SAI RENAULT, ENTRA NISSAN

RIO (normal) – A Renault vai deixar a Fórmula E depois da quarta temporada, apesar do sucesso até aqui na categoria, com três títulos entre as equipes. Enorme surpresa? Não. Primeiro, porque quem assume o time é a Nissan, que vem a ser parte do conglomerado automobilístico liderado pela… Renault, claro. Em outras palavras, para quem não está acostumado ainda com essas fusões, uniões e aquisições, a Renault é dona da Nissan, e portanto Renault e Nissan são a mesma coisa.

[bannergoogle]No final dos anos 90, inclusive, a Renault fez a mesma coisa na F-1, depois de empilhar vitórias e títulos com Benetton e Williams. Foi embora porque considerava a missão cumprida. Um dirigente na época me disse que por conta do estabelecimento de uma era hegemônica, a Renault vencer deixou de ser notícia. E passaria a ser quando começasse a perder. Antes que isso acontecesse, se mandaram.

A diferença para agora é que além de deixar o rabicho na Fórmula E com a Nissan, a Renault deixou claras as intenções de investir pesado na Fórmula 1 para ser campeã até 2020. É possível? Eu diria que sim. Acho que as fichas estão todas na McLaren, com Alonso, mais do que na equipe própria.

Saberemos se deu certo daqui a alguns anos. Seria bem legal.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Albertino
Albertino
6 anos atrás

O contrato do Alonso com a McLaren é de um ano. Em 2019 ele pode ir para a Renaut e ser campeão.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Com Alonso?!?!? Difícil, o cara não consegue montar um quebra-cabeça, alguém acha que será capaz de construir uma equipe Campeã??

O Idiota Veloz Espanhol é um dos maiores pulhas que a F-1 já viu.

A Renault irá investir em sua própria equipe, acredito que o Sainz é o futuro. Não faz sentido apostar as fichas na Mclarem enquanto torra algumas centenas de milhões de dolares em seus carros amarelos. Se é para apostar em alguma outra equipe que reconnhecidamente sabe fazer carros velozes é muito mais facil e garantido continuar com a parceria com a RedBull (que pelo andar da carruagem será obrigada a ser a mais nova equipe Campeã Mundial com a Honda).

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

Equanto for os motores atuais , a Renault será terceira força , Mercedes e Ferrari
sempre estarão na frente. Agora a partir de 2021 , começa do zero , aí a história
é outra.

Victor
Victor
6 anos atrás

Imprensa e essa mania de achar que o mundo gira em torno do Alonso.

GuilhermE
GuilhermE
6 anos atrás

“deixar o rabicho na Fórmula E” – gargalhei!

Denis
Denis
6 anos atrás

Para ilustrar… acho que está um pouco desatualizado, mas dá pra ter uma ideia de como está a indústria automobilística e suas marcas hoje…

http://thedinfographics.com/wp-content/uploads/2012/02/automotive_family_tree_infographics.jpeg

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Denis
6 anos atrás

Está muito desatualizado, a Fiat nem tinha comprado a Chrysler ainda…

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Será que desta vez o asturiano acertou? As contas do Karma foram acertadas pela Honda?

Et: Gostava mais quando a Nissan era Datsun!

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Paulo F.
6 anos atrás

A Renault está usando a marca Datsun atualmente:

https://www.datsun.com/

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Luiz AG
6 anos atrás

Sim, minha saudade não é destas coisas feias é essa acoisa real::
http://tech-racingcars.wikidot.com/nissan-fairlady-s30-240z

Victor Costa
Victor Costa
6 anos atrás

Flávio, tenho uma dúvida: se a Toyota confirmar permanência no WEC, como ficará a situação de Sebastien Buemi já que tendência é que ele siga na estrutura da Nissan na F-E enquanto sucessora da e-dams Renault? A impressão que dá é que não haverá compatibilidade para ele correr para Toyota e Nissan ao mesmo tempo, ainda que em categorias diferentes.

Victor
Victor
6 anos atrás

Então, FG, na verdade há uma “aliança” entre Renault, Nissan e agora a Mitsubishi. Nenhuma das marcas é dona das outras, pelo menos é esse o discurso da liderança das empresas e do Carlos Ghosn.

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Victor
6 anos atrás

Sim isso é exigência do sindicato Frances. Em 1987 o sindicato queria que a Renault vendesse a AMC motors para focar investimentos na França. O então presidente da Renault era contra e foi assassinato.
Não sei se Carlos Ghosn tem interesse a ir contra os interesses do sindicato…

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Luiz AG
6 anos atrás

A data é 1986. 1987 é o ano que a Renault vendeu a AMC/Jeep para a Chrysler.

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

e o prost pai e prost filho serão substituidos pelo katayama e katayama jr ?