N’INGLATERRA (1)

SÃO PAULO (34°C lá, cês tão zoando?) – A notícia deste fim de semana do GP da Inglaterra, sem dúvida, foi o teste positivo de Sergio Pérez para o novo coronavírus, cujo resultado saiu ontem à tarde. Na maior correria do mundo, a Point Force teve de ir atrás de um piloto. Descartou os reservas da Mercedes, sua fornecedora de motores, porque um está em Berlim para a Fórmula E, Van Dorme, e o outro é ruim, Guti Erros.

Assim, sobrou para Hülkenberg, chamado às pressas por conhecer o time, que defendeu em 2011 e 2012 e de 2014 a 2016. Quando saiu e a Force India apresentou sua pintura rosa em 2017, Hulk fez piadinha de quinta série no Twitter. Mas é claro que foi só uma piadinha de quinta série, ninguém precisa “cancelar” o cara por isso. Foi uma boa escolha.

Pérez não sabe onde pegou o vírus. Só que depois do GP da Hungria, foi para o México visitar a mãe. E também deu seus pulinhos em restaurantes e lugares badalados na Itália. Disse que tomou todos os cuidados. Mas, como compreendem as pessoas esquisitas que acham que a Terra é redonda, ninguém está livre de contrair a doença mesmo tendo a preocupação permanente com as medidas de prevenção — elas reduzem muito os riscos, mas não os eliminam. E se o cara sai flanando por aí como Pérez, a chance de se contaminar, obviamente, aumenta. Eu, se sou seu chefe, dou-lhe um esporro monumental.

Pelos protocolos da F-1, Pérez foi isolado, assim como toda a cidade de Guadalajara e todos os mariachis em atividade na Europa. Hulk foi encontrado em isolamento social, correu para a Inglaterra, visitou a fábrica (que por sorte fica do outro lado da rua da entrada de Silverstone), passou um tempinho no simulador, experimentou o macacão de Stroll, que é mais ou menos do mesmo tamanho, e foi à luta.

O que aproxima esse episódio de uma daquelas fábulas inacreditáveis do esporte é que Nico-Nico, quase 200 GPs nas costas, nunca fez um pódio na categoria. Com esse carro — ainda rosa, então sem piadinhas, rapaz! –, tem, talvez, a maior chance de sua vida. Claro que vai ser difícil, precisa se adaptar aos botões no painel e ao automóvel em geral, mas ele até que começou bem, andando sempre entre os dez primeiros nos treinos livres britânicos. Na corrida do outro domingo, dia 9, que certamente disputará porque Pérez precisa cumprir quarentena, suas possibilidades são maiores.

E o outro acontecimento digno de nota desta sexta-feira em Silverstone, além da temperatura assustadoramente alta para os padrões ingleses, foi a ausência de Vettel no primeiro treino e suas atitudes esquisitas no segundo. Vocês devem ter visto: depois de algumas voltas ele parou nos boxes, pediu para desmontarem o bico, enfiou ele mesmo a mão nas entranhas do veículo, só faltou pegar umas ferramentas, parece que tinha alguma coisa errada na pedaleira.

Então vamos lá. Para isso serve Gola Profonda, não é mesmo?

Meu dileto informante descobriu na sala de imprensa antiga do autódromo, desativada, um telefone funcionando, com linha liberada. Deve ter sobrado dos tempos em que a British Telecom fornecia aparelhos e serviços aos jornalistas. Inclusive roubei uma aparelho desses anos atrás e está aqui na minha sala. A foto não me deixa mentir. E não me julguem, eles iam jogar tudo fora. E sou louco por aparelhos de telefone.

Gola me ligou, pois, e foi bom porque não precisei gastar interurbano — não me sugiram ligações por WhatsApp, acho sacanagem com as empresas de telefonia e são muito ruins. Gola, disse, seja rápido porque estou ocupado. Farei perguntas diretas e quero respostas objetivas. Pode ser? “OK”, respondeu meu amigo com objetividade. Primeiro, por que o Vettel não andou no primeiro treino? “Não achamos ele.” Como assim, não acharam? “De manhã cedinho as câmeras de segurança flagraram o Seb na porta da fábrica da Racing Point, tocando a campainha.” E aí?, continuei. “Ninguém atendeu e as câmeras de segurança flagraram ele entrando no autódromo.” Então como não acharam? “Ele não veio para nosso box. Então pegamos as câmeras de segurança do hotel desde ontem à tarde. Elas flagraram ele indo a uma loja de fantasias.” Loja de fantasias? “Sim, as câmeras flagraram ele comprando uma roupa da Penélope Charmosa. Rosa.” Não estou entendendo, Gola. “Bom, ele comprou a fantasia. Depois que entrou no autódromo as câmeras de segurança flagraram ele saindo do motorhome dele vestido de Penélope Charmosa. De rosa.” Gola, essa história está longa demais. Onde ele estava, afinal? “Você é ruim de deduzir as coisas, né? Ele se vestiu de rosa e se apresentou no box da Racing Point e disse que era o piloto alemão substituto, e aí foi a maior confusão, porque apareceu o Hülkenberg vestido de Penélope Charmosa também e disse que ele era o alemão substituto, e então saíram no tapa se xingando em alemão, ninguém entendeu nada, e no fim quando a gente o encontrou estava na enfermaria colocando gelo no nariz. E aí não tinha mais tempo pra treinar.”

Acho que entendi.

Mesmo assim, Gola, teve o problema do segundo treino. Que diabos aconteceu no carro dele? “Você quer a real?” Claro, Gola, vai, rápido, estou com pressa. “Ele reclamou da pedaleira.” Isso eu vi, mas o que estava errado na pedaleira? “Os pedais.” Gola, por favor, seja mais específico… “Foi assim. De manhã, como ele não aparecia, o Charlito chamou um mecânico do Vettel que é amigo dele e entregou um pacote.” Um pacote? “Sim. Mandou instalar no carro do Vettel.” Gola, para de enrolar, o que tinha no diabo do pacote? “Dois pedais.” Gola, cacete, todo mundo sabe que são dois pedais num carro de Fórmula 1, qual o problema desses pedais? “Eram dois de freio. E ele percebeu.”

Encerramos nosso papo nesse momento, porque não acreditei nessa história de dois pedais de freio, não. Meu informante não diz coisa com coisa. Talvez tenha de procurar outro.

Fora isso, destaque-se a grande forma da Aston Point, que fechou o dia em primeiro lugar com Lance Stroll. Albon foi o segundo, mas deixou sua marca de instabilidade ao arrebentar seu carro no guard-rail no final da sessão. A Mercedes não brilhou, com Sapattos em terceiro e Comandante Amilton em quinto. O calor explica. Se tem um pontinho fraco nesses carros é seu desempenho com altas temperaturas. E o sol saariano de hoje em Silverstone pegou todo mundo de calças curtas. Quem não estava, colocou.

Coisinhas que devem ser registradas, para encerrar:

  1. Hulk detalhou suas últimas horas a partir do momento em que Pérez foi proibido de correr. Contou que às 16h30 de ontem recebeu um telefonema da Martin Racing e pegou um avião para a Inglaterra (não entendi direito onde ele estava, acho que em Mônaco). A equipe trabalhou até as duas da manhã para fazer seu banco. E às oito da matina ele estava no simulador onde ficou 45 minutos aprendendo para que servia cada botão do volante. Terminou o dia em sétimo.
  2. De 24 a 30 de julho, a F-1 realizou 3.909 testes para Covid-19. Apenas o de Pérez deu positivo. Todo mundo que entra num autódromo está sendo testado a cada cinco dias.
  3. Norris está correndo com um capacete gracinha desenhado por Eva, uma menina de 6 anos que ganhou o concurso que o piloto da McLaren promoveu. O “S” de Norris ficou meio deslocado para baixo na lateral — delicioso improviso de criança. E o pessoal da F-1 entrou na brincadeira na tabela de tempos do primeiro treino livre. Vejam aí embaixo se me fiz explicar bem.

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José
José
3 anos atrás

Flavio, se não for intromissão demais, fiquei curioso a respeito do bilhete (só li “para o amigo Flavio Gomes…”) e o motivo da Minardi estar sem a asa dianteira. Referente a qual corrida o modelo?

Abraço.

Luciano Vidal E Silva
Luciano Vidal E Silva
3 anos atrás

Até quando o Leclerc se sai bem você detona ele, FG. Também.pudera, o garoto-mimado-da mamãe praticamente aposentou o seu piloto preferido…
Toda semana o Gola Profunda pega pesado com o Leclerc e alivia para o quase-oposentado-vettel. E o gozado de tudo.isso é que o alemão e quem demonstra na pista e por seus resultados ser o piloto pom pom do grid, demonstra ser mentalmente fraco

Clayton Santos
Clayton Santos
Reply to  Luciano Vidal E Silva
3 anos atrás

Quantos anos você tem, amigo?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Clayton Santos
3 anos atrás

Alguém fale para o Luciano que o piloto pom-pom é tetra (derrotando Alonso, Button, Raikkonen e Hamilton) com três vices (um, derrotando um irresistível Brawn GP e dois, derrotando duas vezes um invencível Mercedes).

Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

Atrasado, sim, mas sempre acompanhando. Dois pedais de freios… demais. Clap! Clap! Clap!

Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

Atrasado, sim, mas sempre acompanhando. Dois pedais de freios… demais. Clap! Clap! Clap!

Emenelau Marucci
Emenelau Marucci
3 anos atrás

Opa. Agosto de 1980. Hockeinheim. Patrick Depailler. Alfa Romeo.

Diego Ernani Pereira da Silva
Diego Ernani Pereira da Silva
3 anos atrás

Flavio Gomes, obrigado por ter feito eu ver como a F1 pós-senna é legal, a anos eu acompanho F1 porque um dia lá trás eu li um texto seu pós-corrida, quando não consigo assistir a corrida eu corro para cá o mais rápido possível para saber como foi! E quando consigo assistir… Eu corro para cá para ler os detalhes que deixei passar. E… Desculpa o texto gigante, mas quero agradecer por todo o resto, sua forma de pensar e escrever me ajudou a deixar de ser um idiota preconceituoso e a ver o mundo de uma forma diferente (ok… O Tite também colaborou com isso, mas aqui é o seu blog, a propósito conheci seu blog por ele, acho que foi em um comentário dele sobre fotos/corridas da F1…) Em fim, obrigado Flavio.

J Fernando
J Fernando
3 anos atrás

Estou curioso em saber porque os pilotos tentam a melhor volta nos minutos finais? Todos acreditam que os outros 14 ou 9 pilotos não vão cometer algum errinho e a bandeira amarela não será acionada prejudicando a volta?

Flavio Padilha
Flavio Padilha
Reply to  J Fernando
3 anos atrás

Grande Fernando !
Lhe respondo como Kartista e piloto de turismo… Estamos na UTI, nossos pais estão morrendo e precisamos de doar sangue…
Vamos até o limite, mesmo que morramos na volta final…Vale a pena !
Procure um Kart !!!
Abração!!!

Luiz Montenario
Luiz Montenario
3 anos atrás

Ótima sacada do pessoal da F1. Ficou show demais o capacete!

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Espetacular a sacada do S do Norris. Só assim para “Nósrri”. Nada como a mente aberta de uma criança para ventilar e arejar as mentes incrustadas e retrógradas. Como disse Picasso: “Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido”.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
3 anos atrás

Bom dia Flavinho ! são 6:21 e a primeira que faço é ler o seu Blog, que está perfeito. As histórias e tudo que aconteceu de estranho em Silverstone… Demais!
Quanto aos telefones, parabéns ( é uma fase de nossas vidas) …
Serginho Maurício é um amigo querido do Kart e lê todas as mensagens que lhe mando e os especialistas respondem, isto pra chegar no Vettel e os pedais. Já chego lá!
* Lito já se embaraçou com a suspensão de aço da Williams até ano passado, Max explicou porque ainda tinha aquela sincronização dos anos 70/80, na redução das marchas Pow! Pow!Pow! já que eu pensava que as novas embreagens e motores de ultima geração faziam o punta-taco sozinho mas não, os pilotos ainda acertam os giros de uma forma nova mas fazem.

Vettel ao parar nos boxes, deixou dúvidas em quem assistia e mensagens de todo tipo chegavam : a Naja de Brasília, aliança, moedinha da sorte…um monte de coisas engraçadas! Mas o mais espetacular, foi um mecânico tirar rapidamente do seu bolso uma caneta BIC e futucar, futucar até resolver enfiar a mão lá nas pedaleiras…
A Ferrari está no fundo do poço…
Ah! faltou também a informação da quantidade de pneus que cada piloto levou, pois hamilton e Vestappinho só usaram um jogo de vermelhos e a galera detonando, ou seja, hoje teremos uma sucessão de quebra de recordes.
Um grande abraço!!!

Cássio Murilo
Cássio Murilo
3 anos atrás

Bom dia! Muito bom! Parabéns!

André
André
3 anos atrás

Muito bom o S deslocado na tabela. A F1 ficou mais divertida com a saída do tio Bernie.

Kbça
Kbça
3 anos atrás

Kkkkk
Passando mal de rir das declarações do Gola.
Sobre o Perez, diga pra ele não se preocupar e vir fazer o tratamento no Brasil, pois somos o único país a fornecer o “Kit vida”, que seria, distribuição gratuita de hidroxicloroquina e azitromicina.
Tempos sombrios, estamos vivendo.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Atualmente, Sergio Pérez era o único piloto latino que estava competindo na F-1. Com o seu afastamento temporário, fica a dúvida: qual foi a última vez que não houve a presença de um piloto latino largando em uma corrida de F-1? Não sei, mas o Emerson Fittipaldi estreou em 1970, e depois dele, além de brasileiros, tivemos outros pilotos latinos.Portanto, deve ter sido na década de 60.

Se bem que, antes do Emerson, os irmãos Rodriguez (Pedro e Ricardo) correram nos anos 60. E a América Latina é formada por 20 países. Enfim…

Com a chegada de mais um alemão (Hulkenberg), os pilotos que correrão no domingo são dos seguintes países:

INGLATERRA: 3
FRANÇA: 3
ALEMANHA: 2
FINLÂNDIA: 2
CANADÁ: 2
MÔNACO: 1
HOLANDA: 1
TAILÂNDIA: 1
ESPANHA: 1
AUSTRÁLIA: 1
RÚSSIA: 1
ITÁLIA: 1
DINAMARCA: 1

David Santiago
David Santiago
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Cara você esqueceu do Fangio!!!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  David Santiago
3 anos atrás

E do Froilán González também.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  David Santiago
3 anos atrás

Cara, eu não esqueci do Fangio. Eu escrevi sobre pilotos que correram na década de 60. Na dúvida, favor reler o que eu escrevi: anos 60, década de 60.A última corrida do Fangio foi o GP da França, de 1958.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Latinos tem cinco na sua lista. Latinos-americanos é que estão em falta.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Edu Zeiro
3 anos atrás

Acho que eu fui bem claro ao escrever:

E a América Latina é formada por 20 países.

Mas vou explicar melhor.Com a ausência temporária do Sergio Pérez, nesse momento não há um único piloto, dos 20 países da América Latina, competindo na F-1.

Paulo Moreira
3 anos atrás

Olha que eu até era capaz de apostar num pódio para o Hulk. Ele até que merecia.
Gostei da brincadeira do “S” do Lando Norris, acho que nos próximos tempos vão surgir muitas piadas sobre isso.
Não esperava era ver 35 graus em Silverstone, como nã oesperava ver o Stroll em 1º. Vamos ver amanhã como vai ser.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

José marinho
José marinho
3 anos atrás

Nossa esse insonso do Hülkenberg tem muita sorte de te outra oportunidade, um cara que no meu ver não acrescentou nada nas equipes que passou.

Costa
Costa
Reply to  José marinho
3 anos atrás

Sempre tirou leite de pedra. A Renault lhe deve muito, mas preferiu ficar com o … como é o nome dele mesmo? Ah o lobinho…

Jonny'O
3 anos atrás

O grande momento de Hulk na F1 foi a pole em Interlagos ,de Williams com Rubens como companheiro!
Mas não deixa de ser interessante ver a cópia na frente da copiada, Stroll é tão ruim assim?

IVAN DRUMOND
IVAN DRUMOND
3 anos atrás

A história do “s” do Norris foi sensacional. E vamos torcer pro Hulk conseguir esse pódio, o cara merece!

Sandro
Sandro
Reply to  IVAN DRUMOND
3 anos atrás

Torcendo para o piloto “.” (ponto, point) conseguir o inédito pódio! Na tabela dos tempos o Incrível Hulk aparecia com o caracter . ! Como ele substitui Perez não aparecia o nome dele! Apenas “.” Eita!
Aston Point tem grande chance de pódio na corrida!

Elson Soares de Almeida
Elson Soares de Almeida
3 anos atrás

Sacada boa do pessoal da F1 com o Lando Norri
s.

Marco Velozo
Marco Velozo
3 anos atrás

Para a corrida a previsão é esse quentão tb? Tomara, para ver o Comandante Amilton sofrer um pouco para ganhar.

Juliano
Juliano
3 anos atrás

Flávio, nunca escrevo aqui, mas hoje… quase me mijei com o Gola… e me emocionei com o lance do Norris… a F1 tá melhorando… abraços meu nobre!

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Alexander Albon provavelmente terminará o ano ainda como piloto da Red Bull, mas em 2021, não sei. Com certeza Helmut Marko não está gostando do que viu até agora em 2020.

ALVÍSSARAS!!! Estão rolando dois boatos sobre Robert Shwartzman (Fórmula 2). Ele poderá substituir Romain Grosjean em 2021. Ou ser contratado pela Alfa Romeo, só não se sabe no lugar de quem (Kimi realmente vai se aposentar?). Fico na torcida para que ele ocupe a vaga do Grosjean.

A expressão tempos estranhos, hoje, admite dupla interpretação: estranho mundo dominado pelo Coronavírus, e estranho o tempo no cronômetro: Stroll liderou um treino livre pela 1ª vez!

Carlos Brandenburg
Carlos Brandenburg
3 anos atrás

Viva a nova F1!!
No tempo do Bernie nem usar outra pintura de capacete podia…

Al Eagle
Al Eagle
3 anos atrás

A ideia do Norris aceitar o desenho simples da menina e do cara da tabela de tempos deslocar a letra. Um detalhezinho de nada e alegrou meu dia como tenho certeza de muita gente.

Silvio Domingos Rodrigues
Silvio Domingos Rodrigues
3 anos atrás

Seu informante é ótimo. Continua com ele!

Marcelo Soutello
Marcelo Soutello
Reply to  Silvio Domingos Rodrigues
3 anos atrás

Isso mesmo,não mexe no Gola, só faltou a foto com sugestão do Vettel!

Zago
Zago
3 anos atrás

Pelo que li, Hulk estava em Nurburgring para um trabalho quando foi encontrado no telefone.

E essa história do capacete do Norris é das coisas mais legais dos últimos tempos, inclusive com a espirituosidade do pessoal da FOM.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G : Teremos surpresas na segunda fila do grid? Gostei da jogada de Marketing e da pintura do capacete de Lando Noris. GP da Inglaterra corrida rápida , o tempo pode mudar , pode chofer, vamos ver as novidades de cada novo momento do mundo covid-19.

DAVID DE VASCONCELOS SILVA
DAVID DE VASCONCELOS SILVA
3 anos atrás

Acho que duas pessoas da F1 nos últimos gps testaram positivo e foram afastadas. acho q na hungria.