MERCEDES W08 EQ POWER+
SÃO PAULO (não quer colocar mais alguma coisinha no nome?) – Ora, ora, ora… Quer dizer que só W08 era pouco e os marqueteiros de Stuttgart decidiram bagunçar tudo?
Então comecemos do começo, explicando essa sopa de letras que resultou no nome do novo carro da Mercedes para o Mundial de F-1: W08 EQ Power+.
[bannergoogle]Segundo a fábrica alemã, tudo que for lançado no mercado a partir de agora pela Mercedes-AMG (a divisão esportiva) e pela Mercedes-Benz (a matriz) com motor elétrico vai levar “EQ” no nome. Como se sabe, os motores da F-1 são híbridos, a combustão e elétricos. Ainda de acordo com os caras, “EQ” significa “Electric Intelligence” e deriva do slogan “Emoção e Inteligência”. Então não deveria ser “EI”, perguntará alguém? Pois é, deveria — mais abaixo, graças a uma entrevista exclusiva que consegui com um funcionário muito graduado, isso também será explicado.
A nova geração do S-Class híbrido, por exemplo, vai levar na carroceria a estampa “EQ Power”. O carro de F-1 tem um “+” porque será assim com todos os modelos esportivos da AMG daqui em diante. A Mercedes explicou também que na pintura do novo carro foi usado um “visual azul elétrico” que “representa os fluxos de ar através do carro a partir da asa dianteira passando pelos sidepods”.
Tem gente que ganha salário para bolar e escrever essas coisas.
Muito bem. Ao que interessa, agora. A Mercedes apresentou seu carro novo hoje em Silverstone antes pelas redes sociais do que para a imprensa, adotando o lema “os fãs primeiro”. Que seja. Na sequência, Hamilton e Bottas deram umas voltas num dos traçados curtos da pista inglesa — todas as equipes têm direito a uma andada de 100 km para filmagens antes do início dos testes de pré-temporada, segunda que vem em Barcelona.
É elegante, não se pode negar. O prateado junto com o, vá lá, azul elétrico resulta numa combinação de bom gosto em termos cromáticos. Em outras palavras, é bonito e não ficou cafona. O carro não apresenta nenhuma aberração estética, nem mesmo as horríveis barbatanas que estão sendo usadas por outras equipes. Parece mesmo, como descreveu o Grande Prêmio, “basicão”.
[bannergoogle]A equipe informou que o W08 etc. tem apenas 17% de componentes usados no modelo do ano passado. Isso acontece porque o regulamento mudou bastante e, entre outras coisas, o conjunto de motores faz parte da estrutura do carro — mais rígida e robusta, já que haverá um aumento significativo de pressão aerodinâmica com as novas asas e pneus. Segundo a Mercedes, os F-1 de 2017 serão os mais rápidos da história. Essa era a intenção da FIA. O que não significa que as corridas serão melhores. Mais rápidas, certamente, em tempo de duração. Mas com menos ultrapassagens, também, já que as velocidades em curvas serão muito altas e a dependência da aerodinâmica, muito grande. Ficar colado em outro carro não será um bom negócio, em geral.
A demanda física, essa sim será enorme para os pilotos. Eles andam treinando bem seus pescoços. Bottas falou que está se preparando para isso há um bom tempo. Hamilton nem deve saber do que se trata. Conseguirá o finlandês fazer cócegas no inglês?
Eu, sinceramente, duvido. Não acho Valtteri nada demais. Mas bem que poderia queimar a língua, porque ver Hamilton irritado é divertido.
Agora vejam o bichão na pista:
Foi difícil encontrar alguém na Mercedes do alto escalão para contar alguns segredos desse carro, detalhes de sua concepção, histórias internas que pudessem comprometer alguém. Mas, depois de muito insistir, encontrei um velho amigo — a quem chamarei apenas de “Fritz” para que possa se manter no anonimato. Conversamos em alemão, e só agora terminei de traduzir.
Flavio Gomes (FG) – Porra, porque não atende o telefone?
Fonte da Mercedes (Fritz) – É que o meu ainda é Blackberry.FG – Aquele que parece uma calculadora científica HP?
Fritz – O meu é mais antigo ainda, lembra uma Dismac. Mas disseram que vão trocar.FG – Por um iPhone?
Fritz – Não, o meu vai ser um StarTAC.FG – Puta merda.
Fritz – Não reclamo. Não reclamo de nada aqui. Gosto dos meus chefes. O que quer saber?FG – Bom, primeiro, esse merda de nome. Por que não ficaram só com W08?
Fritz – Você sabe o que é esse “W”?FG – Wagen.
Fritz – Então. Nosso Departamento de Pesquisas concluiu que “wagen” lembra muito Fusca.FG – E levaram oito anos para descobrir isso?
Fritz – Nove. Começaram a pesquisa antes de a gente estrear.FG – Bom, OK, e o resto, esse monte de letras e de sinais?
Fritz – Prince usou um sinal como nome durante um tempo.FG – Sim, e ninguém conseguia dizer o nome dele. Você acha que alguém vai mesmo falar W08 EQ Power Mais?
Fritz – Plus.FG – Bom, foda-se, “mais”, “plus”, ficou uma merda isso. O que é “EQ”?
Fritz – Electric Intelligence.FG – Então tinha de ser “EI”.
Fritz – Mas não é.FG – Então explica.
Fritz – Estado Islâmico. Eles registraram.FG – Ah, entendi.
Fritz – Que bom.FG – Que merda é “azul elétrico”?
Fritz – É uma cor.FG – Isso não é nome de cor. Nome de cor é Azul Tramandaí, Azul Genebra, Azul Regata, Azul Imperial, Azul Riviera, Azul Estelar, Azul Danúbio. Azul elétrico não existe.
Fritz – A gente criou.FG – Pra quê?
Fritz – Para mostrar como funcionam os fluxos de ar em torno do carro quando eles passam pela asa dianteira e resvalam nos sidepods, lambendo as laterais, pairando placidamente sobre o assoalho e dirigindo-se à traseira com harmonia e graça.FG – Puta viadagem, isso.
Fritz – Foi o Rosberg que sugeriu.
Nessa hora me despedi, ainda encafifado com esse tal de azul elétrico, que não aparece na tabela de cores da Ford, nem da VW, nem da GM. Vou ver a da Fiat.
Cara, de onde sai, transborda tanta criatividade assim? Essas suas conversas com suas fontes são demais:
“FG – Bom, primeiro, esse merda de nome. Por que não ficaram só com W08?
Fritz – Você sabe o que é esse “W”?
FG – Wagen.
Fritz – Então. Nosso Departamento de Pesquisas concluiu que “wagen” lembra muito Fusca.
FG – E levaram oito anos para descobrir isso?
Fritz – Nove. Começaram a pesquisa antes de a gente estrear.
FG – Bom, OK, e o resto, esse monte de letras e de sinais?
Fritz – Prince usou um sinal como nome durante um tempo.
FG – Sim, e ninguém conseguia dizer o nome dele. Você acha que alguém vai mesmo falar W08 EQ Power Mais?
Fritz – Plus.
FG – Bom, foda-se, “mais”, “plus”, ficou uma merda isso. O que é “EQ”?
Fritz – Electric Intelligence.
FG – Então tinha de ser “EI”.
Fritz – Mas não é.
FG – Então explica.
Fritz – Estado Islâmico. Eles registraram.
FG – Ah, entendi.
Fritz – Que bom.”
Juro: Quase cai da cadeira aqui de tanto rir!!
Procura no catálogo de cores da LADA ou AVTOVAZ.
Capaz de achar.
O pior é que eu leio a parte da entrevista com a tua voz. kkkkk
abraço
FG – Puta viadagem, isso.
Fritz – Foi o Rosberg que sugeriu.
Sem mais para o momento kkkk
Gozado os caras pintarem as extremidades das asas dianteiras em preto – melhorando um pouco a estética (já que se “perdem” nos pneus). E tava aí a dica: tivessem essa largura, haveria muito menos pressão aerodinâmica na frente. Em tese, significaria curvas mais lentas, e como (sempre em tese) haveria menos ar passando pela frente, quem viria atrás dependeria menos desse tipo de aderência – tudo isso igual a maior chance de ultrapassagem…
hahaha…. esses diálogos são impagáveis… pena que as apresentações de equipes estejam acabando.
Minha namorada disse que é Azul Tiffany – melhor não contrariar…
Minha tia é quem dizia que meu tio iria no casamento da minha prima (obviamente filha deles…) com um terno nessa cor aí… mais ou menos isso:
Azul Tomate metálico. hehe….
Fantástico, Flávio… Fantástico… Esses seus diálogos com os caras das equipes são demais. Parabéns!
kkkkkkkkkkkkkk Puta merda FG, cada um mais engraçado que o outro
“…FG – Isso não é nome de cor. Nome de cor é Azul Tramandaí, Azul Genebra, Azul Regata, Azul Imperial, Azul Riviera, Azul Estelar, Azul Danúbio. Azul elétrico não existe…”
Faltou o Azul Niágara e Azul Mônaco”.
Rachando de rir com estes textos.
Impossível esquecer do Azul Colonial do Corcel 1973.
FG. Poderia utilizar o azul elétrico no seu carro de corrida, para mostrar a hormonia dos fluxos de ar do bom Voyage.
No catálogo da Fiat só tem dois tons de azul: Azul Marinho e Azul calcinha
Agora procura os tons de vermelho. São 147 no total.
Esse nome é sensacional, vai ser a minha senha no facebook, maiúscula, minúscula, números e de quebra “+”. Inviolável.
“Fritz – Foi o Rosberg que sugeriu.”
sacanagem com a loira platinada.
Sério que ninguém lembrou do azul elétrico da Honda CBX 750? E vocês vão achar essa informação, caso queiram, na saudosa motoshow!
– Pera lá. Reza a lenda carnavalesca que esse é o azul purpurina.
Eles e outros vão testar barbatanas, nadadeiras, escamas e bexigas natatórias. Mas a questa é, se a equipe de melhor motor, pode vencer a aerodinâmica de Adrian Newey.
Apesar do visual meio poluido, vai ser mais um ano Hamilton.
O EQ deve significar isso mesmo: “e quê”. Tipo, W08 “e quê” Power! Mas deveriam ter usado uma “!” no lugar do “+”. Fica a dica para os próximos modelos…
Como já esperava a Mercedes se recusa a estragar o visual do seu carro com coisas absurdamente feias como a “barbatana” e o desprezível “bico mamilo”. Não gosto muito da cor. Pra mim carro de corrida tem que ter cores vibrantes e prata com “azul elétrico” é muito sem graça. Mesmo assim, é uma combinação de cores que está longe de ser feia.
Resumindo, o carro está perfeito – como tem sido nos últimos anos.
Agora fica a questão: Como a Mercedes consegue fazer um chassi sem essas tralhas aerodinâmicas como degrau, bico mamilo e barbatana e as outras equipes simplesmente não? E não venham me dizer que é só motor! Não engulo essa. A própria Mercedes diz que entrega a mesma especificação às outras equipes. E mesmo que não seja, uma especificação anterior ainda torna um motor Mercedes melhor que qualquer outro do grid. Pode ter certeza.
Kkkkkkkkkk muito boa a entrevista cada vez melhor kkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sem mais!
Kkkkkkkkk. Flávio, acompanho essas ilustrações desde quando começou esse negócio de “OTIMIZAÇÃO DE FLUXO DE AR” .Cada ano que passa, você se supera! É uma jeito muito hilário de mostrar esse monte de baboseiras que a chamada imprensa especializada, vem explicar as tecnologias da F1. O público não quer saber de KERS, híbrido, o caramba a quatro. Parabéns pelas brincadeiras.
“FG – Então explica.
Fritz – Estado Islâmico. Eles registraram.”
SEN-SA-CIO-NAL!!!!
A melhor tirada de todas as entrevistas!!!!!
Parabéns!!
“Basicão” é tudo o que esse Mercedes não é, carro com detalhes que aparentam (porque enfim, sabe se lá) mais evoluídos até aqui, basta olhar a salada de fibra de carbono nos bargeboards.
Sobre o EQ, é um trocadalho do carilho com IQ (QI, quociente de inteligência)… besta, mas é isso.
Entrevistas ,das mais sensacionais …..quero ver quem vai ser a fonte da McLaren (será o El Fodon da primeira posicion?),,,amanhã se não me engano ,… “EI : Estado Islâmico”, registrou a patente..kkkkk. Seus textos cômicos ,geniais ,xaropes ,bestiais ….MUITO BONS !! Estavam fazendo falta ,pois dias difíceis que estou vivendo ,rir ALTO faz muito bem !!! Grande abraço !!
Boa tarde Flavio!
Existe uma cor chamada azul electra na chevrolet americana, se não estou enganado!!!
Verdade. Uma das mais usadas pelos customizadores. Original do Corvette.
&f=1
Flavio,
em todos os tecidos que eu usava 30/40 anos atras para fabricar roupas esportivas na Italia “blu elettrico” chamado tambem de “bluette” era uma das cores mais usadas embora um pouco mais escura ou intensa !
Acho que era usada tambem nos carros da Fiat, marca que na Italia nunca foi boa referencia !
… e quem sempre foi Ferrari desde pequenininho como eu… não gosta de lembrar que desde muito tempo è uma marca Fiat !
Um abraço
Vanni Rebonato
Todo ano espero suas análises e conversas que você tem com o pessoal das equipes…o da Force India e da Renault foram demais….essa agora encerrando o assunto com a criação do Rosberg foi excelente….esperando pela conversa que vai ter com o pessoal de Mugello, isso se você conhecer alguém lá..mandaram todo mundo embora, mas vc tem fontes…
Eu acho (opinião de leigo), que deveria proibir esse monte de curvas e aletas nas asas e laterais. Limitar os spoilers a 2 elementos, por exemplo. Esses geradores de vórtices contribuem muito pra diminuir o “espaço” do vácuo atrás do carro. Creio (de novo, opinião de leigo) que teríamos mais ultrapassagens, não?
Sinceramente eu ´preferia aqueles aerofólios antigos asas pontas e acabou, acho uma puta viadagem esse monte de aletinhas parece a máscara do predador…mas…..
Agora que esses carros maiores ficaram muito mais bonitos isso ficaram…ja era hora…diminuissem mais um pouco andavam de kart.
Os F1 sempre foram baratinhas. Eram ainda menores até 2009. Os atuais grandões parecem um pouco no jeito os carros da Indy/Cart 1996, 97… Bonitos, mas com identidade de outra categoria, sei lá.
Os carros deste ano, estão bonitos demais, a FIA, finalmente acertou no regulamento, mesmo se tiver poucas ultrapassagens este ano, vai dar gosto assistir a F1 pelo novos carros.
“Basicão” é verdade, mas com um puta de um motor que vai empurrar Hamilton rumo ao tetra antes da metade do campeonato. “Basicão” é verdade, mas a Equipe Mercedes não depende de aerodinamica, já que tem um puta de um motor. Como disse o Comendador Enzo Ferrari: Aerodinamica é prá quem não sabe fazer motores. A Mercedes vai dominar as F1 por muitos anos porque tem um puta de um motor que foi desenvolvido muito antes do regulamento de motores hibridos, tem os melhores primeiro, segundo e ex-pilotos, tem a cor azul eletrica….etc….etc…
Esqueceu o principal. Tem $$$$$$$$$$$$$$$$$, muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$!
E o pior, ou o melhor, a depender do ponto de vista, é que a Mercedes além do excelente motor, tem aerodinâmica e chassi muito eficientes, desde 2014.
A RBR tbm tem aerodinâmica e chassis excelentes, mas, ficava devendo no motor.
A gente olha pra esse carro… pensa… e conclui:
Mais um ano de passeio.
Fim.
Putz, e pq nao chamam logo o carro de “azulão”?
To rindo muito com essa do “Foi o Rosberg que criou”..kkkkkkkkk
também.