NAS ASAS

Coapacabana, 1960. Show aéreo com direito a vidraças quebradas e umas bombas no mar. O Brasil é um país muito esquisito.

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Jovem não tão ambicioso
Jovem não tão ambicioso
3 anos atrás

Quando esses vovozinhos ai em cima ficam ai todo saudosistas com as “peripecias” da juventude é bacana…São até fofinhos, eu juro. O problema começa quando começam a pedir a volta do AI-5 e cooptar as mentes não tão privilegiadas de jovens ambiciosos…Complicado.

Simão
Simão
3 anos atrás

FG
Tô tão azedo com toda a merda que estamos vendo diariamente que nem vou comentar uma cagada dessas.
Os caras da mamata eterna são de uma incompetência e irresponsabilidade assustadoras.
Vou pra Cuba.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Que video maravilhoso !!!!!
Rasantes sensacionais, logo no inicio tem um de um C 47 que é de arrepiar. Muita utras passagens baixas, inclusive de um Caravelle da Varig, voo em formação, bombardeios e rajadas de metralhadoras na agua, foi um grande evento !!! Acho que as bombaas e as rajadas n’água eram os F-80 (T33), mas estavam lá também os Gloster Meteor, que se ve passando um formação de 4 aviões.

As vidraças que quebraram eram os grandes vidros das lojas de rua do Copacabana Palace, que nao suportaram o deslocamento de ar das passagens baixas ou das bombas atiradas no alvo, muito proximo da areia.

Eu era criança, tinha 6 para 7 anos e assisti o show muito ali perto do Copacabana Palace, na Praça do Lido. Eu morava na Rua Belfort Roxo, e minha mãe nos levou para assistir o show. Me lembro que fiquei muito impressionado com as manobras do Gloster e com os disparos de metralhadora. Fiquei tão assustado (embora tenha curtido muito) que nas semanas seguintes sonhava todas as noites com os aviões fazendo passagens baixas e metralhando o local onde eu estava !!!! Assisti a muitos outros shows aéreos na minha vida, mas esse foi mais impressionante !!! Achava que era porque eu era criança, mas vendo o video, conclui que foi impressionante mesmo. Espetacular !!!! Video PRECIOSO.

Aos 4:00 min, aproximadamente, ve-se de farda branca o Brigadeiro Francisco de Assis Correa de Melo, o famoso Melo Maluco, um dos primeiros ases da aviação brasileira, cujas proezas o tornaram famoso no Rio dos Anos 30, e lhe renderam tal alcunha. O Melo era um grande aviador e grande amigo do meu avô, outro aviador dos primórdios da Aviação Esportiva no Brasil. Ele foi o responsável pelo primeiro “porre” da minha vida, um pouco antes dessa época: eu tinha uns 5 anos, estava na lancha dele, vi garrafas vazias de Coca Cola e fiquei pedindo uma, mas tinha acabado. Criança, enchi saco, dai pedi o copo cheio que tava na mão de uma amiga dele (a lancha dele vivia recheada de gatas…). Ele foi lá, e rindo pra cacete, tirou o copo da mão da gata, que tava bebendo uma Cuba Libre, e me deu: resultado, fiquei bêbado com 5 anos…Era uma figura sensacional. Ele foi 2 vezes Ministro da Aeronáutica, e até integrou a Junta Militar que assumiu o comando do país após a destituição de Goulart. Mas defendia a volta da democracia em 6 meses, através de eleições diretas. Voto vencido, se afastou do Governo e foi ser Ministro do STM. Mas o Melo Maluco não era essencialmente um militar nem um politico, ele era um Aviador que amava o voo, e que seguiu a carreira militar por causa da paixão pelos aviões. A historia dele como aviador é show, e merece ser contada e recontada. E como pessoa, merece respeito. Grande figura !!!

Em tempo, e para quem comentou que a aviação brasileira era “especialista em quebrar vidraças”: em 1964 o porta aviões nuclear americano Enterprise visitou o Brasil. Na saida do Rio de Janeiro os aviões decolaram do convés do porta aviões e fizeram um show similar em Copacabana, Diversos A5 Vigilante e F4 Phantom II, caças bombardeiros supersonicos, fizeram passagens baixas, disparos de bombas na agua (mas não tão perto de praia como nesse video), e muito pior do que isso, quebraram algumas vezes a barreira do som sobre o mar de Copacabana. Foi a unica vez que eu vi ao vivo o efeito de uma avião supersônico quebrando a barreira do som. Eu tinha 10 anos e assisti ao show.
O resultado disso foi o maior numero de vidraças de apartamentos quebradas em toda historia do bairro !!!!

Outro fato que costumava quebrar vidraças em Copa era quando disparavam os canhões Krupp de 305 mm do Forte de Copacabana.

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

Caro Antônio Seabra! Seu email continua o mesmo da época em que conversávamos sobre aquele avião em Jurujuba? Grande abraço (desculpa Flavio a carona na postagem…)

Márcio Montechese
Márcio Montechese
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

Antonio, tem uma história maravilhosa do Melo Maluco contada pelo José Vasconcelos no programa do Jô Soares.
https://youtu.be/eGycGnBHlsc.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Amigo, nessa epoca ainda não existia Xavante, o que voce viu eram Gloster Meteor.

murilo
murilo
3 anos atrás

De tão esquisito, deus suspirou no ouvido de alguém que enxofre cura Covid-19. E tome enxofre!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Esse filme é ótimo, reparar que um “Vagão voador” (depois dos 50 primeiros segundos) passa num rasante com um motor embandeirado.

Rasantes, passagens rápidas, tiros e bombas reais a beira mar. Que maravilha (que os ambientalistas não leiam o post)!

Nos shows aéreos de hoje em dia somente exposição estática das aeronaves da FAB com apresentação da Esquadrilha ao final do dia. É chegar cedo no local para ver os aviões chegarem e fazerem alguma gracinha para os aficionados. Esses últimos 20 anos foram especialmente cruéis com o Pais.

Em 1960 éramos duas coisas, imortais e bem mais magros… hahaha!

Obs.: Acho que esse vídeo é repeteco no Blog. Que se repita mais vezes.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
3 anos atrás

Bom dia Flavinho Gomes !!! deu pra ver também o Xavante, ainda hoje, atuando em natal …
Depois em 1965, no 4. Centenário um T-6 caiu na baia de Guanabara…
Abs

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Flavio Padilha
3 anos atrás

Desculpe, mas não era um Xavante, provavelmente um F-80 de origem americana. Eram aviões recebidos de forma provisória à época para substituir os Gloster Meteor que começavam a ser aposentados (fadiga nas asas, a rapaziada sempre judiou do menino inglês).

JURACY
JURACY
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Fala Ricardo ! Gloster Meteor…abs tá no programa . ( P-80 Shooting star vc quis dizer ) F- 80 era o sabre.
abs

Nilton
Nilton
Reply to  Flavio Padilha
3 anos atrás

O Xavante entrou em serviço vários anos após o vídeo ter sido gravado e está fora de servico há uns 10 anos pelo menos.

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

É tradição na Bananalândia. Já que nossa “força aérea” não serve para muita coisa, quebrar vidros não deixa de ser uma demonstração de poder.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/07/caca-da-fab-em-voo-rasante-destroi-fachada-de-vidro-do-stf.html

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Tales Bonato
3 anos atrás

Não fala assim, a FAB voa bem, sempre voou. O que falta é grana, sabe como é que é, só sobraram as moedinhas em cima da mesa pois a rapaziada não conseguiu rapelar.