Um amigo meu tinha um carrinho de controle remoto stratos , era muito legal que ela não andava em linha reta só tinha dois botões esquerda e direita e você tinha que ficar regulando e pra dar ré tinha bater ele de frente pra acionar e pra voltar a andar pra frente bater novamente.
Marcelo Foresti
3 anos atrás
Só não fez mais sucesso porque coincidiu com a entrada dos 4×4 realmente “competitivos” (peso e confiabilidade).
Mesmo assim ainda deu pau em muito 4×4….
Com vc diz, por um desses eu cometeria um crime…kkkk
Abs,
Boa sacada!
Lembrando que a escola Toquinho de Design Automobilístico chegou ao seu auge com o Lancia Delta alguns anos depois.
Carlos Gil
3 anos atrás
Sandro Munari sobre o Lancia Stratos:
«Era completamente imprevisível. Eu poderia fazer as mesmas coisas na mesma curva e o carro reagir de uma maneira muito diferente.
O pára-brisas era tão curvo que a visão era distorcida.
Ao pilotar um Stratos, tenha em mente que o carro vai sobrevirar de certeza, e o tanque de gasolina está entre você e o motor, e que um impacto traseiro pode facilmente provocar fogo.»
Sandro Munari foi um dos “pais” do Stratos, era piloto da Lancia desde 1969/70 e foi o principal piloto de testes durante o desenvolvimento do carro.
O Stratos HF venceu os WRC de 1974, 1975 e 1976, com 11 vitórias nesses três anos: Munari 6, Bjorn Waldgard 3, Jean-Claude Andruet 1 e Bernard Darniche 1.
O Stratos HF venceria ainda mais 7 provas do WRC entre 1977 e 1981, uma delas com Munari.
Só estive junto a um Stratos, no Rally de Portugal de 1976 (não era o do Munari), e para um jovem de 15 anos este carro era uma “nave espacial” quando comparado com os outros. Todos os outros carros eram “antiquados” ao lado do Stratos. Mesmo com as cores da Alitalia era lindo, um ícone com quatro rodas.
Gostaria de voltar a ver ao vivo um Stratos, e espero que se um dia tal acontecer, isso não destrua a actual imagem que tenho dele.
As cores da Alitalia sempre foram as minhas preferidas
Nuccio Bertone adorava o conceito!
E pensar que em março de 2014, depois de 101 anos de fundação, a empresa da familia foi a falência,
Eu sempre achei que nas cores da Alitalia o Stratos perde algum do seu encanto.
Sempre preferi vê-lo com o “azul França” (com jantes amarelas) que Darniche habitualmente usava.
Mas gostos cada um tem o seu, e felizmente há por onde escolher.
Para o Stratos o Bertone terá tido alguma influência do Marcello Gandini, que nesses tempos trabalhava para o seu estúdio.
Concordo.
Gandini leva oficialmente o crédito do design;
Uma melhoreshistórias sobre o carro e quando numa das indas vindas para a venda da idéia à Fiat Nuccio Bertone passa com a Lancia Stratos Zero por debaixo da cancela da entrada de tão baixo a máquina era!
Sds
Paulo
Tales Bonato
3 anos atrás
Eu tinha um Stratos Alitalia. Coisa linda. De brinquedo, é claro. Há apenas uns 40 e pooucos anos atrás.
Meu filho acaba de me fazer a pergunta óbvia: por que vc não guardou???
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Flavio, olha que site legal!
Um fotógrafo dos anos 80 na F1. Tem fotos lindas, acho que essa aqui você vai achar muito bacana.
https://poeticsofspeed.com/2018/08/09/press-box-with-unused-typewriter-and-blank-paper-1985-belgian-grand-prix-cancelled-because-the-new-track-surface-could-not-survive-the-powerful-f1-turbo-cars/
Muito boa a dica, vou ver com atenção.
Não é esse que a Estrela fez um brinquedo de radio controle? Nossa era o meu sonho de consumo quando era criança…
Muito boa lembrança! E, para os que podem ter mais que lembrança, quem se habilita?
https://www.lbspecialistcars.com/
http://www.new-stratos.com/en/#
Rodas de corcel GT
Lada. Stratos.:
https://tinyurl.com/y4scr7fj
Tem uma história ótima da rivalidade sobre Lancia e Audi em mundiais de rally que foi exibida num dos episódos do The Grand Tour:
https://www.youtube.com/watch?v=ghUldLcBCYw
Um amigo meu tinha um carrinho de controle remoto stratos , era muito legal que ela não andava em linha reta só tinha dois botões esquerda e direita e você tinha que ficar regulando e pra dar ré tinha bater ele de frente pra acionar e pra voltar a andar pra frente bater novamente.
Só não fez mais sucesso porque coincidiu com a entrada dos 4×4 realmente “competitivos” (peso e confiabilidade).
Mesmo assim ainda deu pau em muito 4×4….
Com vc diz, por um desses eu cometeria um crime…kkkk
Abs,
Linda!
Um ícone
Provavelmente esse foi o melhor, ou mais belo, carro de ralis de sempre.
Um carro muito à frente na época, comparado com os outros.
Abraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/
E com 5 ou 6 retas é fácil fazer um belo carro…
Boa sacada!
Lembrando que a escola Toquinho de Design Automobilístico chegou ao seu auge com o Lancia Delta alguns anos depois.
Sandro Munari sobre o Lancia Stratos:
«Era completamente imprevisível. Eu poderia fazer as mesmas coisas na mesma curva e o carro reagir de uma maneira muito diferente.
O pára-brisas era tão curvo que a visão era distorcida.
Ao pilotar um Stratos, tenha em mente que o carro vai sobrevirar de certeza, e o tanque de gasolina está entre você e o motor, e que um impacto traseiro pode facilmente provocar fogo.»
Sandro Munari foi um dos “pais” do Stratos, era piloto da Lancia desde 1969/70 e foi o principal piloto de testes durante o desenvolvimento do carro.
O Stratos HF venceu os WRC de 1974, 1975 e 1976, com 11 vitórias nesses três anos: Munari 6, Bjorn Waldgard 3, Jean-Claude Andruet 1 e Bernard Darniche 1.
O Stratos HF venceria ainda mais 7 provas do WRC entre 1977 e 1981, uma delas com Munari.
Só estive junto a um Stratos, no Rally de Portugal de 1976 (não era o do Munari), e para um jovem de 15 anos este carro era uma “nave espacial” quando comparado com os outros. Todos os outros carros eram “antiquados” ao lado do Stratos. Mesmo com as cores da Alitalia era lindo, um ícone com quatro rodas.
Gostaria de voltar a ver ao vivo um Stratos, e espero que se um dia tal acontecer, isso não destrua a actual imagem que tenho dele.
As cores da Alitalia sempre foram as minhas preferidas
Nuccio Bertone adorava o conceito!
E pensar que em março de 2014, depois de 101 anos de fundação, a empresa da familia foi a falência,
Eu sempre achei que nas cores da Alitalia o Stratos perde algum do seu encanto.
Sempre preferi vê-lo com o “azul França” (com jantes amarelas) que Darniche habitualmente usava.
Mas gostos cada um tem o seu, e felizmente há por onde escolher.
Para o Stratos o Bertone terá tido alguma influência do Marcello Gandini, que nesses tempos trabalhava para o seu estúdio.
Concordo.
Gandini leva oficialmente o crédito do design;
Uma melhoreshistórias sobre o carro e quando numa das indas vindas para a venda da idéia à Fiat Nuccio Bertone passa com a Lancia Stratos Zero por debaixo da cancela da entrada de tão baixo a máquina era!
Sds
Paulo
Eu tinha um Stratos Alitalia. Coisa linda. De brinquedo, é claro. Há apenas uns 40 e pooucos anos atrás.
Meu filho acaba de me fazer a pergunta óbvia: por que vc não guardou???