GP ÀS 10: MCL35M

SÃO PAULO (alalaô, que saudade…) – Bom dia, macacada. Ou boa tarde. Como notaram, o blog mudou o visual de novo! Gostei muito. Mas ontem, na transição, acabou que nem consegui escrever sobre o novo carro da McLaren, o primeiro do lote 2021 apresentado ao distinto público. E ainda teve o “Bem, Merdinhas!”, que não sei se vocês estão acompanhando. E estou no meio da produção de um livro. E por isso o blog anda meio… errático. Não é a primeira vez, nestes mais de 15 anos. Sendo assim, paciência.

Sobre o carro da McLaren, MCL35M, os caras usaram o mesmo código do ano passado e acrescentaram um M de Mercedes. O que não deixa dúvidas: é o chassi do ano passado adaptado para receber a nova unidade de potência. No que diz respeito aos nomes, creio que muitas equipes usarão variações dos códigos de 2020 pelo simples fato de que o regulamento é praticamente o mesmo e ninguém fez carro essencialmente novo para 2021, por conta dos custos e das mudanças previstas para 2022.

No vídeo, falo sobre a dificuldade que a equipe terá para adaptar o novo motor. Ainda mais com uma pré-temporada tão curta, de três dias apenas.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CR
CR
3 anos atrás

A última esperança da McLaren é aparecer no primeiro pelotão com maior frequência, o resto como Títulos e Vitórias ainda estão em outro patamar.

Zé Maria
Zé Maria
3 anos atrás

O Ricardo Bigliazzi está coberto de razão, esses carros de hoje são verdadeiros caminhões, inclusive por conta de serem obrigados a carregar todas aquelas traquitanas que formam a famigerada “unidade de potência”.
Depois perguntam por que as ultrapassagens são cada vez mais raras, exceto com o DRS.
Resposta óbvia, falta agilidade à essas jamantas.
Saudades de antigamente, onde o “menos” era “mais”. . .

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Os carros de hoje são muito grandes… olha o entre-eixo dessa Mclarem. A BT49 do Piquet tinha 2,70metros de comprimento, a Mercedes de 2020 tinha 3,70 metros.

Esses carros devem estar com quase 6 metros de comprimento. A titulo de comparaçao um Fusion mede 4,9 metros de comprimento.

Britto
Britto
3 anos atrás

Spoiler leve: o novo livro é ficção, memória, técnico?…

Marcos Gomes de Oliveira
Marcos Gomes de Oliveira
3 anos atrás

Pior que o automobilismo Paulista perdeu mais um de seus grandes essa madrugada, para o bendito do Covid….

Andre
Andre
3 anos atrás

2021 = 2020. Muda nada. Mercedes campeã e Hamilton também.

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
3 anos atrás

Olá, com o “sumiço” do blog, estranhei não ter um post relacionado à perda de um personagem marcante principalmente pra quem corre (corria) de clássicos como você, que foi o Luiz Finotti….

Dimaz
Dimaz
3 anos atrás

no passado vc falou tanto do Mission Winnow da Ferrari.. poderia investigar tambem o q está por tras dess e Better Tomorrow, que pelo que vi rapido é algo similar da BAT…

ate agora nao entendo o que esses caras ganham expondo algo que gera zero de vendas…

Marcelo
Marcelo
3 anos atrás

Legal. Gostei do novo visual. Por vezes, menos é mais…..

Leandro martins
Leandro martins
3 anos atrás

Caro Flávio, eu tenho esperado algo sobre os problemas de Interlagos nos últimos dias. Sempre acompanhei suas matérias quando estavam querendo cometer aquele crime no Rio, e agora que pintou esse problema em SP, parece que a mídia não tem expressado opiniões. Sempre busco aqui ou em outro sites e o que encontro são apenas notícias, mas falta aquele sentimento pessoal. Gostaria de saber, na sua opinião , o que tem acontecido, será politicagem??? Existe mesmo algo obscuro nesse contrato?? Seria apenas coisa normal em processos desse nível?? Quais os riscos reais de Interlagos perder a F1??

Marcos
Marcos
3 anos atrás

Ficou bonitão o blog heim, parabéns

José Roberto Pedreira
José Roberto Pedreira
3 anos atrás

Ficou com uma aparência ótima, belo trabalho.

Luiz Filipe Lopes Silveira
Luiz Filipe Lopes Silveira
3 anos atrás

Retificando, na terceira corrida. Imola.

Luiz Filipe Lopes Silveira
Luiz Filipe Lopes Silveira
3 anos atrás

Dá para perceber que a aerodinamicamente ,foi provavelmente aprimorada, se nota como o bico esta bem mais afilado. A Mercedes já algum tempo vem (a confirmar) que o motor não está como ela gostaria que estivesse. A McLaren ainda vai ter que afinar esta mudança, não é somente mudar de Renault para Mercedes e sair andando. Fora isso, tanto a pintura como o novo desenho do carro estão muito legais.
Queria aproveitar a oportunidade para comentar uma participação tua, num entrevista em um programa que se não me engano, é sobre livre opinião, tem um nome que não me recordo.
A muito tempo fico indignado de chamarem o Senna de herói, em nenhum momento me nego em coloca-lo entre os 10 melhores pilotos de todos os tempos na F1, sem me preocupar a colocação nesta lista. claro que seria uma lista que geraria um cem número de discussão. Quem afirma que o Senna foi um herói, nunca abriu um dicionário para saber o que significa. Concordo contigo em gênero, número e grau. Herói são aqueles bombeiros que estão a 2 anos procurando corpos em Brumadinho, muitas vezes se arrastando ou andado de quatro naquela lama fétida e venenosa. E o bombeiro que não pensa duas vezes em invadir um prédio em chamas para salvar alguém, são esses profissionais da saúde que com esta peste que se abateu sobre nós não exitam em arriscar a própria vida para salvar pessoas. São os policiais que igualmente arriscam a próprio vida para nos proteger, são os professores que muitas vezes dão aula nos mais insalubres colégios sem a menor estrutura, para ensinar nossos filhos. A lista e grande.
Agora vou esperar as “viúvas” do Senna que vão me atacar raivosamente me contestando. Parabéns pela entrevista. para finalizar, ele errava sim, em duas corridas pela Willians, ele errou sozinho, não foi provocado por ninguém nas duas corridas, que participou, a segunda em Interlagos que ele rodou em uma curva relativamente fácil e não terminou nenhuma. Infelizmente e isso digo com grande pesar, na segunda não terminou, segundo a perícia feita, não foi culpa dele, veio a falecer, tenho certeza que ainda tinha muito para dar. Mas insisto, herói não.
Um abraço

Edison Guerra
Edison Guerra
3 anos atrás

Parabéns pelo novo visual do Blog. Limpo e com acesso direto!

NILTON PEDROSO DE CAMARGO
NILTON PEDROSO DE CAMARGO
3 anos atrás

Flavio, descobri como os “entendidos” de plantão fazem as previsões de desempenho dos carros.
Eles se utilizam de refinados conhecimento e se utilizam do cálculo abaixo.
C álculo
H ipotético
U niversal
T écnico
E xplicativo

Gabriel Vargas
Gabriel Vargas
3 anos atrás

O layout novo ficou muito bom! Muito melhor, mesmo, e cessou o assédio incessante dos popups que estavam aparecendo em todos os acessos. Estou na torcida para a McLaren ter uma temporada bem decente. Nas imagens do lançamento já deu pra ver que a grande diferença visual realmente é o novo assoalho mais estreito diante da roda traseira (que veremos em todos os carros, claro); no caso do MCL35M, achei interessante a “emagrecida” ao redor da área do motor, graças ao compacto motor Mercedes.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
3 anos atrás

Achei legal parece ser mais fino na parte traseira.

Achei legal a foto “censurada” da parte traseira do carro, ficou tudo preto.

Peço uma ajuda, alguém viu o logotipo ou o nome da Mercedes estampada no carro? Até agora não encontrei. Antes achar o Renault ou mesmo o Honda era bem mais facil.

Quanto ao novo layout… aprovado com louvor. Continua que vamos por aqui seguindo.