Prost disse que não via o Senna atrás dele, com isso ele resolveu dar uma olhadinha na última chicane pra conferir, acabou levando um susto quando o Senna meteu o bico do carro do lado dele fechando a porta logo em seguida.
Se o Senna chegasse em segundo depois do choque com o Prost saindo da área de escape não seria desclassificado, ele estava proibido de vencer, o Senna acabou vencendo e o advogado Balestre entrou em ação a pedido do compatriota Prost.
Bola da Vez
4 anos atrás
Isso é o que dá, colocar dois grandes em uma equipe grande.
César Vizignani
4 anos atrás
Gomes, você acha que a personalidade do Senna seria mais parecida com qual dos pilotos em atividade hoje? Talvez com o Max?
O maior traço da personalidade de Senna era um lado supostamente místico, religioso, quase um beato Salú. Nenhum da atualidade se comporta assim.
Hugo José Alves da Fonseca
4 anos atrás
Flávio, falando em acidentes: Schumager x Villeneuve em 1997, defesa de posição ou sacanagem? Possível comparar a manobra do Prost em 1989?
Nico
4 anos atrás
Muito legal o vídeo de perguntas e respostas….abraço
Samuel Barrocas
4 anos atrás
O pessoal não leva em consideração o que é mais importante, ou seja, a razão da existência da regra para não poder cortar a chicane. A regra foi aplicada com desvio de finalidade, de forma marota, para prejudicar o Senna.
O raciocínio é simples: a regra de não poder cortar a chicane existe porque o piloto não pode tirar vantagem do seu próprio erro no tempo de volta, caso errasse e tivesse que cortar a chicane. Isto, no caso do Senna, NÃO aconteceu. Pelo contrário, em termos de tempo de volta na corrida, foi até pior para ele. Logo, ele não deveria ter sido punido, e a punição foi claramente para prejudicá-lo.
Com relação à manobra de ultrapassagem do Senna em 1989, se pegarmos o vídeo da corrida de 1989, vemos que ele fez a mesma manobra no mesmo ponto para ultrapassar o Naninni e ganhar a corrida na pista, e havia feito diversas vezes no mesmo trecho na corrida do ano anterior. Não foi uma manobra ilegal.
Com relação à manobra do Prost, também não foi ilegal, foi apenas uma fechada de porta. O mais justo teria sido manter o resultado da corrida sem punir ninguém.
Gostei da idéia de recordar essa época da F-1. Estive olhando alguns dados da temporada de 1989 e o que chama a atenção é a quantidade de abandonos. Gerhard Berger, por exemplo, só completou 3 das 15 corridas que disputou! Dessas 3, uma vitória e dois segundos lugares. Mansell concluiu apenas seis etapas e teve sete abandonos, duas desclassificações e uma prova de suspensão . Senna teve sete abandonos, a desclassificação de Suzuka, e o acidente no GP Brasil, o que explica a perda do título para Prost, que foi muito regular e, até o GP do Japão que liderou quase até o fim, só tinha abandonado uma prova (no Canadá) e pontuou em todas as outras. Na Austrália consta abandono mas, com o título conquistado e as péssimas condições de tempo, recusou-se a correr.
Os carros eram frágeis naqueles anos, coisa que o Piquet costuma mencionar. A Ferrari tinha acabado de estrear o câmbio semiautomático, então houve muitas quebras até resolverem o problema. Hoje é diferente, os carros são resistentes e todos automáticos, de forma que não há erro em troca de marcha, sobregiro etc.
Cada GP tinha nada menos que 39 carros inscritos! Foi preciso criar uma pré-qualificação! 9 carros ficavam de fora dos treinos livres e classificatórios que tinha… claro… 30 carros! Mais 4 carros ficavam fora da corrida! Finalmente um grid de 26 carros! Outros tempos com motores V8, V10 e V12! E nada menos que 29 pilotos conseguiram pontuar na temporada!
Uma curiosidade em Suzuka que me deixou surpreso: a melhor volta da corrida foi de… Senna! Mas como ele foi desclassificado a volta mais rápida da prova foi para… Prost!
POPOTA
4 anos atrás
pensar que nos dias de hoje domingo nao teria a corrida
Flávio Gomes desculpe perguntar mas o que é que o tema do link que você coloca tem a ver com o que disse o Rafael? Ele falou do tema do tópico, o que tem o seu link a ver com o tema do tópico ou com o que disse o user Rafael? Explique lá a que título o link que você coloca aqui tem algo a ver com o que disse a pessoa a que você respondeu, explique lá, o que uma coisa tem a ver com outra? Porque não se limita a colocar um link que contenha matéria relativa ao que o user Rafael escreveu? Ficou de cabeça perdida? Se você quer responder ao user responda no mesmo tema, o que é aquilo que vem no link que você colocou tem a ver com o que disse o user Rafael?
Antônio Barbosa, o caso é que vale tudo quando o assunto é sobre uma pessoa que conseguiu muito mais na vida do que o Flavinho. Um dia saberemos o que o Senna fez a ele para gerar todo esse ódio.
Se é verdade eu não sei, só que nos dois anos em que correram juntos, apesar de cada um ter vencido um campeonato (sistema de descartes), nos dois anos um fez mais pontos que o outro,
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
O clique do fotografo foi perfeito! Prost olhando para a McLaren de Senna indo para o pit stop!
Prost disse que não via o Senna atrás dele, com isso ele resolveu dar uma olhadinha na última chicane pra conferir, acabou levando um susto quando o Senna meteu o bico do carro do lado dele fechando a porta logo em seguida.
Se o Senna chegasse em segundo depois do choque com o Prost saindo da área de escape não seria desclassificado, ele estava proibido de vencer, o Senna acabou vencendo e o advogado Balestre entrou em ação a pedido do compatriota Prost.
Isso é o que dá, colocar dois grandes em uma equipe grande.
Gomes, você acha que a personalidade do Senna seria mais parecida com qual dos pilotos em atividade hoje? Talvez com o Max?
O maior traço da personalidade de Senna era um lado supostamente místico, religioso, quase um beato Salú. Nenhum da atualidade se comporta assim.
Flávio, falando em acidentes: Schumager x Villeneuve em 1997, defesa de posição ou sacanagem? Possível comparar a manobra do Prost em 1989?
Muito legal o vídeo de perguntas e respostas….abraço
O pessoal não leva em consideração o que é mais importante, ou seja, a razão da existência da regra para não poder cortar a chicane. A regra foi aplicada com desvio de finalidade, de forma marota, para prejudicar o Senna.
O raciocínio é simples: a regra de não poder cortar a chicane existe porque o piloto não pode tirar vantagem do seu próprio erro no tempo de volta, caso errasse e tivesse que cortar a chicane. Isto, no caso do Senna, NÃO aconteceu. Pelo contrário, em termos de tempo de volta na corrida, foi até pior para ele. Logo, ele não deveria ter sido punido, e a punição foi claramente para prejudicá-lo.
Com relação à manobra de ultrapassagem do Senna em 1989, se pegarmos o vídeo da corrida de 1989, vemos que ele fez a mesma manobra no mesmo ponto para ultrapassar o Naninni e ganhar a corrida na pista, e havia feito diversas vezes no mesmo trecho na corrida do ano anterior. Não foi uma manobra ilegal.
Com relação à manobra do Prost, também não foi ilegal, foi apenas uma fechada de porta. O mais justo teria sido manter o resultado da corrida sem punir ninguém.
Mentiroso…..vc nunca vai ler um comentário meu!
Vai chorar na cama que é lugar quente, viúva!
Gostei da idéia de recordar essa época da F-1. Estive olhando alguns dados da temporada de 1989 e o que chama a atenção é a quantidade de abandonos. Gerhard Berger, por exemplo, só completou 3 das 15 corridas que disputou! Dessas 3, uma vitória e dois segundos lugares. Mansell concluiu apenas seis etapas e teve sete abandonos, duas desclassificações e uma prova de suspensão . Senna teve sete abandonos, a desclassificação de Suzuka, e o acidente no GP Brasil, o que explica a perda do título para Prost, que foi muito regular e, até o GP do Japão que liderou quase até o fim, só tinha abandonado uma prova (no Canadá) e pontuou em todas as outras. Na Austrália consta abandono mas, com o título conquistado e as péssimas condições de tempo, recusou-se a correr.
Os carros eram frágeis naqueles anos, coisa que o Piquet costuma mencionar. A Ferrari tinha acabado de estrear o câmbio semiautomático, então houve muitas quebras até resolverem o problema. Hoje é diferente, os carros são resistentes e todos automáticos, de forma que não há erro em troca de marcha, sobregiro etc.
Cada GP tinha nada menos que 39 carros inscritos! Foi preciso criar uma pré-qualificação! 9 carros ficavam de fora dos treinos livres e classificatórios que tinha… claro… 30 carros! Mais 4 carros ficavam fora da corrida! Finalmente um grid de 26 carros! Outros tempos com motores V8, V10 e V12! E nada menos que 29 pilotos conseguiram pontuar na temporada!
Uma curiosidade em Suzuka que me deixou surpreso: a melhor volta da corrida foi de… Senna! Mas como ele foi desclassificado a volta mais rápida da prova foi para… Prost!
pensar que nos dias de hoje domingo nao teria a corrida
Jornal O Globo de 96
http://ayrtonsennavive.blogspot.com/2014/10/o-globo-balestre-confessa-que.html
Já que você é tão fã, tem bastante coisa interessante aí nesse blog. Como por exemplo: http://ayrtonsennavive.blogspot.com/2015/12/pai-de-ayrton-senna-foi-denunciado-por.html?m=1
Vish tem muito mais se procurar: https://ayrtonsennavive.blogspot.com/search/label/Pai%20de%20Ayrton%20Senna
Pesado esse ai da escravidão, ninguém nem lembra. Mas não tem muito a ver com o assunto em questão.
Agora, outra questão, pq Senna não foi punido em 90, nos dias de hoje com certeza seria culpado e penalizado pela batida
Flávio Gomes desculpe perguntar mas o que é que o tema do link que você coloca tem a ver com o que disse o Rafael? Ele falou do tema do tópico, o que tem o seu link a ver com o tema do tópico ou com o que disse o user Rafael? Explique lá a que título o link que você coloca aqui tem algo a ver com o que disse a pessoa a que você respondeu, explique lá, o que uma coisa tem a ver com outra? Porque não se limita a colocar um link que contenha matéria relativa ao que o user Rafael escreveu? Ficou de cabeça perdida? Se você quer responder ao user responda no mesmo tema, o que é aquilo que vem no link que você colocou tem a ver com o que disse o user Rafael?
Por que você não vai encher o saco de outro?
Antônio Barbosa, o caso é que vale tudo quando o assunto é sobre uma pessoa que conseguiu muito mais na vida do que o Flavinho. Um dia saberemos o que o Senna fez a ele para gerar todo esse ódio.
Já tolerei bastante suas babaquices. Você acaba de ser banido do blog. Nem adianta escrever mais.
Prost era melhor e mais completo q o Senna, isso é fato.
Isso mesmo….da mesma forma que Rubinho dava aula pro Schukrute…..!! hahaha
Assim como Katayama, Damon Hill, Schumacher e tantos outros.
PS: Principalmente em Mônaco onde Senna tinha dificuldades, fora que Senna só andou bem em equipes de ponta como a Toleman
Prost (4) + Senna (3) = Schumacher (7).
Se é verdade eu não sei, só que nos dois anos em que correram juntos, apesar de cada um ter vencido um campeonato (sistema de descartes), nos dois anos um fez mais pontos que o outro,