N’ARDENNES (2)

RIO (Rest In Power) – A pole de Hamilton agora há pouco em Spa foi, novamente, cheia de significados. O inglês dedicou o resultado a Chadwick Boseman, ator que morreu ontem aos 43 anos de câncer no cólon. Boseman foi o protagonista de “Pantera Negra”, um super-herói preto num mundo em que super-heróis, no cinema, são invariavelmente brancos.

Wakanda forever.

E que pole… Lewis colocou 0s511 em cima de Bottas, o segundo colocado, com uma volta muito próxima da perfeição em 1min41s252. “Um extra-terrestre”, como definiu Toto Wolff. A exemplo de seu companheiro de equipe, larga amanhã com pneus médios. A Mercedes andou com mais asa que o normal, perdendo um pouco de velocidade nas retas, mas compensando plenamente no segundo setor da pista, mais sinuoso. Ali, o equilíbrio do carro e seu comportamento aerodinâmico fizeram a diferença. Além do mais, o time espera chuva para amanhã. Se vier, andar com mais pressão aerodinâmica será essencial.

Foi a 93ª pole da carreira de Hamilton, sexta em Spa, quinta no ano. É o melhor momento da carreira do inglês.

O grid: sim, a Ferrari conseguiu passar para o Q2!

Lewis, ao contrário da maior parte dos pilotos, nem foi atrás de vácuo nas longas retas de Spa para garantir alguns décimos aqui e outros ali. “Não queria ninguém na minha frente”, falou. Entende-se. A grande vantagem nas curvas de alta poderia ser perdida se alguém deixasse um rastro de ar “sujo” diante de si. Ele disse que andou estudando os dados para tomar essa decisão. Para colar no chão, o carro negro precisava estar de cara para o vento, como se diz. Tudo funcionou 100%. Especialmente o piloto.

Em quarto e sexto no grid, com Ricciardo e Ocon, a Renault foi a surpresa do sábado, conseguindo seu melhor desempenho no ano em classificações. Antes do australiano, para variar, ficou Verstappinho, vice-líder do campeonato e único piloto que de vez em quando cutuca a dupla da Mercedes. Max ficou muito perto do tempo de Bottas, meros 0s015. Albon, com o outro carro da Red Bull, foi o quinto.

Ricardão: P4 no melhor fim de semana da Renault em 2020

Duas equipes acabaram decepcionando — não, não foi a Ferrari, sobre quem falaremos daqui a pouco, como sempre, deixando as informações mais sórdidas para o final. Uma delas foi a Force Point, apenas em oitavo e nono com Pérez e Stroll. A outra, a AlphaTauri. Depois de um quarto e um sexto no Q1 com Olha o Gás Ly e Dani²l K-Vyda Loka, a filial rubro-taurina empacou no Q2.

A McLaren, com sétimo e décimo, foi a outra equipe que chegou ao Q3, mostrando que os motores Renault, na Bélgica, estão funcionando direitinho.

McLaren: sétimo e décimo com Sainz e Norris

O sábado amanheceu frio e com nuvens ameaçadoras sobre as Ardennes e a classificação foi realizada com temperatura na casa dos 16°C. No fim, não choveu. Estava todo mundo de olho no Q1 porque, depois de apresentar um desempenho patético no último treino livre, a Ferrari era candidata forte a se juntar aos piores do dia.

E foi por pouco. Vettel e Leclerc se livraram do vexame maior passando em 13º e 15º, superando Raikkonen, o 16º, por 0s089 e 0s087. Entre os cinco eliminados, quatro motores Ferrari: os de Kimi, Grojã (17º), Giovanudo (18º) e Magnólia (último). O único intruso foi o fraco Lentifi, da Williams, em 19º.

Foi quase um milagre. Quando Hamilton fez a melhor volta no Q1, Leclerc estava 1s905 atrás e Vettel, a 2s231. Os dois arrancaram das carroças vermelhas mais do que dava para passar à segunda fase da classificação. No Q2, não tinha santo que pudesse ajudar. A dupla ficou atrás dos dois carros da AlphaTauri e à frente apenas de Russell, da Williams. Para Hamilton, o primeiro colocado: Charlinho a 0s982, Sebastião a 1s247. O monegasco sai em 13º; o alemão, em 14º.

E pensar que no ano passado Leclerc fez a pole e venceu na Bélgica… Claro, agora todos sabem: a Ferrari estava trapaceando nos motores, foi pega no pulo, perdoada, mas acabou enquadrada pela FIA e a performance da sua unidade de potência ficou muito parecida com a de um Uno Mille.

Cúpula da Ferrari: combinando a hora da festa

Gola Profonda me ligou agora há pouco, e foi difícil entender o que dizia por causa do barulho de fundo. Onde você está?, perguntei intrigado com a música alta. “Party mode! É a última do ano e a gente resolveu festejar!”, gritou Gola. Party Mode é como chamam o negócio que a Mercedes tem no motor aos sábados, que a partir da próxima corrida será proibido. Vocês estão comemorando isso?, berrei ao telefone. “Não estou te ouvindo direito, mas se você está querendo saber por que estamos fazendo festa, é porque passamos do Q1 e enrabamos a Alfa e a Haas!”, respondeu Gola. Mas não foi isso que perguntei, ia repetir, mas nem deu tempo porque de repente entrou alguém no telefone e gritou “chupa Latifi!” e Gola falou: “Desculpa, foi Seb que passou por aqui e tirou o telefone da minha mão, ele tá meio alterado, feliz da vida!”, explicou. E está todo mundo na festa?”, perguntei o mais alto que pude. “Peraí, Charlito quer dizer alguma coisa”, e outra voz entrou na linha berrando e gargalhando “chupa Russell ahahahahaha!”, e nesse momento a linha caiu.

Horas depois Gola mandou a foto abaixo, com a mensagem: “Seb tomou todas, saiu da festa assim, com uma dor de cabeça dos infernos. Mas prometeu que amanhã vai estar bem”.

Tomara, tomara.

Vettel: tomou todas para comemorar a passagem ao Q2
Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clayton Santos
Clayton Santos
3 anos atrás

Como sempre, Gola consegue trazer sempre bom humor. O interessante é ser sempre original. Leitura muito boa.

Valeu!

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Eu não acho o Hamilton bom, apenas o melhor da história.
O Planeta inteiro o idolatra , menos aqui no Brasil

R.I.P. Ferrari

Luís Eduardo
Luís Eduardo
3 anos atrás

E Hamilton chegou à 89a vitória. Cada uma, portanto, vale 1000 reais do Queiroz.

CRSJ
3 anos atrás

Só quem sabe a chuva pode estragar os planos do Pantera Negra Hamilton em relação a vitória.

Mercedes uber alles
Mercedes uber alles
3 anos atrás

Assisti joje a F2. Bem menos previsivel. O sera previsivel para amanha sera a dificuldade em ultrapasar. Na 2 Tsunoda virava meio segundo por volta mais rapido que o russo, e nao consegui pasar em 7 voltas. Acabou em segundo. Marasmo previsto para amanha. E a Ferrari deveria ser processada por plagiar a willians e tentar ser a ultima do grid.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
3 anos atrás

Prezado F&G : Hamilton simplesmente fantástico, Renault e Maclaren reagem, Willian e Ferrari de mãos dadas fadadas ao absoluto fracasso.

David Araujo
David Araujo
3 anos atrás

Essa temporada será histórica para Hamilton! Além dos recordes nas pistas, está a frente de todos os outros pilotos nas questões sociais… Quebrou o paradigma levantando o “Black lives matter” numa F1 de barões brancos e homenageando hoje o Pantera Negra, herói das crianças negras. Hamilton conquista cada vez mais, e já é também um herói negro para as crianças.

Carlos
Carlos
3 anos atrás

Cara, que doideira!
Depois de quase 50 anos acompanhando a F1, só hoje que me toquei que Spa fica dentro da Floresta das Ardennes; local de uma brutal carnificina durante a Segunda Grande Guerra e brilhantemente mostrada na série “Band of Brothers” da HBO.
Será que os que circulam por ali hoje se dão conta desse fato histórico?

José
José
3 anos atrás

É difícil não torcer pelo Hamilton.

shaber
shaber
3 anos atrás

Acabou! Acabou!
Assim seria a narração de Galvão, ainda na F1 estivesse
Perdeu a graça.
The Flying Englishman, Luis Amilton é o piloto de F1 das galáxias. PT sds
Nunca antes na história
O Exterminador das Pistas
“https://www.eurosport.co.uk/formula-1/lewis-hamilton-tells-arnie-my-team-did-an-amazing-job-but-i-thought-you-were-taller_sto4640126/story.shtml”
Em tempo:
Para evitar os 35 títulos mundiais de Cmdte Amilton na F1:
Amarrar o sujeito em algum poste de cronometragem em TODAS as corridas;
Depositar 10 sacos de cimento no cockpit, no assento dele;
Kal-El vai ter q dar muitas voltas até o tempo voltar para antes do nascimento de Amilton
“https://www.youtube.com/watch?v=LoCaeI5RffI&nohtml5=1”;
Não deixem ele brincar com carrinhos.

Marcos de Crato Ceará
Marcos de Crato Ceará
3 anos atrás

Vejo muitos comentários aqui que a F1 não tem graça a verdade que ela pode até não ter graça para o Brasileiros pergunte aos Ingleses, Alemães,Italianos,Franceses,Mexicanos,Holandeses, Australianos, Espanhóis,Russos, Indonésios, Finlandeses digo isso pois o Brasileiro em tudo que ser refençia somos sim um Pais de terceiro mundo cujo o Presidente acredita que a terra é plana e que ainda existe o Comunismo ou seja não somos ninguém, somos apenas uma república de bananas.

José
José
Reply to  Marcos de Crato Ceará
3 anos atrás

Acredito que a galera que acha que perdeu a graça depois que o Senna morreu, a essa altura, não frequenta mais blog especializado.

O negócio tá ruim mesmo. E a perspectiva de um 2021 exatamente igual não ajuda…

Fernando
Fernando
3 anos atrás

E tem gente que acredita que o Bottas tem chances de bater de frente com esse cara chamado Lewis Hamilton. Hoje, no grid atual, somente Verstappen bate de igual pra igual com o Hamilton, e olha que temos um vida entre eles em termos de diferença de idade. O carro é excelente sim, mas tem que ter braço pra botar meio segundo no companheiro de equipe.

Isso dá uma dimensão da pole de Senna em Mônaco quando enfiou sem dó 1,5 em cima do professor.

Fabio
Fabio
Reply to  Fernando
3 anos atrás

E o professor enfiou sem dó um título a mais no Senna (isso, sem falar nos vices a mais).

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Wakanda Forever!
Descobri hoje que o ator lutava contra um câncer. Não sabia. E até onde soube, parece que sua luta contra a doença era longe dos holofotes e sem falso vitimismo. Ainda não vi o filme, mais por falta de oportunidades. Não tenho nada contra filmes baseados em HQs ou animes. É falta de tempo, mesmo. Entrará na minha lista certamente. Até porque heróis pretos não se vêem toda hora. Hamilton pode encarnar o personagem caso decidam fazer um novo filme que conte com a presença do herói. Creio que não fará feio como ator.
Hamilton, definitivamente, está no auge. Não mostra o mínimo sinal de declínio com a idade. Tudo indica que continuará assim por no mínimo dois ou três anos mais. Talvez seja ele o homem a conquistar novamente a tríplice coroa num futuro próximo, caso se interesse por ovais e por carros de turismo, e não Alonso. Adoraria ver Hamilton nos ovais. Talento nem precisa discutir. Passaria no teste de rookies de Indy com três rodas e chupando picolé.

José
José
3 anos atrás

Bottas é uma vergonha. Dá pra tirar com abaixo assinado?
0,5 do companheiro e um ínfimo do primeiro do resto.

O grande responsável pela idolatria desmedida a Hamilton e a desgraça que é a F1 hoje em dia.

O troféu Gerhard Berger tem seu campeão definitivo.

Oremos pela chuva intensa.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  José
3 anos atrás

Dê um bom motivo para Hamilton não ser idolatrado ???????????

Fernando
Fernando
Reply to  José
3 anos atrás

Troque “idolatria desmedida” por “admiração à competência”.

Costa
Costa
Reply to  José
3 anos atrás

Coitado, está no papel, ele não pode fazer nada…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Engraçado foi o Bottas dizer que não sabia o porque da diferença tão grande para a pole… quase mandei um Whats para Ele com uma unica palavra: “Hamilton”.

Segue o jogo, que a chuva bagunce um pouco o ritmo de todos.

Cicero
Cicero
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Kkkkk eu diria que a diferença está entre o volante e o banco.

Fabio FC
Fabio FC
3 anos atrás

Se Hamilton e Bottas iniciassem a volta simultaneamente, Bottas (247,776km/h) estaria 35,17 metros atrás de Hamilton (249,026km/h) quando este cruzasse a linha de chegada para completar a volta rápida. Se a comparação fosse Hamilton com Vettel (244,181km/h), seriam 136,27 metros (suficientes para 23 F-1 serem enfileirados entre eles).

Costa
Costa
Reply to  Fabio FC
3 anos atrás

Não é o tal botão de potência extra a que o finlandês não tem direito de usar? rs…

LULA
LULA
3 anos atrás

ESSE FIM DO PARTY MODE VAI SER UM TIRO NO PÉ PRA FIA. A MERCEDES VAI CONTINUAR FAZENDO TODAS AS POLES E AINDA MELHORARÁ BASTANTE NAS CORRIDAS

João Bom Jovem
João Bom Jovem
3 anos atrás

Linda volta de Amiltão. Quando assisti, pensei “como é bom ver a história sendo escrita”. Já pra corrida, faz falta um Rosberg ou Verstappen na segunda Mercedes. De repente até o Russell sem experiência faria melhor.

lagerbeer
lagerbeer
3 anos atrás

Uno Mille … kkkkkkkk …. ja tive um… subia a ladeira chorando …. ainda bem que a Eau Rouge tem uma descidinha antes pra pegar embalo ! … rs

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Como esse Bottas é fraco! Por Deus, quase o Vespa toma o segundo lugar…

murilo
murilo
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Nobre Fernando, o Bottas é um piloto bom, o problema é que Hamilton e Verttapen estão em outro nível!

Daniel
Daniel
3 anos atrás

Não senhor, meu uno mille fire flex não merece tal comparação…

Andre
Andre
3 anos atrás

Gola nem precisa ligar para informar o óbvio.

Paulo Moreira
3 anos atrás

Mais uma demonstração de superioridade de Lewis Hamilton.
Mais uma vez a Ferrari a bater no fundo.

Vinícius
Vinícius
3 anos atrás

Sei não, hein Flavio… Já tive um Uno e andava mais que essa Ferrari aí.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
3 anos atrás

Pergunta fácil de ser respondida: por que o Queiroz depositou R$ 89 mil na conta da Michelle. Resposta: Queiroz e todo o clã Bolsonaro são corruptos.

Pergunta difícil de ser respondida: Por que o Vettel não sai já, imediatamente e agora da Ferrari? Por que aguentar tanta humilhação?

OFF-TOPIC

Juan Pablo Montoya desistiu de correr em Le Mans. Em janeiro desse ano, ele disse que iria correr. O sonho da Tríplice Coroa mais uma vez é adiado.

Sobre a Tríplice Coroa do grande Graham Hill:

Considerando que as cinco vitórias em Mônaco e a única vitória em Indianápolis foram na década de 60, e que ele ganhou Le Mans em 1972, então fica fácil de fazer a conta. Entre 1972 e 2020, ninguém mais conseguiu a Tríplice Coroa. Esse recorde do Graham Hill já dura 48 anos, e no momento, só Alonso e Montoya podem igualar o seu grande feito.

Alonso disse que com essa volta à Renault ele não irá correr na Indy, enquanto estiver na F-1. Saiu uma conversa de que ano que vem ele seria substituído por um piloto reserva na F-1, só para correr a Indy, mas ele já desmentiu isso. Quanto ao Montoya, fica sempre uma ? se ele vai correr em Le Mans nos próximos anos.

Resumo da ópera: é muito grande a possibilidade do Graham Hill ser o único piloto com a Tríplice Coroa por ainda muitos anos.

José Couto
José Couto
3 anos atrás

Eu torço demais para que o Lewis faça todas as poles, bata todos os recórdes das pistas, vença todas as corridas e obviamente seja multicampeão, até que seja convidado para se aposentar compulsoriamente!
Aí ele vai exigir € 1 bilhão de indenização e vai permitir que a (aqui jaz) F1 ressuscite e volte a competitividade dos idos de 1970/80…
Só que não há mais volta.
Isso não é nostalgia, é tão somente pra dizer que emocionante assistir competição, briga, disputa, quebra pau, tudo dentro das regras(há as escorregadas, claro), como estamos assistindo a moto GP sem o MM, que é grande piloto mas tem histórico de não jogar limpo(não é bem o caso do LM), agressivo demais (por isso os outros evitam os mergulhos) e vai também bater todos os recordes e levar a marca Honda às alturas na moto que unicamente ele consegue pilotar, que é montada sob medida para ele. Sem ele a Honda tá nas últimas. Agora esperar 20/21.

Fabio
Fabio
Reply to  José Couto
3 anos atrás

Dá pra questionar a qualidade do regulamento atual da F1, que faz tempinho privilegia artificialismos como os pneus farelentos e a asa móvel. Mas em esportes a motor, o que conta é vencer. Disputas, emoção, tudo isso é bônus; legal se tiver, mas prescindível. O colega falou do motociclismo; em 1964 e 1965 Mike Hailwood venceu TODAS as corridas das temporadas das 500cc, a categoria principal na época, e Giacomo Agostini repetiu a proeza em 1968, 1969 e 1970; aliás, em 52 GPs das 500cc entre 1968 e 1972, Agostini venceu 49. Nem por isso o motociclismo morreu, entrou em um caminho sem volta etc.; quem assistiu aquilo tudo teve a sorte de testemunhar lendas do esporte. Na F1 é a mesma coisa, e a sorte nossa é a mesma.

Costa
Costa
Reply to  José Couto
3 anos atrás

Isso não vai acontecer… a F2 acaba antes… e o Lobo só gargalhando…