FOTO DO DIA
Ele ganhou sete títulos mundiais nas motos, foi campeão na F-1 com a Ferrari (que era azul e branca), mas não consigo imaginar nenhuma imagem mais bacana de John Surtees do que esta na Honda, quando ele abraçou o projeto dos japoneses no fim dos anos 60. O carro, inclusive, é um dos mais lindos de todos os tempos.
Realmente este carro era muito avançado. Pode-se observar os “Coletores de Escape” que tinham esse formato para “Alinhar o Fluxo de Ar” !!!!!!!!
A Ferrari F1 em 1964 só foi azul e branco nas duas ultimas provas. Em funcao de desentendimento entre a Ferrari e a Federação Italiana de Automobilismo os carros foram inscritos pela NART (North American Racing Team).
John Surtees foi campeão com uma pequena ajuda do segundo piloto Lorenzo Bandini.
Fui abençoado com o prazer de ver Sir John , já no ocaso de sua vitoriosa carreira , correndo em Interlagos no ano de 1972 com um TS 9.
Este Honda em questão é revolucionário. Motor transversal, cambio sequencial, E é um carro muito bonito! Como a maior parte dos carros de F1 desta época!
Surtees , mito das 2 & 4 rodas, RIP!
Permita-me corrigir: o modelo da foto é Honda RA300, utilizado na segunda parte da temporada 1967, que tinha motor v12 em posição tradicional (longitudinal) de 3 litros.
O modelo que tinha motor transversal e câmbio sequencial era o RA272, que disputou a temporada 1965, que contava com motores 1,5 litros.
Correção aceita!
E os carros da Honda eram, talvez os com maior partes de magnésio em sua construção na F1 da época.
Realmente, esse carro é dos mais belos de todos os tempos!!!
JOHN SURTEES – uma espécie em franca extinção no Automobilismo de Competição.
a ferrari de 1964 campea mundial era vermelha pesquise mais
Azul e branca, pesquise você. Agora, se quiser, faça seu próprio blog e não me encha o saco.
Flávio, a Ferrari com as cores azul e branca correu somente nos GPs dos EUA e do México, influência da NART (North American Racing Team), poderosa equipe situada naquele país que chegava a rivalizar com a equipe de fábrica (a última vitória geral de um carro da Ferrari em Le Mans, em 1965, foi do 250LM da NART, guiado por Jochen Rindt e Masten Gregory).
E quando foi campeão, era azul e branco.
Olha esse coletor de escapamento! realmente esse carro esta entre os mais bonitos da F1
Os pilotos de hoje, tem tanta soberba.A gente olha, um cara com um currículo desses
nem parece, quê ganhou tanta coisa importante.
Carro lindo mesmo. Mas de Honda só tinha o motor e o nome, já que o chassis era Lola, desenhado pelo Eric Broadley, baseado no carro vencedor da Indy 500 de 1966 com o Graham Hill.
Quanto ao Surtees, só resta tirar o chapéu em homenagem. Grande campeão, R.I.P.
Nossa!!! De Honda só tinha o MOTOR e o nome. Motor serve prá quê num carros de corrida???
Não tenho saco para querelantes compulsivos. Não sabe o que é? Compre um dicionário. E aprenda a escrever; “num carros”?
A Ferrari F1 campeã do Surtees era vermelha.
Branca e azul.
Até o final dos anos 70, início dos 80 podia ter uma equipe com chassi de outra. Sempre foi um campeonato de construtores, não de equipes. A Lotus venceu em 70 com a Equipe de fábrica e com a Walker(Azul escuro). A McLaren em 74 com a ida da Marlboro criou a Equipe Texaco-Marlboro já que ainda tinha contrato com a Yardley. E não foi diferente em 64. Enzo(Ferrari) em desacordo com a Federação Italiana pegou a NART e renomeou a Ferrari oficial para as duas últimas etapas daquele ano(em 65 a NART correu junto com a Ferrari-Equipe). Surtees foi campeão pela equipe NART e a Ferrari venceu construtores também com os pontos das últimas duas corridas pontuando apenas com suas ferraris da Equipe NART Azul e Branca). No ano seguinte a NART seria vermelha com uma faixa branca no centro(à estilo Brabham, Lotus,..)
Impressionante perceber que o grande Surtees faleceu ontem, mas pilotou essas máquinas que parecem estar em um tempo tão distante. Deve ter sido incrível ver essa evolução com os próprios olhos. E que carro lindo!
Sendo assim, Jack Stewart (nascido em 1939) passa à ser o campeão mundial mais velho ainda vivo. Emerson Fittipaldi vem na sequência (1946).
Mário Andretti é mais velho que Emerson
Certo!
Existem vários exemplos de pilotos de moto indo pros carros com efetividade. Ao contrário não lembro…
É, nossos heróis estão partindo, Temos Frank, Bernie e Ron Dennis afastados, Stirling Moss Mito. O legal que eles valorizaram os Pilotos Brasileiros, Moss apoiou Luizinho na FFord 1969, Frank o Pace desde a F2 e mais uma turma de Pilotos. Surtees em 1973 colocou Moco entre os melhores da F1. John Surtees mesmo depois do acidente de seu filho Henry , continuou defendendo cockpit aberto, para o Automobilismo não perder sua essência. Vida Eterna a esta trupe.
Verdade, Flávio. Esse carro pediu pra ser bonito e ficou um montão de tempo na fila. Coisa linda!!! Aquele abraço!
Enquanto vivo , era lenda , agora vira mito…grande John..
Concordo com vc. Estes carros são da epóca romântica da F1, sem os mimimi e as frescuragens de hoje.