FOTO DO DIA
A Indy soltou um esboço de como serão seus carros em 2018, kit aerodinâmico padronizado para Chevrolet e Honda. E aí, gostaram?
A Indy soltou um esboço de como serão seus carros em 2018, kit aerodinâmico padronizado para Chevrolet e Honda. E aí, gostaram?
O carro atual da Indy é um trambolhão, a Dallara não foi feliz nesse projeto.
Mas e os “paralamas” traseiros que impediriam os carros de decolarem como na morte do Dan Wheldon, vão sumir e vai ficar por isso mesmo? Tá aí alguma coisa interessante a se esclarecer.
Ainda prefiro o DeltaWing – daria um visual único à categoria,
concordo. o projeto DW é incrível.
teriam uma grande chance de chamar a atenção.
cordialmente
ricardo
lindos e perigosos. Asa decepadora de capacetes. Alguém tem que se ligar nessa lâmina na goela dos pilotos.
Limpo, bonito, sem frescura de nerd.
Até que enfim a F-Indy terá carros mais bonitos como era antigamente, pois esse chassi Dallara atual com esses kits aerodinâmicos está horroroso!
Eu conheço o carro.
So vou falar que é um Volvo e que ficou famoso por aparecer o seriado O Santo, com Roger Moore, um dos tantos 007
Flavio, e o tal do indicador de posições?
Abs
Marcelo
ele segue existindo ali embaixo da camera onboard
Mudança inteligente. Sem penduricalhos idiotas que não melhoram em nada a corrida em sí! Não precisa padronizar os carros…apenas faze-los legais!
Como que eles podem esquecer tudo que disseram para justificar as caixas que ficavam atrás das rodas?
Achei muito bonito mesmo. Principalmente por conta da remoção daquela peça atrás da roda traseira.
Por outro lado, li em algum lugar que aquela peça serve para evitar que um carro faça outro decolar, após um toque roda com roda.
Caso essa peça realmente represente um incremento significativo para a segurança dos pilotos, sou a favor de sua manutenção, não obstante a feiúra.
Se considerarmos a resistência da asa dianteira, que mudou pouco, e que desde 2012 vemos que aguenta muito pancada. E somarmos que a laterais da asa traseira se estendem até o assoalho (como na F1). Acho que já deve evitar uma grande porcentagem desse tipo de acidente, que nem é tãaaao comum assim.
Visualmente é no mínimo melhor que essa coisa horrorosa atual. Tomara que a proposta pratica também funcione.
Ao contrário da F-1, a Indy ultimamente só tem trazido alegria!! Ta lindo o shape dos novos carangos!!
Poderiam deixar esse trabalho para o “Irmão do Décio”. O que vi não me surpreendeu em nada. Tenho certeza que o “irmão do Décio” iria surpreender muita gente.
Carro com cara de carro de corrida, não aquelas trapizongas atuais da F1, que parece um show de horrores de tanto penduricalhos que tem
Ficou com um visual bem bonito, mais agressivo. Gostei bastante.
Se for isso mesmo, superou minhas expectativas.
Voltando ao passado!
Gostei. Esses carros cheios da Indy cheio de papagaiadas parecendo aqueles de Velozes e Furiosos são muito feios!
Independente de ser mais bonito ou não. Parece que o mundo está sem criatividade neste momento da história. Nos filmes, só “remakes”. No automobilismo, volta ao passado. O antigo era melhor? Acho que não necessariamente. Só não estamos sabendo fazer os clássicos do futuro. Triste geração zap zap; só olha para baixo e não vê o que pode ter adiante.
Melhor que o atual (o que não é muito difícil)
Top!!!
Finalmente vai dar pra assistir sem doer os olhos, bastante atraente. Porém não acha contraditório, ou um retrocesso na segurança, já que a adoção dos pods atrás das rodas neste chassi DW, não foi para evitar o catapultamento dos carros, fato que aconteceu no fatídico acidente de Dan Wheldon em Las Vegas, Flávio?
É o seguinte, Rodrigo: a princípio o pára-chaque era tipo uma aleta aerodinâmica que a Dallara iria incluir pra equilibrar o carro — ela também usa na F-E. Depois surgiu a idéia de criar algo mais robusto para superspeedway. A princípio, antes dos aerokits, os pára-choques eram bem pequenos nos mistos e nos ovais curtos. Só nos ovais longos é que eles tinham essa proposta de evitar decolagens.
Mas que aí aconteceu a morte do Dan Wheldon. E por que ela aconteceu? 30 carros, num oval curto andando em pack-racing (estilo Nascar, muito arrasto aerodinâmico com pé embaixo o tempo todo; carro lado a lado sempre). Óbvio que ia dar merda. Pack-racing era o estilo que a IRL adotava tentando emular a Nascar. Mas nunca foi apropriado para monopostos. A partir de 2012, com outra direção, a Indy parou com os pack-racing e as decolagens se reduziram. As que existem, hoje, são aquelas em que o carro de trás vem em muito mais velocidade que o de trás — tipo o do Webber em Valência em 2010 e o do Alonso na Austrália ano passado. Aí não tem pára-choque que resolva. Vai bater e vai voar, mesmo. (nos anos 90, aliás, sob a égide do Max Mosley a FIA chegou a testar e já tinha tido essa conclusão). Então acabaram retirando do projeto para 2018.
E desculpe-me pelos erros de digitação. Do celular é ruim pra escrever.
Estava vendo umas fotos dos carros da década de 90 e realmente eram muito lindos.
O do Vileneuve, azul e branco, o mais!
Demorou para a Indy mexer nesse carro esquisito que eles usam hoje.
Muito melhor que as atuais aberrações….
UFA…JÁ NÃO ERA SEM TEMPO..
Duvido que vá ficar bom. Os penduricalhos aerodinâmicos e os recortes futuristas das laterais são só mais do mesmo. Aquela beleza da Indy dos anos 90 não volta mais,
Como já escreveu o poeta : Toda unanimidade é burra !
Isto ,na minha opinião também se aplica ao automobilismo , monomarca ,mono motor,mono chassis, Que além de não transferir nada de bom para o desenvolvimento de carros de produção normal ,também não melhora a relação equipe com muito recurso e equipes com pouco recursos , as primeiras sempre terão o maior número de vitórias e as segundas só circunstanciais,na maioria das vezes mais por sorte que por méritos,isto para mim não é automobilismo ,é jogo e jogo nunca foi minha paixão.
O que a F1 transfere para a produção normal? Hoje a aberração dos motores V6 híbridos é a única coisa que transfere algum parâmetro para a produção comercial, mas é de longe a pior parte da categoria — e muito custosa. O resto é gasto em testes em túnel de vento pra fazer aleta. Ou seja, dinheiro jogado no mato. Aleta não vai pra carro de rua.
Dinheiro jogado ao vento…
– “além de não transferir nada de bom para o desenvolvimento de carros de produção normal” … Boy, esta não é a intenção da Indy. “Monomotor” também não se aplica em seu pequeno comentário: http://grandepremio.uol.com.br/indy/noticias/honda-e-chevrolet-assinam-renovacao-de-contrato-para-fornecer-motores-da-indy-pelos-proximos-anos.
Aliás, o projeto está focado na competitividade e no equilíbrio, entende? E isso é automobilismo, onde exite elementos como sorte e mérito.
“Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando.
Walter Lippmann”. Nem sempre. Faça o dever de casa.
– Sem dúvida não se compara com os terríveis da atual geração. Mas o bico limpo, com as asas sem aletas, sem nada, seria o ideal.
A asa traseira com três degraus também lembra um barbeador.
Em relação à segurança, acho que o aeroscreen cairia muito bem. E esse “santantônio”: – Aguenta porrada? Mas se os caras estão indo na direção certa, ah, estão!
Vão ficar melhores visualmente … isso se for aplicado mesmo. Gostei.
Carros bonitos, fazia tempo que não…
Tudo beleza, mas. . .
Flavio do céu, como é que pode o seu colaborador do GP que redigiu essa matéria, mandar na lata dos leitores, assim na cara larga como dizem os gaúchos, um “REFRIGERAMENTO do motor”?!?!
Segunda época para ele!!
Ou estou errado na minha colocação?
Abraço.
Zé Maria
E seguem outras obras da “Sucursal de Porto Alegre :
…o bico perde em tamanho, sendo menos espichado…
Não seria bem melhor escrever que o bico é mais curto?
…as questionáveis calotas localizadas atrás dos pneus traseiros deixam de existir…
Calotas, por definição, nunca estão atrás das rodas e sim cobrindo total ou parcialmente a face externa delas, acho que o rapaz se referia às carenagens…
Não quero crucificar ninguém, mas provavelmente é o mesmo que escreveu que o falecido Guaraná nunca alcançou muito sucesso nos monopostos e que suas maiores glórias foram no Endurance, justo o Palito que é o recordista em número de títulos brasileiros (3) em categorias de Fórmula, 2 na Super Vê e 1 na F2Br…
Emenda pior que o soneto….
Consertaram o refrigeramento, mas o artigo não.. Agora ficou o Refrigeração.
Carros mais leves, menores (vão encurtar a dianteira e a traseira), mais potentes, mais bonitos (sem a porcaria do pára-choque) e o principal: mais downforce mecânico e menos aerodinâmico, facilitando o vácuo e assim as ultrapassagens.
Viu, F1, não é difícil…
Posso assinar embaixo?
mais a f1 tem a “camaradagem safada” ou alguém acredita que a Mercedes voltou na f1 para competir? buscar michael e o lewis…. kkk a mature-virgem BRAW,
a renault voltou, fala brigar por titulos só daqui 5 anos… alguém acha que a renault é fraca?
na minha opinião, só voltou porque tinha a garantia do “futuro” motores v6 híbridos… e a Ferrari só concordou porque tem bala na agulha. E dinheiro “Free” todo ano (ganhado ou perdendo, caga em paz).
Com tudo isso, agora só falta espalhar melhor o calendário. Porque terminar em setembro é dose!
(Pq o Flávio gosta! hahaha Parece até que o fã de NFL pra valer lá nos EUA tá preocupado com Indy…)