MONTE REAL (3): NÃO QUEREM JOGO

cand191
Vettel troca as placas: revoltado com a decisão

RIO (falem mal, mas…) – Vou abrir mão do prelúdio. O que querem aqui é minha opinião, não?

Então lá vai.

Roubaram o Vettel. Sacanearam, prejudicaram, lesaram, ferraram, danaram, escolha o que quiser. Não se pune um piloto por cometer um erro, corrigi-lo, voltar à pista e seguir na corrida. Vettel não mirou sua Ferrari na lateral da Mercedes de Hamilton e deu no meio. Não o atirou no muro. Não tocou rodas. Em uma fração de segundo, teve de consertar uma escapada pela grama, devolver seu carro ao asfalto e não bater em nada — havia um muro a centímetros de distância e outro carro muito perto, chegando.

Lewis freou. Evitou a batida. “Manobra evasiva”, alegaram os comissários da FIA. Ora, quantas manobras evasivas ocorrem por volta numa corrida de carros? O tempo todo alguém freia para não bater. Alguém muda a trajetória para se esquivar de alguém que apareceu do nada. Alguém sai pela grama para não dar roda com roda. Qual o problema de um piloto ser levado a uma “manobra evasiva”?

A punição foi injusta. Há quem veja apenas a fria letra dos regulamentos sem levar em consideração dezenas de outros fatores que resultam em determinada situação. Mario Andretti, o velho Mario, campeão mundial de 1978, escreveu no seu Twitter: “Acho que a função dos comissários é punir manobras flagrantemente perigosas, não erros comuns [ele usou a palavra ‘honest’ com esse sentido] que resultem de uma disputa intensa. O que aconteceu no GP do Canadá é inaceitável neste nível de nosso grande esporte”.

Com ele fizeram coro muitos outros pilotos, ex-pilotos, comentaristas, torcedores comuns. Nem vou citar todo mundo para não ficar cansativo. Alguns vieram a público também para defender a decisão dos comissários de Montreal. Mas o argumento dessa gente é quase sempre raso com traços de autoritarismo e arbitrariedade: “Regra é regra e deve ser cumprida”.

A esses, respondo com as palavras de Hamilton, beneficiário da punição a Vettel anunciada na volta 58 da prova do Canadá — o incidente acontecera dez voltas antes. “As regras são mal escritas”, disse o inglês, declarado vencedor da sétima etapa do Mundial. “Não é a maneira que mais gosto de ganhar uma corrida.” Apesar da crítica à tal da letra fria, Lewis avaliou que Vettel voltou à pista de maneira perigosa, mesmo. Mas — e aí é impressão minha — não defendeu os 5s acrescidos ao tempo final do rival com muita convicção. Ele é piloto. Tirou o pé para não bater em Vettel em sua “manobra evasiva” porque previu que ele faria aquilo. E se previu, é porque faria o mesmo.

cand193
Pódio sem sorrisos: GP do Canadá entrou para a história, no fim das contas

Vettel recebeu a bandeirada em primeiro. Ficou com o troféu de segundo lugar. “Este não é o esporte pelo qual me apaixonei”, falou, desolado, em uma das inúmeras entrevistas que deu depois de uma cerimônia de pódio que quase não teve sua presença. “Eu fui contra minha vontade.”

Sebastian mostrou sua revolta em vários momentos e de várias maneiras. Pelo rádio, sem meias-palavras: “Estão roubando nossa vitória. Eu não tinha para onde ir!”. Depois, nem levou seu carro ao Parque Fechado debaixo do pódio. Parou na entrada do pit-lane e empurrou a máquina para trás. Largou o carro lá e foi para os escritórios da Ferrari de capacete, ainda. A FIA mandou buscá-lo para receber o troféu. Voltou, passou por dentro dos boxes da Mercedes e quando viu as placas com as três primeiras posições diante de dois carros — o de Hamilton e o de Leclerc, terceiro colocado –, retirou o número 1 da frente da Mercedes e colocou o número 2 em seu lugar. A placa com o 1 ficou à frente do espaço que, segundo ele, deveria ser ocupado pela Ferrari #5. A imagem do ano. Toto Wolff, chefe da Mercedes, compreendeu a fúria. “Se fosse eu, teria jogado a placa em cima do carro”, disse.

Na salinha pré-pódio, pouca conversa. Hamilton perguntou onde ele tinha ido. “Onde você queria que eu fosse?”. Depois, se cumprimentaram. O inglês ainda o puxou para o degrau mais alto, mas Vettel só subiu por educação e voltou rapidinho para seu lugar. Quando vaiaram Hamilton, apressou-se em defender o adversário. “Não sei por que estão fazendo isso, não é ele quem toma as decisões”, falou.

Vettel explicou que a partir de determinado ponto da prova, que liderou desde a largada, estava tentando “sobreviver”. “Ele estava mais rápido e meu carro não estava fácil de guiar. Perdi tempo ao sair na grama e tive sorte de continuar. Não fiz nada de errado. Tive de economizar combustível também. Fizemos uma grande corrida. Estou orgulhoso do que fizemos. É muito estranho não estar aqui com o troféu de vencedor nas mãos.”

A Ferrari apelou da punição. Raramente a FIA volta atrás nessas coisas. Mattia Binotto, chefe do time, procurou usar um discurso conciliador. Disse que Vettel mereceu ganhar, que agora era preciso ficar calmo, e que o mais importante foi a Ferrari ter mostrado sua superioridade em Montreal. “Para nós, ele é o vencedor moral. Provamos que ainda podemos ser competitivos.” Os torcedores italianos esperavam mais. Um prato de espaguete a bolonhesa atirado na cabeça do diretor de prova, por exemplo.

Foi a quinta vitória de Lewis no ano, sétima em Montreal — igualando Schumacher — e 78ª na carreira. Numa corrida bonita, bem disputada, com sol e forte calor — 30 graus na moleira. Que teve Hamilton perseguindo Vettel muito de perto o tempo todo, estratégias parecidas de pneus e bons duelos lá atrás. As diferenças de tempo entre o alemão e o inglês nunca foram maiores do que 2s até o momento da punição. Leclerc, que terminou em terceiro, nem foi avisado da punição a Vettel. Se fosse, talvez conseguisse chegar a menos de 5s do companheiro para fisgar o segundo posto — o que levaria Seb à loucura de vez. Bottas, apagadíssimo, foi o quarto, com Verstappinho em quinto. O holandês largou de pneus duros e foi abrindo caminho até o pit stop mais do que tardio, na volta 49. Salvou alguns pontinhos interessantes depois do azar de ontem, ao não passar para o Q3. A Renault fez sua melhor prova no ano, com Ricardão em sexto e Hulk em sétimo. Gasly, Stroll e Kvyat fecharam os pontos.

cand194
O momento do incidente, na volta 48: Vettel tinha coisa diferente a fazer?

Aí em cima, o momento exato em que Vettel volta à pista levando Hamilton a uma “manobra evasiva”. Vocês culpam o alemão? Os carros não ficaram lado a lado. Lewis viu a chance, percebeu que Sebastian iria retomar o traçado e recolheu. Para mim, mais normal que isso, só dois disso. Em Mônaco, 2016, o inglês fez algo parecido com Ricciardo na saída do Túnel a caminho da Tabac. Coisas de corrida. De quem defende e de quem ataca. Enfim… Vocês devem ter sua opinião, também. Então mandem ver nos comentários!

Agora, gostei mesmo da decisão dos comissários anunciada nessa tuitada aí embaixo!

cand192 (2)
Decisão anunciada: sem sombra de dúvidas!
Subscribe
Notify of
guest
519 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
2 anos atrás

A temporada completa com este GP 1/3 das corridas. Falei aqui, que se nada mudasse atė o Canadá, eu iria tirar umas fėrias da F-1.
Mudou com o talento e a maestria de Vettel, mas os senhores do bem e do mal arranjaram a coisa de um modo que tudo voltou à mesmice.
Comentarei apenas este GP e voltarei quando achar que vale a pena assistir uma corrida e discuti-la.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
2 anos atrás

Amém…..vaja con Dios!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Quando eu terminar os comentários sobre o Canadá. me despedirei do você, Sennafedo e de teus nicks fantasmas, tais como: McLaren-12, Renato F1, Altamir Jr, Micromax…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Prezado Paulo Pinto

Com todo o respeito e a educação possíveis, pelo amor de Deus, ponha isto da sua cabeça: eu não sou o Segafredo!!! Será que você consegue ler isto e entender?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Esqueça, Renato!

A cabeça do Paulo já tem bastante coisa. Dentro e fora.
Ele não consegue entender nem memorizar mais nada.

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Não converso com cópias.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Prezado sr. Paulo Pinto, cópia deve ser o senhor, que não consegue aceitar que pessoas podem ter opinião diferente da sua e que repete, sempre, a mesma frase: copia e cola.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
2 anos atrás

Nossa, que notícia maravilhosa!

Se não me engano é a terceira alemanzete que está saindo.

Obrigado, Hamilton!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
2 anos atrás

Na sua despedida peça para o Flavio Gomes bloquear teu IP. Só para evitar uma recaída e você voltar com outro nick (mas com mesmo IP).

Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
2 anos atrás

Não será necessário, “viúva”. Se eu quiser voltar, tenho certeza que serei bem recebido pelo dono do blog.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
2 anos atrás

Pinto, Pinto! Já está dando para trás antes mesmo de sair?

Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
2 anos atrás

Quem dá pra trás são vocês, “viúvas”. O Hamilton é que sabe de vocês…

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Paulo Pinto
2 anos atrás

KKKK, não resistiu à “Shumacada” do Vettel.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Clayton Araujo
2 anos atrás

Vettel não faz Schumacadas!

Valmir lopes
Valmir lopes
2 anos atrás

Ele andou bem. Errou voltou a pista e defendeu a posição. Se puxasse pra esquerda poderia rodar. Hamilton faria a mesma coisa. Punição injusta.

Eduardo Vergopolem
Eduardo Vergopolem
2 anos atrás

Eu achei justa. Hamilton ia passar ele, parecia que tava com o dobro de velocidade, e o Vettel espalha pra cima dele depois de sair pra grama, com o Hamilton já do lado. Hamilton teve que praticamente parar o carro pra nao bater.

EDER CASAGRANDE
EDER CASAGRANDE
2 anos atrás

Eu achei que o Vettel “esparramou” de propósito sim, após cometer um erro quando estava sob intensa pressão.
Foi a maneira que ele, dentro do carro, encontrou para segurar a ponta e tentar consertar a falha do segundo anterior. Se está no regulamento, o Hamilton lá dentro do seu carro, não tem culpa do desenrolar do imbróglio.
O que precisa ser revisto, é esse monte de regras que complica o esporte, e mais: Todo e qualquer carro que tomou punição, deveria pagar no box, no momento exato que os comissários decidem a punição, e não acrescer do tempo final, após a linha de chegada. Isso sim é ridículo.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Tenho 50 anos, e depois de 37 temporadas acompanhando F-1, digo ADEUS…cansei de tanta PALHAÇADA nos últimos 10 anos. Na verdade, to cansado desse mundo cheio de MIMIMI que esta dominado quase tudo. Sobre F-1 ,vou ser DIRETO, sou de uma época que piloto JOGAVA CARRO EM CIMA DO OUTRO(anos: 80, 90, 2000). ESTOU COM SAUDADE DO MICHAEL SCHUMACHER(ele mesmo, esse MALVADÃO que a GLOBOSTA faz a CAVEIRA até hoje. Talvez o último piloto que JOGAVA DURO nas pistas). Pergunta para Hamilton: “JOGAR CARRO EM CIMA DO RIVAL PARA DEFENDER A POSIÇÃO NÃO FAZ PARTE DO JOGO?”. Ele já fez isso várias vezes, e também sofreu do mesmo mal…segue o jogo né Hamilton? Vai tomar no CU esse mundo cheio de MIMIMI…fui.

Boer
Boer
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Quer saber? Penso o mesmo.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

O mala do Hamilton fez manobra semelhante a essa do Vettel contra o Riccardo em Mônaco 2016 e não aconteceu nada com ele. O fato, é que a equipe que vem vencendo Campeonatos, é a que mais influencia nos bastidores da FIA. O pessoal apelida a Ferrari de FIArrari. Mas nos dias de hoje o apelido FIArcedes faz muito mais sentido. E sempre vai ser assim. É a equipe que vem vencendo Campeonatos/Que tem o melhor equipamento, a manda chuva da FIA. Pena que o Vettel deu mole e foi escapar quando o Hamilton estava próximo dele. O Alemão colaborou e muito pra essa palhaçada também.

Markonikov
Markonikov
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Se é por falta de tchau

Paulo Pinto
Reply to  Markonikov
2 anos atrás

Pô, Sennafredo, utilizando até nick russo?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Não vale voltar aqui após o próximo GP com nick diferente, hein?

Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
2 anos atrás

Não farei isso, Sennafredo. Não vou concorrer com você.

Paul D
Paul D
2 anos atrás

Além de Vettel espanar quando está sob pressão ele não joga limpo… Ele deixou e ajudou o carro ir. Ele assume o risco de um acidente, que não houve, mas visivelmente atrapalhou o Hamilton.
Depois fica de birra… Impossível de acreditar que esse sujeito tenha quatro, quatro títulos mundiais. Quanto mais eu penso nesses títulos, com mais raiva fico daquele limitadíssimo Webber.

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Nunca vi uma punição tão absurda como essa. Não tem nada a ver com Hamilton ou com a Mercedes, adoro e torço por Hamilton, acho que é muito mais piloto que Vettel, mas o campeonato não esta sendo disputado entre Vettel e Hamilton, tem a ver com o regulamento ridículo e o medo de sei lá do que que os comissários tem. Ridículo,

Vettel nem deveria ter voltado para o pódio, fez a pole, fez uma corrida sensacional, controlou a Ferrari depois da escapada, certamente causada pela pressão de Hamilton, era só o que o inglês poderia fazer, não passaria, nunca… Vettel teve a atitude certa ao “desaparecer” e depois trocar as placas, sensacional, imagem do ano, mas… arregou e foi ao pódio, não deveria, nem Hamilton deveria comemorar nada.

A FIA tem que ser peitada por pilotos como eles, juntos, tem que acabar essa palhaçada, nunca vi nada mais óbvio do que a impossibilidade de Vettel controlar seu carro quando voltou a pista a não ser fazendo o que fez, e Hamilton aliviou! E não reclamou! Claro, Vettel mal controlava a Ferrari na grama, enfim, mais absurdos da FIA…

A se notar que se novamente a Ferrari não prejudicasse Leclerc deliberadamente atrasando sua troca e o fazendo perder mais de dez segundos, provavelmente ganharia a prova com o monegasco. Leclerc voltaria à frente de Hamilton se parasse uma volta depois de Vettel, mas, é a Ferrari… Enfim, uma vergonha o final do GP, e ninguém destrocou as placas… Legal Vettel, não disfarçou, mostrou o absurdo, é assim que deve ser.

Segafredo
Segafredo
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como eu disse ontem……..o Schukrute iria espanar, Hamilton é phoda!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

A viuvinha não se aguenta! E aí, gozou?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Marmelada-44
2 anos atrás

chora não schukruzete……kkkk

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Marmelada-44
2 anos atrás

Eu acho que quem chorou foi você, na “apertada” do Mirtão…

Marcus
Marcus
2 anos atrás

Infelizmente a F1 está pasteurizada demais. Não pode mais nada, inclusive se defender no braço da maneira que achar melhor. Para quem quiser ver F1 de verdade, sugiro assistir o vídeo Arnoux X Villeneuve… imagine se fosse as regras de hoje. Corrida é corrida. Não morro de amores pelo Vettel (muito pelo contrário), mas é uma corrida. Se defendeu.

Márcio Montechese
Márcio Montechese
2 anos atrás

Punição injusta! Naquela situação o Vettel fez o possível pra não estampar o muro. Não acredito que tenha dado tempo de pensar em espalhar pra cima do Hamilton. Foi tudo muito rápido!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Márcio Montechese
2 anos atrás

Exatamente isso!

Sam
Sam
2 anos atrás

Mário Andretti sobre hoje:

I think the function of the stewards is to penalize flagrantly unsafe moves not honest mistakes as result of hard racing. What happened at #CanadaGp is not acceptable at this level of our great sport. @F1

valter
valter
2 anos atrás

Vettel errou.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  valter
2 anos atrás

Os comissários erraram.

Arthur
Arthur
2 anos atrás

Foi punido pelo erro. Como o Vettel mesmo disse, não tinha para onde ir.
Não importa se não houve intenção de prejudicar….o erro custou uma fechada quando o Hamilton iria passar. Falta é falta, mesmo sem intenção. Não foi nada roubado, apesar de não ser uma vitória bonita.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
2 anos atrás

Se fosse o Vettel , perseguido por Verstapen em Mônaco , êle teria errado,
o Hamilton aguentou a pressão , Vettel não aguentou a pressão de Hamilton
e errou mais uma vêz . Voltou a pista de maneira perigosa, punição justa.
Logo que voltou a pista deixou espalhar e pressionou Hamilton contra o muro ,
que teve que frear, para não bater.

Sergio
Sergio
2 anos atrás

Para mim justíssima a punição, se fosse mais piloto deixava o Hamilton passar e mostrava superioridade ultrapassando na pista e, caso Hamilton não cedesse naquele momento e batesse no Vettel, de quem seria a culpa? É claro que Vettel errou, caso não tivesse ninguém em seu encalço teria retornado para a pista mais calmamente, mas sabia que perderia a posição caso não voltasse rápido para a pista e fazendo isso quase causou um acidente, antigamente não errava sob pressão, mas agora está errando, e nada mais justo que ser punido quando erra, então não há o que reclamar, mais uma vez se tornou um mal perdedor.

Kaike
Kaike
2 anos atrás

“Ao Hamilton, tudo.
Contra Hamilton, os rigores da lei!”
Só lembrar de Mônaco/16 quando ele fez isso com Riccardo e não houve punição (Créditos a Sky Sports Itália)

Segafredo
Segafredo
Reply to  Kaike
2 anos atrás

Caso totalmente diferente e manobra totalmente legal dentro do regulamento.

Victor
Victor
Reply to  Kaike
2 anos atrás

Max e Kimi em Suzuka ano passado?

LEONARDO B KOERICH
LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

Punição terrível!! A corrida já tava meio morna, nas procissão. Mas quando teve a punição acabaram com a corrida de vez.

LEONARDO B KOERICH
LEONARDO B KOERICH
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

Aliás…

Tem tempo que fico achando que a F1 fica punindo demais… é muita punição! Daí cria esses chorões, como o Grosjean que reclama de todo mundo e passa a acreditar piamente que, não fosse a incompetência dos outros, já teria sido campeão dez vezes!!

Johelmyr
Johelmyr
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

No mesmo horário tinha a Nascar pra assistir… lá não tem punição.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

A Nascar foi adiada pela chuva, então seu comentário falhou.

A Nascar é maleável em relação a toque de corrida, mas pune pilotos que o fazem propositalmente com intuito de tirar outros da corrida. Seu comentário falhou de novo.

Se você não assiste à Nascar, fique caladinho!

Paulo Pinto
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

Não discutam com o Sennafredo, ele sabe tudo!

Segafredo
Segafredo
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

Não somos a mesma pessoa BoboPinto…….por favor deixa disso! Pela 1000sima vez aqui estão meus nicks do passado recente:

Micromax
Courtalds
TagHeuer…………….percebe que são todos antigos patrocinadores de Senna/Toleman/Lotus/Mclaren…?

Depois dessa espero parar de encher o saco dos colegas Renato F1 e Mclaren-12

Paulo Pinto
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

Não ofenda minha inteligência.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

Segafredo, ele não consegue formular nenhuma lógica desde que voltou do exílio de uma lua de Saturno.

Paulo Pinto
Reply to  LEONARDO B KOERICH
2 anos atrás

Sennafredo, a Sibila do blog.

Dirceu
Dirceu
2 anos atrás

A F1 é um circo montado para atender pessoas com idade mental de, no máximo, 10 anos. A punição de Vettel não foi justa nem injusta pois nessa bagaça o conceito de justiça simplesmente não existe. O que existe apenas é manipulação para atender um mercado de seguidores infantilizados e patrocinadores oportunistas. Esporte? Nem isso essa palhaçada é. Trata-se tão somente de tomar grana do que mais abunda neste mundo: otários.

Fernando
Fernando
Reply to  Dirceu
2 anos atrás

Otários: Categoria na qual você se inclui uma vez que esta a a comentar por aqui, onde falamos de… F1! É incrível como os parvos não percebem a simples lógica.

Dirceu
Dirceu
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Falar sobre não significa condescender, ora pois. O fato de eu estar “aqui”, também, não me transforma num parvo como ti, pois faço uso do canal apenas instrumentalmente. Em outras palavras, onde mais o lobo poderia encontrar os seus cordeiros. Otário.

S.
S.
2 anos atrás

Bastante exagerada a punição, não justificava, mesmo o Vettel tendo dado uma inclinadazinha para a direita assim que voltou à pista.

Mas nada justifica o comportamento RIDÍCULO no pós-corrida, invertendo as placas dos carros e parando o carro fora do lugar. Nem acreditei que estava vendo o Vettel fazendo isso. Pô, o cara sendo tetracampeão, com mais de 50 vitórias na carreira, se prestar a um PAPELÃO desses? Sem dúvidas um dos comportamentos mais INFANTIS da história da F1…

Joao Candido Niemeyer Soares
Joao Candido Niemeyer Soares
2 anos atrás

O que seria de Dijon? Renée Arnoux x Villeneuve.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Joao Candido Niemeyer Soares
2 anos atrás

Seriam fuzilados pelos comissários da corrida.

Elton Medeiros
Elton Medeiros
2 anos atrás

Depois de hoje não acredito mais em disputa por posição como antigamente!. Podem fazer o que quiser que as ultrapassagens vão ser burocráticas. Corrida é um esporte de risco, isso posto todos os pilotos estão cientes do que pode acontecer. Vetel voltou pra pista em não perder a primeira posição, pq está em uma disputa, numa corrida que ganha quem chega primeiro. Hamilton que também estava na corrida não tirou o pé em nenhum momento tentanto evitar a colisão, pq estava querendo ultrapassar. Jamais daqui pra frente veremos uma disputa igual a Vileneuve x Arnoux nos dias de hoje. Seria uma heresia nos tempod de hoje. A F1 está virando uma corrida de slot car, só falta fazer a fenda no asfalto!

Lucas Nogueira
Lucas Nogueira
2 anos atrás

Acertada a punição. A imagem on board mostra vettel virando o volante para a esquerda, para fechar Hamilton deliberadamente, a imagem de cima mostra que a manobra não foi para corrigir saída de traseira da Ferrari. Ele foi muito inseguro ao volatr a pista, dava perfeitamente para ele fazer um retorno à pista mais a esquerda. Mas não queria perder posição. O vettel cola as placas sob pressão.
Roubo foi o que fizeram com Hamilton em Spa 2008, 25 segundos de punição….um absurdo.

Lucas Nogueira
Lucas Nogueira
Reply to  Lucas Nogueira
2 anos atrás

Virando o volante para a DIREITA*

Paulo Pinto
Reply to  Lucas Nogueira
2 anos atrás

A imagem a bordo da Ferrari que eu vi, não mostra isso.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
2 anos atrás

É porque você estava vendo alguma corridas dos anos 2000 para se lembrar de alguma estatística inútil que se esqueceu…

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Lucas Nogueira
2 anos atrás

É nitida a manobra irregular do Vettel virando o volante pra direita impedindo o Hamilton de tentar ultrapassá-lo. Talvez se ele deixasse o espaço de um carro entre ele e o muro e o Hamilton exitasse em seguir em frente, talvez ele conseguisse permanecer na frente e não haveria punição. Talvez. Mas o que se esperar de um alemão que só perde nos ultimos anos? Isso não foi novidade opra ninguem. Vettel não aguenta perder. É chorão. Quero ver quando ele vai realizar um manobra dessas na frente do Verstapen. Aí vai ser muito divertido, porquê vai ser caco de Ferrari pra tudo que é lado. Porque Max é piloto raíz, não tira o pé direito fácil, não gosta de levar desaforo pra casa, aí o resto é história.

Paulo Pinto
Reply to  Clayton Araujo
2 anos atrás

A imagem a bordo da Ferrari não mostra isso.

vial
2 anos atrás

Totalmente justa a punição. Você não pode errar e querer voltar pra pista como se estivesse jogando rock and roll race… Ele preferiu voltar fechando o Lewis para não perder a posição. Mas o Hamilton estava seguindo o percurso normal. Então óbvio que ele não deveria precisar frear para não bater no Vettel.. Vettel espremeu e disse assim: ” Você que sabe se vier nós vamos bater”. Já pensou se todo piloto que saísse da pista tivesse essa mesma ideia de fechar a porta pro adversário? Entendo que o Flávio está doidinho para ver outros carros ganhando na f1. Mas assim não dá.

Fred
Fred
2 anos atrás

Por que Vettel ficou puto? Porque não ganhou a corrida em virtude da penalização que lhe foi dada… Não, não foi por isso. Ele ficou puto porque, mais uma vez, sob pressão, errou — tecnicamente falando, “peidou seco” —, e isso deve estar lhe doendo muito…

Rubens
Rubens
2 anos atrás

Um dos maiores roubos da F1. Totalmente desnecessário porque vai manchar um título que, na minha opinião, não deve sair das mãos da Mercedes. Uma grande sacanagem com Vettel, um constrangimento desnecessário para Hamilton.

Carlos
Carlos
2 anos atrás

É, mais um pouco, vão dizer para não correr, pois esse negócio é perigoso…
Lamentável, o politicamente correto chegou a F1!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Seria a melhor coisa a fazer, já que não querem competição.

Luis felipe
Luis felipe
2 anos atrás

Vettel errou feio..

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Luis felipe
2 anos atrás

Os comissários erraram mais feio ainda.

Horacio Volante
Horacio Volante
2 anos atrás

Prezado Flavio, venho agradecer a você por anos de ótimo trabalho no jornalismo, cobrindo automobilismo e… me despedir como leitor. A FIA passou do meu limite: vi Suzuka 1989, vi Adelaide 1994, vi Singapura 2008. Agora vi Montreal 2019 e chega. A decepção é grande demais. Gosto do Vettel fora das pistas mas nunca fui exatamente seu torcedor. Jamais fui Ferrarista. Não se trata disso. É que devia se tratar de esporte e não é. Depois de 39 anos, a Fórmula 1 pra mim acabou e, com ela, por tabela, o interesse pelo automobilismo. Eles conseguiram, pouco a pouco, campeonato a campeonato, acabar com minha vontade de acompanhar e aproveitar as disputas. Estou satisfeito com o que vi de Piquet, de Senna, de outros grandes pilotos, inclusive de Vettel e Hamilton. Pena que não vou ver Leclerc e Verstappen amadurecerem, porque não vou mais aturar a FIA e seu novo ladrão Briattore, chamado Toto Wolf. Agradeço a você pelos excelentes textos mas vou fazer todo o possível para, a partir de agora, evitar toda e qualquer informação sobre Fórmula 1. A vida é curta, e a Fómula 1 não vale mais 1 minuto meu. Adeus.

Johelmyr
Johelmyr
Reply to  Horacio Volante
2 anos atrás

Eu, às vezes, assisto a Nascar… e, às vezes, penso “- vou correr nessa merda… se eu chegar ao final sem bater ganho a prova, ou no mínimo chego em terceiro!” Então pra quem reclama das regras da F1, a Fox transmite a Nascar! E mais uma coisas, nas vezes que assisto a Nascar é para ver as batidas e não a corrida! Ao contrário é a F1

Andre Oliveira
Andre Oliveira
2 anos atrás

Vettel jogou o carro no Hamilton!

Alex Gomes
Alex Gomes
Reply to  Andre Oliveira
2 anos atrás

Vettel parecia aqueles assholes que pra sair de sua vaga no estacionamento para a rua toda. Ele continua errando sob pressão, e se ele não podia frear, já que sabia que Lewis estava do seu lado, pq Lewis freou? Devia ter dado uma onça em T nele. Talvez alguns entendessem.

Paulo Pinto
Reply to  Andre Oliveira
2 anos atrás

E não conseguiu acertar o inglês? O alemão é ruim de mira!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Andre Oliveira
2 anos atrás

Vettel não jogou o carro em ninguém! Vá ao oftalmologista.

Victor
Victor
2 anos atrás

Não vi toda esta comoção em Suzuka no ano passado.

Júnior
Júnior
2 anos atrás

Vettel sendo Vettel, sofre pressão erra!
Queria ver se tivesse brita ali !!!

rafael
rafael
Reply to  Júnior
2 anos atrás

Se tivesse brita ele tinha ficado atolado.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Júnior
2 anos atrás

Isso é papo de viúva.

Namir
Namir
2 anos atrás

Um grande erro a punição ao Vettel . Equivocada e injusta . Perde o esporte , a competição e o campeonato . Lamentável !!! Os caras cagaram a corrida e o campeonato de uma só tacada . Depois dessa a fórmula 1 deve encerrar o ano e esperar o ano que vem para tentar ver se alguém consegue montar um carro para concorrer com a Mercedes . Triste

Segafredo
Segafredo
Reply to  Namir
2 anos atrás

kkk….piram as schukruzetes chilikentas!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Adoro tuas respostinhas, Sennafredo…

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Não adianta a indireta, Pinto. A viuvinha já está comprometida com o Mirtão.

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Verdade, mas será que ele está aguentando a parada?

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Segafredo
2 anos atrás

Pelo jeitinho de responder, sim!

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Vettel chorão como sempre . O malandro voltou para a pista espalhando para cima de Hamilton sob desculpa de perda de aderência.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Escape com teu carro em alta velocidade cortando um gramado e tente frear.
Depois venha aqui e conte pra gente.

Michel biagi
Michel biagi
2 anos atrás

F1 lixo, desliguei a tv assim que saiu a punição. E olha que não gosto da Ferrari. Pensei que as coisas iriam melhorar, mas nada mudou. Sorte que ainda existe moto gp.

Júnior
Júnior
2 anos atrás

Vetel sendo Vetel, sofre pressão erra!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Júnior
2 anos atrás

Vai repetir isso quantas vezes, viúva?

Jefferson Fernando
Jefferson Fernando
2 anos atrás

Foi injusto?! Num primeiro momento sim. Mas e se, sim eu sei que é condicional. O Vettel tivesse causado acidente com o Hamilton na volta à pista, e ele ficasse de fora da corrida, Vettel seria punido, não seria?! Mas de qualquer forma ganhar dessa maneira não é a mais esportiva. E convenhamos mesmo que Vettel ganhasse a corrida o campeonato parece que já acabou, Hamilton deve ser o hexacampeão.

Ze Ruela
Ze Ruela
2 anos atrás

Fffffettell errou. Esse eh o fato. Em qualquer circuito que não fosse de rua teria perdido a posição ali. Não hora. Na pista. E. ninguém estaria falando em ‘roubo’, ‘sacanagem’ e afins. As manchetes seriam que ele, sob pressão, costumeiramente erra. Não
concordo com a punição, mas o chororô eh muito exagerado. Ele sabe que se o muro fosse mais perto teria conseguido usar menos pista.

TYRRELL
TYRRELL
2 anos atrás

Achei a punição justa, mas o Vettel não merecia, o problema é que apareceu a filmagem. Fico imaginando nos anos 50/60 sem tantas câmeras como temos hoje em dia.

Paulo Pinto
Reply to  TYRRELL
2 anos atrás

O mais apareceu foi o chororô do Hamilton.

Ze Ruela
Ze Ruela
2 anos atrás

Fffffettell errou. Esse eh o fato. Em qualquer circuito que não fosse de rua teria perdido a posição ali. Não hora. Na pista. E. ninguém estaria falando em ‘roubo’, ‘sacanagem’ e afins. As manchetes seriam que ele, sob pressão, costumeiramente erra.
concordo com a punição, mas o chororô eh muito exagerado. Ele sabe que se o muro fosse mais perto teria conseguido usar menos pista.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Também achei injusta a punição. A imagem do Vettel trocando as placas é sensacional. Outra coisa: não sei o regulamento, mas parece que o Vettel parou o carro na área reservada para os três primeiros e depois empurrou o carro para trás. Será que foi para evitar punição à equipe (ou para ele próprio)? Estacionou no lugar certo e depois empurrou…

Otavio
Otavio
2 anos atrás

F1 atual, prioriza a disputa entre poderosos, engenheiros e advogados.
Esporte que promove a disputa de pilotos, fica para quarto plano!
É a minha opinião!

Breno Guhtz
Breno Guhtz
2 anos atrás

Sou torcedor do Hamilton. Mas neste jogo o VAR foi ladrão.

Zé Clemente
Zé Clemente
2 anos atrás

Teve jogo sim, fora da pista né.
Voce já passou por isso alguma vez – escapa numa curva, se mata pra não sair ou bater, e consegue retornar mas ainda é difícil controlar. E para sorte de todos tira uma fina de alguém mas não bate.
Ai eu pergunto. O que tem mais peso, o erro no começo da curva ou o controle para não bater em nada? Imagina isso dentro de um F1 com 1000 burros nas costas.
As corridas não são demonstrações de habilidades onde às vezes acontecem erros?
Se ninguém puder errar não há corrida.

Pablo Rangel
Pablo Rangel
2 anos atrás

O esporte cada vez mais de lado! Uma pena!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Pablo Rangel
2 anos atrás

As corridas já seguem chatas, as disputas são raras e quando há, a Fia estraga o pouco que restou.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Bola da Vez
2 anos atrás

A FIA mira tanto a segurança e não conseguiu enxergar o trator que matou Jules.

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Vitória justíssima de Halmilton! Vettel claramente fechou o inglês, deixando o carro espalhar… Vettel lembrou até o Schumacher com aquela manobra….

FILIPE PIMENTA
FILIPE PIMENTA
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Não viaja. Vettel errou e espalhou na curva. Não tinha para onde ir. Ele fez o único traçado possível.

Cagaram o campeonato. Que entreguem logo a taça para o Hamilton.

Fernando
Fernando
Reply to  FILIPE PIMENTA
2 anos atrás

Pois, concordo, foi a punição mais absurda que eu já vi na F1, mas… Qual campeonato o Vettel esta disputando com Hamilton mesmo? Hamilton e a Mercedes não tem culpa se os comissários são debilóides e as regras são estúpidas.

Wolfpack
Wolfpack
2 anos atrás

Hoje foi meu último Gp de F1, chega, paciência tem limites. Dei chances desde a morte de Senna, mas hoje a F1 morreu. Não que eu ache o Vettel diferente do hamilton, ambos para mim, versões do Neymar ao volante. Vettel é tão chorão quanto o nego Hamilton, mas acho que a F1 ficou muito chata. Hamilton é hoje o retrato disso, absoluto, em uma F1 monomarca modorrenta com um Bottas broxa, um Le Clerc sempre sacaneado pela equipe para não oferecer briga e combate ao Tião Chorão, mas hoje aquele projeto de piloto, mediocre Pirro, pra viu essa anta guiar no passado, sabe que era uma M… de piloto. Coloco a F1 hoje na mesma caixinha que coloquei a Seleção Brasileira de Futebol. Vou ver putras coisas, motoGP, NBA, Hockey, qualquer outra coisa, porque isso ai virou teatro, BBB, alguma dessas M… Onde quem manda é o diretor do espetáculo. hamilton, vc nunca se equipará a nenhum grande piloto da história, vc está ao lado do Schumacher entre aqueles que foram vaiados um dia ao final de uma corrida. Vc sabe que reclamou e chorou após o incidente. Vc é falso e utiliza sua cor pra se proteger.

Lupahp
Lupahp
Reply to  Wolfpack
2 anos atrás

Sem entrar no mérito da punição ser certa ou errada, o m… de piloto venceu Le Mans 5 vezes

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Lupahp
2 anos atrás

O estupido, Le Mans se vence com carro e mais três pilotos. Aprenda. Até a sua vovó vence ale Mans se tiver ao lado bons pilotos e um carro confiável.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Lupahp
2 anos atrás

Você não ia embora?

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Wolfpack
2 anos atrás

Numa resposta só…discurso de ôdio..racismo…pedantismo…dá o que pensar…
Quanto a corrida…sou torcedor do Hamilton…mas hoje….foi injusto. Talvez até se não houvesse punição…ele conseguisse passar. Acho que isso mexeu com os dois…mas que foi injusto..foi.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Wolfpack
2 anos atrás

Ótima notícia!
Agora é esperar para você cumprir sua palavra!

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  McLaren-12
2 anos atrás

Vou ver a final da NBa hoje ao lado da sua namorada.

Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
2 anos atrás

Não vai conseguir, Wolfpack! O fortão da rua já roubou a namorada do Sennafredo faz tempo.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
2 anos atrás

Isso mesmo!

Era um alemão que, anos mais tarde, o Pintou o roubou dela e o acolheu no seu edredom.

Fernando
Fernando
Reply to  Wolfpack
2 anos atrás

Eu já acho que você não gosta de alguém desta cor, nego (nigga?), vencendo uma pacoteira de GPs. Que coisa não, mesmo raciocínio e conclusões diferentes.

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Nada contra nenhuma raça, mas neguinho se apoiar na cor pra forçar uma barra é o fim. O cara sem personalidade e imoral, fez que nada tinha dito ao ver o Vettel no final da corrida. Cretino, falso, que pensa ser grande mas é refém de uma máquina. Coloque essa coisa pra pilotar uma Renault, Toro Rosso, pra ver suas reais capacidades. Fraco.

Paulo Pinto
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Hamilton é tão bom sem uma excelente máquina, que ficou 5 anos seguidos sem figurar entre os três primeiros (2009 até 2013).

Beno Fidalski
Beno Fidalski
Reply to  Wolfpack
2 anos atrás

Algum afro descendente feriu tua intimidade?

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Beno Fidalski
2 anos atrás

Nego Hamilton não sabe vencer, simples assim. Ou ele é albino?! Estou errado?

Luciano
Luciano
2 anos atrás

Há chance de essa punição ser revista?

José San Pedro
Reply to  Luciano
2 anos atrás

a Ferrari apelou, mas não deve ter volta.

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Mais do que clara a preferência da FIA por seu patrocinador (Mercedes). Depois dessa, dá vontade de parar de assistir. Foi a decisão mais absurda da história da F1 (e não foi a primeira favorecendo Hamilton).

Luiz F B Gomes
Luiz F B Gomes
2 anos atrás

Apesar de eu torcer para a Ferrari continuar na fila o ano inteiro e indefinidamente, pos suas posições antidesportivas do passado recente e não tão recente também, a punição foi muito injusta. Foi um lance normal de corrida. E foi erro do Vettel, de novo…

Padua
Padua
2 anos atrás

absolutamente injusto, de fato.