NA CASA DO DÚ (12)

bradom185

SÃO PAULO (melhor que a encomenda) – Teve empurrão, punição na pista, “cuzão e idiota” pra cá, “pouco profissional” pra lá, e sobrou até uma pena de prestação de serviços comunitários aplicada pela FIA. Max Verstappen e Esteban Ocon foram os grandes personagens deste bom GP do Brasil vencido por… Lewis Hamilton, claro, que mesmo quando não merece acaba ganhando — não tem culpa nenhuma se uma molecada cheia de hormônios à sua frente contribui com vitórias que em algum momento parecem comprometidas por um ou outro motivo, e que acabam caindo no seu colo.

E foi assim.

A corrida de Interlagos já passara da metade e Verstappinho enchia os olhos de todos com uma atuação magnífica desde o início, que merece ser descrita em detalhes. Primeiro, superou Raikkonen na largada para logo depois fazer uma linda ultrapassagem sobre Vettel, na quarta volta, no S do Senna. Assim, mal a corrida tinha começado, ele já assumia o terceiro lugar do ferrarista, que tentava em vão perseguir a dupla da Mercedes à frente — Hamilton e Bottas, embora seja desnecessário dizer qual dos dois estava na frente.

Na décima, Max foi para cima do apático finlandês da Mercedes e, de forma até humilhante, deixou o carro prateado para trás.

(Vale o parênteses: com o carro que tem, Bottas não pode ser tão frouxo. A Red Bull tem motor Renault, longe de ser a oitava maravilha do mundo automotivo — as sete consagradas pelos historiadores e especialistas são, pela ordem, DKW, Trabant, Wartburg, Lada, SAAB, todos os VWs a ar e o Gol GT. O cara tem de lutar, resistir. Não entendo por que a Mercedes mente para si própria dizendo que ele é eficiente, bom camarada, homem de equipe. Tanto moleque bom preparado pela própria equipe a pé, e Bottas lá, plácido e sereno com seus belos olhos azuis, mas mais sem graça que pão de forma com margarina, vivendo de somar uns pontinhos, falando pouco e deixando para trás um legado nulo como competidor.)

Em segundo, atrás apenas de Hamilton, Max não deixava o inglês se distanciar mais do que 1s5 ou 2s, e seguia firme cuidando com carinho de seus pneus supermacios. Da turma da frente, só a Ferrari largou com os macios, mas acabou não funcionando a estratégia. Na volta 19, Lewis parou e colocou os médios em seu carro, numa decisão bastante conservadora da Mercedes. Como não chovia e fazia até calor (sol entre nuvens, 24°C, com quase 40°C no asfalto), a equipe achou por bem usar a borracha mais dura e resistente para ir até o final da corrida.

Hamilton voltou em sexto, a cerca de 18s do novo líder Verstappen. E nada de o holandês parar. Na 27ª, Vettel foi para os boxes e colocou médios, também. E nada de o holandês parar. Na 31ª, quem trocou foi Raikkonen, segundo colocado àquela altura. Voltou em sétimo e numa raríssima ordem de equipe invertida, a Ferrari pediu para que Vettel o deixasse passar para atacar Bottas, já que o alemão ciscava, ciscava e não conseguia muita coisa – oficialmente, tinha um problema num sensor do motor.

Verstappen só parou na volta 35, metade da corrida, e colocou pneus macios para as 36 voltas restantes — mais aderentes e rápidos, portanto, que os cautelosos médios daquele a quem deveria buscar para tentar uma vitória improvável: o pentacampeão antecipado Hamilton.

Não demorou muito. Na volta 39, no meio da Reta dos Boxes, de forma até surpreendente, Max passou o inglês e retomou a liderança. Rapidamente começou a abrir do britânico e a impressão de todos era a de que o garoto da Red Bull só encerraria sua exibição de gala quando visse a bandeira quadriculada.

Só que na volta 44 — coincidência macabra para Verstappen ser esse o número de Hamilton — sua alegria juvenil se transformou em ira. Ocon, retardatário, uma volta atrás, tinha acabado de trocar os pneus e vinha rápido com seus supermacios pela Reta dos Boxes. Na freada para o S do Senna, quem encontrou pela frente? O líder da prova. Velho conhecido, diga-se; com Max o francês travou intenso duelo pelo título da F-3 Europeia de 2014, derrotando o garoto-prodígio da Red Bull, inclusive.

Ocon foi por fora, Verstappen por dentro. O piloto da Force India chegou a colocar um pedaço do carro à frente, e os dois contornaram a primeira perna da curva, para a esquerda, lado a lado. Na segunda, porém, quando o S do Senna deriva para a direita e leva à antiga Curva do Sol, Max tinha ligeira vantagem e fez a tangência normal, como se não houvesse ninguém ali disputando espaço com ele. O toque foi inevitável. Os dois rodaram. Hamilton, que vinha atrás, não acreditou no que viu. Já conformado com um segundo lugar até discreto para quem largara na pole, passou entre os dois e caminhou para a vitória.

Não é vedado a nenhum piloto recuperar volta que perdeu, mesmo que para isso tenha de passar o líder. Até aí, Ocon não fez nada de irregular. Mas a insistência em disputar alguns metros de asfalto com o primeiro colocado naquele ponto da pista e naquele momento da corrida foi totalmente desnecessária. Deu a impressão de ser algo pessoal. Por outro lado, Verstappen não empreendeu a cautela que se exige de um líder de corrida em situações como essa. Há inúmeros casos de líderes que sepultaram vitórias certas em atritos com retardatários na história da F-1. Para ficar apenas com dois, bem conhecidos dos brasileiros: Senna com Nakajima em Interlagos/1990 e ele mesmo com Jean-Louis Schlesser em Monza/1988. Como disse Hamilton na salinha pré-pódio ao perguntar a Verstappen o que tinha acontecido, “você tinha muito mais a perder”.

bradom188

E perdeu. Perdeu a corrida, ainda que tenha conseguido voltar à pista 5s atrás do inglês e, com pneus mais novos, manter o público de Interlagos em suspense até o final, para receber a bandeirada 1s4 atrás do inglês da Mercedes — que venceu pela 72ª vez na carreira, décima no ano, segunda em São Paulo. Raikkonen cruzou a linha em terceiro e Ricciardo, com uma belíssima atuação vindo de 11º no grid, veio a seguir. Do primeiro ao quarto, apenas 5s de distância. Foi um belo final de prova. Para constar: Bottas, Vettel, Leclerc, Grosjean, Magnussen e Pérez foram os outros que pontuaram. Desses, apenas Bottas e Vettel acabaram parando uma segunda vez nos boxes para trocar pneus novamente.

Max ficou puto, muito puto. Pelo rádio, encerrada a contenda, Christian Horner falou: “Poxa, nem sei o que te dizer…”. O piloto retrucou: “Pois eu sei o que dizer. Espero encontrar ele no paddock agora, porque ele tá fodido comigo”. A tradução é livre, mas fiel. Poucos minutos depois, eles se encontraram na área em que os pilotos passam pela pesagem pós-corrida. Max foi para cima de Ocon e lhe deu vários empurrões. Uma câmera flagrou o destempero do rapaz. Esteban, que pelo incidente levou da direção de prova um stop & go de dez segundos, não reagiu.

No pódio, Verstappen não escondeu sua contrariedade. Não deu um sorriso sequer e nem quis saber de farra com champanhe. Pelo menos se livrou do constrangimento de sambar com as seis passistas da Acadêmicos do Tatuapé, numa exibição anacrônica e fora de moda — dos tempos em que o Brasil era mostrado ao mundo desse jeito meio caricato, com mulatas requebrando as ancas em todos os cantos, aeroportos, hotéis, restaurantes; se bem que é melhor isso, bem melhor, do que valentões branquelos fazendo arminhas com os dedinhos da mão.

bradom189e

Ocon e Verstappen foram chamados à torre para dar explicações sobre a treta na área de pesagem do autódromo. O holandês acabou sendo “condenado” pela FIA a prestar dois dias de serviços comunitários nos próximos seis meses, porque deu mau exemplo como esportista. No paddock, os dois trocaram um aperto de mão protocolar. Fim de treta.

O resultado deu à Mercedes seu quinto título mundial seguido de construtores, muito comemorado pela equipe assim que Hamilton saiu de seu carro. O time domina a F-1 desde 2014, quando começou a era dos motores V6 turbo híbridos. Desde então, foram disputados 99 GPs. Hamilton venceu 50. Não tem muito o que dizer.

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glaucio Augusto de Carvalho Silva
Glaucio Augusto de Carvalho Silva
5 anos atrás

Ótima a análise sobre o Bottas, ri demais na parte “mais sem graça que pão de forma com margarina” e concordo com tudo! Show

Zanetti
Zanetti
5 anos atrás

E quantas faltam para o Vettel devolver aquela do Mult 21 pro Weber?

Fica quietinha para não passar vergonha!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Zanetti
5 anos atrás

Está falando com quem, “viúva”?

Zanetti
Zanetti
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Fica tranquila, enfermeira. Quando for com você, estará em ASC II.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Esse nick fake está durando muito! Ah, tá… deve sumir logo que você se despedir do Arrastonso.

fernando
fernando
5 anos atrás

Hamilton resumiu perfeitamente a situação. Um não tinha nada a perder e ainda por cima lutando por um lugar ao sol na F1, seja em 2019 ou 2020. O outro já é considerado estrela mesmo sem ter ganho absolutamente nada. Mas é tão imaturo quanto foi otimista o pobre Ocon, que teve sim uma parcela de culpa. Mas ali, quem tinha que ponderar algo era o Max, ele sabe que até poderia passar o Ocon mais pra frente, a briga dele não era com o Ocon, tava com a faca e o queijo na mão pra ganhar a corrida. Ele tinha que ter dado espaço e deixado passar. Foi o Max quem jogou sua corrida no lixo, simples assim.

Betinho
5 anos atrás

Prezado Flávio Gomes, pense que os conceitos de esquerda, direita e centro foram do tempo de Robespierre. O que temos a discutir agora é o que é bom ou não para o Brasil.

Marmelada-44
Marmelada-44
5 anos atrás

Falta apenas uma corrida para o Hamilton devolver a vitória roubada na Rússia para o Bottas.
O carinha se diz fanzoca de Senna, mas ele curte mesmo é a vigarice do Alonso.

Giuliano
Giuliano
5 anos atrás

Fala @Meianov ! cara , eu nao sou piloto, mas olhando e olhando a batida do Ocon com o Vestapinho , não vejo que o frances foi totalmente culpado…
Ele estava no limite da pista e o toroloko veio pra cima.
so acho.
abraco Flavinho !!

Maurício
Maurício
5 anos atrás

Pela regra, retardatário deve dar passagem e não prejudicar pilotos que estão 1 volta à frente.
Ok, no começo do Século Ocon estava em vantagem, mas na segunda perna Veratappen estava à frente e, nesta situação, Ocon deveria recolher e nem sequer prejudicar a tangência do Veratappen.
Isto à parte, talvez seja didático o Veratappen sentir na pele como é ter uma corrida destruída por outro piloto.

Maurício
Maurício
Reply to  Maurício
5 anos atrás

*começo do “S”… maldito corretor!

CRSJ
5 anos atrás

Lewis Hamilton acaba mesmo é fazendo sua festa do Pentacampeonato no Brasil, com sua vitória e com a conquista dos Construtores da Mercedes.
Lewis Hamilton é mesmo um cara de sorte, ficaria em segundo, quando assumiu a liderança depois do choque entre Verstappen e Ocon no “S” do Senna ele até riu, melhor impossível pro Hamilton.
Enquanto o Verstappen roubava a cena o Bottas e o Vettel decepcionavam, até o Ricciardo fez boa corrida saído lá de trás.
Pobre Alonso, o máximo que deu pra ele era lutar pra não ser último na pista.
O Kimi conseguiu mais uma taça pra sua coleção com seu terceiro lugar.
Se eu fosse o Ocon iria direto pro Hotel, mas ele quis ficar esperando o Verstappen pra levar um sopapo.

Bola da Vez
Bola da Vez
5 anos atrás

Gente, nem o vice esteve em disputa nessa corrida! O pessoal tá correndo atrás de um terceiro lugar no campeonato e olhe lá!

Alberto
Alberto
5 anos atrás

Desta vez ,eu diria que o Ocon estava mais para retardado otário.

Celio ferreira
Celio ferreira
5 anos atrás

Interlagos teve uma ótima corrida, como sempre. Verstapinho ,arrogante como
sempre, assim vai ficar difícil ser campeão , um dia. E Hamilton perfeito como
sempre , corre sim pra ser melhor que Shumi.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
5 anos atrás

Bela corrida!! Já notaram que mesmo com os problemas de confiabilidade, o motor Renault tem melhorado muito? Ricciardo assim como Max tem feito excelente corridas, mesmo não vencendo, claro que o chassi da Red Bull ajuda pacas, mas mesmo assim o motor francês tem mostrado um bom fôlego. Será que a Honda vai entregar um motor afiado em 2019 para os taurinos? É melhor os japoneses botarem a barba de molho, pois se a língua do Alonso é afiada, não menos afiada é a de Christian Horner, Max Verstappen e a do Helmut Marko. Se a Honda não entregar um motor que não seja no mínimo melhor que o Renault a Honda vai sofrer na mão – ou na língua ´desses caras.

Brabham-5
Brabham-5
5 anos atrás

Comparações com Senna até quando ERRA, “torcida brasileira” por ele…
Sem NENHUMA pole na carreira, apenas 5 vitórias…
“A salvação da F1”.
Imaturo, NÃO TEM COMPORTAMENTO PROFISSIONAL COM NINGUÉM (da imprensa á direção da FIA, passando pelos companheiros de profissão e mecânicos) dentro e fora da pista.
Mas como “tem muito talento”, toleram tudo, torcedor e imprensa,e ele vai achando que realmente pode tudo. (Como tem gente que não vale nada, né? Se o cara tem talento, sendo cafajeste, moleque, é até charmoso, “bonitinho”. “Rebelde”. Os fins justificam os meios).
O fato é: Senna, Schumacher, Piquet, Alonso, Vettel, Hamilton já foram ‘tirar satisfações’ nos boxes com outros pilotos após uma corrida.
Só que Max Verstappen, ATÉ AGORA, NÃO CONQUISTOU NADA.
Mas se acha e tem muito bocó que também o acha um piloto mais e maior do que ele é.
Ele que aproveite bem seus tempos de RBR na F1. Deveria ter aprendido a lição observando o que Alonso fez com a própria carreira na F1 por ser tão arrogante e péssimo de convívio.
A diferença é que Alonso, quando começou a ser evitado, já tinha dois títulos pela Renault.
E, vamos repetir, Verstappen NÃO CONQUISTOU NADA até agora. E o tempo vai passando…
Ele que continue sendo “bad boy” mimadinho por mais uns anos SEM RESULTADO, e vai terminar como outro Romain Grosjean, outro “futuro campeão” que não foi.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

Correção:
“Mas se acha, e tem muito bocó que também o acha um piloto MAIOR E MELHOR do que ele é.”

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

Bravo meu caro! Falou e disse. Verstappen é um idiota completo e se acha o rei da F1. Desse jeito não vai bater o Hamilton e o Vettel nunca!

emerson
5 anos atrás

fico imaginando como a formula 1 esta tão sem emoção e previsível. vejo a Mercedes e Hamilton piloto e equipe constante e imbativel , a Ferrari é uma equipe sem um lider e Kimi ta saindo. e a Ferrari não contratou Ricardo que é um piloto completo so falta um carro a altura. Alonso vai fazer falta a formula 1 vide esses pilotos de videogame verstappen , Ocon, Leclerc e stroll. so fico triste por não ver um piloto brasileiro na F1. Felipe foi aposentado precocemente tinha muito a oferecer a categoria. vou deixar pra dizer que Hamilton vai fazer historia e provavelmente se não houver equilíbrio ele sai pra encerrar sua carreira na Ferrari e ser o maior piloto de todos os tempos. agora a equipe rede bull que n honrou o piloto ricardo e pior poderia contar com o alonso pra 2019 se n fosse tão arrogante em acreditar em um garoto de video game e não piloto de f1 verstappen . vai penar com o motor honda e pagar tudo qiue fez pra não coroar fernando alonso com o 3 titulo.

Paulo Leite
Paulo Leite
5 anos atrás

Max pensou na hora: ‘Estou no país da justiça seletiva. Senador tucano foi pego com mala de dinheiro e não deu em nada. Presidente golpista foi pego com outra mala de dinheiro e não deu em nada. Ex-presidente foi pego com nada mas continua preso sem nenhuma prova. Juiz que julgou ex-presidente se junta ao inimigo do ex-presidente e não deu em nada. Piquet chutou Salazar e não deu em nada. Então, uns sopapos nesse francês petulante não dará em nada demais nessa terra sem lei’. Não deu !

Renato F1
Renato F1
Reply to  Paulo Leite
5 anos atrás

Apoiado! Assino embaixo!

Felipe Oliveira
Felipe Oliveira
Reply to  Paulo Leite
5 anos atrás

Faltou “Hamilton prejudicou dois no Qualifying e não deu nada”

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Paulo Leite
5 anos atrás

Bravo! KKKKKKKK. Isso mesmo. País recheado de putas e ladrões!

Mônica
Mônica
5 anos atrás

E o meu gatão fez mais um pódio. Quietinho como é o modo dele, já conseguiu mais pódios no ano que o Vettel.

Luciano Hansen
Luciano Hansen
5 anos atrás

Eu teria feito um pouco mais que reles empurrões. Concordo com o Gol GT entre os melhores. LH de Mercedão parece ser fácil.

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Muito pior do que alguns empurrõezinhos é jogar o carro de propósito prá cima dos outros pilotos. Pior e realmente perigoso. Não preciso nem fazer a lista de quem já fez isso, de Senna a Vettel, todos sabemos. O que me impressiona é a quantidade de haters que a competência atrai. O Schumacher teve os seus, o Alonso, Hamilton os dele, agora é a vez do Max, pena que lhe faltou cabeça e perdeu a corrida. Preparem-se haters, no ano que vem vocês vão ter trabalho.

Fernando
Fernando
5 anos atrás

“No pódio, Verstappen não escondeu sua contrariedade. Não deu um sorriso sequer e nem quis saber de farra com champanhe. Pelo menos se livrou do constrangimento de sambar com as seis passistas da Acadêmicos do Tatuapé, numa exibição anacrônica e fora de moda — dos tempos em que o Brasil era mostrado ao mundo desse jeito meio caricato, com mulatas requebrando as ancas em todos os cantos, aeroportos, hotéis, restaurantes; se bem que é melhor isso, bem melhor, do que valentões branquelos fazendo arminhas com os dedinhos da mão.”

Flavio, sou diretor da Acadêmicos do Tatuapé. Gostaria que você pudesse conhecer melhor os valores que trazem uma escola de samba, inclusive a tradição das mulheres e sua dança dentro dessa matriz. Seria bom, inclusive, para você entender que os valentões fazendo arminhas com as mãos surgiram também por falta dessa cultura ancestral e da consciência dela. Sua critica recaiu em um campo da ignorância que monta a cultura machista e moralista que elegeu um meme para a presidência.

Venha até a escola, será bem vindo. Procure conhecer mais antes de falar. Lá fora não somos vistos como você diz. Ao contrário, rodamos o mundo explicando para estrangeiros encantados com nossa cultura e criatividade. Só os brasileiros sentem vergonha disso. Uma pena!

GUILHERME RODOVALHO
GUILHERME RODOVALHO
5 anos atrás

Muitos brasileiros aprenderam a odiar o vertapen, culpa da emissora oficial que adora bater no moleque.

Verstapen precisa ser mais cerebral, fato!

Agora a atitude do ocon foi injustificavel, nunca q um retardatário deve dividir curva com o lider da corrida, ele deveria ter esperado e passado na proxima reta com o auxilio do drs, nao exiate justificativa, o esporte é assim, tanto q existe punição pra quem desrespeita bandeira azul. Se fosse no comeco do campeonato…

Renato F1
Renato F1
Reply to  GUILHERME RODOVALHO
5 anos atrás

Odiar é sentimentalismo barato. A questão é que o Ocon fez o pit stop e saiu com pneus supermacios, novos, atrás do Verstappen, com pneus macios, usados. Naquele momento da corrida (sim, naquele instante), o Ocon estava mais rápido que o Verstappen. Se ele ficasse atrás do holandês, perderia tempo na estratégia dele. Além do mais, com o motor Mercedes-Benz, nas retas, a Force India é mais rápida que a Red Mula com motor Erroult. Como não há nada que o impeça de fazer a ultrapassagem para ganhar posições (por mais que o povo esqueça, ele está disputando a corrida, assim como qualquer outro piloto), ele foi fazê-la por fora na primeira perna do S do Senna (se ele estava por fora é porque o Verstappen deu o lado de fora, indo para a parte interna na primeira parte da curva). E até ficou à frente do adversário nesta parte (pela potência do motor). Só que o inconsequente do Verstappen fez a tomada da curva como se não tivesse ninguém ao lado dele (já que tem um chassi melhor). Foi tão inconsequente que a batida ocorreu com o carro do Ocon quase que totalmente sobre a zebra. Não importa se o francês era retardatário, se estava tirando volta: o holandês não deixou o mínimo espaço para o piloto da Force India contornar a curva. Isto, a meu ver, é direção perigosa! E ele faz isto sempre! Até causar um acidente mais grave! Achei a punição para o Ocon severa demais e a punição para o Verstappen branda demais. Se for para ter um inconsequente em nome da emoção, prefiro não ter emoção.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Renato F1
5 anos atrás

Perfeita a analise.

andre
andre
5 anos atrás

Tem que mudar isso aí, tá OK? Deveria ter sido punido com a desclassificação e a última colocação no grid da próxima corrida.
As equipes vivem de patrocínio. Qual equipe grande e patrocinadores irão querer ter a imagem associada ao comportamento destemperado desse rapaz?

Marcus Toledo
Marcus Toledo
5 anos atrás

Grande Flávio, tudo bem? não sabia onde contatar vc, então pensei em mandar aqui nos comentários.

achei esse video muito legal. alguém teve a (boa) ideia de colocar os gráficos da F1 atual em corridas classicas. olha só!

https://youtu.be/SNb8lcwlBAU

Abraços!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
5 anos atrás

Parece que pilotos vaidosos não gostam de ter volta descontada: a gente ta falando do Max hoje (é um arrogante babaca mesmo), mas lembrem-se que Senna deu um soco no Irvine, no Japão (?), despois da corrida, porque o Irlandes resolveu descontar uma volta e o ultrapassou.

Pra mim, o Ocon tava mais rapido, de pneus vermelhos novos, ultrapássou como qualquer um faz e faria, mas o Max nunca dá espaço para ninguem, e não deu espaço pro Ocon. Simples assim. O menino prepotente holandes não pode ser ultrapassado, acha que devia ser proibido.
Errou também a Red Bull, que devia ter avisado, “deixa passar”….

Enfim, mais do mesmo. Já vimos vairos casos iguais, com e sem porrada.

Paulo F.
Paulo F.
5 anos atrás

Enquanto não matar um Max vai continuar fazendo seus absurdos!
Vai ter muita saudade dos motores franceses.

Edu
Edu
5 anos atrás

Verstappinho continua mimado, ainda não aprendeu, e tem quem diga que é o futuro, gênio, sem ser profissional esquece! Mereceu perder, já tinha dado chilique quando o Riccardo foi pole, a de ontem foi pior.

Rodrigo monassa
Rodrigo monassa
5 anos atrás

Por isso o Hamilton mais parecido com Alain Prost, viram o conselho que ele deu ao Verstappen? ele é mais cerebral, fica em stand by, esperando os outros fazerem merda, nao se arrisca gratuitamente, apesar de ser arrojado e muito rápido. outra coisa que ele faz igual prost: ele chora as pitangas mesmo tendo um carro foda. :D

christian andré haddad govastki
5 anos atrás

O Vettel deve ter dito no rádio para o Max “Aqui se faz, aqui se paga!”.
Apesar da vitória do LH bem feito para o Max.

mario aquino
mario aquino
5 anos atrás

Boa essa, branquelos fazendo macaquices de bolsominions,

Peter Zero
Peter Zero
5 anos atrás

O epísódio Piquet x Salazar foi mais hilário.

Fernando
Fernando
Reply to  Peter Zero
5 anos atrás

Verdade, e depois ele ainda afanou uma Kombi para voltar aos boxes – diz a lenda – e não deixou o Salazar entrar. O que eu acho deprimente é essa malhação no Verstappen, porra, 3 empurrões… Foi é engraçado, como o episódio do Piquet, que todo mundo aplaudiu e gostou.

A. Coyote
A. Coyote
5 anos atrás

Max é um piloto brilhante em se tratando de velocidade, habilidade e coragem. Mas tem muito a aprender. Primeiramente a riscar de seu dicionário as palavras violência, truculência e desrespeito. Hamilton por exemplo cometeu muitas burrices, mas nunca foi idiota de dar vários empurrões em um colega em uma discussão. Aliás não recordo de ter visto Hamilton discutindo com ninguém.
E a besta do Christian Horner em vez de enquadrar o seu piloto, inclusive com uma multa pesada, fez o contrário. Disse que Ocon deu sorte de ter tomado apenas uns empurrões do Verstapen, o que significa dizer que seu piloto tem todo apoio ao prosseguir com essa conduta.
Uma coisa eu digo sem medo de errar: se ele, Verstapen, insistir nisso ele vai boicotar a própria carreira encurtando-a de maneira bem dolorida.
Então se fizessem uma enquete de pior e melhor que não envolvesse apenas pilotos eu colocaria Horner como o PIOR DOS PIORES do final de semana.
Abs.

Claudio
5 anos atrás

No momento eu também achei que a culpa era do Ocon, mas depois analisando com cuidado as imagens mudei de opinião. A culpa foi de Max e de sua soberba, Ocon estava quase fora da pista e deixou muito espaço. Verstappen fez o traçado como se ele não estivesse ali, ele corre achando que todos devem abrir passagem para ele. Se o cara quando está mais rápido não pode descontar a volta pro líder então nem adianta correr, encosta o carro de uma vez.

Paulo Heidenreich Jr
Paulo Heidenreich Jr
5 anos atrás

Gostei muito da tua análise da corrida. Tenho 4 observações: 01 – o Bottas está tão parado que nem para separar a briga ele separou. 02 – As mulatas no pódio me fez lembrar de corridas dos anos 80.. 03 – Ocom e Verstappen foi uma disputa de muita vontade e pouca experiência. 04 – fico imaginando esse carro da Red Bull com um motor Ferrari ou Mercedes..

Rafael Piqueira Chinini
Rafael Piqueira Chinini
5 anos atrás

Ocon tinha que ter tomado uma bandeira PRETA! mas a FIA é bizarra em suas punições sem sentid.
O que adianta dar um stop and go pro cara que ta em ultimo e simplesmente TIROU a vitória do cara! Não tem como remediar isso.
Max podia ser mais cauteloso, não é proibido tirar volta…pelo amor, prestem atenção no que aconteceu!

Marsal Almeida
Marsal Almeida
5 anos atrás

Vamos por Partes – Nada impede do retardatário tirar a volta q tomou, mas o Ocon foi imbecil em não fazer com segurança, não precisa dividir a curva com o lider.

O Verstapen foi Juvenil, o Hamilton de 10 anos atras faria o mesmo, o de hj não.
Me pareceu quando alguém da seta e quer mudar de faixa, todos com 18 anos acelerava e não deixava, um idiota, e hj freamos e ate damos farol para vir, ou seja, não ia mudar nada na prova. Teve uma lição das mais duras.

Johelmyr
Johelmyr
5 anos atrás

A quantidade de pódios do Kimi neste ano é impressionante. Para quem, na opinião de muitos, já deveria estar aposentado, ser o segundo com mais pódios no ano mostra a sua força mesmo já beirando os 40. Isso que a Ferrari ainda lhe tirou dois pódios certos.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
5 anos atrás

Justiça divina! Jos Verstappen, o pai, já cagou uma vitória do Montoya

Paulo
Paulo
Reply to  Eduardo_SC
5 anos atrás

Quando eu vi a treta pelo telão só lembrei daquela cagada do pai…

Carlos Véras
Carlos Véras
5 anos atrás

Sensacional a treta dos moleques!!!
Lembrei de Nelson Piquet dando um verdadeiro golpe Daileon em Elizeo Salazar…
Bom saber que o sangue ainda ferve e os caras estão vivos na F1 politicamente correta…

Confederado Lee
Confederado Lee
5 anos atrás

Já vi o Piquet dar porrada por muito menos que isso. OCON está fora de 2019, quis dar seu show e conseguiu. Verstappen já está se mostrando melhor piloto que a velha geração Vettel, HAmilton, Ricciardo. Hamilton ainda vai conseguir uma raspa da mandioca com essa Mercedes da NASA. MAs a estrela daqui pra frente é MARX. Infelizmente a Ferrari vai demorar muito para contratar MArx, acredito que vão ficar mais um ou dois anos com o Vettel que ao meu ver não tem mais “sangue nos óio”, perda de tempo. Agora que o OCON merecia uma na orleha merecia, foi totalmente desnecessário. Quem assitiu a corrida viu Bottas, frear para não bater em Riciardo. Enfim quem estava na corrida, quem continua na F1 foi cuidadoso. OCON quis seus 15 min de fama, frustração de deixar a F1 em 2019.

Edison
Edison
Reply to  Confederado Lee
5 anos atrás

Marx?

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Confederado Lee
5 anos atrás

Esse Max daí? É apenas um piloto rápido e trapalhão, nada mais que isso. Dá uma Ferrari pra ele que ele vai mostrar muitas trapalhadas. Formula 1 é pra quem é rápido e consistente. O resto: só serve pra figurar no grid.

CHAGAS
CHAGAS
5 anos atrás

Que fim de semana do Ocon. Das poucas vezes que perdeu no treino pro Perez, e uma corrida para esquecer, disputando as últimas posições com Willians e Mc Larens, enquanto o mexicano pontuou.
E pra completar a cretinice, tirou a vitória do melhor piloto da corrida. Em 44 voltas o Verstappen foi em média 1.5 segundos mais rápido por volta e o Sr. Ocon (entre os últimos) querendo disputar curva…….. com o líder.
Hamilton, Kimi, Ricciardo e Leclerc foram muito bem.
Bottas e Vettel muito abaixo do que se espera, estão rezando para 2019 chegar logo.
E segundo a Globo, Kubica já é piloto Williams para 2019 ao lado de Russel. Vou torcer para as coisas correrem bem ano que vem com as duas piores deste ano, por falta de pilotos não será.

Felipe Oliveira
Felipe Oliveira
5 anos atrás

Verstappen provando do próprio veneno. Quantas vezes ele já bateu em Vettel, quando o mesmo é que disputava a vitoria e titulo e ele não tinha nenhuma chance? Menino mimado, acostumado com vistas grossas da FIA, deu no que deu.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
5 anos atrás

Corrida foi boa com muita variedade. Foi estranho porque quando vi que ia ser Fácil para o Max, fui pegar algo na geladeira e quando voltei, Hamilton estava 5s na frente!

Marlus Watanabe
Marlus Watanabe
5 anos atrás

Verstappen vai ter o que merece na próxima temporada. Viver uns dias de Alonso, sofrendo com motor menos potente.. Quando a arrogância e a prepotência conseguem superar o super talento surgem indivíduos como estes dois.

Moy
Moy
5 anos atrás

Culpa do Max. Penalização pro Ocon. Básico.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
5 anos atrás

O Ocon JOGOU o carro encima do Max. As Hamiltetes que não querem admitir que mais essa vitória do Mirtão foi na sorte. E lamento que até você Flávio Gomes concorde com essa heresia de que foi erro do Max quando o outro IDIOTA que tinha que abrir passagem e ficar na dele. Pois é isso que piloto retardatário faz. E tomara que em Abu Dhabi as Mercedes não sejam primeira fila. Tomare que o Hamilton largue com o Vettel ou o Max do lado. Aí quero ver se vão conseguir devolver a vitória ao capacho mor… Tomara que não consigam devolver merda de vitória nenhuma. Capacho mor tem que terminar a temporada sem vitória. Vai ser um castigo merecido pela palhaçada que fizeram na Rússia, E por ser um pilotinho insosso, um Barrichello piorado que trabalha pro Hamilton. Porque trabalha pro Hamilton? Porque não se importa nenhum pouco em vencer uma corrida e sim em apenas bloquear o pelotão de trás pra que o Inglês dispare na frente. Inclusive acho que esse insosso, esse Idiottas, além de ganhar salário da Mercedes, deve ganhar salário do Hamilton também. Porque, pelo amor de Deus… Nem os capachos do Schumacher eram tão capachos assim.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
Reply to  Comentarista Crítico
5 anos atrás

Meu Deus ! surge uma nova classe : As Maxettes.
Exitem as Vetteletes, as Alonssetes, agora teremos que aturar os apaixonados por um cara cheio de marra e seu fã clube, que desconhece 72 vitórias, 82 poles, 45 voltas rápidas, 5 títulos mundiais, do maior de todos ,Lewis Carl Hamilton…
ô crítico! vai tomar uma gelada e volta.
abs

GUILHERME RODOVALHO
GUILHERME RODOVALHO
Reply to  Comentarista Crítico
5 anos atrás

Bottas esa profissionalizando o trbalho de segundo piloto. É inacreditavel o tanto q ele segura o ritmo no comeco da corrida para q o hamilton possa abrir, mas impresionante ainda pq isso sempre faz a corrida dele ir parar no lixo

Renato F1
Renato F1
Reply to  Comentarista Crítico
5 anos atrás

Comentarista Crítico (não tão crítico), abra os olhos: a batida entre Verstappen e Ocon aconteceu quase sobre a zebra, depois que ambos contornaram a primeira parte do S do Senna (sendo que o holandês fez a primeira parte por dentro e a segunda por fora). O Verstappen deu o lado de fora para o Ocon na primeira parte do S, ficando com o lado de fora na segunda parte do S. Ele simplesmente ignorou que tinha um carro ao lado do dele fazendo a curva na primeira parte do S. Ele deveria dar espaço para o Ocon fazer a segunda parte, não ir para cima dele (o local da batida diz tudo: quase em cima da zebra). O companheiro do holandês, o Ricciardo, seria muito mais inteligente e consequente e daria espaço para o adversário (como ele o fez em todas as ultrapassagens dele). Sabe qual foi o único acidente do Ricciardo este ano? Quando ele tentou ultrapassar o Verstappen e este balançou o carro quantas vezes ele quis para impedir a ultrapassagem em Baku, no Azerbaijão, neste ano.

Não, a meu ver, Ocon não jogou nada; quem jogou o carro foi o Verstappen para cima do francês.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Renato F1
5 anos atrás

Vou tentar entender o teu raciocínio.
O acidente foi com o bico da RP e a trazeira da RBR, e dessa forma Ocon preferiu ficar sem espaço em cima da zebra na última perna, ao frear e evitar a batida?

ms
ms
Reply to  Renato F1
5 anos atrás

concordo com vc, um grande piloto “não é feito” apenas de categoria e competência ao volante tem que tambem ter paciência… senna por exemplo não tinha paciencia e intimidava seus adversários com seu prestigio e habilidade ao volante mas enfim pra ele chegar onde chegou teve que mostrar serviço…. agora e o versteppen? o que mostrou até agora? uma ou outra vitória aqui, uma ou outra boa performance ali, é muito pouco pra se considerar “um Às no volante” e querer ser respeitado e intimidar seus adversários apenas com sua aproximação fazendo eles “abrirem as porteiras” pra ultrapassá-los….tem que ainda mostrar “mais serviço”.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Renato F1
5 anos atrás

Renato F1, divergências de opiniões pra um lance não tão claro são válidas. Mas o que eu vi foi um retardatário que insatisfeito após levar volta do líder da corrida, colocou seu carro ao lado do carro do líder com a escancarada intenção de atrapalhar o líder da corrida. E já vi outros comentários seus. É torcedor do Hamilton e da Mercedes. Nada fará eu mudar meu ponto de vista sobre esse lance Max x Ocon. Muito menos um Mercedete Hamiltete.

guest
guest
5 anos atrás

Pelo sorriso sarcástico do Ocon na última foto, fica claro que ele provocou deliberadamente o acidente; duvido que ele terá longa vida na F1.

Escola de samba com passistas “a la Botero” dançando? Vergonha alheia…

ms
ms
5 anos atrás

as coisas com hamilton já a algum bom tempo acontecem da seguinte forma: sempre quando parece que o negócio vai desandar pro seu lado, a sorte vem ao seu encontro dando uma mãozinha recolocando novamente as coisas em seu “estado natural”…..ou seja quando hamilton não ganha pela competência é salvo pela sorte….sinceramente…..não dá pra querer estar na pele da sua concorrência….

G.Hirata
G.Hirata
5 anos atrás

Alguém lembra de Mônaco?

https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/ocon-diz-que-mercedes-e-force-india-talvez-tenham-usado-ordens-de-equipe-para-beneficiar-hamilton-em-monaco

Por que Ocon não bradou de novo que é piloto Mercedes?

Acho Max mimado e arrogante mas em uma disputa de pista entre primeiro e décimo sexto, que saia do traçado o décimo sexto. Pré meditada a ação do francês, pessoal e corporativista.

ms
ms
Reply to  G.Hirata
5 anos atrás

verstappen pagou de novo o preço de ser excessivamente afoito……e parece que mesmo com o passar do tempo…. o cara não aprende a ter um pouco mais de paciência em situações como aquela que se envolveu com o ocon…..pra mim verstappen é caso perdido daqueles que não tem conserto não…..vai ser mais um daqueles pilotos que ” tem tudo pra chegar lá” mas não vai chegar……

Segafredo
Segafredo
5 anos atrás

Mais uma corrida que comprova a enorme mediocridade do pilotinho fake de bosta que atende pelo nome de Fettel, kkkkk!!!!

Verstapen novamente sem noção do ridículo e, Ricciardo soberbo, como sempre é, quando não apagam seu carro dos boxes!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Felipe
5 anos atrás

Lorota pra tentar livrar a cara do Schukrute!! Isso sim

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Morra de recalque:
VETTEL 4 TÍTULOS DE F1….SENNA 3 (e um deles jogando o carro no rival na primeira curva PROPOSITALMENTE).
Ainda não entendi porque o FG ainda libera seus “comentários” neste blog.
Você só caga ignorância e recalque pelos dedos.
É a viúva mais odiosa que “brotou” (para não usar um termo escatológico) neste planeta.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

kkkk….amigo Brabham, não tenho absolutamente nenhum tipo de recalque de nenhum piloto que a grande “potência” alemã já tenha produzido!! Simplesmente analiso os fatos como o são!! Nem os 4 títulos(vira-latas) de um e nem os 7 títulos arranjados para o outro me incomodam, pois sabemos bem quem é unanimidade quando o assunto é: Maior piloto de todos os tempos, kkkkkkkkkkkkkkkk………

Morra vc de rekalque!!(diferente pra ser mais divertido)……Quantidade nunca será qualidade!!

Zanetti
Zanetti
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

Eu nunca vi nada em relação ao amigo Segafredo, mas já vi o FG pedir duas vezes para você sumir daqui. Aliás, todos viram!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Ricciardo soberbo? Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Não me faça rir, Sennafredo! O Canguru Terceirizado é o sexto dos seis primeiros das três forças do campeonato!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Até antes da metade do campeonato estava 2X0(vitórias) pra ele contra o mimado…..foi só anunciar sua saída para Renault e então começar a retaliação!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Acorda, xará! É mais uma Teoria da Conspiração.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Sennafredo, o Chupez voltou para se “despedir” do Alonso (ver comentários mais abaixo).
Só está faltando o Allez (vulgo Vicellez) sair da Matrix para, também, se despedir do “Dick Júnior”.

Será a reunião dos dois torcedores mais fanáticos pelo espanhol derrotado. Vai ser lindo!

#DozeAnosSemTítulo!

Michael Esdren
Michael Esdren
5 anos atrás

Como eu já disse a mercedes transformou a Formula 1 na coisa mais nojenta e corrupta do mundo compraram um regulamento pra se beneficiar e usam jogo sujo ate com pilotos de equipes submissas como a force indiam, execravel esse ocon, será um merda de ajudante como o bottas, a Fórmula Um tá um lixo infelizmente, pura merda!!!!.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Michael Esdren
5 anos atrás

Parabéns! Agradeça à McLaren, à Williams, à Se Ferra-ri, à Benneton e à Rede Mula por isto. Eles que começaram a sujar o campeonato com tretas, com métodos fora do regulamento, com ceder o lugar de um piloto para outro, com o episódio de Singapura (sei lá se é com C ou com S), com o Mult 21, etc. O lixo vem de muito antes e eu estou, como torcedor da Mercedes, adorando a supremacia. Já tive que aturar a zoeira dos outros; agora, irei às forras!

Chora e aguenta!

Bruz
Bruz
5 anos atrás

Carapálida, achei extranho vc não mencionar que com essa manobra de no ceder espaço e quebrar a curva de maneira irrsponsavel, o laranja ja causou bastante prejuizo em carreiras de otros competidores, Sobretudo de Betto.
E nunca ninguem fica desse jeito com ele.
Hoje que provou da sua PROPRIA MEDICINA com perda real de uma boa carreira, vai reclamar o que??? E de fato ele é quem provoca a batida. Só a maFIA que não ve.
Eu fico aplaudindo de pé a ação de bOcon (seja deliverada ou não). Alguem tinha que colocar o STUPID BOY com as calcinhas pelos joelhos.