FOTO DO DIA
RIO (figura rara) – Todos os aplausos do mundo para Nelson Piquet, cuja primeira vitória na F-1, nos EUA em 1980, completou hoje 40 anos. Falarei mais dela no próximo GP às 10. Escreverei, também. Hoje, apesar do isolamento, o dia foi cheio.
Essa corrida de Long Beach também foi marcada pelo último pódio de Emerson Fittipaldi na categoria, depois de largar em último. Fez uma prova espetacular e terminou em terceiro.
A história toda está aqui. Nelson merece muito, mas muito respeito mesmo. Por várias coisas.
Piquet não é subestimado, ele é subvalorizado. Todo mundo sabe que ele foi um dos grandes da F-1 e um dos grandes da F-1. Mas Senna foi, além de mais vitorioso, mais marqueteiro e mais político, no sentido figurado da palavra. Soube usar a mídia a seu favor, dançar conforme a música. Escolha dele.
Enquanto Piquet sempre foi ele mesmo. Doa a quem doer. Um pouco mais de jogo de cintura poderia ter lhe dado mais um título, talvez. Mas definitivamente não o deixaria feliz.
E, mesmo sem existir internet (não pra mortais, pelo menos), acompanhava as aventuras dele na Indy. Pra quem nunca andou num oval, mandava muito bem até o acidente. Fosse esse acidente uns cinco ou dez anos antes choraríamos a morte dele antes da do Ayrton. E teve muito culhão (não tem como falar de outro jeito) pra voltar no ano seguinte, todo arrebentado, sentar no carro, andar no oval de novo e ainda conseguir largar.
Espero que o Pedro tenha o mesmo talento e a firmeza de caráter do pai, não apenas um nem outro.
Show, os dois brasileiros aí merecem respeitos, histórias diferenciadas nesse esporte, marcaram muito.
Bora fazer uma petição para a F1 retransmitir esta corrida na integra em seu canal no Youtube!
Piquet não foi um piloto pré-fabricado, como muitos. Conquistou o seu lugar com raça e sem mídia. Disputou com os grandes e se tornou um deles.
Um raro piloto. Uma língua afiada!
Piquet, o melhor de todos ! E continua muito divertido ! Vida longa !
Prezado F&G: Sim, foi uma vitória fantástica de Piquet e ainda com a subida ao pódio de Emerson, consagrando uma justa homenagem, sim Emerson passava a ter um sucessor brasileiro na F-1, Piquet ganhou três títulos mundiais . A qualidade dos pilotos brasileiros na F-1, foi reconhecida pelo talento,profissionalismo e resultados positivos o que de certa maneira abriu o caminho para o excelente piloto A.Senna, e na esteira outros vencedores Rubens Barrichello e Felipe Massa, os quais pilotos da mais enigmática equipe FERRARI.
Nelson arrematou conquistas, como sendo o primeiro campeão da era turbo,com motor BMW de 4 cilindros de 700 HP, ainda mais , Nelson tem o registro da última dobradinha brasileira, Piquet e Moreno pela equipe Benetton ( GP- do Japão). Lamentavelmente a imprensa não especializada no assunto automobilismo criou uma cisma contra Emerson ao correr pela própria equipe de F-1, e também deixou a margem a carreira extraordinária do tri-campeão Nelson Piquet . E que no futuro próximo na F-1, veremos os novos sucessores e pilotos brasileiros , Pietro Fittipaldi e Pedro Piquet , vamos torcer para em breve uma nova vitoria na F-1 .
Dá pra ver a “saia” lateral da Brabham tocando o chão gerando o efeito solo. Essa força era tão grande que eliminava a necessidade da asa dianteira.
Grande Piquet, um dos gênios do automobilismo mundial!
Está na integra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vEq6UJzztRM, a resolução não é lá muito boa, mas vale a pena assistir.
Foi um GP inesquecível, o Piquet na sua primeira vitória e o Emerson no seu último pódio. Eu só consegui ver esse GP quase trinta anos depois no YouTube. Esse é um GP pouco comentado na Globo por causa transmissão da Band na época.
Parabéns, um guerreiro, foi muito bom piloto!
Pra mim o maior piloto brasileiro de todos os tempos.
Sem dúvida.
Anos “redondos” são marcantes pro automobilismo brasileiro: este 2020 talvez nem tenha F1, mas lembra, além dos 40 anos da primeira vitória do Piquet, os 45 anos da vitória do Pace em Interlagos, 50 anos da primeira vitória do Emerson (e 45 da última), 35 anos da primeira vitória do Senna (e 30 do bicampeonato dele) e 20 anos da primeira vitória de Barrichello.
Emerson ė um mau caráter …um cretino…..Ele deve não apenas a bancos mas a pequenos empresários … Agiu de má fé…total..todos sabem …
Não teve a menor vergonha de captar 1 milhão demais do Min.Esportes para seu neto..(no governo da Dilma) e ainda defende lá de.MIami esse verme do Bolsonaro …
Não captou. Mas entrou com pedido.
Triste o caso do Emerson… poucas vezes eu acompanhei alguém destruir a própria reputação de modo tão horrível.
Esse carro do Piquet não tinha aerofólio dianteiro?
Não. Era assim mesmo.
Não. Vários carros da época não tinham por causa do efeito solo.
A McLaren de Niki Lauda na vitória na Inglaterra em 1982, também não tinha asa dianteira.
E a Sportv anunciou que iria passar o VT dessa corrida, ontem, colocou na grade, anunciou no Twitter. Quando fui assistir passaram interlagos 93. Que merda
O SporTV pegou os direitos? Por que na época a corrida foi transmitida pela Band.
Fiquei decepcionado também, mas interlagos-93 também foi muito boa. Não sou fã do Senna, mas é preciso admitir que o cara era fantástico. Eu fiz questão de assistir a corrida só por causa da ultrapassagem sobre o Hill. Ultrapassagem igual só aquela do Piquet sobre o Senna na Hungria-86, aquela do Barrichello sobre o Ralf Schumacher em Ímola e o drible que o Cristiano da Matta deu nos irmãos Schumacher em Suzuka. Não sou ufanista, mas realmente os brasileiros são diferenciados. Ultrapassagem do mesmo nível só lembro do Benoît Tréluyer sobre um peugeot em LeMans por fora da pista (https://youtu.be/KnQdf1mJneM) e, claro, aquela do zanardi sobre o Herta no saca rolha.
Essas realmente foram ultrapassagens maravilhosas, mas o rei das ultrapassagens na minha opinião se chama Nigel Mansell. O leão quando colocava a faca nos dentes ninguém segurava.
O Mansell foi o melhor “ultrapassador” (putz) que vi, concordo. O que ele fez em Silverstone em 1987 foi demoníaco, não só pela manobra, mas principalmente pela caça ao Piquet.
Mas a maior ultrapassagem da História é a do Piquet sobre o Senna, Hungria 1986.
Piquet fez a melhor ultrapassagem , em 86 sobre o Senna, e a melhor fechada, sobre o Mansell, em 90 na última corrida (acho que Austrália)
Bacana. Aquela sua história com ele, dando um recado do Crispim é muito legal. Não o conheço pessoalmente, mas parece mostrar muito quem ele é.
Esse carro é um dos mais lindos da história do automobilismo mundial?
Também acho!!!
caraca, faz tempo, do tempo que lata de óleo de cozinha era novidade e era feita de papelão. Não dava pra enrolar a linha de pipa.
Oi! A Sportv está transmitindo um monte de momentos antigos do esporte. Ontem mesmo passou o GP de Interlagos 1993, Senna penando atrás das Willians… Bem, passando aqui só pra deixar uma mensagem de otimismo para você e seu fã-clube. Sairemos dessa mais lúcidos, engrandecidos.
Puta piloto, grande cara!!
Parabéns ao Nelson! E sempre achei essa Brabham sem spoiler dianteiro muito estranha.