MENU

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 - 18:24Bus Stop, DKW & cia.

BUS STOP

RIO (ficou grande) – Já imaginaram se essa coisa linda tivesse sobrevivido? Britto, da Vila Mariana, mandou a foto. Nem preciso dizer que o DKW ali me encheu os olhos. Provavelmente 1961, talvez 1962 primeira série — pelo para-choque e pelo emblema no capô; mas de pintura rara, por não ser saia-e-blusa como era comum nesses dois anos.

Alguém sabe a marca desse ônibus? Ah, quem estranhar o canal 3 para a Tupi (todos se lembram dela como canal 4 em São Paulo, onde foi tirada a foto) saiba que, até 1960, era no 3 que se sintonizava a emissora. Mas quando surgiu a Cultura, canal 2, começou a haver uma interferência na sintonia, daí a mudança para o canal 4. No Rio era 6.

A foto é de Noel Edmar Samways, como ele mesmo informa nos comentários. E ele diz que é de 1959, e que o sujeito na foto é ele mesmo — tirou com uma espécie de controle remoto. Estranho apenas o para-choque do DKW, porque os “poleiros” foram introduzidos em 1961. Mas talvez sejam hastes não originais, também tinha isso na época. E se o autor da foto diz que foi em 1959, quem somos nós para duvidar?

bustupi

23 comentários

  1. Rafael disse:

    Que bom que já foram colocados os créditos, como manda a legislação autoral.

  2. Noel Edmar Samways disse:

    A foto do caminhão de externa foi tirada por mim, em julho de 1959, preparando-se para uma transmissão de um concerto matinal (domingo) no Teatro Municipal. Não está em domínio público. Favor colocar os créditos, como manda a legislação autoral. A pessoa que está ao lado, sou eu mesmo, um “selfie” com tripé e disparador de tempo (“slide” Agfacolor 24×24, com cortes horizontais). Agradeço as providências.

  3. Fernando Carvalho disse:

    E no RJ a Tupi era canal 6…..
    Já o caminhão de externa da Ford também uma relíquia …

  4. Ricardo Bigliazzi disse:

    Outros tempos, em que a TV só entrava no ar depois do “meio dia”.

    Lembro de um fato interessante, Quando viajamos a primeira vez para o Rio de Janeiro a minha Mãe foi surpreendida ao constatar que a “novela das 8” estava alguns capítulos adiantados em relação ao que via em SP. Tempos que transmissão “via satélite – sistema EMBRATEL” era coisa de ficção cientifica.

  5. Eduardo Magnusson disse:

    pelas calotas e parachoque 1959

    • Noel Edmar Samways disse:

      Correto. Fui eu que tirei esta foto em 1959, em frente ao Teatro Municipal. Estão faltando os créditos, como manda a legislação autoral. Minhas iniciais estão no canto direito (NES, Noel Edmar Samways).

  6. Eduardo Magnusson disse:

    dkw ano 1959 pelas calotas e para choques

  7. Nelson Pasini disse:

    Posso assegurar que a foto é de 1962 e era domingo. O Ford de externa da TV TUPI Canal 3 levava o equipamento para transmissão ao vivo direto do Teatro Municipal de SP o programa “Concertos Matinais Mercedes Benz -” Uma boa estrela em qualquer estrada”

  8. Formiga disse:

    Oi Flávio

    Vc viu as canecas de Clássicos que a VW que está dando nas revisões?
    https://www.oficinadeclassicos.com.br/
    Abcs

  9. Eduardo Britto disse:

    O arco à esquerda indica ser o Teatro Municipal. Creio que o ano é 1959. Saudades das grande novelas da Tupi do começo dos anos 1970, quando brigava com a Globo pelo 1º lugar no gênero.

  10. Luciano disse:

    O que o César Tralli tá fazendo em pé do lado do ônibus???

  11. Paulo disse:

    Pela grade é um chassis Ford 1954 com uma carroceria especial para atender às necessidades da televisão.

  12. Felipe Olivani disse:

    Pelo formato da grade e emblema de 4 letras, deve ser um Ford caminhão/picape encarroçado.

  13. zora yonara disse:

    pois é….aquele rosto pintado na carroceria faz parte de minhas reminiscências infantis…….acredito que faz uns cinquenta anos (ou mais) a ultima vez que vi um rosto igual aquele….. lembranças que não se apagam com o tempo……

  14. Televino disse:

    Mas então a mudança foi em 1970, não? Pois a Cultura, que eu saiba, é de 1969…

  15. ags disse:

    Era made in Usa… International….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *