PESTINHAS (3): NÓ TÁTICO

hund191

RIO (nas nuvens) – “Quando você está em segundo, pode apostar um pouco mais alto e fazer um segundo pit stop. No pior cenário, você fica em segundo. No melhor, passa e ganha.” Foi assim que Max Verstappen, conformado e realista, analisou o que aconteceu no ótimo GP da Hungria encerrado agora há pouco. Foi a quarta corrida seguida que encheu os olhos de quem gosta de F-1. Depois daquela prova chatíssima da França, parece que os deuses do automobilismo acordaram.

Em Budapeste, a beleza ficou por conta da tensão criada pelos estrategistas de Mercedes e Red Bull. Além, claro, da pilotagem excepcional de Verstappinho e Lewis Hamilton, que acabou vencendo mais uma — a oitava na temporada, 81ª na carreira. Desta vez, os prateados aplicaram um xeque-mate nos rubro-taurinos. E o nome do domingo acabou sendo James Vowles.

Quem?

Engenheiro nascido em Felbridge, Inglaterra, 40 anos, Vowles responde pelas estratégias de corrida da Mercedes. Apesar da juventude, não é um novato neste mundo veloz. Estava na Brawn em 2009, campeã com Button — equipe que sucedeu a Honda e, no final daquele mesmo ano, foi comprada pela Mercedes. Carrega muitos títulos no currículo, um deles com Rosberg, em 2016.

[bannergoogle]

Foi dele a decisão de chamar Hamilton para os boxes na 49ª das 70 voltas do GP da Hungria, quando o inglês perseguia o líder Verstappen de muito perto, com diferenças que mal passavam de 1s, mas com dificuldades para ultrapassar. Dez voltas antes, Lewis fizera uma tentativa que deixou o autódromo sem respirar, e Max se de defendeu com frieza e talento.

Naquela altura, ambos já haviam feito suas paradas. Verstappen, na volta 26, colocando pneus duros. Hamilton, na 36ª — optando pelos mesmos compostos. Teoricamente, os dois iriam até o fim com apenas um pit stop. Mas Vowles fez as contas depois da tentativa frustrada de ultrapassagem na volta 39 e concluiu que se o líder do Mundial colocasse um novo jogo de pneus (médios, no caso) teria um carro muito veloz na parte final da corrida. E que quando chegasse novamente no holandês as condições de ultrapassagem seriam mais favoráveis.

A parada inesperada também anulava uma possível mudança de estratégia da Red Bull, que só conseguiria responder à altura se Max fizesse um segundo pit stop imediatamente, ainda correndo o risco de perder a posição. O time austríaco perdeu o “timing” e optou por manter seu piloto na pista. E passou a rezar para que a corrida acabasse logo.

Só que reza braba não resolve muita coisa na F-1. O que se viu nas voltas seguintes foi uma exibição de gala de Hamilton, que passou a andar em ritmo de classificação para descontar a diferença de 20s que Verstappen abriu depois do pit stop do britânico. Ele precisaria descontar pelo menos 1s por volta para chegar no rival. E, depois, ainda teria de fazer a ultrapassagem.

Lewis socou o pé. Na volta 55, a diferença caíra para 15s. Na 60ª, 12s. Na 64, já estava no retrovisor de Max, a 5s. Na 66ª, a vantagem do holandês era de menos de 1s, o que já permitia a Hamilton abrir a asa móvel para dar o bote. Na 67ª, a três do final, o piloto da Mercedes passou. Max, com os pneus em más condições, nem resistiu, dessa vez. Já em segundo, foi para os boxes colocar pneus macios para, pelo menos, fazer a melhor volta da prova — o que lhe daria um ponto extra. Ele tinha folga suficiente para o terceiro colocado para fazer o pit stop sem perder a posição.

[bannergoogle]

“Eu queria muito ganhar esta corrida, principalmente depois do que aconteceu na Alemanha”, falou Hamilton, ainda debilitado por uma forte gripe. “Cheguei a duvidar que daria certo. Estou muito grato à equipe por ter assumido o risco e acreditar que eu era capaz.”

E como foi. A prova se desenhara para Verstappen desde a largada, com o rubro-taurino saltando à frente e deixando os dois pilotos da Mercedes brigando atrás pela segunda colocação. Lewis se saiu melhor no duelo das primeiras curvas com Bottas — que ainda perdeu um pedaço da asa dianteira num toque com Leclerc e acabou saindo da disputa ao fazer uma parada precoce para trocar o bico.

O finlandês, diga-se, voltou a ter seu futuro na Mercedes ameaçado. Fez mais uma corrida ruim e terminou apenas em oitavo. Era a cara do desânimo ao final do GP húngaro. A possibilidade de ser demitido no final do ano é cada vez maior, se não reagir.

Ainda tem algum crédito, porém, nas palavras do chefe Toto Wolff. “Precisamos analisar todos os dados, entender o que saiu errado, pesar os prós e os contras de tudo que ele tem feito até aqui na equipe. Temos de ponderar o que é melhor: arriscar com algum piloto jovem, ou ter alguém como ele, que também traz coisas muito positivas para o time. Não acho justo reduzir essa discussão a um simples ‘ele fica ou vai embora'”, disse o dirigente.

hund192

Voltando à corrida, Verstappen se manteve razoavelmente seguro na frente até a parada, mesmo tendo trocado seus pneus seis voltas antes que Hamilton. Teve de se virar para segurar o inglês na tentativa da volta 39, mas depois reassumiu o controle da situação até a sacada da Mercedes de parar Lewis pela segunda vez. Dali até o fim, conviveu com a perspectiva iminente de ver o adversário no cangote de novo, sem muita chance de se defender.

EBI14frXsAgZVaTA prova teve outra atuação digna de nota, de Vettel, que só fez seu pit stop na volta 40 e colocou pneus macios, para ganhar a posição do companheiro Leclerc a duas voltas do final e levar o terceiro troféu do dia. Aliás, que troféus! A Hungria sempre faz as mais lindas taças da temporada.

Sebastian e a Ferrari, porém, não tinham muito a comemorar. O alemão recebeu a quadriculada mais de um minuto depois do vencedor — os três do pódio e Charlinho, quarto colocado, foram os únicos que terminaram a corrida na mesma volta. Sainz Jr. chegou em quinto, seguido por Gasly (ô menino apagado…), Raikkonen, Bottas, Norris e Albon na zona de pontos.

Foi a sétima vitória de Hamilton na Hungria. Ele igualou Michael Schumacher curiosamente no dia em que Mick, filho do alemão, venceu pela primeira vez na F-2 na mesma pista. Lewis subiu para 250 pontos na classificação. Bottas tem 188 e Max, 181. Há quem acredite que Verstappinho está na briga pelo título. É otimismo demais. São 69 pontos de diferença, e ainda que Red Bull e Honda tenham crescido assustadoramente nas últimas provas, é óbvio que a Mercedes segue tendo o melhor pacote e não é preciso ser adivinho para afirmar que Hamilton conquistará seu sexto título mundial.

Isso, no entanto, não empana o brilho da temporada. Sempre digo que campeonato bom é feito de boas corridas, ainda que o resultado final seja previsível. E não dá para reclamar do que a F-1 ofereceu ao distinto público nas últimas quatro provas.

Agora, férias. Para eles. Nós seguimos aqui, firmes e fortes. Na resistência à barbárie cotidiana.

[bannergoogle]

Subscribe
Notify of
guest

147 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mônica
Mônica
4 anos atrás

O meu gatão fez bonito e novamente pontuou com a limitada Alfa. Ele sempre gostou no número 7 e parece que isso está se refletindo nas colocações. Sua tocada fina o faz ir além!

#IceKiss

Assombração
Assombração
4 anos atrás

Isso não é um Nó Tático. É uma Chave de Perna indefensável.

Cleverson
Cleverson
4 anos atrás

Inesquecíveis… as vitórias de Nelsão em 1986 e 1987.

Amaral
Amaral
4 anos atrás

Não.
Só depois do oitavo título.
Aí pode chamar ele do que ele quiser.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Aí galerinha, qual vitória da Hungria vocês preferem:
Michael Schumacher 1998.
Lewis Hamilton 2019.
Quem for manifestar a preferência, é só responder esse comentário colocando o nome do piloto.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Lewis Hamilton – Mercedes – 2019. Se o Michael Schumacher estivesse pilotando a McLaren Mercedes de 1998, daria empate na minha preferência.

rafaelle
4 anos atrás

Que bacana a corrida, mais louco na minha opinião, é que se Lewis e Max não tivessem feito o 2º pit stop seriam os dois unícos na mesma volta. Ferrari 1 minuto depois é de parar para pensar.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  rafaelle
4 anos atrás

Prezado, Max só parou uma vez.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  rafaelle
4 anos atrás

Favor desconsiderar meu comentário anterior. Fui ao banheiro após a ultrapassagem de LH sobre MV, por isso não vi o segundo pit stop.

Assombração
Assombração
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Da próxima vez faça no penico. Assim não vai passar vergonha no blog.

Assombração
Assombração
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Peço desculpas. Às vezes eu extrapolo.

fredy
fredy
4 anos atrás

Corrida muito boa. Mas faltou a ferrari na briga. Depois da desempenho de ontem tenho minhas dúvidas se ganham alguma esse ano. Já imaginou a ferrari ficar um ano na seca? Será um desastre. Muito interessante a discussão na entrevista coletiva dos três primeiros após a prova. Batata do Gasly já assou. Nem os colegas demonstram qualquer respeito pelo cara. Mas a chance do Alonso voltar a guiar um carro com motor Honda é próxima de zero.

Cruz
Cruz
4 anos atrás

Gomes, quem você acha que a Mercedes deveria apostar, e desenvolver, a partir de 2020 e para quando o Hamilton aposentar: Russell ou Ocon ??

Na minha opinião, o britânico é infinitamente superior. Mostra muito mais maturidade. O Ocon não conseguiu nem superar o Perez.

Gabriel Rezende
4 anos atrás

Incrível como o Vettel perdeu todo seu prestígio da época de RedBull. Na Bélgica fará 1 ano sem vitórias, repito, 1 ano sem vitórias! É um absurdo para um piloto com 4 títulos na bagagem. E nas últimas 20 corridas, ele foi bem em, no máximo, 5.

A Ferrari deveria apostar em outro piloto, como o Ricciardo, para o lugar do alemão, pq este piloto nada mais entregará. É triste

Zé Maria
Zé Maria
4 anos atrás

Fugindo um pouco do post, ok!
Sou do tempo em que o cara sentava no carro, afivelavam o cinto, ele baixava a viseira e depois ia discutir sozinho a freada do final da reta com o adversário, todos utilizando um único tipo de pneu e ponto final.
Hoje é pneu chiclete, pneu peroba, asa móvel, undercut, engenheiro dando palpite a toda hora, piloto perguntando o que fazer a toda hora, reclamando de adversário também a toda hora, o cara não faz mais nada sozinho, é um mero cumpridor de ordens.
Dito isso, tenho para mim que os títulos de Clark, Hill, Brabham, Hulme, Stewart, Rindt, Fittipaldi, Lauda, Hunt e companhia bela, sempre valerão muito mais que as trocentas conquistas do LH.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
4 anos atrás

Os três melhores da categoria no pódio. Justo.

MARCOS
4 anos atrás

Interessante. Flavio Gomes faz uma tese da corrida para no final chegar
ao mesmo resultado de sempre desta f1 ridícula e patética. Ah que
saudades do tempo que havia disputa entre Sena , lauda , Prost e Piquet.

Mauricio
Mauricio
4 anos atrás

Dois comentários:
1. Pelos blefes de box que a Mercedes fez ao longo da corrida, acho que esta parada extra já estava na manga.
2. Além de sua imensa habilidade, Max demonstrou inteligência e visão estratégica ao perceber imediatamente após a última parada de Hamilton que a corrida estava perdida.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
4 anos atrás

Karacas e eu que apostava muitas fichas no Gasly. Não tem desculpas, o Francês é de mediano pra ruim. Larga mal e não consegue ultrapassar, mesmo tendo um carro nitidamente superior. A Red Bull deveria deixar Albon e Kvyat fazerem umas 2 corridas cada um no time master pra ver como se sairiam, ou cobrir a oferta da Renault e trazer o Ricciardo de volta. Se bem que pelo andar da carruagem, ano que vem é capaz de termos piloto alemão de volta aos energéticos.
A Mercedes, foi Mercedes novamente, Frios e calculistas, poucas equipes pensariam e trazer o cara pra um pit naquela altura. É confiar muito no próprio taco, tanto no piloto quanto no equipamento. Aí deu show.
A Ferrari jogou 2019 no lixo quando cedeu a pressão do Biruto pra demitir Arrivabene, um cara que estava colocando as coisas em ordem. Voltou a ser a casa da mãe Joana dos tempos do Domenicali. Todos os times do grid mostrando alguma evolução e a Ferrari andando para trás. Quando mês passado ele tentou dizer que as mazelas eram porque era um time novo (????) eu quase esperei ele acabar a frase com um “talquei”
Semana passada realizei o sonho de visitar o Museu Ferrari em Maranello e Modena. Só o café já valeu a visita. (Nada mal pra um trabalhador de construção). Biruto não está a altura da história do time.

Antonio
Antonio
4 anos atrás

O Leclerc também terminou na mesma volta dos líderes, mas mais de um minuto atrás.

Nick B.
Nick B.
4 anos atrás

Oi, Fla.
Tudo na santa?
Gostei da corrida.
Foi um bom passatempo enquanto fazia uma senhora limpeza de pele.
Desobstruí bem os póros, sabe?!
Hamilton e Max fizeram um duelo interessante, lembrando Gomes e Ceregatti em 2006, salvo engano, pelo troféu Quelônio Esverdeado.
Aliás, falando em taça, quero esse troféu da Hungria na minha cristaleira. Vou falar com o Rémilton se ele me cede. Já tem sete mesmo.
Lewis, por sinal, era o único com algum charme no pódio. MV e Féttel são zero em sex appeal.
Saudades do Fer e do Kimi lá.

Kiss petitico pra you.

Nick B
(Ouvindo Captain Beyond, Myopic Void).

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Nick B.
4 anos atrás

Captain Beyond? Putz, não posso deixar de elogiar. Da turma defenestrada da DP MKI gosto muito também da Warhorse, do Nick Simper, conhece?

Nick B
Nick B
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Oi, Edu.
Tudo certinho?
Confesso que não acompanhei muito a turma que se pirulitou da MK I do Deep Purple.
Eu gosto mais da MK II.
Já li alguma coisa do som do Warhorse, mas nunca ouvi, o que vou fazer agora com a sua dica.
Tempos atrás ouvi um som do Nick Simper na Nasty Habits. Manda bem.
Valeu!

Nick B.
(ao som de DP MK II, Highway Star).

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Fala, Nick, beleza? Valeu pela dica também, vou procurar ouvir a Nasty Habits. Pelo que li, toca muito cover da DP MKI. E, FG, você fará muito bem em aproveitar os “ao som de” do Nick. Ele manda muito bem. E fique à vontade para apresentar a Warhorse também.

Nick B.
Nick B.
Reply to  Edu Zeiro
4 anos atrás

Valeu, Edu, meu bom.

E, Fla, como dizia o irmãozinho do Marcos: “taca-lhe pau”.

Nick B.

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
4 anos atrás

Quando o Lewis passar o Shummy a grafia do nome vai mudar para LeWINS HAMILTON??????

Renato F1
Renato F1
4 anos atrás

Foi uma resposta da Mercedes, mas não muito boa! Com a vitória e o oitavo lugar, a Mercedes somou 25+4=29 pontos. Já a Red Mula, com o segundo e sexto lugares e a volta mais rápida, somou 18+8+1=27 pontos. E a Se Ferra-ri, com o terceiro e quarto lugares, somou 15+12=27 pontos. Ou seja, foram só dois pontos a mais que as outras duas principais equipes. Tem de trabalhar mais. Começam as férias do verão europeu, oportunidade para poder dar mais potência ao motor Mercedes-Benz. Virão, na sequência, duas pistas velozes: Spa Francorchamps, na Bélgica, e Monza, na Itália. A dobradinha e a volta mais rápida são fundamentais para encaminhar a taça de campeã de construtores pela sexta vez seguida.

Garagista
Garagista
Reply to  Renato F1
4 anos atrás

Falou o baba-ovo da Mercedes.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Garagista
4 anos atrás

Eu??? Baba-ovo??? Aonde??? Estou apenas expressando a torcida por vitórias da Mercedes. Assim como qualquer torcedor de futebol exprime a vontade de que o time para o qual ele torce ganhe todas as partidas.

Além do mais, eu não posso torcer para nenhuma equipe? Assim como no futebol, há torcedores do Santos, do Palmeiras, do Flamengo (os três primeiros do campeonato brasileiro), duvido que não tenha, aqui, torcedores da Mercedes, da Se Ferra-ri e da Red Mula (as três primeiras colocadas). E, assim como no futebol, as zoeiras (saudáveis) são sempre bem-vindas. Se não houver, ficará tudo muito robotizado e perde parte da graça.

Por fim, como só tem uma equipe garagista competindo atualmente, acredito, eu, por esta lógica e pelo seu apelido, que você deve torcer pela Williams.

Renan Raul Pereira da Silva
Renan Raul Pereira da Silva
4 anos atrás

Essas taças são obras de arte! Quase me deu um troço quando o Hamilton jogou ela pra cima!

Paulo F.
Paulo F.
4 anos atrás

Como falei a semana passada: de volta à normalidade.
Lewis não fez pole e melhor volta (poderia até consegui-las), mas a corrida foi dele e da MB. Tem três dedos no caneco!
Segue la pelota

Pablo Munoz
Pablo Munoz
4 anos atrás

Considerando os resultados a Ferrari é, digamos assim, dirigida por um Eurico Miranda.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Pablo Munoz
4 anos atrás

Esta mais para time da 3ª divisão do que pro Vasco!

Alan Bezerra
Alan Bezerra
4 anos atrás

Quanto a última frase: esses tempos de tormenta serão superados. Não faz mais de 130 anos que era permitido comprar e vender pessoas em nosso país – nunca foi fácil viver nessas terras.

Talvez demore, mas tempos melhores certamente estão por vir.

Leandro Batista
Leandro Batista
4 anos atrás

Vale citar que a enorme distância entre os dois primeiros e as Ferraris possibilitou essa estratégia da Mercedes. Não seria possível se Leclerc e Vettel estivessem pelo menos 15 segundos atrás. Hamilton perderia tempo até ultrapassar os dois e não chegaria em Max. Aliás, esse carro da Ferrari é pra lá de meia boca.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Leandro Batista
4 anos atrás

Muito bem lembrado, Leandro.

Rodrigo Aires
Rodrigo Aires
4 anos atrás

Sempre gratificante ver o tão próximo hexacampeão mundial fazer uma corrida dessas. Como já foi dito, lógico que o carro é muito bom, porém se o piloto não ajuda, iria ficar em uns 15 segundos a diferença. Até porque o próprio Hamilton tem alguns momentos de desistência e acaba não conseguindo uma reação. Mas hoje não, hoje tava com vontade e conseguiu. E gratificante também quando o engenheiro disse que não importava se os pneus não fossem aguentar, que ele podia forçar ao máximo o carro, isso é muito bom, deixa os caras correrem até o limite.
A Red Bull também liberou o Verstappen para forçar o carro, e deu certo, pois conseguiu todo aquele grande período de lideranlça, desse excelente futuro campeão.

Devemos agradeçer o inútil do Bottas, pois aqueles preciosos segundos que o Hamilton perdeu para ultrapassar ele, deram a vantagem para o Max. Creio que se o Hamilton tivesse largado em segundo, teria pego a liderança mais cedo e aí não teria tido a disputa pela vitória do jeito que foi. De resto, em uma equipe que não gosta nem de perder cara ou coroa, o finlândes não vai sobreviver. Esse ano, era obrigação o 2º lugar e pelo jeito ele vai perder a posição. Vai acabar repetindo o Webber, que com aquele foguete na mão, também não conseguiu ser vice-campeão.

Muito feliz por essa 1ª parte do campeonato da Mclaren, espero realmente que seja o início de algo muito bom ali na frente e que possa voltar a ver um piloto no pódio.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Rodrigo Aires
4 anos atrás

O inútil é vice-líder do mundial, e terminará nessa posição.
Max não tem carro pra brigar pelo vice.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Rodrigo Aires
4 anos atrás

Essa corrida do Lewis foi bem parecida com a corrida do Schumi no mesmo circuito em 1998. E o engenheiro da Mercedes deu um de Ross Brawn.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Ja vi estas estrategias de uma parada a mais e ganho de velocidade. Nao funciona sempre. O Carro da Mercedes eh tao equilibrado, que se Max tivesse parado pra segunda troca e Hamilton nao, o mercedao sumiria na frente e nao seria mais alcancado.
Red Bull ja ultrapassou Ferrari e eh segunda forca.
Torco pro max na Mercedes.

Murilo
Murilo
Reply to  Fernando
4 anos atrás

Hamilton girou na casa de 19.500 após a ulti.a troca. Max quando colocou o macio virou 17 baixo.

Michel
Michel
4 anos atrás

A Honda é o 2º melhor motor do grid e, se evoluir ano que vem o que evoluiu nesse ano fica no páreo com Mercedez pra disputar o campeonato!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Michel
4 anos atrás

Vamos ver em Monza.
O melhor chassi faz diferença

Samuel
Samuel
4 anos atrás

Como vc já bem disse FG (e várias vezes), esse campeonato já é do Hamilton.
Mas esse Domingo (04/08), especialmente, mostrou o porquê dele merecer ser o campeão: derrotou um adversário direto (é inegável que Verstappen estava guiando o melhor q podia com a Red Bull, tanto q terminou a mais de 40s do 3° colocado, apesar de uma parada extra no final), muito mais – ao meu ver – pela capacidade de manter uma alta concentração para virar voltas e mais voltas no nível de uma classificação do que o fruto da sacada estratégica da Mercedes.
Não é qualquer piloto que entrega essa performance em um carro de ponta. Basta comparar com o caso apático de Bottas, q sofreu uma pane mental misteriosa nesse campeonato e esqueceu a rota das boas corridas.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Samuel
4 anos atrás

O ritmo de corrida foi nível Schumacher. Eu fiquei de boca aberta com ele tirando mais de 10 segundos em apenas 3 voltas. Foi uma vitória bem parecida com a do Schumi no mesmo circuito em 1998. E com uma ultrapassagem nível Piquet sendo a cereja do bolo.

Ron
Ron
4 anos atrás

Contrariando a expectativa, a corrida foi muito boa.
O grupo tático da Mercedes deu um show hoje junto com a pilotagem do Hamilton.
O Verstappen parece que deixou de ser o “jovem talentoso esquentado” e tem se mostrado muito focado ultimamente.
O Vettel, que aguentou um ano de má sorte entre os GPs da Alemanha, parece que pode se recuperar (se a Ferrari ajudá-lo mais frente aos outros e não apenas em relação ao Leclerc).
McLaren e Toro Rosso estão numa crescente. Renault, Racing Point e Haas só não são uma desgraça completa porque esse papel atualmente pertence à Williams.
Estão com a corda no pescoço: Bottas, Gasly, Grosjean, Magnussen, Giovinazzi e Kubica.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Ron
4 anos atrás

De todos que estão na corda bamba, Bottas é o único que terá uma vaga na F1 ano que vem, e o que mais chance tem de renovar o contrato.
Gasly pode ate ir pra Toro Rosso o menino precisa de mais uma chance.
O outros devem sair mesmo, Kubica de cabeça erguida.

Manfred
Manfred
4 anos atrás

Eu vi algumas pessoas falando que foi erro da Red Bull e que ela deveria ter parado logo depois, mas eu não vejo assim.
Se eles tivessem feito isso, Verstappen voltaria atrás da Mercedes (que estava com o carro mais rápido) em uma pista difícil de ultrapassar.

E é por isso que você precisa de um 2º piloto. Se a Red Bull tivesse um piloto decente no terceiro lugar que pudesse pelo menos se manter a 20 segundos de Lewis durante a corrida, Hamilton não estaria em condições de fazer essa parada.
Em vez disso, Gasly com o 2º melhor carro foi derrotado não apenas pela 3ª equipe por uma grande margem, mas também pela 4ª. Além de mais uma vez tomar uma volta.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Manfred
4 anos atrás

Concordo muito com você. Se o Gasly tivesse feito o mínimo do que seria esperado pra quem tá pilotando essa red Bull, a estratégia da Mercedes não seria possível.

Kd
Kd
4 anos atrás

Estava pensando: se a red bull tivesse o raikkonen de segundo piloto no lugar do gasly, já estaria bem na frente da Ferrari no mundial de construtores.

Costa
Costa
Reply to  Kd
4 anos atrás

Vamos renovar! Tem muito garoto melhor que o finlandês mal humorado…

Rafael Bilibio
4 anos atrás

Gomes,
na minha opinião, a troca do Bottas pelo Ocon na Mercedes é certo. Mas creio que nada foi anunciado ainda pois o Wolff tá tentando achar um lugar para realocar o Bottas. E eles ainda precisam de um lugar descente pro Russell.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Rafael Bilibio
4 anos atrás

Fácil. Assume logo a Willians (dá dó de ver!) ou a Racing Point (esses caras não se mantém por muito tempo) e cria uma Toro Rosso germanica.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Rafael Bilibio
4 anos atrás

Pois eu acho que ele está é entre o Ocon e o Russel. Não tem o porque de precisar “realocar” o Bottinas. O contrato do Bottas é de 1 ano.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Rafael Bilibio
4 anos atrás

“Bosttas” já deu!!

CRSJ
4 anos atrás

Hamilton e a Mercedes não podem ser subestimados, o Verstappen pra ter tido uma chance maior de vitória teria que ter entrado na volta seguinte apos a parada não prevista do Hamilton, com isso o Hamilton acelerou tudo e mais um pouco e chegou lá sem a mínima cerimônia, só falta mesmo o carimbo do Hexa!
Tudo indica que o Bottas deve cair fora da Mercedes esse ano, agora pra ele vale muito mais sua sobrevivência na Mercedes do que uma luta pelo Título com o Hamilton.
O Vettel adiou um pouco o seu Pit Stop surrupiando o terceiro lugar do Leclerc no final, um prêmio de consolo pra ele pela Ferrari ainda estar longe do ideal, parece que o Binotto vai ter que jogar cartas com a Ferrari no final do ano pra ver se continua em 2020.

Murillo
Murillo
Reply to  CRSJ
4 anos atrás

A Jogada de Mestre da Mercedes está justamente aí. a Red Bull não tinha escolha.
Como a diferença entre Verstappen e Hamilton era mínima, ele não poderia ter entrado uma volta depois do Hamilton (pq esse viria mais rápido na sua volta de retorno do box), ou seja se Max parasse 1 volta depois voltaria atrás de Hamilton.
Foi um xeque-mate.

CRSJ
Reply to  Murillo
4 anos atrás

Já que o Horner disse, então tá certo!

Horner disse que não teria sido a melhor opção, fazer o pit stop para Verstappen, antes de Hamilton apostar nos médios, ou logo depois.

“Nós tínhamos posição de pista, mas acho que a Mercedes tinha um carro mais rápido na corrida hoje, e isso foi muito impressionante”, disse à Sky Sports.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
4 anos atrás

Resumindo a corrida , após a ultrapassagem de HAMILTON sobre VERSTAPEN.
fiquei de pé na frente da tv , batendo palmas , para o tetra campeão , como se eu
estivesse na Hungria. Vinte voltas de classificação , não é todo dia que vemos, ainda
mais contra um pilotaço que nem o numero um da Red bull. Corridaça….

Carlos
Carlos
Reply to  Celio Ferreira dos Santos
4 anos atrás

Mérito para o inglês (pentacampeão). Mas tenho lá minhas dúvidas que foram 20 voltas de classificação. A Mercedes estava bem melhor nessa corrida. Após a primeira parada, Hamilton tirou 6s de Verstappen em 4 voltas, mais ou menos. Fizeram as contas na Mercedes e perceberam que poderiam tirar o prejuízo de uma parada extra e ainda chegar com pneu mais eficiente. Claro, confiando na tocada do seu piloto.
O problema que tenho para analisar essa corrida é o companheiro de Lewis. Ou Bottas estava horroroso (ruim, é certeza) ou realmente o britânico estava em dia de outro mundo.

Pablo Munoz
Pablo Munoz
Reply to  Celio Ferreira dos Santos
4 anos atrás

Hexa vc quis dizer?

Joel
Joel
Reply to  Celio Ferreira dos Santos
4 anos atrás

Celio, longe de mim fazer fofoca mas o Hamilton é penta. Quase hexa.

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
Reply to  Joel
4 anos atrás

Falha nossa Joel …o cara é penta…quase hexa

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

O Bottas começou bem a temporada e não se sabe porquê, desandou! Será que o Totozinho mandou ele recolher as garras?

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Bola da Vez
4 anos atrás

Esse é o Bottas normal, não aquele do começo da temporada…

Ele não tem culhão para peitar Hamilton, como Rosberg teve!!!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  André Fonseca
4 anos atrás

O Bottas é normalmente forte.
O Hamilton que é anormal.

Super sincero.
Super sincero.
4 anos atrás

VERSTAPPEN é o piloto do momento, nova geração, mostrou que tem mais braço que o Hamilton. este só venceu na estratégia, por que no braço, mesmo com melhor carro não deu. Interessante que já se fala muito em Verstappen na Mercedes ano que vem, já teve jantar com Toto Wolf. E o Vettel já deixou claro onde vai correr ano que vem, namorando a Red Bull. Provavelmente está de saco cheio dos macarrônicos, que já desenvolvem o carro para o LECLERC. A dúvida é, se Verstappen sai da Red Bull, eles ficariam sem piloto, pois Kvyat e Gasly seriam os meninos da casa. Por isso eles precisam do Vettel, ou trazer de volta Ricciardo.

Pursuit
Pursuit
Reply to  Super sincero.
4 anos atrás

Doente.

Engole o choro.
#44

Carlos
Carlos
Reply to  Super sincero.
4 anos atrás

É mais provável colocarem Ocon ou Russel no lugar de Valtteri Bottas em 2020. Mas seria excelente ter Hamilton e Verstappen com o mesmo equipamento. E a Ferrari, com Vettel e Leclerc, no mesmo nível da equipe alemã.

Flavio padilha
Flavio padilha
Reply to  Super sincero.
4 anos atrás

Super errado! O Hamiltontem 5 títulos mundiais, uma vitária a cada 2,5 corridas , 81 Gps vencidos e você me vem com essa de braço ? Sabe nada de F1 e de pilotagem, Max é mais um Andrea de Cesaris…Hamilton deve ganhar todas até o final do ano…abs

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Flavio padilha
4 anos atrás

Meu Deus do céu, Flavio!
Quer dizer então que o Max não passa de um novo de Cesaris. . .
#falasééériomermão!!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Super sincero.
4 anos atrás

Super Sincero, tenho certeza de que o LH tem poder de veto na equipe, para barrar a qualquer custo uma possível chegada do MV.

Bruno
Bruno
4 anos atrás

Você sempre depreciou Massa em detrimento de Bottas na época da Williams. Falava que ele era melhor piloto, que a Williams deveria colocá-lo como primeiro piloto em detrimento de Massa e ai está. Não fez nada digno desde que chegou a Mercedes, sempre com a pecha de segundo piloto. Nunca disputou com Hamilton mesmo tendo o mesmo equipamento. Massa, na Ferrari, quase foi campeão em 2008 e disputou ainda o campeonato de 2007 até o final, mas quando não tinha mais chance, ajudou Raikonnen a ser campeão. Bottas nunca aproveitou a chance que tem, nunca foi rival para Hamilton, o piloto que vc tantas e tantas vezes exaltou. Nada demais

RAFAEL NUNES
RAFAEL NUNES
Reply to  Bruno
4 anos atrás

Pois então…. Se o Massa não fez frente a esse mesmo Borras que você acha fraco…

RAFAEL NUNES
RAFAEL NUNES
Reply to  RAFAEL NUNES
4 anos atrás

Maldito corretor…. Borras é Bottas. Não quis sacanear o nome do piloto.

J Fernando
J Fernando
Reply to  RAFAEL NUNES
4 anos atrás

O corretor apenas ajudou a entender que o Bottas… é um borra botas…

Murillo
Murillo
Reply to  Bruno
4 anos atrás

Bruno, os resultados falam por si só, Bottas foi melhor que Massa quando ambos correram pela Williams.
E como a Williams não tinha carro para brigar pelo campeonato ela não priorizava piloto algum.
Massa foi um bom piloto(nota 8.0), Bottas é um (piloto nota 8.5).

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Bruno
4 anos atrás

Tava pensado isso dai ntalqkei. Massa não foi campeão (multi) porque esse tal flaviu depreciou ele. Tem que ver isso daí e dar umas taças pro nosso valoroso piloto brasileiro talkei

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Bruno
4 anos atrás

Muito bem Bruno, diga lá no meio de 19 pilotos da F1, quem peita Hamilton????
Verstappen somente.
Agora é muito fácil diminuir um piloto em um momento péssimo que esta vivendo. Foi a melhor opção da Mercedes quando Rosberg saiu, e você gostando ou não é o atual vice-líder do campeonato.
Cuidado que dor de cotovelo fica pertinho do stress/depressão.

Giovanni
Giovanni
4 anos atrás

Essa sim foi uma corrida de verdade! Sol, tempo seco, pista estreita, cheia de curvas e pouco DRS, e mesmo assim um super pega entre Hamilton e Verstappen! Eles terminaram 1 minuto a frente das Ferraris!

Um ponto que observei na transmissão foi mais uma tentativa de “americanização do espetáculo”. Enquanto o Hamilton caçava o Verstappen até a primeira tentativa de ultrapassagem, a TV mostrava briga pelo 12o lugar entre o Bottas, Ricciardo e sei lá mais quem, e só cortaram quando o Hamilton ficou a menos de 1s (ele tirou 6s). Os caras precisam acordar pois nem tudo que vem dos EUA é melhor.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Giovanni
4 anos atrás

Foi porque Bottas com a asa danificada voltou para ultimo lugar da prova e como televisão se atenta a ultrapassagens, o finlandês foi o piloto que mais fez isso.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Hamilton foi gênio nessa corrida. Melhor corrida do ano que se torna uma melhores corridas da carreira do Inglês. Perseguindo Verstappen, andou em um ritmo de corrida nível Schumacher e na hora de ultrapassar o garoto, fez uma ultrapassagem nível Piquet. Verstappen fez mais uma grande corrida, tem um carro bom, mas que ainda deve pra Mercedes. E Vettel mais uma vez bem na fita. O Segafredo com certeza vibrou com a ultrapassagem do Hamilton no Max, mas deve ter bufado de raiva com a ultrapassagem da volta seguinte. kkkkkkkkkkk

Giovanni
Giovanni
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Pra complementar: o estrategista da Mercedes (que é o mesmo que ajudou o Button a vencer a primeira dele na F1 em 2006 coincidentemente também na Hungria) é fora de série.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Giovanni
4 anos atrás

Assim como Ross Brawn era um estrategista fora de série. E Schumacher na pista também era um fora de série. Pois não adianta nada um estrategista ser fora de série mas na pista ter um piloto braço de jacaré. Se um estrategista tem sucesso no seu plano, o mérito não é exclusivamente do estrategista, mas também do piloto na pista graças a muito braço e talento.

Assombração
Assombração
Reply to  Giovanni
4 anos atrás

Perfeita análise, Comentarista!

Micromax
Micromax
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Não bufei porque simplesmente havia uma explicação para a ultrapassagem. Qualquer um, que não uma Schukruzete, também poderia ver que se tratava dos pneus, “apenas isso”, então natural que chegasse à frente do monegasco. Quanto ao Hamilton, fez o que sabe fazer melhor, dar Show na pista. Previsível mesmo foi a declaração do bostinha holandês após o termino da corrida: “ISSO MOSTRA O QUANTO A MERCEDES ESTÁ A FRENTE DO RESTO”…………………kkkkkk, engraçado que no sábado, após fazer a pole, as prateadas não pareciam ter vantagem não é mesmo?? Típico mau perdedor recalcado por ter sido superado amplamente e deixando a RBR com cara de bunda!

Boa noite

Garagista
Garagista
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Micromax = Segafredo = Amaral

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Ô FG, desbloqueia o Segafredo. kkkkkkkkkkkk

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Esse garagista esqueceu de citar o MacLaren-12.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Micromax
4 anos atrás

“Não. Você é burro, cara! Que loucura. Como você é burro!”

Eu e o Segafredo somos pessoas diferentes. Isso já foi dito umas 600 vezes por aqui. Do Pinto, que era um lunático, até dá para entender essa tara em dizer que somos a mesma pessoa, mas você parece uma pessoa esclarecida.

Mas não é difícil perceber quem é esse Garagista! Vamos ver quanto tempo dura o disfarce.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Micromax
4 anos atrás

O Pinto é que falou muitas vezes que você e o Segafredo são a mesma pessoa.

Assombração
Assombração
Reply to  Micromax
4 anos atrás

E você acreditou no Pinto?

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Nível de Piquet? Com DRS? Jamais. DRS não possibilita sequer defesa do piloto que vai à frente.

Saima
Saima
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Hamilton guiou soberbamente ontem, mas dizer que a ultrapassagem dele foi tipo a do Piquet já é demais.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Aos dois amigos acima: Realmente com DRS não é a mesma coisa, mas pra mim a ultrapassagem lembrou a do Piquet no Senna pelo movimento dos carros.

Ed
Ed
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Ah tá… nada a ver.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Muito bom!!! Mais uma ótima corrida. O que o pessoal da “estratégia” da Mercedes fez hoje foi muito especial!

Pena que a RedBull se achou apenas agora. Se tudo estivesse assim desde a primeira corrida teríamos um Campeonato mais espetacular ainda.

Nunes
Nunes
4 anos atrás

As quatro últimas corridas foram ótimas, que acabe logo as férias desses caras e venha Bélgica!!!

Garagista
Garagista
4 anos atrás

A Ferrari, apesar de ainda figurar em segundo na tabela dos Construtores, já pode se considerar a terceira força do Mundial deste ano.
Vettel, que há dois anos vinha mordendo o vice, terá trabalho para ficar entre os três primeiros.

Adolfo
Adolfo
4 anos atrás

Mais uma exibição de gala de Hamilton e Verstappen, que colocaram um minuto de vantagem no terceiro Vettel, com uma parada a menos. Bottas cumprindo aviso prévio e Ocon coçando a mão para dirigir a Mercedes ano que vem. Mais uma excelente corrida de Sainz, que está chegando no Gasly (outro em aviso prévio).

Giovanni
Giovanni
Reply to  Adolfo
4 anos atrás

Perfeita colocação!

Amaral
Amaral
Reply to  Adolfo
4 anos atrás

E eis que Sainz pode ser uma opção para o véio caolho das latinhas taurínicas… Já que é cria da turma das latinhas, e pulou fora antes que seu processo de fritura se completasse. Mais experiente, não é espetacular, mas é impressionante como ele consegue ser discreto e eficiente ao mesmo tempo.

Valmir lopes
Valmir lopes
4 anos atrás

Corridaça, pouco me importa quem vai ser o campeão. Eu quero é ver faca noz dentes.Max e Hamilton são foda. Gostei do vettel: tetra campeão sem esrelismo. Seu modo de conduzir a carreira lembra muito o Piquet, que nos lembrava sempre que isso era apenas uma corrida de automóveis.

Valmir lopes
Valmir lopes
Reply to  Valmir lopes
4 anos atrás

*nos

Joubert Figueiredo
Joubert Figueiredo
Reply to  Valmir lopes
4 anos atrás

Perfeito! Estilo meio blasè, lembra muito o Piquet até na simpática rabungice kkk E um dos pouquíssimos tetracampeoes seguidos…certo isso?! Fiquei na dúvida!

Antonio
Antonio
Reply to  Valmir lopes
4 anos atrás

4 títulos seguidos só 3 pilotos, Fangio, Schumacher e Vettel. Os outros dois pilotos com 4 títulos ou mais só ganharam 2 em sequencia, Prost em 1985 e 1986 e o Hamilton duas vezes, 2014/15 e 2017/18.
Mas não duvido que o Hamilton ganhe este ano e ano que vem e chegue a 4 consecutivos.

Assombração
Assombração
Reply to  Valmir lopes
4 anos atrás

O alemão possui 5 títulos seguidos.

Zé Clemente
Zé Clemente
4 anos atrás

Ótima corrida, emocionante. Deu brilho a categoria.
Mas ficou claro que ainda há diferenças de competitividade, que poderiam ser menores. Só cinco terminaram na mesma volta. E o coitado do kubica tomou três voltas.
Também, a punição ao Vettel algumas provas antes, teria diminuído a folga do Hamilton caso não tivesse existido.
Não vejo, mesmo assim o Bottas terminando o campeonato em segundo. A Red Bull é páreo para a Mercedes agora e o Bottas não tem o braço do Verstappen. Acho que o garoto será o vice e perto da pontuação do Hamilton.
Para a categoria voltar a brilhar faltaria a Ferrari encostar na performance das outras e assim haveria uma disputa entre seis carros. Ano que pode dar nisso.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Zé Clemente
4 anos atrás

Red Bull não tem carro pra bater a Mercedes, só foi bem nas últimas três corridas 40% por motivo da pista/incidentes/clima, e 60% por causa de Max.
Max que faz uma temporada fora de série deverá terminar o campeonato em terceiro.

emerson57
emerson57
4 anos atrás

Belo texto. Parabéns para o estagiário! … raaaaaá. Com corrida boa, tudo é festa!
Na reta anterior à tentativa de ultrapassagem do seu Hamiltu sobre o Vestapi, tive a impressão que o guri abriu a asa sem ninguém à frente. Será que isso aconteceu ou eu estou vendo demais?
Precisamos ficar de olho no moleque que dirige como gente grande, talquei?
Grande diversão proporcionada pela dupla Ricardo Sorriso & Magnunssen.

Gabriel
Gabriel
Reply to  emerson57
4 anos atrás

Eu vi o mesmo
Acho que tinha algum carro entrando nos boxes, mas que tava na frente do Verstappen no momento da medição

JR
JR
Reply to  emerson57
4 anos atrás

Tb reparei isso, por mais de uma vez. Pelas tomadas e enquadramento da câmera não dava pra ver se tinha alguém na frente.

Herley Cirilo
Herley Cirilo
4 anos atrás

Na minha opinião, não foi apenas um nó tático da Mercedes, tem que colocar também, velocidade e competência de um cara chamado Lewis Hamilton… Imaginando uma situação, se ao invés de Hamilton, fosse Bottas em segundo, quem ´teria vencido essa corrida ?… Bottas ou Verstappen ? Minha modesta opinião ? Verstappen…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Herley Cirilo
4 anos atrás

Verstappen.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
4 anos atrás

e Russel chegou a andar em 14º lugar….

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fernando Carvalho
4 anos atrás

Russel, Albon e Norris. A F-1 deve dar graças de ter o seu futuro garantido

Flavio padilha
Flavio padilha
4 anos atrás

Prezadíssimo Flavinho!!! Fizeste uma postagem já prevista desde os testes de Barcelona. Uma Honda investindo no canto do cisne, quase que penando a beira da morte, num mundo em que , as montadoras estão preocupadas ( não mais ,como nos anos 70/80 ) venderem carros e sim nas novas tecnologias… A Mercedes Benz,faz parte da revolução industrial , 1840…(basta entrar no museu) e não seria agora, 179 anos de pesquisas na área científica, que a fábrica deixaria de ser a melhor em termos de motores e dar ao Lewis Hamilton, a possibilidade ser campeão pela marca. abs

Paulo
Paulo
4 anos atrás

Era evidente que Hamilton passaria mesmo se não trocasse o pneu. Ele estava muito mais rápido pois tirou os 6seg com facilidade. A troca de pneu foi apenas para facilitar a ultrapassagem, contando com a competência do Hamilton (e a potência do carro), para tirar os 20seg.

A Red Bull se aproximou bastante da Mercedes, mas ainda não chegou.

J. Fernando
J. Fernando
Reply to  Paulo
4 anos atrás

Era o meu entendimento também. Pensei que Hamilton ia aguardar e tentar ultrapassar nas voltas finais, quando o desgaste dos pneus do Verstappen facilitaria a manobra. Mas, a troca de pneus foi válida e proporcionou alguma emoção.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  J. Fernando
4 anos atrás

O problema é que ele estaria atrás e Max de cara pro vento. Mais algumas voltas seguindo a Red Bull e os pneus de Inglês perderiam a vantagem de ter menos voltas

Luciano
Luciano
4 anos atrás

Tivemos hoje na Hungria o duelo dos dois melhores pilotos disparados da F1. Max merece disputar o título e foi uma pena não ter como se defender do futuro melhor piloto de todos os tempos, cujas glórias ainda são timidamente destacadas pela imprensa esportiva. Fazer uma volta em cima da outra com tempos de treino, um relógio, não é pra qualquer um. Não entendo porque a corrida do Vettel e digna de nota; largou em.quinto, contou com.o toque do leclerc no botas, pulou pra quarto. Aí a Ferrari faz a estratégia mais cagada pro garoto pra permitir que o vettel de pneus macios ganhe a posição no final. Aliás o vettel tem que agradecer o bottas, que, na Alemanha bateu e ajudou o vettel a ficar em segundo. Hoje, o atrapalhado borras largou mal, gritou os pneus duas vezes e ajudou as Ferrari. Confesso ainda que o Leclerc não é tudo aquilo que eu esperava. Quando vocês da imprensa vai se render ao incrível Lewis hamilton?

Felipe
Felipe
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Tivemos o duelo dos dois melhores carros apenas, com seus pilotos principais, pq Bottas e Gasly não contam.

Luciano
Luciano
Reply to  Felipe
4 anos atrás

Pra mim não precisam sentar nos melhores carros pra provar que verstapen e Hamilton estão acima da média, são as estrelas do circo

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Luciano
4 anos atrás

Você assistiu a corrida sem som? Leclerc pediu muito pra parar, vária vezes reclamou que estava sem pneus. Vettel soube administrar melhor a borracha e parou muito depois. Não foi estratégia de equipe, foi gerenciamento de pneus pelos pilotos. Compreensível por quem tem 4 canecos de campeão por um estreante em equipe de ponta.