrás

Mas o golpista é golpista porque deu um golpe no povo que elegeu um programa. O golpista ta governando com o programa do Aécio, que a maioria do povo não quis eleger. Portanto, é golpe no povo sim!!
Golpustas são gratos aos EUA pela ajuda no golpe por isso querem dinamitar o mercosul

Paulo
Paulo
Reply to  carlos
7 anos atrás

Vamos lá… por isso que o governo é golpista. Sim, ele foi eleito junto com a presidenta Dilma. Não se vota em vice, se assim fosse, ele nunca teria este cargo (se é que teria algum…). Se tivesse algum caráter, teria ficado ao lado dela não armado um golpe. Assim, ele traiu quem o elegeu (só uns 54 milhões de pessoas) Foi para colocar um traidor que os zumbis do plin-plin foram as ruas e bateram panelas ao tilintar do nefasto sinal.

E outra coisa importante que as pessoas deveriam parar de repetir, não houve impeachment. Não há nenhuma discussão se o impeachment foi correto ou não, pelo simples fato que não houve impeachment. Houve, sim um golpe de estado. Um golpe político-judiciário. O mesmo que ocorreu na Guatemala e no Paraguai.

Impeachment é como os golpistas e sua imprensa denominam. É como ouvir alguém que apoiou o golpe de 64, eles chamam de revolução. Os militares chamam de revolução cívico-militar. Mero eufemismo. A imprensa da época não denominava o Golpe de 64 de golpe.

Certamente qdo o governo golpista cair e um governo realmente democrático for novamente eleito a história será revista e este momento será conhecido como Golpe de 2016 ou algo assim. Embora os zumbis que ainda restarem (assim como os que ainda restam de 64) continuaram a chamar de Impeachment.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  carlos
7 anos atrás

Quem votou na Dilma votou para ela governar até o final do mandato e não para ser traída pelo vice que deu um golpe a fim de tomar um poder para o qual não foi eleito.
Se voce ainda não entendeu ou é burro ou é coxinha.
Simples assim.

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  carlos
7 anos atrás

quando se vota em uma chapa, tanto quanto nas pessoas que a compoem, se vota num projeto e numa caracteristica de gestao para os proximos 4 anos.

com o golpe, foi implementada uma caracteristica de planejamento a medio, curto e longo prazo diametralmente oposta ao proposto pela chapa vencedora.

todas as mudancas que estao ocorrendo hoje nao seriam implementadas se o golpe nao tivesse ocorrido. mesmo se a outra chapa tivesse ganhado as mudancas nao seriam tao drasticas, nao haveria esta situacao de exceçao de hoje.

portanto esse argumento de que o atual governo bionico tem legitimidade nao cola.

guilherme
guilherme
Reply to  carlos
7 anos atrás

uiiiii… tomou flavio??? engraçado que voce mesmo elegeu o temer… na chapa da dilma… lembra, ou a memoria ficou curta, uma pena voce confundir alhos com bugalhos, voce escreve bons textos, leio regularmente as noticias da F1, que por pios que esteja continua a gostar, mas esta ladainha sua de golpista já está cansando os leitores…

Paulo
Paulo
Reply to  guilherme
7 anos atrás

Não sei o que leitor cansado faz lendo coisas que o cansam…

guilherme
guilherme
Reply to  guilherme
7 anos atrás

parabens sr flavio gomes, conseguiu, perde-se um leitor, uma otima politica de alguem que está na midia, uma mente pequena e burra, quem sabe dentro de um tempo o senhor não esteja mais escrevendo sobre automobilismo, mas sim sobre as glorias do PT, um abraço de um ex-leitor de sua coluna.

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  guilherme
7 anos atrás

o mais interessante é a argumentação paupérrima dos patos quando tentam legitimizar o governo biônico…

Pepe Janzantti
Pepe Janzantti
Reply to  carlos
7 anos atrás

Não é uma questão de “coxinhas x mortadelas” e sim de umas das atitudes mais vis entre pessoas: a TRAIÇÃO. Quando alguém assume um compromisso, seja marido/mulher, sociedades empresariais, ou neste caso, parceria política (que no mínimo entende-se trabalhar junto com o mesmo propósito e ideologia entre outras prerrogativas) a confiança mútua é o cimento dessa relação. Se uma das partes acha por bem corroer este cimento, tudo desmorona e não só a parte do outro, como ele pode achar ou esperar que ocorra. Neste caso específico, onde o “coxinha peito de pombo” resolveu trair a “mortadela dentuça”, não foi somente ela a traída, mas os milhões de eleitores que confiaram na chapa (legitimamente vencedora, diga-se de passagem em face à chiadeira dos derrotados).
Ok, alguns milhares fora às ruas protestar (a chapa encabeçada pela “mortadela” ganhou com 54,5 MILHÕES de votos), mas credite-se a isto boa parte da também imprensa golpista/inconformada/revoltada em conjunto como empresariado corruptor/sanguessuga da economia/”evasor”(existe a palavra?) do dinheiro brasileiro aliado ao baixíssimo nível de informação e criticidade do brasileiro. Além disso temos o “exemplo democrático” do nosso amigo abaixo, que prefere abandonar a discussão e deixar o outro falando sozinho a encarar um contraditório à sua opinião.
Acho que dá para entender um pouquinho porque um governo “traíra” não consegue e não vai conseguir fazer nada que preste para o povo.
Lógico que isto é muito pouco sobre o que se tem para discutir sobre o assunto, mas comentando sobre o teor inicial da matéria, como a geografia está mudando de países para blocos continentais/econômicos seria interessante que o controle da frota automobilista fosse unificada. No nosso bloco seria no mínimo um primeiro passo no combate ao roubo de veículos!

Fabiano Delben
Fabiano Delben
7 anos atrás

Antes de mais nada, afirmo que não apoio este governo, Mas já parou para pensar que talvez tenham interrompido para avaliar melhor o que estava sendo feito ?

Luiz (o outro)
Luiz (o outro)
Reply to  Fabiano Delben
7 anos atrás

Sério que vc acredita nisso?

mauricio vergara
mauricio vergara
7 anos atrás

Adeus FG, cansei dessa sua ladainha política. E olha que não simpatizo nada com esse governo. Uma pena, pois seu blog era uma das leituras favoritas. Depois perde leitores e não sabe porquê.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Liga não Flávio, é apenas um coxinha a menos para te perturbar.
Como sempre, eles não suportam quando mostramos as mazelas desse governo golpista e usurpador.
Quanto a política, tudo é política e quem ainda não se deu conta disso vai se ferrar sem saber porque.

Paulo Junior
Paulo Junior
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Seletivo, camarada Gomes. Menos um! Fará falta.. hahaha

Joel
Joel
7 anos atrás

Você obviamente não está querendo comparar o Uruguai com o Brasil né? Só em Santo Amaro, na capital Paulista, tem mais carros que no Uruguai inteiro. Fora isso as placas são uma lambança completa nesse querido país, cada governo inventou uma, alguns departamentos idem e por incrível que pareça até pessoas pois já vi placas pintadas a mão em tábua de madeira. Lá é bem-vinda a mudança, aqui não vejo necessidade alguma, entre tantas urgências.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Joel
7 anos atrás

Ou temos moral, ética e vergonha na cara para respeitarmos um acordo, ou não. Simples assim.
E pobre do país em que não dá para se confiar, pois não cumpre o prometido.

Salomon
Salomon
Reply to  Gabriel P.
7 anos atrás

Moral, ética s vergonha na cara são valores individuais. Países não são nem deixam de ser essas coisas.

Leo
Leo
7 anos atrás

A placa é bonitinha e tudo e eu fiz um monte de combinações esperando a implementação (meu velho Classe A seria MBA160C), mas é aquela unificação de araque que envolve todas as unificações brasileiras. Incrível como a gente não consegue fazer nada reto. Igual o acordo ortográfico que “unifica a grafia” permitindo António e Antônio, têxtil e téxtil, Amsterdã e Amsterdão.

No Uruguai ela tem 3 letras e quatro números como a atual sequência brasileira, na Argentina ela tem quatro letras e três números dispostos aleatoriamente, e no Brasil terá quatro letras e três números dispostos aleatoriamente, exceto pelo último caractere, que deverá obrigatoriamente ser um número porque São Paulo tem rodízio.

Ou seja: continua tudo diferente, só o fundo da tela é igual.

guest
guest
7 anos atrás

Letras e números não poderiam ser embaralhados também nas placas atuais? Quais os benefícios (e prejuízos) na eventualidade de o Brasil adotar essas placas Mercosulinas?
(Em tempo: não são perguntas retóricas, não sei mesmo quais os prós e contras das placas do Mercosul).

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Pois reparei e achei bonita as placas dos carros argentinos. Na película reflexiva está escrito “República Argentina”. O padrão deles mudou para três letras – três dígitos – duas letras. Acredito que cada país manterá seu padrão. Até entendo porque não valeu por aqui. No Brasil existem dois prazos, o de implementação e o pós-faniquito que posterga a adoção por mais algum tempo. Para obrigar a ligar o farol, que é algo simples, que intuitivamente majora a segurança para todos na via, foi um Deus-nos-acuda e ninguém até hoje sabe o que fazer.

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  Eduardo_SC
7 anos atrás

Do farol muita gente ainda não respeita. Vim de Porto Alegre a SP por estrada e muitos (calculo 1 a cada cinco carros) ainda farol desligado.

Ulisses
Ulisses
7 anos atrás

E, um cesto de lixo bem babaca!
Tudo o que é bom está sendo descartado. No Brasil de hoje, nosso (des)governo opta-se sempre pelo pior, pelo mais feio, pelo mais caro, pelo inconveniente, pelo que rouba, pelo que dá mais trabalho!
Bye Bye Brasil …

EDUARDO TOMITAO
EDUARDO TOMITAO
7 anos atrás

Isso é Brasil, nobre blogueiro.
E pelo que sei, o inicio só foi adiado.
E ainda assim, porque o nosso governo (e não importa se foi o anterior ou o atual) não fez a lição de casa.
Essa alteração é algo que não se realiza de um dia para o outro, e prescinde de todo um período de preparação e adaptação tecnológica.
E só o Brasil não realizou a integração e unificação das bases cadastrais para permitir o uso dessas placas. Nem mesmo todos os Detrans estão integrados em 2016… então, a culpa não é do “ministro qualquer”, mas de quem o antecedeu!
Tanto que o sistema estava previsto para entrar em vigou no dia 1º de janeiro de 2016, mas o ministro da Sra. Dilma não cumpriu o combinado também.

Marcus Simões
Marcus Simões
Reply to  EDUARDO TOMITAO
7 anos atrás

Bom comentário. Sem partidarismo.

Alex
Alex
7 anos atrás

Concordo em terem cancelado a mudança de placas. Para que mudar? Iam fazer como o kit de primeiro socorros, a troca de extintores, e por ai vai, só para termos que pagar mais 120 reais um jogo de placas, e daqui uns anos surgirem novas regras??

Nosso país é o Brasil e não o Mercosul.

Mas de fato, Brasil é um certo de lixo, mas pelo panorama geral que a politicagem deixou o Brasil.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

O plano destes escroques é transformar o Brasil numa espécie de Porto Rico. Quando formos oficialmente uma colônia dos EUA teremos novas placas, inspiradas no modelo da metrópole claro!
Este país está ficando nojento e ir embora é cada vez mais uma opção tentadora.

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
Reply to  Glauco Tavares
7 anos atrás

Vá com Deus!

Itamar
Itamar
7 anos atrás

Falou tudo, FG!

David Felix Krapp
David Felix Krapp
7 anos atrás

Pra que integrar e fortalecer o Mercosul se podemos dar tudo de mão beijada pra qualquer potência que bata na nossa porta ?