SPANTOSAS (1)
SÃO PAULO (perigoso…) – A grande atração do primeiro dia de treinos em Spa, na volta das férias da F-1, foi a câmera que colocaram no capacete de Alonso. Não é exatamente uma novidade nas transmissões automobilísticas. A Fórmula E já tem e se chama “Driver’s Eye”. na Indy, é a “Visor Cam”. Mas, de todo modo, na F-1 é mais legal, porque a F-1 é mais legal que as duas anteriores. (Não fiquem bravos, eu acho que é, ponto.)
A sensação de velocidade é muito bacana e sem o filtro dos estabilizadores das câmeras on-board, que evitam que elas tremam, percebe-se a dura realidade dentro de um cockpit. Chacoalha tudo, a visibilidade é ruim, o volante inunda o piloto de informações e tarefas, enfim… Para quem acha que difícil era trocar marcha na alavanca, dá uma boa ideia de como é complexo, atualmente, guiar um F-1. Daí minha admiração pelos pilotos da atualidade. Tão grande quanto pelos do passado. Cada um em seu tempo, cada tempo com suas dificuldades. Me recuso a discutir com quem diz que hoje os carros são fáceis de dirigir. É uma falácia, uma mentira.
Isso dito, vamos a algumas notas avulsas para não esquecer nada, e depois falamos de pista. Começando com o capacete de Mick Schumacher.
O filho de Michael corre em Spa com a mesma pintura que seu pai usou há exatos 30 anos, quando estreou na F-1 pela Jordan na Bélgica, com as cores da bandeira alemã. Linda homenagem. Schumacher, o pai, mudaria essa pintura alguns anos mais tarde, em 2000, já na Ferrari. Ela passaria a ser predominantemente vermelha, padrão que usou até o final de sua carreira, inclusive nos três anos de Mercedes.
Dois pilotos tiveram seus contratos estendidos por mais um ano, com anúncios oficiais de suas equipes. Ontem, a Alpine informou que Alonso fica no time em 2022. Hoje, a Red Bull encerrou as especulações sobre o futuro de Sergio Pérez e também confirmou que ele fica no ano que vem. Isso implica diretamente no futuro de Gasly, que por óbvio permanecerá na AlphaTauri, até por falta de outras opções.
O mercado, agora, se resume ao futuro de Bottas. Neste momento, a tendência é de que ele seja dispensado e acabe na Alfa Romeo provavelmente no lugar de Raikkonen, abrindo caminho para Russell na Mercedes. Mas a decisão ainda esbarra no desejo de Hamilton de que Valtteri permaneça no time. Se isso não acontecer, abre-se uma vaga na Williams, que não tem dono ainda. A Mercedes pode trazer Nyck de Vries da Fórmula E. Mas tem o papo de a Andretti se associar à Williams, e nesse caso a escolha ficará a cargo de Michael Andretti. Aguardemos.
Por fim, o calendário. As próximas quatro etapas estão confirmadas com datas e locais: Bélgica domingo, depois Holanda, Itália e Rússia. Aí começam os problemas. A Turquia, que já entrou, saiu e entrou de novo na programação, pode sair outra vez por questões ligadas à pandemia. Mugello entrou no radar para qualquer emergência. O GP do Japão, inicialmente marcado para 10 de outubro, foi cancelado. Catar e Bahrein se candidatam à data. EUA, México e Brasil estão confirmados e o GP de São Paulo será mesmo disputado no dia 14 de novembro, e não no dia 7, a data original. Arábia Saudita e Abu Dhabi fecham o Mundial. Aguardemos, também. O fato é que a Liberty não abre mão de fazer 23 corridas.
Agora, os treinos. Aí em cima, o momento mais preocupante do dia, eu diria do semestre, para a Red Bull. Atrás no campeonato, pendurada no limite de motores — vai acabar tendo de usar uma quarta unidade, o que em algum momento significará punição –, a equipe ainda teve de amargar uma batida de Verstappen no final da segunda sessão de hoje. Notem que ele acertou a barreira de pneus com a traseira. Pode ter afetado câmbio. Se tiver de trocar, vai perder posições no grid. Aí, talvez seja o caso de já trocar o motor de uma vez. De novo, aguardemos.
É péssima notícia para Max, que nas últimas duas provas viu sua liderança no campeonato evaporar e está oito pontos atrás de Hamilton na classificação. O holandês foi o mais rápido de hoje com 1min44s472, apenas 0s041 à frente de Bottas e 0s072 mais rápido que Lewis. É bom lembrar que Bottas já começa o fim de semana com punição de cinco posições no grid por ter causado o acidente na largada da Hungria. Stroll foi punido pelo mesmo motivo, mas não será um “player” na Bélgica e importa menos, neste caso.
Alonso ficou em quarto e foi um dos bons nomes da sexta-feira, para além de sua câmera indiscreta. Gasly, Stroll, Ocon, Vettel, Norris e Pérez fecharam a lista dos dez primeiros, que conseguiram andar no mesmo segundo que Verstappen. O mexicano terminou a sessão 0s932 atrás. OK, está de contrato renovado, mas a Red Bull precisa desesperadamente que ele melhore em classificações para tentar ao menos incomodar a Mercedes.
Na Ferrari, a chateação do dia foi creditada a Charles Leclerc, que bateu a 16 minutos do final do treino, causando a primeira bandeira vermelha do dia — a outra foi com Verstappen, que encerrou a prática faltando três minutos para a quadriculada.
O clima, como sempre, foi instável o dia todo. Antes das duas sessões choveu, mas a pista secou rápido e ninguém precisou usar pneus intermediários ou para chuva forte. A previsão para amanhã e domingo é igual: pode chover a qualquer momento. Gostamos.
Claro que falaremos disso tudo hoje à noite na live “Fórmula Gomes” lá no YouTube, apareçam!
Bicho, já está virando um saco essa torcida explícita da equipe de transmissão da F1 pelo garoto enxaqueca. Nem disfarçam. Se equivalem ao péla-saco que narrou o jogo dos urubus contra os mosquiteiros, torcedor escandaloso dos primeiros também. E os haters aqui, hein? Blogueiro é a vítima atual.
Flávio, você escreveu uma vez que se tivesse que escolher apenas um GP de F1 para ir, você escolheria Spa-Francorchamps! Costumava se hospedar sempre em Malmedy?
Se tivesse mais duas opções, qual circuitos escolheria para passar o fim de semana?
Abraços
Já me hospedei em vários lugares, mas Malmedy é legal. Sobre a segunda pergunta, Monza e alguma na Alemanha, quando tiver de novo. Ou Mônaco.
Seria bom uma chuvinha na hora dos treinos e corrida.
Meia verdade! Típico da posição do dono do blog! Red Bull está atrás. Verstappen utilizou pneus vermelhos para fazer a melhor volta. Mercedes as fez de amarelo!
Linda homenagem ao pai.
Alonso confirmado, mais que merecido.
Agora Pérez?
Sobrevalorizado, igual tantos outros já o foram.
Tem gente que faz igualzinho ou até melhor, e não ganha a metade do confete que ele injustamente recebe.
Única justificativa seria o apoio do Carlos Slim, mas a Red Bull, até recentemente ao menos, nunca se vendeu para ninguém.
Pole 2020: 1min 41s 252.
Os tempos de hoje ainda estão muito aquém dos do ano passado.
Amanhã deve haver novidades.
Spa… um templo. Até no video game é espetacular
Ola Flavio, tudo bem ?
O GP de Sao Paulo esta confirmado….pelo governo de SP ou pelos organizadores ?
Com a restricao de entrada na Inglaterra e com as sandices do estupido mor no Brasil, a F1 vira mesmo ?
abracos
Pronto. Blog lido, sem reclamações na live hoje hein 😉😉