TUDO & NADA

SÃO PAULO (é sempre assim, um ou outro) – A seção “Na Garagem” de hoje lembra o histórico dia 21 de outubro de 2007, em Interlagos. Foi quando Kimi Raikkonen conquistou o título mundial pela Ferrari — último da equipe italiana, diga-se — com grande ajuda de Felipe Massa e apenas um ponto à frente dos dois pilotos da McLaren, Hamilton e Alonso, que no final daquela temporada nem se falavam mais. Alonso, todos lembram, rescindiria seu contrato com o time inglês por conta dos atritos com o novato Lewis e voltaria à Renault no ano seguinte.

[bannergoogle]Aquele dia foi tudo para Kimi, sem dúvida. E, ao mesmo tempo, nada para outro personagem marcante de Interlagos, Rubens Barrichello. Numa Honda que não andava, com uma pintura esquisita e sem patrocinadores, o piloto encerrou sua participação no campeonato com zero ponto. Desde a estreia pela Jordan, em 1993, isso não tinha acontecido: passar um ano zerado. E não voltaria a acontecer nos Mundiais seguintes até 2011, quando deixou a categoria como piloto da Williams.

Kimi largaria a F-1 também algum tempo depois, para voltar na Lotus, ganhar corridas e retomar a carreira na Ferrari, onde segue firme e forte. OK, firme, talvez não tão forte. Rubens foi para a Indy, não deu muito certo, ancorou na Stock e lá está, ganhando corridas e até um título.

São as voltas que o mundo dá. E dez anos atrás parece tanto tempo que dá a impressão de ter sido em outra vida.

rb2007honda

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
4 anos atrás

Dez anos já passaram do último título da Ferrari e do único título do Raikkonen na F-1 conquistado bem no estilo roleta russa em cima dos erros dos outros. Dez anos se passaram da estreia do Menino de Ouro chamado Lewis Hamilton que se atreveu a lutar pelo título logo na sua primeira temporada deixando o Maquiavélico Alonso louco da vida, e só não conquistou aquele título logo de cara porque não soube ser cerebral nas duas últimas provas daquele campeonato de 2007. Dez anos se passaram em que o Rubinho naquela equipe nanica da Honda ficou zerado num campeonato em que oito pontuavam numa corrida, esse campeonato de 2007 o Rubinho não vai querer lembrar nem em pesadelo. O Felipe Massa que acabou decepcionando naquele campeonato de 2007 ficando em quarto e fora da decisão em Interlagos não fez mais do que sua obrigação cedendo a vitória pro Haikkonen que nem precisava se esforçar em duelar com ele porque a troca de posições já estava dentro do Script da Ferrari.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
4 anos atrás

Em cima dos erros dos outros, mas com muito acerto, arrojo e oportunismo. Os melhores carros eram as McLarens, uma com o bicampeão e incontestável piloto Fernando Alonso e a outra com o rookie Lewis Hamilton que chegou quebrando tudo, ganhando corridas e fazendo pódios consecutivos. Ao final terminou à frente de Alonso.
O que não se pode esquecer antes de dizer que a vitória caiu no colo do Kimi é que com um carro inferior ele ganhou 6 corridas no braço ao passo que Alonso com um supercarro ganhou quatro e Hamilton com o outro supercarro ganhou outras quatro.
Foi um campeonato bacana, disputado. O de 2008 tbm foi.
Abs.

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
4 anos atrás

Seus comentários e postagens sobre a equipe Honda na época era muito hilários!
Postava fotos de projetos de asas de avião em carros de corrida, e falando que o engenheiro em questão foi contratado pela Honda, e assim por diante. :-)

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Araujo
Araujo
4 anos atrás

Esse carro da Honda de 2007 foi apropriadamente chamado de “acidente ecológico”.

moisesimoes
moisesimoes
4 anos atrás

– Difícil saber quem foi pior: o pessoal de marketing e publicidade ou o pessoal de engenharia desse carro. Deveria ser “myearthnightmare.com”.

Quanto ao campeonato, foi tão bom quanto o do ano seguinte, a contar que com aquele Honda “orelha de dumbo” em 2008, Rubinho conseguiria um pódio épico no GP da Inglaterra, o último pela Honda até hoje, se estou certo. Bons tempos.

renato perossi
renato perossi
4 anos atrás

Flávio, esqueceu de Barrichello na Brawn em 2009?

renato perossi
renato perossi
Reply to  renato perossi
4 anos atrás

Ops, sorry

Fábio Mendes
Fábio Mendes
4 anos atrás

Grande título de Kimi em um dos campeonatos mais equilibrados da história!
Quem sabe volte a ficar forte e ganhar corridas!

AutoCircuito
4 anos atrás

Há 10 anos a Honda também passava vergonha! Interessante! Com um ex-Ferrarista ao volante! Interessante!