LEGIÃO URBANA

MOSCOU (jardim de infância) – Se eu tivesse de levar esta seção em ritmo normal nesses mais de 40 dias de Rússia, talvez o blog não tivesse espaço para tanta coisa que vi por aí. Depois da primeira semana, deparar-me com Ladas e seus parentes soviéticos passou a ser uma rotina, e a eles dediquei muito mais meu olhar apaixonado que a lente da câmera do celular.

Mas hoje decidi dar uma caminhada atrás de um carro específico, esse Ladinha branco com quatro faróis que via todas as noites quando voltava para casa. Fiz o caminho até o metrô a pé e conheci o dono, o velhinho que cuida do estacionamento onde ele passa seus dias, entrei no carro, tiramos fotos juntos, foi uma farra — num idioma desconhecido que parecia uma mistura de russo com inglês, mas todos se entendiam perfeitamente.

[bannergoogle]Então segui a pé até a estação que me levaria ao trabalho e no trajeto dei com esse hatch azul cujo modelo, Oda, eu não conhecia. E olha que gosto dessas coisas… Achei até que faltava um “F” ali, fiz as fotos, depois fiz outras, e mais outras, selecionei algumas e aí estão. Ah, em tempo: Oda é um modelo da Moskvich.

São só registros rápidos num trechinho de não mais do que 1 km numa via paralela a uma grande avenida, que serve de estacionamento para os moradores de um enorme bloco residencial perto de onde estamos hospedados. Os mais afoitos, que circularam apenas pelo centro rico de Moscou, hão de dizer que carros soviéticos não existem mais, e que a turma aqui só anda de Audi, Porsche, Mercedes e coreanos em geral.

Não é assim, porém. Felizmente.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adenilson
Adenilson
4 anos atrás

O Oda, acho que é da ZMZ, o Lada prata, na 3ª foto, é um 2112, uma espécie de Samara bola(trazendo pro Brasil, um Gol bola russo). Foi o primeiro a ter naquelas bandas, motor 1.5 16V na marca(até hj sai, mas 1.6 16V, bloco do Samara). Aliás, o motor dele é o mesmo do Samara, é o “AP” russo. O sedã preto, na foto 4, é um GAZ Volga. Dizem que é como se fosse um Opala russo. O X-Ray é só Lada no nome, pois é um carro moderno, como qualquer outro(Hj a Lada pertence a Renault-Nissan). Ele tem o motor do Nissan Versa daqui, 1.6 16V. O Laika de farol redondo, ao que sei, é o 2102, e lá chama-se de Zhiguli. Na foto 7, o carro branco do lado do Laika vermelho, ´é um Moskvick Aleko(nome de exportação), mas na Rússia, chama-se AZLK ou Moskvick 2141. É maior que o Samara em comprimento(Aleko, 4,25 m x Samara 4,00m), e em largura. Teve uma gama de motores maiores, desde o mesmo do Laika/Niva(1.5 e 1.6), como os da própria Moskvick, 1.8, da ZMZ, Izh e até Renault(F3R 2.0). A marca faliu em 2005. No Uruguai, ao que sei, é o único local da América do Sul que ainda encontra-os rodando, tendo tbm versões picapes(raras na Rússia)
E o carro na última foto, não sei se é um Moskvich, IzH ou ZMZ, só sei que tem motor traseiro, no mesmo estilo do Fusca.

Moisés Inocêncio
Moisés Inocêncio
5 anos atrás

Ah, estes Ladas…
Todos os dias vejo um Laika vermelho, aqui perto de casa, que coincidentemente pertence a um Flávio, que também tem um DKW Belkar marrom.
Abraço!

Luis felipe
Luis felipe
6 anos atrás

FG tenho duas perguntas sobre carros daí…

Tem muitos carros da marca da.limousine presidencial ?

Outra: tem carros norte-americanos ?

J Fernando
J Fernando
6 anos atrás

Que legal!!
Outras culturas (e seus meios de transporte) são surpreendentes.

Mavex
Mavex
6 anos atrás

Estou só imaginando quando vc voltar da Russia e começar a publicar as milhares de fotos que deve ter tirado dos mais variados e inusitados veículos que rodam por ai.
Legião urbana diária

Rodrigo Lamonato
Rodrigo Lamonato
6 anos atrás

De fato há vários lugares por aí em que vi muitos carros, casas e prédio com um jeitão de outros tempos. O mundo (ainda), não virou uma Vila Olímpia por completo. Felizmente.

FERNANDO DUARTE AMARAL
FERNANDO DUARTE AMARAL
6 anos atrás

Pode me chamar de coxinha, burgues, o que for, mas ess XRAY parece ser lindo…
abracos

Formiga
Formiga
6 anos atrás

Morei bem ao sul de Amsterdam. O que tinha de carrinhos antigos era uma loucura. No centro ficam os carros mais novos também. No sul carros legais, Citroen DS, Golf GTi MK1, Peugeot 205 Gti, Clio V6, Mini (original) e muitos outros eram os nossos vizinhos.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Pudemos ver uma Russia bem repaginada.

Acho legal eles terem dado uma bica na parte ruim do passado.

A vida segue, para um povo bem instruído e criativo.

Só por esse lado do Atlantico ainda pensamos que o que se pensava em 1917 é a mãe de toda verdade…

Diogo
Diogo
6 anos atrás

Flavio,
Acredito que a página do blog está com algum problema. Toda vez que acesso e começo a ler as matérias, sou redirecionado pra página principal do Grande Prêmio. E isso fica em loop quando volto para página do seu blog.
Eu ja mudei de navegador, computador e nao adianta. Não sei se alguém mais está sofrendo com isso.
Obrigado!
Abs

Diogo
Diogo
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Valeu!!

Alexandre Neves
Alexandre Neves
6 anos atrás

Que bacana! E ainda foi atrás do dono do Lada e conheceu o senhorzinho…. Estas coisas da vida simplesmente não tem preço!

Diego
Diego
6 anos atrás

E o rescaldo pós GP? :D

Edison
Edison
Reply to  Diego
6 anos atrás

Deixa pra lá, já passou quase uma semana