CREPÚSCULO (2): VIVA AS MINA!

Hamilton leva Britta Seeger ao pódio: mais uma do campeão, num país que despreza mulheres

RIO (e já estamos ansiosos) – Vou começar pelo fim. Tem enorme significado o que fez Hamilton antes de receber seu 11º troféu de vencedor nesta temporada. Correu aos escritórios da Mercedes para buscar Britta Seeger, diretora de marketing e vendas da marca alemã. Fez questão de levar uma garota ao pódio para receber a taça de um xeique qualquer num país que, embora finja ser todo moderninho, relega as mulheres ao segundo plano em sua sociedade.

O cara, em resumo, tem sido um campeão em tudo. Na pista, nos gestos, nas palavras, na militância, no engajamento.

Hamilton venceu o GP de Abu Dhabi de ponta a ponta depois de fazer a pole e ainda cravar a melhor volta com pneus duros bem usados no crepúsculo da corrida — foi na 53ª das 55 voltas da última etapa do campeonato. Isso aí chama Grand Chelem, e é a sexta vez que ele consegue o feito — só Jim Clark, oito vezes, fez mais.

Fecha o ano com 11 vitórias e cinco poles, pontos em todas as 21 etapas e dizendo que se sente “um garoto de 22 anos”. Desde o início da era híbrida da F-1, em 2014, o inglês ganhou 62 de 121 GPs disputados — mais da metade. Foram 11 em 2014 (de 19 corridas), 10 em 2015 (de 19), 10 em 2016 (de 21, quando perdeu o título para Rosberguinho), 9 em 2017 (de 20) e 11 no ano passado (de 21).

[bannergoogle]

A vitória de hoje foi a 84ª de sua carreira, o que o deixa a sete de empatar com Michael Schumacher, o maior vencedor de todos os tempos. Pela média dos últimos anos, imagina-se que vai superar o alemão em 2020, último ano do atual regulamento da categoria. Em 2021 os carros serão bem diferentes, haverá teto de gastos e é possível que a relação de forças que se vê desde 2014 sofra um ou outro abalo. Mas também é possível que a Mercedes siga na frente. E como Hamilton diz que se sente um jovenzinho cheio de vontade, é legítimo acreditar que as marcas que irá estabelecer serão muito difíceis de superar por muito tempo.

Hamilton: 11 vitórias no ano, 84 na carreira e contando

Não há muito o que contar sobre o GP que fechou a temporada, o que não chega a ser uma novidade. As corridas no circuito de Yas Marina não são grande coisa desde sempre. O cenário é belo e impressionante, mas a pista é chata e artificial. Em 11 das edições realizadas, seis foram vencidas por quem largou na pole. Outras quatro, por quem largou em segundo. A única surpresa foi a prova de 2012, vencida por Raikkonen, de Lotus, a partir do quarto lugar no grid — o melhor GP de todos na pista árabe.

Assim, completamente relaxado, Hamilton não teve dificuldade nenhuma para levar seu carro até a bandeirada sem ser ameaçado por ninguém. Alguma ação se viu um pouco atrás dele no início e no meio da corrida. Verstappen, com quem Lewis dividia a primeira fila, perdeu a posição para Leclerc logo de cara e só foi recuperá-la no meio da corrida para terminar onde largara.

[bannergoogle]

A Ferrari, mais uma vez, se atrapalhou toda na estratégia e, ao contrário de quase todo mundo, foi para duas paradas. Leclerc largou de médios, trocou para duros e terminou de macios. Em terceiro, 43s atrás de Hamilton. Vettel partiu de macios, mudou para duros e acabou com médios. Em quinto, 1min04s atrás do vencedor.

“Não foi um bom ano”, admitiu Vettel. “A equipe precisa melhorar sua performance e eu também. Sei que posso ser melhor”, reconheceu o tetracampeão, que fechou o campeonato em quinto com 240 pontos, 24 atrás de Leclerc. Perdeu de 12 a 9 para o monegasco em posições de largada e terminou 12 corridas à frente do jovem companheiro. Mas ganhou só uma prova, diante de duas de Charlinho — que acabou sendo o maior “poleman” de 2019, com sete largadas na posição de honra.

Entre os dois carros da Ferrari em Abu Dhabi chegou Bottas, que largou em último e foi escalando o pelotão até a quarta colocação, com uma exibição bem convincente. Mais ainda porque nas primeiras 20 voltas, por conta de problemas nos sensores de pista, o uso da asa móvel foi bloqueado pela direção de prova.

Norris: oitavo com a McLaren e zoando a equipe no rádio

É verdade que alguns pilotos conseguiram driblar as limitações do traçado para buscar resultados que valessem alguma coisa. Pérez, por exemplo, lutou muito pelo sétimo lugar, o chamado “primeiro dos outros”, atrás das duplas de Mercedes, Ferrari e Red Bull (Albon foi o sexto). Chegou pela sexta vez seguida nos pontos, fazendo muito mais que seu time pode oferecer.

Norris, em oitavo, fechou bem sua temporada de estreia, Kvyat foi guerreiro para buscar o nono lugar e Sainz Jr., na última volta, ganhou o décimo lugar de Hülkenberg e somou o ponto que precisava para terminar o Mundial na sexta posição, com 96 pontos — uma à frente de Gasly.

Hulk se despediu da Renault e da F-1, e ganhou um agrado do amigo internauta, sendo eleito o “Piloto do dia” pela votação no site da categoria. Fechou seu último campeonato com a 14ª posição. Só um piloto, entre os 20 que participaram de todas as provas, não pontuou: Russell, da Williams.

[bannergoogle]

E acabou. Foi um campeonato de desfecho previsível, mas com ótimas corridas. A sequência depois do péssimo GP da França foi muito boa. Vencedores se alternaram, Verstappen teve atuações brilhantes, as tretas internas da Ferrari entretiveram o distinto público, a nova geração de Albon, Norris, Leclerc, Gasly, Sainz Jr. e o próprio Max, uma espécie de “jovem veterano”, não se intimidou com figurões como Hamilton, Vettel, Ricciardo e Raikkonen, a Honda ressuscitou com a Red Bull e a Mercedes mostrou, mais uma vez, sua competência irritante.

O ano, porém, não foi só de alegrias. A F-1 em 2019 chorou as mortes de Charlie Whiting e Niki Lauda, além do acidente fatal da F-2 em Spa, que tirou a vida de Anthoine Hubert no fim de semana do GP da Bélgica.

No meio desta semana, as equipes voltam à pista em Abu Dhabi para o último teste do ano, já pensando em 2020. Ano que vem serão 22 corridas, com as entradas de Holanda e Vietnã no calendário e a saída da Alemanha.

E ao contrário do que se possa imaginar, ninguém vai descansar, claro.

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jb
Jb
4 anos atrás

Caro Flavio, a Sra Britta Seeger é membro do Conselho de Administração da Daimler AG, além de ser responsável global por Marketing e Vendas da Mercedes-Benz cars.

https://media.daimler.com/marsMediaSite/en/instance/print/Curriculum-vitae-Britta-Seeger.xhtml?oid=13030097

Ela não é uma garota é uma mulher, tem 50anos, 30 deles prestando serviço à Mercedes Benz.

O L. Hamilton exaltou, você diminuiu!

JB
JB
Reply to  Flavio Gomes
4 anos atrás

Garoto, tentarei novamente, pois obviamente respondeu sem pensar, apesar de ter corrido para corrigir o texto, espertinho. Você diminui o cargo da pessoa em questão, dando uma informação errada, ela não trabalha na equipe Mercedes ela tem um cargo “enorme” na Daimler, talvez você não saiba a diferença, mas em mundo machista como o corporativo isso também deve ser exaltado. Em tempo, caso não saiba a diferença entre uma garota e uma mulher quem precisa se tratar é você. Obrigado.

bara
bara
4 anos atrás

Rebanho, atenção….pole + volta mais rápida + vitória: sem precisar disso! Mas é isso mesmo segundo vcs guia pouco, a equipe é isso, é aquilo, o bottas nem deu as caras durante o ano……….mas vcs entendem muito disso aí né??????? Busquem na telemetria da volta da pole tem hamilton x leclerc e vejam onde ele é mais rápido que a ferrari,…………..quanta besteira vcs falam……….o amigo do menino ney guia muito, mas muito mesmo…………
Ferrari tbm só besteiraiada equipe incompetente, um monte de imbecil……a unica que tem poder de veto para as decisões tomadas na F1

Nunes
Nunes
4 anos atrás

Tem gente falando que foi a pior década em termos de competição. Mas eu aposto, se fosse um brasileiro ganhando tudo, ao invés do Vettel a algum tempo atrás , agora é o Hamilton, as opiniões seriam bem diferentes !!!

Robson
Robson
4 anos atrás

Vendo o Max pilotar, com arrojo e perfeito domínio do carro, considero ele o único piloto capaz de desafiar Hamilton na atualidade, isso com equipamentos semelhantes.

Brabham-5
Brabham-5
4 anos atrás

1 – Vettel venceu DUAS corridas nessa temporada. A vitória do Canadá foi ROUBADA dele.
2 – Hamilton é o maior talento da F1 atual. Mas, devagar com a babação de ovo.. Até outro dia o inglês circulava pelo paddock dos autódromos com um patinete elétrico á toda velocidade para se livrar do assédio dos fãs e repórteres. E não ficava por aí: Uma MULHER, sua assistente pessoal, coitada, A PÉ, tinha de ir correndo como louca atrás do “reizinho” em seu patinete veloz, carregando o capacete do “bebêzão” e outros utensílios do piloto. Custava ele ter comprado um patinete igual para a moça acompanhá-lo? E que eu saiba ele era o ÚNICO piloto que usava um patinete e praticava essa DESELEGÂNCIA para dizer o minimo, com essa pobre MOÇA.
3 – Mas fiquem tranquilos. Agora Hamilton aposentou o patinete elétrico. Agora CIRCULA COM SEIS SEGURANÇAS pelo paddock para evitar qualquer contato com fãs e repórteres. Quanta humildade, não? Ah, o que as câmeras não mostram…#AVerdade
4 – A Ferrari SABOTOU a temporada do seus DOIS pilotos, abusando de tanta INCOMPETÊNCIA.
5 – Max Verstappen >>>>> Charles Leclerc.

Carlos
Carlos
Reply to  Brabham-5
4 anos atrás

Cara, você precisa se tratar.

bara
bara
Reply to  Carlos
4 anos atrás

Parem com a F1, nada presta!!!! Mucho louco vc.

Ed
Ed
4 anos atrás

VERSTAPPEN foi o melhor piloto de 2019. LECLERC o segundo melhor. Independente de resultados, devido a grande vantagem em desempenho da Mercedes (com muito trabalho é claro), e o 2o piloto mais amigável que Hamilton poderia ter . O holandês e o monegasco nos garantirão fortes emoções no futuro.

Sergio Terra
Sergio Terra
4 anos atrás

Curiosidade: há mesmo, uma “tradição”, de os mecânicos de explodir os motores após a ultima prova?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Sergio Terra
4 anos atrás

Se fizessem isso, como vão fazer os testes pós-temporada?

Cesar
Cesar
Reply to  Sergio Terra
4 anos atrás

Acho que vi aqui mesmo um vídeo dos mecânicos do Vettel, ná época da Red Bull campeã, “explodindo” o motor do carro dele. Mas era a ultima corrida dos V8 devido a mudança de regulamento.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Parabéns, Mercedes! Fechou o ano como começou: com pole, vitória e volta mais rápida. Só não foi dobradinha por causa da falha que tem de ser corrigida da quebra do motor Mercedes-Benz do carro de Valtteri Bottas no Grande Prêmio do Brasil, há duas semanas.

Citando o Bottas, só não foi ao pódio no último Grande Prêmio do ano porque, mais uma vez, a máfia italiana foi beneficiada. Como já sabem da trapaça em relação ao fluxo de combustíveis, agora, arrumaram outro meio de trapacear: informando quantidade menor de combustível para poder abastecer o carro com mais. E, assim, poder jogar mais combustível, no motor, na reta. Mas, como a FIA (Ferrari Internationale de l’Automobile) favorecerá sempre a máfia italiana, não tem como aquela “equipe” ser devidamente penalizada (deveria ter sido desclassificada e não receber uma multa de valor irrisório). Aliás, a equipe que trapaça no fluxo de combustíveis receberá o maior valor na distribuição de verbas para a competição; valor maior até do que a campeã Mercedes. Isto é muito errado. Mas, neste mundo insano, o errado virou certo e vice-versa.

Que venha a temporada 2020 com mais corridas e muito mais domínio da Mercedes! Torço por isto!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Falou o baba-ovo da Mercedes! Tá tudo errado pra você, tá? E aí, você vai conseguir consertar ou vai continuar jogando no ventilador?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Prezado Ferrarista, não está tudo certo, pois a quebra do motor Mercedes-Benz no Grande Prêmio do Brasil foi um balde de água fria na confiabilidade do motor Mercedes-Benz. São pontos importantes que foram perdidos por causa do abandono e por causa da punição (não fosse largar em último, poderia a Mercedes ter feito mais uma dobradinha.

Agora, quanto a dois pilotos da máfia italiana se batendo no Grande Prêmio do Brasil, está tudo certo; não precisa de consertar nada. Podem continuar se batendo ou batendo nos carros dos chifrudos vermelhos. Quanto ao que devem consertar, a FIA deveria consertar a trapaça que os mafiosos italianos fizeram no medidor de fluxo de combustível para ganhar potência em reta, como o Verstappen disse.

Ah! Por fim, já que você escreveu o verbo consertar, quem tem de consertar o Brasil é o povo brasileiro, não votando e muito menos elegendo porcarias que acabam com as conquistas da população trabalhadora e que batem continência para a bandeira de outro país: sem educação de nível superior, sem trabalho e direitos trabalhistas e sem aposentadoria. Agora o país está “consertado”.

Garagista
Garagista
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Você ainda não sabe, Ferrarista? Esse Renato é o Segafredo!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Prezado Garagista, tendo em vista que você está fazendo uma acusação, desafio você a apresentar provas do que você afirmou? Ou é mais um baba-ovo presidencial e adora espalhar notícias falsas pela rede?

O desafio começou. Vamos ver se tem coragem e/ou culhões para provar o que diz? Ou apenas se esconderá no mundo virtual atrás de apelidos?

Garagista
Garagista
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Sem ameaças e sem palavrões. Seja educado!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

Prezado Garagista, inicialmente, não fiz nenhuma ameaça, nem de vida, nem de integridade física e moral, nem psicológica ou outra qualquer; apenas lancei um desafio para que você prove o que você escreveu. Por fim, não considero nenhuma palavra do que eu escrevi um palavrão. Mas, se você considerou, peço vênia. Não foi minha intenção ofender você nem ninguém.

Garagista
Garagista
Reply to  Ferrarista
4 anos atrás

O cara se doeu. Faz o seguinte, depois das férias a gente conversa.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

Acaba mais uma temporada, e fica uma certeza: O próximo brasileiro a ocupar um cockpit de ponta na F-1 vai ser bom para cacete, pois com essa molecada que surgiu em 2018/2019 o bicho vai pegar na próxima década e só um piloto extraordinário para balançar o quadro que começa a ser formar. Verstapen, Leclerc, Sainz, Norris, Albon, Ocon, Bottas,

Que 2020 seja melhor ainda!

Saraiva
Saraiva
Reply to  Ricardo Bigliazzi
4 anos atrás

De que adianta surgir várias promessas, na última década tb surgiram várias promessas e…. Ganha quem tem melhor carro e as promessas são esquecidas!

CHAGAS
CHAGAS
4 anos atrás

Hamilton está em uma fase espetacular, ontem foi uma pilotagem arrasadora sem dar chances alguma pra concorrência. Fazer a melhor volta no fim da corrida com pneus mais desgastados que Leclerc e Vettel é impressionante.
O segundo melhor piloto do dia foi Bottas, saindo de vigésimo para quase subir ao pódio e como lembrou o blogueiro sem a artifício da asa móvel no primeiro terço da corrida.
Verstappen e Leclerc sempre se esfregando nas pistas em um duelo pra muitos anos, o que podemos dizer que será impossível vestirem a mesma camisa.
Vettel e Albon foram mal. Vettel de pneus novos não conseguiu superar Bottas de usados e Albon tomou um vareio de 1 segundo por volta do companheiro com as mesmas estratégias.
Palmas para Sainz que ganhou o título de melhor do resto. Pérez também após as férias fez um campeonato brilhante. E Ricciardo que decretou a primeira derrota de Hulk na Renault.

Murilo
Murilo
4 anos atrás

Bom dia Flavio,

Por favor, faz um apanhado da década (2010 – 2019). Apenas três pilotos foram campeões, apenas duas equipes. Hamilton ganhou 50% das provas que disputou. Não fiz a conta, mas Vettel deve ter vencido outros 20%.

O sistema de pontuação, asa, baterias de dão mais potencia… tudo isso não resultou em competitividade, vimos duas grandes e chatas hegemonias. 2019 foi um ano atípico com boas corridas, mas em geral os campeonatos foram muito chatos. Saldades dos anos 90.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
4 anos atrás

Saudações Flavinho Gomes ! comentar sua postagem seria heresia, pois quem tem condições de contestar alguma coisa ? o fato da mulher de burca ? talvez! mas vamos aos que falam que a F1 é chata pelos ciclos de pilotos hegemônicos, mas e o santos de Pelé, o atual Flamengo ? Vamos elogiar a competência da Mercedes, o imbatível Hamilton e não ficar inventando moda. Que a a concorrência se estabeleça de forma competitiva, como vem fazendo a RBR e chorem, Ferraristas e todos aqueles que durante o ano criticaram Lewis Hamilton, um m bando de ignorantes…abs

CRSJ
4 anos atrás

O Hamilton fecha o seu melhor campeonato de forma absoluta, perece que o Hamilton não terá dificuldades de ser Hepta no ano que vem.
No ano que vem o Hamilton será o novo recordista de vitórias ainda podendo ser o único da história da F-1 a vencer 100 vezes, e o Räikkönen deverá ser o novo recordista de GPs disputados na F-1, o Rubinho já vai se despedindo do seu recorde.
Realmente as mortes de Charlie Whiting e Niki Laula foram um dos momentos tristes, além do acidente da F-2 em Spa que vitimou Anthoine Hubert, raramente o automobilismo escapa de um momento triste.
Apesar dos tiroteios e tropeços dentro da Ferrari, Charles Leclerc sai como revelação do ano.
Kubica e Hülkenberg se despedem.

GASTAO
GASTAO
4 anos atrás

Flávio, desde há uns 4 dias no consigo entrar no Grande Prêmio (tanto em casa, com o computador, como na rua, com o celular e outro operador). O problema é só meu ou é geral? (estou em Portugal. Isso já ocorreu anteriormente. Obrigado

Error 522 Ray ID: 53e903f16ca5da7e • 2019-12-01 23:59:32 UTC
Connection timed out

This page (https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/hamilton-fecha-ano-do-hexa-com-vitoria-no-sofrivel-gp-de-abu-dhabi) is currently offline. However, because the site uses Cloudflare’s Always Online™ technology you can continue to surf a snapshot of the site. We will keep checking in the background and, as soon as the site comes back, you will automatically be served the live version. Always Online™ is powered by Cloudflare | Hide this Alert

What happened?
The initial connection between Cloudflare’s network and the origin web server timed out. As a result, the web page can not be displayed.

What can I do?
If you’re a visitor of this website:
Please try again in a few minutes.

If you’re the owner of this website:
Contact your hosting provider letting them know your web server is not completing requests. An Error 522 means that the request was able to connect to your web server, but that the request didn’t finish. The most likely cause is that something on your server is hogging resources. Additional troubleshooting information here.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
4 anos atrás

Prezado F&G L. Hamilton é simplesmente fantástico, piloto salvou a F-1.

Bruno Chiquetto
Bruno Chiquetto
4 anos atrás

Perceberam que a Globo não fez uma menção sequer aí Reginaldo Leme? O cara é um ícone, o maior nome do jornalismo automotivo do país, e não merece nem um muito obrigado?

vamos rir
vamos rir
Reply to  Bruno Chiquetto
4 anos atrás

Fez bem a Globo….!

murilo
murilo
Reply to  Bruno Chiquetto
4 anos atrás

Deu 60 horas de cobertura ao Gugu (e não citou a entrevista fake ao PCC). Vai entender.

Joel Lima
Joel Lima
Reply to  Bruno Chiquetto
4 anos atrás

Bruno, esse é o padrão Globo para quem não trabalha mais pra ela. Reescrevem a história no melhor estilo Newspeak de 1984 do Orwell. Um dos exemplos mais terríveis era como a Globo tratava o Luciano do Valle= quando alguma reportagem tinha que usar a narração de algum gol da seleção brasileira de 82, eles trocavam a narração do Luciano por uma narração da rádio Globo. Essa sacanagem só mudou no dia em que Luciano morreu e aí eles puseram um gol com a narração dele. Escrotos.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
4 anos atrás

Mais do mesmo, como sempre.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Sim……..Vettel dando vexame!

Luiz
Luiz
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

TREK SEGAFREDO foi a equipe do meu saudoso CANCELLARA. Mas vc é só um idiota.

Hamiltete Desgovernada
Hamiltete Desgovernada
Reply to  Segafredo
4 anos atrás

Segafredinho, o teu Mirtão igualou o recorde de vitorias de ponta a ponta do teu amado Senna.
Ano que vem o inglês, do mesmo modo que outros já fizeram, vai enterrar mais um recorde periférico.

FOC
FOC
4 anos atrás

Temos que tirar o chapéu para o Hamilton o cara está “o fino”.

FG ou moderador, perdoe o link fora do contexto, mas terão tem duas Kombis última série em leilão na quarta feira aqui no Rio.
Eu não tenho dinheiro/interesse nelas mas como você curte pode se interessar.
https://www.rogeriomenezes.com.br/leilao/246?page=3

Zé MCZ
Zé MCZ
4 anos atrás

Rapaz,
Não é nostalgia, mas a F1 não tinha hegemonia tão chata como na atualidade que se iniciou com o Schumacher, Vettel, agora o Hamilton…
Aliás iniciou, eu acho, com o McLaren Porsche Tag, se bem que houve uma disputa acirradíssima Senna x Prost que venceram praticamente todos os GP (1988 não foi completo porque o Senna bateu num retardatário). Mas houve briga, ao menos isso. Não havia coadjuvante! Hoje o piloto é dono da equipe e há o segundo carro porque o regulamento exige!
Michael Schumacher – o maior piloto de todos os tempos!
Sebastian Vettel – um dos maiores pilotos de todos os tempos!(ou do seu período vencedor)
Lewis Hamilton – o maior piloto de todos os tempos, vai ultrapassar todos os recordes impossíveis e inimagináveis!
E que representam os pilotos do passado, mesmo aqueles que não foram campeões como Stirling Moss, que só perdeu para o Fangio? A acirrada disputa da década de 1970?
Infelizmente está tudo deletado…
Não existe história!
Lewis Hamilton…
Mercedes…
Imbatíveis…
Ponto do fim.

Zé MCZ
Zé MCZ
Reply to  Zé MCZ
4 anos atrás

Só corrigindo:
McLaren Porsche Tag foram Prost vs Lauda. Senna x Prost foi com motor Honda, que já era chato, só não tão porque tinha um brasileiro na briga, junto com a ideologia da Globo/Galvão.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Zé MCZ
4 anos atrás

A única coisa que esses domínios do Vettel e do Hamilton serviram foi pra mostrar que não existe nada de tão absolutamente genial em ser dominante com carros muito acima. Lá pela metade dos anos 2000 era insuportável ter de ouvir que o Schumacher era o melhor de sempre (e alguns falavam entre todos os esportes!) só por quebrar recordes (meu ovo esquerdo, se tem mais corrida, carros quebram menos e o cara tá num carro dominante e por longo período, óbvio que vai quebrar todos os recordes. É o natural). Hoje com cenário parecido vê-se pilotos fazendo o mesmo.

Ponha Senna, Prost, Alonso e até o Vettel que tá claramente abaixo de Senna e Prost em carros dominantes sem companheiro à altura e eles vão fazer isto mesmo: dominar, bater recordes com 400 corridas por ano…

E só pra fazer um paralelo, hoje tem uma galera no futebol que tá na mesma vibe das schumachetes nos anos 2000, que são os fãs do Messi (também beneficiado por um futebol monopolista fruto das leis de livre mercado (Lei Bosman etc) que concentraram craques em poucos times). Acham que o cara redescobriu a roda porque faz não sei quantos gols. Daqui 10 anos aparece outro e essa babação acaba.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Wanderson Marçal
4 anos atrás

Por isso mesmo que um Schumacher, Vettel ou Hamilton nunca podem ser colocados no mesmo pedestal de um Ayrton Senna. E por este motivo que o cara foi eleito o maior de todos os tempos!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Wanderson Marçal
4 anos atrás

Você não passa de uma piada pronta, Segafredo!

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Wanderson Marçal
4 anos atrás

O Senna também se beneficiou disso. Ele é o primeiro grande piloto a ser campeão na era dos monopólios, que começa a meu ver com a McLaren em 88.

E eu não acho que o problema seja comparar Schumacher e Hamilton ao Senna ou a outros do passado. E sim usar número de vitórias e campeonatos pra sacramentar. Muito mais importante que isso é o desempenho e o que o cara fez, em que contexto.

O Schumacher por exemplo teve uma concorrência bem abaixo e pra mim isso pesa. Apesar de ter surgido enfrentando os melhores, na hora do vamos ver que é onde a onça bebe água, o único da geração dele que se aproximava em talento era o Villeneuve. E o Villeneuve sepultou a carreira indo para o projeto BAR. O Hakkinen que teve melhores condições nunca foi além de um bom piloto. Isso pra mim pesa mais que ter 91 vitórias…

Hamiltete Desgovernada
Hamiltete Desgovernada
Reply to  Wanderson Marçal
4 anos atrás

Segafredinho, eu não sabia que tinha eleições na fórmula-1. Eu pensava que as marcas fossem conquistadas nas pistas.

Maurício
Maurício
4 anos atrás

E nas três primeiras posições, o primeiro piloto de cada uma das três equipes top do grid.

Regis
Regis
4 anos atrás

Flavio,
Não sei o que está acontecendo, mas não consigo mais acessar o site do Grande Prêmio já há quase 1 semana. Algum problema com o Terra?
A propósito, moro na Itália. Pode ser esse o problema?

Acessar-999
Reply to  Regis
4 anos atrás

Assessar ?

Paulo
Paulo
4 anos atrás

Bola dentro de Hamilton – mais uma – e sua também, Flávio! Duvido que outro meio de comunicação tenha feito a leitura que você fez; ou se fizeram, omitiram.
Até que a corrida não foi tão chata como imaginava, teve pegas interessantes, claro, do segundo lugar para trás. Veremos ano que vem, e quem sabe Red Bull e Ferrari mais competitivas.
Abraço

Sergio
Sergio
Reply to  Paulo
4 anos atrás

Não noticiou o pseudo fato pois não houve, havia mulher entregando troféu no pódio.

Valter
Valter
4 anos atrás

Uma mulher usando o traje tipico entregou um troféu.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Valter
4 anos atrás

Que ousadia, não ? Uma mulher de burca entregou o troféu, ohhh…
Digno de vergonha.

MARCELO JOSE DALBELLES
MARCELO JOSE DALBELLES
Reply to  Danilo Candido
4 anos atrás

No caso a mulher que entregou o troféu é ministra da cultura, educação e pesquisa e desenvolvimento

Bruno Heuer
Bruno Heuer
Reply to  Danilo Candido
4 anos atrás

Hamilton. A santidade “progressista”.

A Mercedes só copiou a Red Bull. Que mandou a Hannah Schmitz para o podium no Brasil. Como forma de protesto contra a repressão tupiniquim contra as mulheres, principalmente presidentas.

CCRider
CCRider
Reply to  Valter
4 anos atrás

Tal qual as de “trajes típicos” seguravam um guarda-chuva sobre os pilotos, popularmente chamadas de grid girls?

Uau.

Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

Houve época em que dois ou três pilotos disputavam acirradamente o título no último GP da temporada. Disso tudo, restou alguma coisa. Restou uma disputa estratégica pelo terceiro lugar.

Luiz Caco
Luiz Caco
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Quando???

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Luiz Caco
4 anos atrás

Citando alguns:

1964: Surtees, Hill, Clark.
1974: Fittipaldi, Regazzoni, Scheckter.
1986: Prost, Mansell, Piquet.
2010: Vettel, Alonso, Webber.

Saraiva
Saraiva
Reply to  Luiz Caco
4 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkk cara pelo seus exemplos isso ocorreu a cada 10 anos no mínimo… vai dormir quem sabe em sonho isso não vira realidade.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Luiz Caco
4 anos atrás

O Luiz perguntou quando e eu citei alguns casos. Se você não gostou, deixe no prato.

Mansell
Mansell
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

Na Indy?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Mansell
4 anos atrás

Na Indy, não! No prato.

Edgard
Edgard
4 anos atrás

Acho que essa foi a melhor definição do momento da F1: “Mercedes mostrou, mais uma vez, sua competência irritante.’
Todo mundo quebra, bate, explode, fura o pneu e eles sempre lá, irritantemente, sem falhar uma miserável vez (ou tão poucas que a gente nem lembra).
Pela falibilidade dos carros de corrida, novamente!

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Edgard
4 anos atrás

Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo, Brasil, tarde de 17 de novembro de 2019, quando o motor Mercedes-Benz do carro do Valtteri Bottas estourou, causando o abandono do piloto da equipe Mercedes, a entrada do carro de segurança (particularmente achei um exagero; para que criaram o carro de segurança virtual? Não houve acidente; somente a necessidade de tirar o carro dele da pista) e a punição de troca de componentes. Ou você acha que o Bottas quis largar em último por diversão?

Mais uma vez, o povo brasileiro demonstra uma falta de memória irritante. É por isto que temos esta porcaria como presidente da república: o povo não tem memória para lembrar o que ocorreu há quinze dias; quanto mais para (pesquisar e) lembrar o que um lunático, insano, antinacionalista fez por 28 anos no congresso a favor do povo brasileiro: absolutamente nada!

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Baba-ovo da Mercedes, você quer saber mais que os comissários da FIA sobre o uso do Safety-Car?

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Prezado Ferrarista, não quero saber mais do que ninguém; só achei um exagero a entrada do carro de segurança, pois existe o carro de segurança virtual. A meu ver, interpretando o regulamento, acredito que a situação fosse muito mais para o carro de segurança virtual do que para o carro de segurança.

Garagista
Garagista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Gente! Esse Renato é o Segafredo! É o mesmo papo.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Prezado Garagista, tendo em vista que você está fazendo uma acusação, leviana e infundada, desafio você a apresentar provas do que você afirmou? Já sei: você é igual a um determinado presidente de um país da América do Sul em que se fala português e espalha um monte de mentiras na rede! Só pode!

O desafio começou. Vamos ver se tem coragem e/ou culhões para provar o que diz? Ou apenas mais um covarde que se esconderá no mundo virtual atrás de apelidos?

Garagista
Garagista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Leia o meu comentário na sua postagem mais acima.

Renato F1/FE Mercedes
Renato F1/FE Mercedes
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Réplica no comentário anterior.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

Vocês estão progredindo! Economizando comentários…

Garagista
Garagista
Reply to  Renato F1/FE Mercedes
4 anos atrás

E tréplica no comentário anterior.

Tales Bonato
Tales Bonato
4 anos atrás

E começa a temporada de crise de abstinência. Para nós, viciados em F1.

MarcioD
MarcioD
4 anos atrás

Com 2019 chegamos ao fim dos anos 2010 e se usarmos os títulos e as vitórias como parâmetros mais relevantes, os que mais ficam para a história, vamos chegar à uma triste conclusão: Esta é a pior década no que diz respeito à competitividade, equilíbrio e imprevisibilidade. Nestes 10 anos tivemos somente 3 pilotos campeões e 2 equipes campeãs e uma média de 0,24 vencedor diferente(contado ano a ano)/GP ou seja um resultado pior do que os anteriores anos 2000 e dos anos 50. Para efeito comparativo nos anos 60, os mais competitivos da historia da F1, tivemos 7 pilotos campeões e 6 equipes campeãs, com uma média de 0,49 vencedor diferente(contados ano a ano)/GP.

E para piorar tivemos 2 domínios de longa duração( 4+ anos de títulos seguidos de pilotos e construtores com 50%+ vitorias) sequenciais. Tivemos uma sequencia de 4 títulos(Vettel) e outra de 3(Hamilton). No período de 61-85 ou seja durante 25 longos anos não tivemos titulo sequencial de nenhum piloto, somente 2 pilotos conseguiram 3 títulos de forma alternada e ninguém conseguiu ser tetracampeão.
Principal causa deste desequilíbrio? muito $$$$ envolvido e a distribuição desigual dele.

A esperança para nós aficionados é que com as novas regras a partir de 2021 novos ares passem a soprar sobre a categoria mudando a situação.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  MarcioD
4 anos atrás

Exatamente o mesmo cenário do futebol (especialmente o europeu, onde isso começou mais cedo). Tristes tempos.