LADALAND

RIO (parabéns, crianças) – Foi num dia 20 de abril, há exatos 50 anos, que o primeiro Lada saiu da fábrica de Togliatti, na velha e boa União Soviética. Uma triangulação entre os governos da URSS, da Itália e a Fiat resultou na cessão dos direitos de produção do modelo 124 para a potência comunista, que precisava dar uma modernizada em seu parque industrial. A Fiat mandou maquinário, ferramental, estamparia e projetos de um carro que estava prestes a sair de linha, em 1966. Em troca, os italianos receberam aço soviético.

A URSS escolheu a cidade de Stavropol-on-Volga para abrigar a fábrica. Mas em 1964 ela foi rebatizada como Togliatti, numa homenagem a um dos mais proeminentes dirigentes do Partido Comunista da Itália, Palmiro Togliatti — que morreu naquele ano.

A fábrica foi construída em quatro anos e inaugurada em 1970. O carro recebeu várias modificações técnicas para se adaptar ao clima e, principalmente, às condições das estradas do país. Tem ótimas matérias (em inglês) com comparações entre os dois modelos aqui e aqui.

Como vocês sabem, este escriba tem uma especial atração por esses modelos produzidos pelos proletários soviéticos. São seis na coleção, todos lindos de morrer. O VAZ-2101, nome-código do primeiro modelo, nasceu com motor 1200 e foi fabricado por 42 anos.

Cerca de 20 milhões de unidades (há algumas fontes que mencionam um total de 18 milhões) foram montadas até o encerramento da produção, em 2012. O nosso Laika é o carro mais vendido de todos os tempos, considerando que do primeiro ao último ele é basicamente o mesmo — as alterações foram apenas estéticas e de cilindrada do motor. Se vocês pesquisarem as várias listas dos automóveis de maior produção na história, vão encontrar modelos como Corolla, Civic, Escort, Fusca, Golf, Ford série F e outros que, na verdade, só mantiveram o nome ao longo de tempo. O primeiro Corolla não tem nada a ver com o último. O mesmo vale para o querido sedã da VW — os recentes New Beetle e Beetle entram na conta geral dos Fuscas. E para todos os outros.

Sendo assim, muito respeito pelo quadradinho mais simpático e valoroso de todos os tempos. Parabéns, meninos e meninas, vocês são demais! Veloz-HP está comemorando lá no lugar para onde foi levado pelo sedã branco.

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ROVILSON SANCHES PORTELA
ROVILSON SANCHES PORTELA
4 anos atrás

Viva! Saudades dos meus ladinhas que ficaram no Brasil…

Victor
Victor
4 anos atrás

Se descontar o New Beetle e modelos posteriores o VW Sedan ainda supera o Lada Laika e seus diferentes modelos.

Robertom
Robertom
Reply to  Victor
4 anos atrás

Apesar do seu otimismo soviético, o vencedor é mesmo o Fusca (Tipo 1) com 21.529.464 unidades em 65 anos (1938-2003).
Os números totais de produção do Laika, Riva, Zhiguli, ou seja VAZ2101 até VAZ2107, estão em 19 milhões.
Na lista de nomes de carros mais vendidos, o Fusca é o 4º colocado, com 23 milhões, número alcançado com a inclusão do New Beetle e Beetle Super.

Richard Ayres
Richard Ayres
4 anos atrás

Impressionante é o Ford T ter 15 milhões de unidades vendidas.

Rodrigo
Rodrigo
4 anos atrás

Acho que vem a calhar, ou não. Em alguma das minhas timelines apareceu este vídeo de uma etapa de turismo no leste europeu, na tcheca Brno, 1989, portanto às vésperas de pularem um muro, ou algo assim. Veja se consegue identificar algum modelo em especial.

https://www.youtube.com/watch?v=XnI7NfyS288&t=489s

Carlos Máximo
Carlos Máximo
4 anos atrás

Togliatti, Gramsci…

A Itália, a Europa, o Mundo estariam muito bem se o regime sonhado por estes afáveis senhores houvesse sido implantado. 100 anos de oportunidade perdida para a paz e o progresso da civilização.

Mario Maeda
Mario Maeda
Reply to  Carlos Máximo
4 anos atrás

Sempre tive dificuldade com as figuras de linguagem. No texto acima foi empregado ironia ou sarcasmo?

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
4 anos atrás

O que mais fiz em Cuba foi andar nos Ladas da vida em meio aos Chevy dos anos 1950, principalmente quando conheci Havana.

Matos, o motorista, é um autêntico revolucionário.

Quando estive em Santa Clara, vi um Millecento (é assim que escreve?), além de dois lindíssimos 124 em Holguín (um branco, que estava andando, e outro “laranja McLaren”, estacionado ao lado de um Geely do Partido Comunista Cubano).

Em Cuba eles chamam o 124 de Polaco.

Depois mando as fotos do paraíso na Terra.

Morte ao capitalismo.

Sinceros desejos do camarada Chianello.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Consideração do autor sobre o lada:
“It wasn’t a necessarily impressive car; in fact, it was pretty terrible.”
Pegou pesado…rsrsrsrs

ALESSANDRO
ALESSANDRO
4 anos atrás
DIOGO LIMA
DIOGO LIMA
4 anos atrás

Putz Flávio!

Veloz HP?

Que Boa lembrança!

Não o conhecia, só via as postagens dele aqui no blog. Lembro me de uma em que ele disse que “pegou o vacuo” do Cometao com uma Yamaha e de uma em que relatava uma “graca” que fez em um Kartódromo de São Paulo num jipe preparado.

Saudosa lembrança!

Que ele curta o sedã branco (um dia iremos curtir tambem).

Com a licença poética do Veloz: A luta kontinua, kamarada!

Eder Félix de Souza
Eder Félix de Souza
4 anos atrás

Bom dia, Flávio!
Como envio uma foto pra sessão Enche o Tanque?

eder félix
eder félix
Reply to  Eder Félix de Souza
4 anos atrás

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