N’ESTÍRIA (1)

RIO (gosto do nome) – E vamos lá. Esquisito ver duas corridas seguidas na mesma pista, acho que os pilotos devem ficar meio entediados, mas é o que temos.

Hoje foi dia de Verstappen, que fez a pole provisória para o GP da Estíria. Pole provisória é legal. Antigamente, quando as sextas-feiras tinham o que a gente chamava de “primeiro treino oficial”, o mais rápido tinha a pole provisória. Se ninguém melhorasse no sábado — o que acontecia às vezes –, o sujeito garantia o primeiro lugar no grid.

O primeiro tempo de Verstappinho hoje ganhou tal status porque a previsão de tempo para amanhã na região do Red Bull Ring é sombria. São esperadas tempestades bíblicas, o que pode cancelar todas as atividades de pista, levando os pilotos ao confinamento dentro de seus motorhomes.

(Respeitarei muito se nessa fase de dormir em motorhome aparecer alguém com uma Kombi Safári. Antes que vocês estranhem o acento em “safári”, informo que adoto a grafia do Houaiss. É um dos meus últimos sonhos de consumo automotivos.)

Se de fato o aguaceiro impedir os trabalhos, há duas alternativas: fazer a classificação no domingo de manhã, ou considerar os tempos do segundo treino livre para a formação do grid. Nesse caso, quem largaria ao lado de Max seria Bottas, líder do campeonato. Verstappinho virou 1min03s660. Sapattos ficou 0s043 atrás. A Mercedes Rosa de Pérez foi a terceira colocada a 0s217 de Max, e o outro carro da Force Racing Aston India Martin Point terminou em quarto 0s581 atrás. A terceira fila provisória teria Sainz Jr. em quinto e um discretíssimo Hamilton em sexto, 0s688 mais lento que o ponteiro do dia.

E a Ferrari?

Leclerc fez um estupendo nono tempo, 1s046 atrás de Verstappen, e Vettel brilhou com a 16ª posição, coladinho numa Williams — a de Russell — e à frente de outra — a de Latifi. Deixou para trás os dois carros da vibrante Haas e Ricardão, que bateu e nem registrou tempo.

Toca o telefone. Ligação a cobrar. “Nehmen Sie den Anruf an?”, pergunta a telefonista. Como arranho o alemão, respondo imediatamente: “Ja, dank!”, sabendo quem era. De onde você está telefonando, meu filho?, pergunto ao meu esbaforido informante Gola Profonda, que voltou a trabalhar na Ferrari — ele não diz exatamente o que faz; quando perguntei, respondeu genericamente que dá “uma assessoria nuns assuntos aí, digamos que cuido do fluxo”.

Tem um orelhão nos fundos do paddock, explica. Rapaz, digo, o que acontece com esse carro? Olha o Vettel, quase dois segundos atrás! Como é que está o clima na equipe, devem estar todos enlouquecidos!, comento.

E Gola, então, desandou a falar. Fui anotando rapidamente no meu bloquinho, e procurei manter a terminologia usada, às vezes um tanto chula.

“Charles não está satisfeito. Assim que acabou o treino Mattia trouxe seu Nescau morno, mas ele deu um tapa na mão do banana do chefe e gritou: ‘Já falei que prefiro Toddy! Odeio Nescau, é muito doce!’. Foi uma correria para achar Toddy, só encontraram na McLaren, na mochila daquele menino, Orlando.” Lando, interrompi. “Esse mesmo. Um cara lá entregou pro nosso funcionário e disse que tudo bem, depois vocês pagam. Quando acabou o treino, vieram uns caras com sotaque americano ameaçando todo mundo. ‘Vocês estão fucking a porra toda! Se amanhã a gente não tiver um motor decente vamos fucking quebrar tudo aqui!’ Um deles tinha um H tatuado no antebraço. Vieram sem máscaras, espalhando perdigotos. Saí de perto. Mas deu tempo de ver o Kimi entrando logo atrás dele. Fez um longo discurso.” Estranhei. Longo discurso? “Sim”, continuou Gola. “Disse ‘puta bosta isso aqui’ e foi embora. Já o Seb estava feliz. ‘Chupa Latifi!’, gritou, cerrando os punhos e socando o ar. Aí pediu para colocar freio a tambor na frente e usar fluido de freio Varga, que segundo ele é a única coisa a fazer agora.”

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
3 anos atrás

A Ferrari pode dar adeus a qualquer pretensão este ano, a não ser uma ou outra corrida onde o imponderável atue a favor dos pilotos ou da equipe.
O carro é mal nascido, como se diz na categoria.

lico
lico
3 anos atrás

Leclerc deve estar com covid sem paladar, pois o Toddy é bem mais doce, e o Nescau com paladar muito mais pro chocolate do que pro açucar.

Tem uma kombi dessa no mercadolivre Flavio com 40000km mas prepara o bolso que tem preço de SUV kkkkk

Costa
Costa
3 anos atrás

‘Já falei que prefiro Toddy! Odeio Nescau, é muito doce!’. Conceito de Leclerc aumentou 1000% depois dessa!!!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

A previsão do clima na Ferrari tem sido um exercício extremamente fácil: tempestades constantes com raríssima possibilidade de tempo bom (A cada 20 anos um lampejo).

yeah
yeah
3 anos atrás

Chupa, Latifi!

Jose Lima Junior
Jose Lima Junior
3 anos atrás

Como Vettel ficou sem carro, como um Tetra campeão ficou a pé ?
Simples – O que Fernando sempre questionou os 4 títulos.
As rodadas -Perder o carro em situações de pressão – Não justificam 4 Títulos.
Melhor Parar !

Chamem o Petrov
Chamem o Petrov
Reply to  Jose Lima Junior
3 anos atrás

Fernando? É aquele espanhol que perdeu o vice para um estreante, quando ambos corriam pela equipe McLaren?
Seria aquele espanhol que ficou atrás de Vettel nos mundiais entre 2009 e 2018, totalizando 10 anos seguidos?
Ou seria aquele que perdeu um título porque não conseguiu passar o Petrov, mesmo somando os pontos a mais da vitória roubada do Massa no mesmo ano?
Talvez seja aquele trapaceiro que venceu em Cingapura e escapou ileso, beneficiado pela maior safadeza perpetrada na Fórmula-1…

É esse que falou de Vettel?

Allez Alonso
Allez Alonso
3 anos atrás

Vettel deprimente. Nada como um dia atrás do outro, rs. Ricciardo tb se continuar assim n termina o ano, já está sentindo a pressão do Alonso? Perez muito bem, quem tem q colocar tambor é a Haas q não faz um freio decente desde que estreiou como equipe.
Será q Vettel ainda é melhor que Senna? Nunca foi.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso
3 anos atrás

O dono da caveirinha finalmente saiu da Matrix! Boa tarde, Francisco! Tudo bem contigo? Você está voltando porque seu amado (QUATRO VEZES SURRADO PELO TETRA) vai voltar?

Será que 4 é maior que 3? Sempre foi.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
3 anos atrás

Pinto,

Será que irá cumprir a promessa no fim do ano e escrever em caps lock: “HAMILTON MAIOR QUE SCHUMACHER!”?

Duvido! Você não cumpre o que promete. No ano passado você disse que iria embora pra sempre se nada mudasse. Uma semana depois estava comentando com nick falso. Logo descobriram que era você e ninguém se importou.

Em 2021 será interessante vê-lo órfão das salsichas alemãs. Já sabe pra quem vai torcer? Ah, esquece! Melhor torcer contra. Você terá várias opções. Começa pelo Ricciardo, que iniciou a aposentadoria do Vettel, passa pelo Leclerc, que o colocou como o segundo piloto que sempre foi e termina no Sainz, que tomou o lugar do seu alemãozinho.

Terá o Hamilton, que será hepta, com mais vitórias que Schumacher.

Terá o Alonso, teu amor enrustido.

Eu até senti um pouco de pena de ti, mas você estará muito bem servido em 2021.

MacLata-12
MacLata-12
Reply to  Paulo Pinto
3 anos atrás

Olha quem fala! Você e o Segafredo é que são campeões de nicks falsos.

Ricciardo, que está há 10 (DEZ) temporadas na categoria e nem vice foi?

Os outros dois ainda estão desabrochando. Ainda é cedo para se dizer algo e é bom não se falar nada agora. Elogio demais estraga qualquer talento e podem terminar igual ao Canguru Terceirizado, que não consegue passar de terceiro nos mundiais.

Esquece o fim do ano. Já posso adiantar: MERCEDES MAIOR QUE FERRARI NESTES NOVOS TEMPOS!

Prazer em ter você aqui de volta (apesar de nunca ter saído).

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
3 anos atrás

Vc ainda torce pro Vettel?, só vc não viu que a máscara já caiu faz tempo, Alonso o Monstro vem aí, e Vettel aposenta com o rabo entre as pernas, triste fim. Confesso que nem eu previa tamanha incompetência do alemão, achava q ele era melhorzinho. Andou hoje com cambagem e asa pra chuva, n fez nada, amanhã tá no sal, rs.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
3 anos atrás

Meu caro Allez, vulgo Vicellez, lembra? Você ressuscitou devido ao retorno do espanhol trapaceiro em 2021?
Esse teu ódio por Vettel tem explicação! O alemão acabou com Alonso e ainda enterrou a “Alonsomania”, fazendo o mesmo aposentar-se com os dois títulos que ele já tinha na bagagem.
Esse retorno não vai acrescentar grande coisa ao currículo manchado do espanhol.

E mais uma vez, é um prazer tê-lo aqui!

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Allez Alonso
3 anos atrás

Alex, se nem 7 consegue ser maior, imagine 4..??

Taca-Hora
Taca-Hora
Reply to  XAU XAU VETTEL
3 anos atrás

Segafredo, me faça um favor! Esqueci de digitar para o teu colega de Matrix que se:

4 é maior que 3, então 4 é muito maior que 2.

Dê a ele o recado, mas dentro da Matrix e mande um beijo para a Alice…

João Paulo Ladeia
João Paulo Ladeia
3 anos atrás

Tem um único motivo pelo qual leio seu blog, te sigo nas redes.Nao é porque você é comunista, feminista, anti fascista e escrever bem demais e ter um humor refinado e sarcásticastico.É sim pela fantástica rede de informantes que você possui, gola e seus amigos sempre trazendo fatos que passam desapercebidos.
Sensacional seu texto
Tava sentido falta.
Um grande abraço
Bom fds

Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

…”Force Racing Aston India Martin”. Adorei a variação completa da Mercedes Rosa. Você reinventa as palavras. Coisa que os poetas deveriam fazer. Muito bom.

murilo
murilo
3 anos atrás

https://www.google.com/maps/@-8.6576464,-35.154903,3a,75y,146.13h,90.72t/data=!3m6!1e1!3m4!1sMBtNtKZMS7u3na_WgVmXAA!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

Aqui jaz uma Kombi Safari. Fica largada nessa garagem no município de Rio Formoso, litoral sul de Pernambuco. Vejo-a toda vez que vou pra Japaratinga, linda praia em Alagoas. Essa Kombi – dizem – o dono não vende, nem com reza.

ze otavio
3 anos atrás

Phelomenal, voce eh phoda. Parabens! bjs.

Diogo Lima
Diogo Lima
3 anos atrás

“…Foi uma correria para achar Toddy, só encontraram na McLaren…”.

História mal contada, não? A Mclaren não tem o patrocínio do “Huski Chocolate”?

Patrick Vaz
Patrick Vaz
3 anos atrás

KKKKK.
Choro de rir com essa história do Gola.
Falta desenterrar o Máximo Bueno e seu pan com manteiga…
Quanto à Kombi, acho que apenas o Vettel poderia aparecer em uma.

Bruno Wenson
Bruno Wenson
3 anos atrás

Discordo do Leckinho. Toddy é muito mais doce que Nescau. AO menos o que comprei como Toddy Original, dia desses. Achei um açúcar de confeiteiro com pó de chocolate. Horrível.
Mas, vai que o da Europa é diferente, né? Se a gasolina tem diferenças, por que não o achocolatado em pó?
Ou será que o paladar de um quarentão já difere muito de um garoto de 20??
No mais, Leckinho deve levar vantagem de novo. Lembro de Prost dizer certa vez que não tinha mais porque se arriscar, em relação ao Senna. TEnho flhos e esposa em casa, disse o sereno Prost, no fim dos anos 80.
Será o caso de Vettel, ao não mais acelerar tanto?

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Bruno Wenson
3 anos atrás

Sou quase quarentão mas mantenho hábitos iguais ao da minha filha de 3 anos. Aqui em São Paulo o Nescau é infinitamente mais doce que o Toddy. Sem falar que existe uma espécie de “corante” preto que não dilui e nem fica homogêneo. Eu detesto.

XAU XAU VETTEL
XAU XAU VETTEL
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

Tô contigo Clayton

Costa
Costa
Reply to  Bruno Wenson
3 anos atrás

Experimente o Toddy da tampa azul, tem mais sabor…

Bruno Wenson
Bruno Wenson
3 anos atrás

Discordo do Leckinho. Toddy é muito mais doce que Nescau. AO menos o que comprei como Toddy Original, dia desses. Achei um açúcar de confeiteiro com pó de chocolate. Horrível.
Mas, vai que o da Europa é diferente, né? Se a gasolina tem diferenças, por que não o achocolatado em pó?
No mais, Leckinho deve levar vantagem de novo. Lembro de Prost dizer certa vez que não tinha mais porque se arriscar, em relação ao Senna. TEnho flhos e esposa em casa, disse o sereno Prost, no fim dos anos 80.
Será o caso de Vettel, ao não mais acelerar tanto?

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Bruno Wenson
3 anos atrás

Nem Toddy e nem Nescau.

O Ovomaltine é pole, volta mais rápida e o lugar mais alto do pódio!

Leo Borges
Leo Borges
3 anos atrás

FG! Da uma olhada no que fizeram (autor ainda desconhecido)…

Colocaram, literalmente, o “Botta’s Mowing Services” no mapa do RedBull Ring! hahahaha

Abs!

Leo Borges
Leo Borges
Reply to  Leo Borges
3 anos atrás
Paulo Moreira
3 anos atrás

Uma nova corrida na mesma pista e com apenas uma semana a separar as duas, mas que pode ser bem diferente da do ultimo domingo.
Vamos ver até que ponto os problemas dos Mercedes ficaram resolvidos. Se os Ferrari, com o novo pacote aerodinâmico, estão mais competitivos e se os Red Bull vão andar mais perto dos Mercedes.
São muitos pontos de interesse numa corrida, sem referir as condições climatéricas que podem ser bem diferentes.

Abraço

Visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Recordar é viver: em 1991, Alain Prost xingou a Ferrari 643 de CAMINHÃO e foi demitido.

Corta para o presente: durante os últimos VINTE E DOIS MINUTOS do 2º treino livre, vimos escrito na tela a seguinte classificação. Leclerc: 9º. Russell: 15º. Vettel: 16º.

A verdade dói: qualquer criança de apenas 2 anos de idade já sabe que desde o ano passado Leclerc está pilotando 200 mil vezes melhor do que o Vettel, o rapaz que tem um problema sério: o ego dele é gigantesco, pesa 23 bilhões de toneladas, e ele acha que a culpa pelo fracasso (que não começou esse ano) é apenas do carro, pois, afinal, se fosse ator de cinema, o único papel que Vettel aceitaria representar seria o de Deus.

Resumo da ópera: Vettel vai começar a xingar a Ferrari e, assim como o Prost, ele pode ser demitido antes de encerrar seu contrato.

PS: Nico Rosberg disse ontem: “Os quatro títulos mundiais não servem mais como desculpa”.

Assombração
Assombração
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Quem disse isso sobre os quatro títulos? Foi aquele piloto que ganhou um título apertadíssimo e logo depois correu pra casa?

lico
lico
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Rosberg era um coitado só aparece pra falar merda.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Se você acha que eu vou dizer que o Rosberg é um piloto excepcional, está enganado. Se o Rosberg fosse um piloto excepcional, ele teria sido campeão em 2014 e 2015. Mas ele reconheceu que o Hamilton é excepcional, e após vencer em 2016, partiu imediatamente para a aposentadoria, pois ele sabia que seria muito difícil vencer o Hamilton novamente.

Tenho duas palavras para definir a aposentadoria do Rosberg: fujão e covarde!

Por outro lado, a declaração do Rosberg sobre o Vettel é óbvia, só que poucos pilotos tiveram coragem de dizer. O fato do Vettel ser tetra não pode ser usado como justificativa para tantos erros grosseiros que ele está cometendo nos últimos anos.

Assombração
Assombração
Reply to  Assombração
3 anos atrás

Sabe o que eu acho das declarações de Alonso e Rosberg, que somados não chegam num Vettel? Despeito e inveja.

claudio
claudio
3 anos atrás

Ao que tudo indica, seu informante Gola Profonda vai ter muito o que te relatar neste ano e no próximo kkk.

Se esse motor Mercedes espetar bem no carro da Mclaren grandes chances do menino Leclerc passar 21 em branco.

Rafael
Rafael
3 anos atrás

O informante da Ferrari é o melhor. Espero que ele continue empregado na famiglia