TÚNEL DO TEMPO
RIO (saudades) – O Luciano Marinho mandou este vídeo raro com uma volta na velha pista de Interlagos filmada num carro de rua em 1987. Dá para ter uma ideia de como era o circuito — e eu sempre mostro, porque os mais jovens não tiveram a chance de viver esse autódromo em seu formato original.
Neste link aqui tem uma simulação simpática feita por computador num Copersucar. Muito bacana. Acho o máximo, esses programas que reproduzem carros e circuitos antigos. Bem que alguém podia produzir um Meianov e colocar no traçado velho para eu ver como ficaria…
[bannergoogle]
O traçado antigo de Interlagos sempre deixou saudades.
Olha, deveria ter um movimento para trazer a pista original de volta para a F1 se esta se manter por aqui ou até mesmo a outras categorias. A maioria os pilotos da F1 disseram que adoram Interlagos, mas que a pista é muito curta, deveriam levar isso consideração.
Sonho ou utopía na tripice coroa?:
WEC :24 horas de Interlagos no circuito original atualizado,
Indycar: 500 milhas de São Paulo no anel externo antigo de Interlagos atualizado
F1: GP de Interlagos.
Será que algum fodão (brasileiro de preferência) consegueria correr as três? ou vencer as três?
INTERLAGOS FOREVER!
Esse “Ass” (tem mais ver que “S”) do Senna é uma mutilação que estragou Interlagos.
Aliás, não só o circuito de Interlagos, mas a F1 era muito melhor até chegar Ayrton Senna e toda essa babaquice de endeusamento de piloto-herói-mártir-porta-bandeira-chorão-dramático.
(Que se danem as viúvas, e engulam uma opinião contrária ás suas. O nome disso é democracia.)
Alias, Flávio, o que você achou daquela estátua do Senna na chegada da Ayrton Senna/Dutra á Marginal Tietê?
Que belo lugar para um monumento que será ponto turístico para selfies, hein? Imagine motoristas reduzindo a velocidade para usarem seus smartphones para uma foto do “boneco”…causando situações de colisão com os carros que vem á sua frente e atrás.
Quanta cafonice. Quanto oportunismo. Quanta inconveniência.
Tem isso, é?
Aliás, a pseuda homenagem de um grupelho reacionário qualquer já está gerando problemas na Rod. Ayrton Senna, com trafego lento e situações de quase acidente. Além de tudo a estatua ficou feia, um atentado a memória de Senna.
Só que não dá para retornar nunca mais ao velho circuito de quase 8 km.
Nem o anel exterior (ver a Turismo 5000 era animal!) é passível de recuperação hoje.
Voto com Ricardo Bigliazzi!! Condenados eternamente por crime de lesa-majestade!
Quem viu, viu. Dava para ter feito coisa melhor.
Muito legal a vista de dentro do carro!
Flavio, me tira uma dúvida: o processo para trazer a F1 de volta para SP demorou alguns anos. Em alguns momentos do vídeo, aparece uma voz que parece a do Ayrton, narrando as curvas. Seria ele? Penso que não, porque em 87 ele ainda não era um piloto dos grandes. Mas será que ele teria conduzido (auxiliado) nesse processo por tanto tempo?
A narração em inglês comete um erro absurdo ao dizer que a pista chama Interlagos por causa dos lagos no parque do Autódromo. Interlagos (o bairro) tem esse nome por conta das represas Billings e Guarapiranga, entre as quais fica o bairro.
E é incrível ver como essa pista era rápida! 2’37” numa pista com 7.800 metros, para a década de 70, é sensacional! Não seria exagero nenhum dizer que hoje em dia a F1 registraria ali 1’45”, 1’50”
Agradeço se houver resposta e até mais feliz se um dia você publicasse algo sobre esse processo de mudança de Jacarepagua para Interlagos.
Abraço!
Procura lá no canal do Grande Prêmio no Youtube. Contei essa história toda num vídeo que já não lembro mais quando postamos. Mas deve ser fácil de achar.
Realmente essas reproduções de pistas e carros antigos são muito legais. E nos simuladores a gente consegue perceber as grandes diferenças nos carros, como narrado no video, nos antigos as frenagens eram muito diferente dos atuais.
Tenho um video no “Assetto Corsa” no layout antigo de Monza com uma Lotus.
https://www.youtube.com/watch?v=XHxsvFWWo00&t
Andei ai, nem tinha carta ainda, nos antigos Interlagos Trophy! Geralmente eram dois caminhões GMC puxando a fila de carros antigos.
como dizem: era tudo mato!
Saudações!!! Flavinho, que conheceu como ninguém o antigo traçado, tem motivo suficiente para criticar Senna pelo resto da vida, por participar da deformação de um traçado mitológico, ao lado , acho da Erundina, que devia saber tudo de broa, bolo de fubá mas não de circuito.
Hoje, em tempo, assisti uma prova Zumbi, onde Tatiana Calderón largaria em 16.lugar e não apareceu na prova….abs Salve a mediocridade brasileira, ainda pirralha em assuntos sérios,,,abs
AndeI de Speed 1600 exatamente neste ano, 1987. Se não me engano, a volta era por volta de 3,50! Nota-se no vídeo os cones usados pelas escolas de pilotagem. Fiz o curso em 1985 com o saudoso Marazzi e ele delimitava a pista dessa forma para as aulas práticas. Saudades!
Flavio,
Comentário nada a ver mas acho que do seu interesse. Você conhece essa concessionária DKW no Rio Grande do Sul?
https://www.youtube.com/watch?v=P70ChyQcsws
Abs.,
Fred.
Não é uma concessionária, extamente. É a loja dos meus amigos Jaeger, que fabricam e comercializam peças.
Interlagos antiga era fantástica!!!
O “S do Senna” também é demais, um dos pontos mais legais de ultrapassagens da F1…
Deveria ter uma forma de usar o “S” e toda a reta antiga, faz o “S”, sobe pra reta antiga e usa todo o traçado antigo….
HE HE
O traçado sugerido por vc, FG, seria legal também, pq tornaria o circuito um pouco mais extenso, mas juntando o “S” e com o restante do circuito antigo, PQP!!!
Desde aquele problema com o site do Terra meu celular Andróide não abre os vídeos.
Esse simulador do Copersucar, chamado Automobilista, não tem Lada, mas tem os Opalões antigos da Stock, e uma série de turismo antiga com Fusca, Uno, Passat e Gol. Também tem Pumas, e traçados antigos de Jacarepaguá.
Opalas: https://tinyurl.com/wqojrmx
Um vídeo de uma corrida de Opalas no traçado antigo de interlagos:
https://www.youtube.com/watch?v=e3OnGFae5Z0
Sensacional!
E com narração de Luciano do Valle na volta de James Hunt.
Sacanagem eterna com a pista que me ensinou a amar as corridas.
Pena perpétua aos idiotas que mataram Interlagos
Os dois Lagos “colados” na pista é lindo demais.
Este traçado pode ser visto no Filme O Incrível Monstro Trapalhão, de 1980. O carro produzido pelo Didi é levado para uma corrida, lá.
https://www1.folha.uol.com.br/internacional/en/business/2019/12/chinese-manufacturer-wants-to-buy-fords-sao-bernardo-factory.shtml
Só um comentário, o video do Copersucar não é simulação, é parte do simulador (que alguns também chamam de jogo) chamado Automobilista (que por sinal é feito no Brasil). Qualquer pessoa com um PC e o Automobilista instalado pode andar no circuito antigo mesmo que virtualmente.
Ou seja, uma simulação.