O GATO NÃO MIA

RIO – Trabalhei quatro anos na Rádio Bandeirantes cobrindo F-1 ao lado do Fábio Seixas. Fizemos milhares de boletins pro Pulo do Gato, ajudando a acordar São Paulo com notícias das corridas pelo mundo. Mas antes, muito antes, em 1986, foi o Zé Paulo quem me colocou no ar para fazer boletins de uma Reunião Anual da SBPC em Curitiba. Eu tinha 21 anos e, caramba!, entrava todos os dias no Pulo do Gato para falar de ciência! Ao fim desse período, uma semana, dez dias, ele me mandou uma fita com todos os boletins gravados, com capinha impressa da Bandeirantes. Tenho até hoje. Que honra, que orgulho eu tinha daquilo… Zé trabalhou por quase 60 anos na mesma empresa. Gerações e gerações acordaram do seu sono justo todos os dias ouvindo sua voz potente e solene. E o gato miando. Um jornalista conservador, sim. Mas um exemplo de integridade e compromisso pétreo com o ouvinte e com o jornalismo honesto e correto. Nos anos 70, foi ele quem deu voz a Lula durante as greves do ABC. Nunca feriu seus princípios e valores. Foi-se hoje o Zé Paulo, aos 78 anos, vítima da Covid-19. O tamanho da perda não dá para medir. Ninguém mais será capaz de nos convencer a não virar para o lado nas manhãs frias de São Paulo, porque era você quem nos mostrava todos os dias que não havia motivo algum para ter medo de levantar e ir à luta. Vai em paz, Zé.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Quando pegava o Zé Paulo “no ar” era certeza que o rádio pararia de ser “zapeado”. Perda sentida, a gente fica “mal acostumado” ao ouvir rádio de excelente qualidade nos últimos 40 anos.

Descanse em Paz!

Patrícia Lopes
Patrícia Lopes
3 anos atrás

Parabéns pela homenagem …. Verdadeira e comovente …..

Brtto
Brtto
3 anos atrás

Um grande cara! De uma categoria e credibilidade indiscutíveis. Conservador? Sim, pero no mucho, se comparado com C. Humberto e outros que ficaram na bancada do Jornal Gente. A Thais Freitas até faz voz de homem pra se impor. Aquilo sim é um covil conservador, e agravado com a saída do Zé Paulo, que dava um certo equilíbrio com a sua categoria. O Zé Silvério também deixou a empresa. O que falta pra eu deixar de ouvir a Band? Acho que nada. O Zé Paulo vai faz muita falta!

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Acordava com o pulo do gato com o meu pai chegando do trabalho de vigia noturno e a minha mãe saindo para trabalhar como auxiliar de limpeza. Ambos concursados pela prefeitura de São Paulo, era o começo da redemocratização, nada de emprego precarizado ou terceirizado, o salário não era excelente, mas havia dignidade, estabilidade, e orgulho de trabalhar no serviço público, mesmo na função mais humilde. Enfim mais uma grande voz que se vai e nos deixa lembranças de um tempo em que ainda sonhavamos com um país melhor.

Britto
Britto
Reply to  Paulo
3 anos atrás

Valeu!

Gerson
Gerson
3 anos atrás

Nunca gostei do Zé Paulo, mas ouvi seu programa por anos, com o Salomão Ésper e o Joelmir Betting. Não precisava ter ido agora. Que triste

Claudio Bassi Elias
Claudio Bassi Elias
3 anos atrás

Comecei a ouvir em 1974, com 15 anos, indo trabalhar. Meu pai me dava carona para ir para a fábrica e ouvia no rádio do Aero Willys.

Gustavo
Gustavo
3 anos atrás

Boa noite.

Ouvi bastante, através das OC da RB, nos anos 80 e 90, o Pulo do Gato. Nos anos 2000 ouvia suas raras participações no Esporte Notícia.
Não sabia do “lado conservador”, isso em parte é perigoso nos dias correntes, do José Paulo.
Fará falta.

Leandro Pingo Batista
Leandro Pingo Batista
3 anos atrás

Sessenta anos fazendo a mesma coisa no mesmo lugar. O cara tem que ser bom pra cacete e ser um extremo apaixonado pelo que faz. Dez em dez paulistanos já acordaram ao som do gato miando. Mais um grande que se vai….

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
3 anos atrás

Um grande jornalista que se vai. Um grande homem.
Conquistou o respeito de todos, mesmo de quem dele discordava, pela postura sempre correta e coerente.
Que tenha servido de exemplo à todos que não conseguem respeitar e entender que cada pessoa é diferente, que cada um de nós acha que está certo, e está, porque certo e errado não é definitivo.
Descanse na paz do que merecem, Zé Paulo.

Alex
Alex
3 anos atrás

Lamentável, lamentável. Uma perda muito grande e evitável ( o pior é isso ). Mesmo tendo algumas opiniões conservadoras Zé Paulo era uma grande figura e, com 78 anos, ainda tinha muito a oferecer