BUS STOP

RIO (uma hora acaba) – Escreve o blogueiro Paulo Leite, que está no Canadá:

Flavio, encontrei num envelope perdido essa imagem maravilhosa provavelmente obtida por meu pai — mas há discordância na família. Na década de 40/50, o super bus operava a fabulosa linha Guarabira-Campina Grande, na Paraíba. Meu pai, Wilson Leite, na época era ávido fotógrafo amador. Inclusive tinha quarto escuro em casa onde revelava as fotos. Não reconheço nenhum ator na foto nem o nome da empresa nem o modelo do ônibus, mas quem sabe alguém pode ajudar na identificação, caso prefira publicar. Abraços do Paulo Leite, aquele que dirige uma Belina 2003 em Vancouver, Canadá.

Gosto muito dessas fotos de época, de como as pessoas posavam para a câmera, de como esses momentos eram tratados com solenidade, por mais simples que fossem. E não gosto muito de selfies.

[bannergoogle]

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CRSJ
4 anos atrás

Tempo Jurássico.

Paulo Leite
Paulo Leite
4 anos atrás

As vezes, a Internet é legal. Enviei para alguns grupos Zap o link da postagem de Flávio. Meu amigo Antônio Costa, de João Pessoa, respondeu quase imediatamente: “Paulinho está foto foi no posto de gasolina de Papai o nome do Posto Esso São Geraldo na saída para Lagoa Seca, e esses guris são Gilberto, Gilvan e Gilson. Que coincidência !!????????????????????“
Gilberto, Gilvan e Gilson são irmãos de Antônio, hoje moram em Natal, Maceió e João Pessoa. Soube que ficaram empolgadíssimos com a foto. Gilson é pai de três sobrinhos meus. Lagoa Seca fica meia hora de carro de Campina, no brejo paraibano, conhecido pela semelhança com os Alpes Suíços.
Paulinho é como sou conhecido no sub-mundo de Campina Grande. As vezes Paulin no diminutivo incompleto é bastante usado no Zap. Também te chamam de Flavin ? Teclar em iPhone é o ó !!!

Rodrigo
Rodrigo
4 anos atrás

É a foto de um frentista, com um ônibus atrás e uns anônimos à frente. Desculpem.

ze otavio
Reply to  Rodrigo
4 anos atrás

Concordo! Feliz 2020 para todos.

jsilba
jsilba
4 anos atrás

a carroceria parece ser mais antiga , mas o chassi é do caminhão Chevrolet Brasil 6500 produzido, somente no Brasil , entre 1957 a 1963.

Cristóvão Ferreira Júnior
Cristóvão Ferreira Júnior
4 anos atrás

O ônibus tipo jardineira é um Chevrolet Marta Rocha provavelmente dos anos 50 este modelo e de 54 à 57.

Aliandro Miranda
4 anos atrás

As fotos eram tratadas como solenidades porque eram mais raras, mais caras e a revelação demorava. Então, sim, tirar uma foto era uma grande ocasião. E quanto mais gente na mesma foto melhor, para aproveitar a “pose”.

Hoje a foto é tão corriqueira que a ocasião ficou desvalorizada.

Léo Simas
Léo Simas
Reply to  Aliandro Miranda
4 anos atrás

Veja pelo lado bom.
Hoje seria tirada uma nova foto logo em seguida, para não acontecer a maldade de uma criança não sair na foto porque a outra criança ficou na frente dela :D

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Aliandro Miranda
4 anos atrás

Foto legal pra mim é assim: olhar pra câmera e tirar a foto. Hoje em dia pra valer uma fotografia tem que tirar umas 3, 5, 10 fotos pra valer uma.

LEANDRO VIEIRA COSTA
LEANDRO VIEIRA COSTA
Reply to  Aliandro Miranda
4 anos atrás

Concordo plenamente, morávamos em São Lourenço/mg e apenas meu tio que morava em BH tinha uma câmera fotográfica. A vinda dele era um acontecimento e a oportunidade dos registros