Não sei porque praticamente acabaram com os troleibus na cidade. Moro no Tucuruvi e tinha inveja desses novos troleibus, porque os nossos eram aqueles antigos azul e bege. Bons tempos! Se não me engano esse corredor da Paes de Barros foi o primeiro nesses moldes na cidade.
Czar
5 anos atrás
Estou enganado ou foi o primeiro bumba urbano com suspensão a ar?
Era um conforto formidável.
Até então eram apenas caminhões disfarçados. Mesmo os primeiros monoblocos com motor traseiro ainda eram bem duros.
Samuel
5 anos atrás
Parada inhomirim da avenida Paes de Barros! Esse trólebus circulou até o ano de 2003, após reforma em 1996!
Kadu
5 anos atrás
Av Paes de Barros x Visconde de Inhomerim, Mooca, São Paulo. Morava a três quadras daí. Pegava o Terminal Vila Prudente/Praça João Mendes quase todos os dias para ir pro Colégio São Judas.
O recuo do ponto, grades e prédios ao redor são os mesmos até hoje:
FG. Av. Paes de Barros – Mooca, no ponto logo após cruzar com a R. Visconde de Inhomerim , sentido centro.
Saudade desse bairro que tanto me serviu de quintal.
Paulo
5 anos atrás
O ronco desse Scania é uma sinfonia para qualquer ouvido..
Scania? Ta certo que os dois braços no teto eram chamados de suspensorios, mas não eram escapamentos.
O busão era eletrico mesmo.
RICARDO GARCIA
5 anos atrás
Av. Paes de Barros
Aparentemente é próximo a Rua Jumana.
Sentido Rua Javari
(Juventus melhor que a lusa)….
Valter
5 anos atrás
Esse trolebus pra trocar de rede bastava passar ligado com o pé no acelerador que trocava suave, ao contrário do Mafersa que tinha que acelerar fundo pra descarreagar energia nos sensores e frear bruscamente para que as alavancas nao escapassem da rede aérea.
Frederico Pereira
5 anos atrás
Avenida Paes de Barros altura do número 744. Os prédios residenciais ainda estão lá e com poucas modificações. Somente as árvores atrapalham a visualização dos prédios ao fundo: https://goo.gl/maps/wgFVCKWXFq92
Alguém sabe como funciona esse mecanismo? Explicando minha dúvida, numa linha férrea, para este tipo de situação existe um mecanismo que alterna uma linha se conectando a outra, guiando o trem para a rota escolhida. Acredito que o mesmo não aconteça nos cabos aéreos para trólebus. Fiz uma breve pesquisa na internet tentando achar a resposta, mas não encontrei nada!
Se a memória não me trair, vamos lá:
Nessa foto vemos a rede aérea com uma chave com acionamento para desvio a direita. Para acionar o condutor tem uma referência pintada num poste ou parede onde nesse ponto ele acelera e descarrega maior energia nas pontas das alavancas e assim dentro naquelas caixinhas um trilho gira e efetua a troca de rede.
Vemos também na imagem os isoladores n.o.b.o para os cruzamentos da rede aérea. Feitos em porcelana e o condutor não podia acelerar nesse ponto, pois desgastava os isoladores e quando esqueciam soltava uma faísca enorme.
Tem também a chave para mudança de rede chamada de Seletric que é acionada pela posição das alavancas. Os sensores ficam espaçados na rede aérea e o motorista vira o trolebus para direita ou esquerda assim as alavancas “entram” ao mesmo tempo para acionar a troca.
Nas pontas das alavancas tem os carvões para facilitar o deslizamento na rede aérea e devem ser trocados quando atingem o limite. Sem o carvão o trolebus circula em velocidade baixa, mas as alavancas escapam da rede com mais frequência. Sem o carvão apenas em situação de emergência.
O fio da direita é o positivo e a tensão usada acho que era em torno de 13.000 volts.
Na traseira dos veículos há 2 retentores sensiveis que recolhem as alavancas atraves daqueles cordas quando escapam para não quebrar a rede.
Tem mais informações técnicas que não o mais indicado para fornecer.
Postei o que consegui lembrar.
Ops…o fio da esquerda é o positivo e ao longo do percurso existem as estações para manter a energia. Na avenida Faria Lima acontecia que os trolebus antigos “puxavsm” mais energia e quando o moderno Mafersa se aproximava não tinha energia suficiente para operar. O motorista do Mafersa tinha manter distância dos antigos.
Que legal Valter, muito obrigado! Você sanou uma dúvida que eu tinha a pelo menos 30 anos!! :D
Vinicius
5 anos atrás
Av. Paes de Barros, Mooca. Hoje o trólebus 3160 com sufixo 10 faz a linha Term. Vila Prudente – Pça. Clóvis, e ainda desce um belo pedaço da Paes de Barros, entre Cap. Pacheco e Chaves e Leocádia Cintra.
Moro na região e o trólebus ainda é um jeito bastante prático de chegar ao Centro da cidade.
Rafael N
5 anos atrás
Flávio, como foram suas duas últimas semanas de trabalho (as mais recentes)?
Acredito que seja uma das paradas da Avenida Santo Amaro, na década de 80?
Wilson
5 anos atrás
Fácil! Avenida Paes de Barros, ligação entre Mooca e Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. Arrisco dizer que esse foi o primeiro corredor exclusivo de ônibus implantado na cidade.
Fábio José de Mello
5 anos atrás
Arrisco: 9 de Julho.
Caio
5 anos atrás
Avenida Paes de Barros, próximo a rua Guaimbé.
Rodrigo Vieira
5 anos atrás
Com certeza a Avenida Paes de Barros, na Mooca.
Essa linha existe até hoje.
Mauricio Maciel
5 anos atrás
Av. São Gabriel
Nilton Camargo
5 anos atrás
Avenida Paes de Barros, começa na Mooca e termina na Vila Prudente, não sei mais para que lado está essa foto, vi muitos desses rodando nesse trecho.
Israel Martins
5 anos atrás
Sem sombra de dúvidas Av. Paes de Barros, no bairro da Mooca fazendo a linha Praça Clóvis- Vila Prudente.
Rodolfo
5 anos atrás
Av. Santo Amaro
Ricardo
5 anos atrás
Com toda Certeza, Avenida Paes de Barros na Mooca
Trolebus Ciferal Scania BR-116, ronco maravilhoso de ouvir ao andar, muito imponente.
CMTC
Davi de Oliveira
5 anos atrás
acredito que seja avenida Paes de Barros, na Mooca.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Não sei porque praticamente acabaram com os troleibus na cidade. Moro no Tucuruvi e tinha inveja desses novos troleibus, porque os nossos eram aqueles antigos azul e bege. Bons tempos! Se não me engano esse corredor da Paes de Barros foi o primeiro nesses moldes na cidade.
Estou enganado ou foi o primeiro bumba urbano com suspensão a ar?
Era um conforto formidável.
Até então eram apenas caminhões disfarçados. Mesmo os primeiros monoblocos com motor traseiro ainda eram bem duros.
Parada inhomirim da avenida Paes de Barros! Esse trólebus circulou até o ano de 2003, após reforma em 1996!
Av Paes de Barros x Visconde de Inhomerim, Mooca, São Paulo. Morava a três quadras daí. Pegava o Terminal Vila Prudente/Praça João Mendes quase todos os dias para ir pro Colégio São Judas.
O recuo do ponto, grades e prédios ao redor são os mesmos até hoje:
https://www.google.com/maps/@-23.5616124,-46.5985341,3a,75y,156.88h,78.46t/data=!3m6!1e1!3m4!1sA2IMyX5xCX95E17vK-HfKQ!2e0!7i13312!8i6656
FG. Av. Paes de Barros – Mooca, no ponto logo após cruzar com a R. Visconde de Inhomerim , sentido centro.
Saudade desse bairro que tanto me serviu de quintal.
O ronco desse Scania é uma sinfonia para qualquer ouvido..
Ué… não é elétrico???
Scania? Ta certo que os dois braços no teto eram chamados de suspensorios, mas não eram escapamentos.
O busão era eletrico mesmo.
Av. Paes de Barros
Aparentemente é próximo a Rua Jumana.
Sentido Rua Javari
(Juventus melhor que a lusa)….
Esse trolebus pra trocar de rede bastava passar ligado com o pé no acelerador que trocava suave, ao contrário do Mafersa que tinha que acelerar fundo pra descarreagar energia nos sensores e frear bruscamente para que as alavancas nao escapassem da rede aérea.
Avenida Paes de Barros altura do número 744. Os prédios residenciais ainda estão lá e com poucas modificações. Somente as árvores atrapalham a visualização dos prédios ao fundo: https://goo.gl/maps/wgFVCKWXFq92
Quando criança sempre fui facinado pelos trólebus de Ribeirão Preto, cidade que visitava todo final de ano. Lendo seu post uma antiga curiosidade que tinha quando cirança me despertou: Como é que os conectores dos cabos passam por intersecções sem serem desconectados? Eis uma foto do que estou falando: http://www.respirasaopaulo.com.br/Marmon%20Herrington%20na%20pintura%20gelo%20em%20%20Abril%20de%201990%20-1.JPG
Alguém sabe como funciona esse mecanismo? Explicando minha dúvida, numa linha férrea, para este tipo de situação existe um mecanismo que alterna uma linha se conectando a outra, guiando o trem para a rota escolhida. Acredito que o mesmo não aconteça nos cabos aéreos para trólebus. Fiz uma breve pesquisa na internet tentando achar a resposta, mas não encontrei nada!
Se a memória não me trair, vamos lá:
Nessa foto vemos a rede aérea com uma chave com acionamento para desvio a direita. Para acionar o condutor tem uma referência pintada num poste ou parede onde nesse ponto ele acelera e descarrega maior energia nas pontas das alavancas e assim dentro naquelas caixinhas um trilho gira e efetua a troca de rede.
Vemos também na imagem os isoladores n.o.b.o para os cruzamentos da rede aérea. Feitos em porcelana e o condutor não podia acelerar nesse ponto, pois desgastava os isoladores e quando esqueciam soltava uma faísca enorme.
Tem também a chave para mudança de rede chamada de Seletric que é acionada pela posição das alavancas. Os sensores ficam espaçados na rede aérea e o motorista vira o trolebus para direita ou esquerda assim as alavancas “entram” ao mesmo tempo para acionar a troca.
Nas pontas das alavancas tem os carvões para facilitar o deslizamento na rede aérea e devem ser trocados quando atingem o limite. Sem o carvão o trolebus circula em velocidade baixa, mas as alavancas escapam da rede com mais frequência. Sem o carvão apenas em situação de emergência.
O fio da direita é o positivo e a tensão usada acho que era em torno de 13.000 volts.
Na traseira dos veículos há 2 retentores sensiveis que recolhem as alavancas atraves daqueles cordas quando escapam para não quebrar a rede.
Tem mais informações técnicas que não o mais indicado para fornecer.
Postei o que consegui lembrar.
Ah….esqueci: essa chave na foto é uma Seletric.
Ops…o fio da esquerda é o positivo e ao longo do percurso existem as estações para manter a energia. Na avenida Faria Lima acontecia que os trolebus antigos “puxavsm” mais energia e quando o moderno Mafersa se aproximava não tinha energia suficiente para operar. O motorista do Mafersa tinha manter distância dos antigos.
Que legal Valter, muito obrigado! Você sanou uma dúvida que eu tinha a pelo menos 30 anos!! :D
Av. Paes de Barros, Mooca. Hoje o trólebus 3160 com sufixo 10 faz a linha Term. Vila Prudente – Pça. Clóvis, e ainda desce um belo pedaço da Paes de Barros, entre Cap. Pacheco e Chaves e Leocádia Cintra.
Moro na região e o trólebus ainda é um jeito bastante prático de chegar ao Centro da cidade.
Flávio, como foram suas duas últimas semanas de trabalho (as mais recentes)?
As do DON ALONSO foram assim:
https://www.instagram.com/p/BwHkWwRHuc_/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Acredito que seja uma das paradas da Avenida Santo Amaro, na década de 80?
Fácil! Avenida Paes de Barros, ligação entre Mooca e Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. Arrisco dizer que esse foi o primeiro corredor exclusivo de ônibus implantado na cidade.
Arrisco: 9 de Julho.
Avenida Paes de Barros, próximo a rua Guaimbé.
Com certeza a Avenida Paes de Barros, na Mooca.
Essa linha existe até hoje.
Av. São Gabriel
Avenida Paes de Barros, começa na Mooca e termina na Vila Prudente, não sei mais para que lado está essa foto, vi muitos desses rodando nesse trecho.
Sem sombra de dúvidas Av. Paes de Barros, no bairro da Mooca fazendo a linha Praça Clóvis- Vila Prudente.
Av. Santo Amaro
Com toda Certeza, Avenida Paes de Barros na Mooca
Trolebus Ciferal Scania BR-116, ronco maravilhoso de ouvir ao andar, muito imponente.
CMTC
acredito que seja avenida Paes de Barros, na Mooca.
Parece a Paes de Barros, na Moóca…
Seria 9 de julho?