NA TELONA

N

baleRIO (verão é quando mesmo?) – Informa o Sandro Macedo que no ano que vem chega aos cinemas “Ford x Ferrari”, filme que conta a história da épica edição de 1966 das 24 Horas de Le Mans. A corrida era uma questão de honra para Henry Ford II, que queria bater a Ferrari em Sarthe depois de frustrada sua tentativa de compra da fábrica italiana.

Designado para ajudar a desenvolver o carro, Ken Miles, piloto inglês que ajudara a fazer do Shelby Cobra uma lenda, foi escalado para um dos oito Ford GT40 inscritos para Le Mans. Será vivido por Christian Bale no cinema (foto à direita).

É bom lembrar que em 1964 e 1965 a montadora de Detroit fracassou na prova, e por isso Carrol Shelby assumiu o projeto. A dupla de Miles num dos carros que competiam pela Shelby seria formada com Denny Hulme. O britânico, meses antes, havia vencido em Daytona e Sebring correndo em parceria com Lloyd Ruby. A chance de uma Tríplice Coroa era real para Miles.

A superioridade do GT40 em Le Mans foi tão grande que, por ordem de Henry Ford, os três primeiros teriam de receber a quadriculada juntos para mostrar ao mundo que era possível entubar a turma de Maranello e seus narizes italianos empinados. Foram horas de discussões nos boxes, lideradas pessoalmente pelo dono da companhia. Mas os organizadores da corrida avisaram: não há empate em Le Mans. Henry Ford não quis nem saber. Ordenou a Shelby que mandasse seus pilotos diminuírem o ritmo para chegarem juntos. Miles, ao assumir o último stint, ficou puto. Isso porque a dupla Bruce McLaren/Chris Amon, no outro carro da Shelby, tinha perdido tempo demais na prova por insistir em usar pneus Firestone — tinham de usá-los por contrato — que não funcionavam no piso molhado. Acabaram fechando a corrida com Goodyear.

Mesmo assim, Miles obedeceu. E, de fato, os dois carros da equipe Shelby receberam a bandeirada lado a lado, o #1 de Miles/Hulme e o #2 de McLaren/Amon — um pouco mais atrás, sem se meter na briga, chegou o #5 dos americanos Ronnie Bucknum e Dick Hutcherson, da equipe Holman & Moody.

Como haviam advertido os organizadores, não há empate em Le Mans. E por ter largado um pouco atrás no grid, o #2 de McLaren e Amon foi declarado vencedor. Afinal, percorreram oito metros a mais que o #1 de Miles/Hulme (o pequeno documentário abaixo relata a história). Miles quase morreu de desgosto.

Em agosto daquele ano, o britânico sofreria um acidente fatal em testes em Riverside, aos 47 anos. Sua morte se transformou em outra lenda, e até alguns anos atrás tinha gente que garantia que ele tinha sobrevivido e vivia num ônibus escolar abandonado em Wisconsin — lembram da história de que Colin Chapman não tinha morrido e morava em Mato Grosso? Isso porque a Ford teria dado a ele alguns milhões de dólares para “desaparecer” e não denunciar alguma eventual falha de projeto do protótipo que estava testando na Califórnia. Adoro esses mistérios.

Esse filme tem tudo para entrar na lista dos clássicos sobre corridas, como “Grand Prix”, “Le Mans” (com Steve McQueen) e o mais recente “Rush”. Esperamos ansiosos.

Sobre o Autor

Flavio Gomes

Flavio Gomes é jornalista, mas gosta mesmo é de dirigir (e pilotar) carros antigos.

14 Comentários

Por Flavio Gomes

Perfil


Flavio Gomes é jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.” Sua carreira começou em 1982 no extinto jornal esportivo “Popular da Tarde”. Passou pela “Folha de S.Paulo”, revistas “Placar”, "Quatro Rodas Clássicos" e “ESPN”, rádios Cultura, USP, Jovem Pan, Bandeirantes, Eldorado-ESPN e Estadão ESPN — as duas últimas entre 2007 e 2012, quando a emissora foi extinta. Foi colunista e repórter do “Lance!” de 1997 a 2010. Sua agência Warm Up fez a cobertura do Mundial de F-1 para mais de 120 jornais entre 1995 e 2011. De maio de 2005 a setembro de 2013 foi comentarista, apresentador e repórter da ESPN Brasil, apresentador e repórter da Rádio ESPN e da programação esportiva da rádio Capital AM de São Paulo. Em janeiro de 2014 passou a ser comentarista, repórter e apresentador dos canais Fox Sports no Brasil. Na internet, criou o site “Warm Up” em 1996, que passou a se chamar “Grande Prêmio” no final de 1999, quando iniciou parceria com o iG que terminou em 2012. Em março daquele ano, o site foi transferido para o portal MSN, da Microsoft, onde permaneceu até outubro de 2014. Na sequência, o "Grande Prêmio" passou a ser parceiro do UOL até maio de 2019, quando se uniu ao Terra por um ano para, depois, alçar voo solo. Em novembro de 2015, Gomes voltou ao rádio para apresentar o "Esporte de Primeira" na Transamérica, onde ficou até o início de março de 2016. Em 2005, publicou “O Boto do Reno” pela editora LetraDelta. No final do mesmo ano, colocou este blog no ar. Desde 1992, escreve o anuário "AutoMotor Esporte", editado pelo global Reginaldo Leme. Ganhou quatro vezes o Prêmio Aceesp nas categorias repórter e apresentador de rádio e melhor blog esportivo. Tem também um romance publicado, "Dois cigarros", pela Gulliver (2018), e o livro de crônicas "Gerd, der Trabi" (Gulliver, 2019). É torcedor da Portuguesa, daqueles de arquibancada, e quando fala de carros começa sempre por sua verdadeira paixão: os DKWs e Volkswagens de sua pequena coleção, além de outras coisinhas fabricadas no Leste Europeu. É com eles que roda pelas ruas de São Paulo e do Rio, para onde se mudou em junho de 2017. Nas pistas, pilotou de 2003 a 2008 o intrépido DKW #96, que tinha até fã-clube (o carro, não o piloto). Por fim, tem uma estranha obsessão por veículos soviéticos. “A Lada foi a melhor marca que já passou pelo Brasil”, garante. Por isso, trocou, nas pistas, o DKW por um Laika batizado pelos blogueiros de Meianov. O carrinho se aposentou temporariamente no início de 2015, dando o lugar a um moderníssimo Voyage 1989. Este, por sua vez, mudou de dono em 2019 para permitir a volta do Meianov à ativa no começo de 2020.
ASSINE O RSS

Categorias

Arquivos

TAGS MAIS USADAS

Facebook

DIÁRIO DO BLOG

novembro 2018
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930