GOSTAMOS
ITACARÉ (mas tá caro, não?) – E agora, quem mandou? Peço perdão, porque abri o link e acho que apaguei o e-mail, ou a mensagem no Twitter, ou no Facebook, algum deles. Bem, o “dono” da dica vai aparecer.
O negócio é o seguinte: está à venda em Buenos Aires o Renault Clio Williams 2.0 que serviu de safety-car no GP da Argentina de 1996.
Estão pedindo 50 mil trumps. O carro já passou por algumas mexidas estéticas, pelo que li no anúncio, mas parece ser mesmo o original. Acho que devem ter como provar.
[bannergoogle]Seria uma coisa bacana numa coleção. No link tem também um vídeo da corrida em que o carrinho aparece. E ele apareceu bastante, até! Foi depois que Badoer, da Forti Corse, capotou. No vídeo, a partir de 2min40s, os narradores chamam a atenção para a lerdeza do pequeno Renault — a culpa, obviamente, menos do carro do que dos organizadores e da FIA, que o escolheram.
Aliás, nem lembrava disso. Incrível como a F-1 às vezes é lerda para reagir a algumas necessidades. Uma das possíveis razões para o acidente que matou Senna foi a queda da pressão dos pneus de seu carro por conta da baixa velocidade do safety-car em Imola — no caso, um Vectra. Essa é a tese de Damon Hill, seu companheiro à época. A pressão diminuiu, o carro estava muito baixo, os pneus “murcharam”, por assim dizer, e na relargada ele bateu o fundo numa ondulação, virou de repente para a direita e se estatelou no muro.
Mesmo assim, os caras continuaram a usar carrinhos quase de rua para a função, como se vê. No GP da Argentina, um Clio. Um Clio! Que autou, também, num dos grandes sustos da carreira de Pedro Paulo Diniz. Sua Ligier pegou fogo. Durante o safety-car pós-Badoer. E o Renozinho ali, firme e forte.
Enfim, esse pequeno Clio tem história. Talvez valha os 50 mil.
Flávio e demais,
Uma dúvida, os pneus de F1 eram calibrados com Hidrogênio á época, é isto? Caso afirmativo, este gás parece não sofrer tanta variação de volume quando exposto a temperaturas variadas, como o Oxigênio, justamente para evitar alguma alteração da circunferência do pneu. Se isto for fato, então os pneus não sofreriam alteração na circunferência em função da baixa temperatura naquela corrida, não sendo motivo de diminuição da altura do monoposto.. Caros, podem me informar sobre esta dúvida, obrigado.
Tadinho do Clio no vídeo. Parece uma tartaruga querendo segurar várias lebres velozes.
Lindo carro, mas não do jeito que está. Talvez tivesse mais valor (sentimental) sem os adesivos e o Santo Antônio, mas com uma boa história para contar. 50 mil doletas está forçado, nem o Tempra do GP do Brasil de 93 valeria isso em reais.
Sem esse papo de viúva, mas Hill, piloto inglês, correndo por equipe inglesa, que o levou ao título mundial que tem, acha mesmo que ele vai entregar que houve falha mecânica provocada por um remendo mal feito na coluna de direção de uma carro da mesma equipe pelo qual corria, na mesma época? Fala sério!
Uma coisa me incomoda nesta tese do Damon Hill. Senna saiu da pista quando iniciava a segunda volta sem o Safety Car … Se o problema fosse a baixa pressão dos pneus e a altura mais baixa do carro, ele deveria ter saído da pista na volta anterior, quando estava com pneus mais frios e carro mais baixo … Ele teve, portanto, uma volta inteira sem Safety Car na sua frente, para aquecer os pneus e imprimir um ritmo alto de corrida. Os pneus já estavam, portanto, mais aquecidos, com pressão maior e o carro mais alto ….
Sobre a teoria de Hill: se fosse verdade, o carro dele também iria para o muro pois acredito que a altura do solo das duas baratas era a mesma, e as velocidades eram virtualmente idênticas entre os dois carros da Williams (em que pese a posição de ambos…).
Legal esse Renault, mas é bem caro – melhor comprar o sucessor espiritual que atende por Sandero R.S.; um carro que faria Louis Renault se orgulhar!
Outro detalhe interessante que jamais seria aceito hoje, era que o Renozinho só tinha 2 portas. Para socorrer mais pilotos em uma colisão envolvendo vários carros, imagina o entra es sai como seria.
50.000 trumps-nazistas eu achei caro. Mesmo com o valor histórico que o carro tem.
Deixe os alemães em paz, eles estão trabalhando………………………………Em off engraçado a Toro Rosso querer “frear” o desenvolvimento do motor Mercedes. é quase como assumir, “é somos medíocres, nossa unica chance é apelar”……………… Vão trabalhar cambada……………
Só para efeito de comparação, alguém sabe informar quanto acelerava no pau, um carrinho destes, ou Tempra, Vectra, para as pistas da F1 e quanto andam os atuais safety cars (Mercedes)?
Segue ai, link de um vídeo dos pequeninos levantando poeira https://www.youtube.com/watch?v=42eIiaQ5r0M.
Uma equipe argentina de rallye correu com dois deles, aqui na Graciosa, nesta época. Podiam ser lentos para servir de safety car da F1, mas na terra faziam um estrago e tanto.
Esse incêndio da Ligier do Diniz foi a única vez que o vi correr durante a carreira.
A grana que a Renault deve ter pago pro Bernie aceitar uma insanidade dessa, deve ter sido grande….
Mas olhando pra trás, são essas pequenas coisas que deixavam a F1 com uma cara mais humana…
Pô Flavio, só 50.000 Trumps?! Não vamos adjetivar?! Esse merece também. Pra mim são 50.000 “Trumps Xenófobos”. Teria outra?
Dica tem Dono? Dica boa é tomar uma e comer Pitu. Falando em carros de F1, o Chevette GP “original” que estava a venda sumiu.
Me lembrei que no GP do Brasil de 1993 o SC foi um Tempra!
Repararam que o piloto tava sem capacete???
Por muito tempo achei que aquele Vectra era um Tempra, até porque ele também já foi safety car.
Pow Flavio, 50 mil Trumps é muito, né não???
Talvez, se a configuração de motor e cambio tiver algum dedo da Williams, ainda vá la…
Valeu! Sabia que irias gostar deste Clio!
Legal, mas… 50 mil ex-Obamas ou G$164.000,00 (cento e sessenta e quatro mil golpes)? Pra mim não dá.
Abs.
Prezado Flavio:
Tive um Clio deste modelo, um RT 1.6 ano 1996, branco. O carrinho era muito bom, econômico que só. Agora, pra safety car acho que abusaram um pouco…kkk…Para uso diário é ágil e robusto, mas nem mexendo muito ficaria rápido pra poder ficar à frente daqueles torpedos da F1.
Abraços e sorte
Quanto ao acidente de 1º de maio de 94, essa estória de pressão dos pneus é ridícula, a Coluna de Direção quebrou junto a solda feita no box , sem o necessário processo de caldeamento. pergunte ao Edgard de Mello Fº.
A opinião do Damon Hil, é no mínimo muito suspeita, ele era piloto (fraquinho…) da Williams e jamais entregaria uma falha da equipe…
Poderia ter quebrado no parte mais frágil exatamente pelo impacto, não?
https://www.youtube.com/watch?v=wecOmHSp1B8&list=PLDBB0CD347D3F3D5F&index=5
Eu já acho a teoria dele muito relevante. Mas tem gente que ainda acredita nessa “história bíblica” de que alguém apertou um botão via controle pro carro quebrar….
Ele (Damon) estava seguindo a linha de racicionio que a Williams usou em sua defesa.
Óbvio que não foram os pneus os responsáveis pela batida até porque o Senna já tinha passado na Tamburello (de pé embaixo) na primeira volta (que o safety car tinha saído da pista), já era a segunda vez que Senna passaria na tamburello sem o Safety Car quando seu carro foi reto em direção ao muro.
Se o problema tivesse ocorrido nos pneus o carro nunca passaria reto em direção ao muro como foi o caso.
O safety-car de Ímola 1994 era um Tempra, não?
Enfim, detalhes à parte, se eu tivesse os 50 mil sobrando comprava sem pestanejar!
Vectra.
Isso aí, FG! Quem sabe sabe! VECTRA!!!
https://youtu.be/wecOmHSp1B8?t=4m46s
Sò clicar e ver (já tá no tempo certinho)…
É pq o pessoal só lembra daquele Vectra que tem aquele desenho estiloso do retrovisor…