JÁ DÁ (8)

Hamilton vence a terceira seguida: empate nos pontos

ITACARÉ (que campeonato…) – Empatou. Hamilton venceu o GP da Arábia Saudita, fez a melhor volta, e Verstappen chegou em segundo. O placar aponta 369,5 x 369,5. Empate de verdade, não é força de expressão. Ficou tudo para Abu Dhabi, domingo que vem. Quem chegar na frente leva — exceto em uma situação: Hamilton nono, Verstappen décimo com melhor volta. Se nenhum dos dois aparecer para correr — digamos que sejam abduzidos –, Max é campeão porque, em vitórias, está 9 x 8 para o holandês. Isso é importante, e tocaremos no assunto adiante.

O pódio em Jeddah: final eletrizante de temporada

A menção fria e desapaixonada do resultado da corrida, Hamilton em primeiro e Verstappen em segundo, sugere que foi tudo normal e corriqueiro na agradável noite saudita, às margens do Mar Vermelho. Afinal, tal resultado já tinha acontecido outras seis vezes nesta temporada, nas mesmíssimas posições.

Ledo e ivo engano. A história da primeira prova de F-1 em Jeddah é longa, cheia de toques, atritos, penalidades, discussões radiofônicas. Além disso tudo, três largadas e os dois protagonistas da temporada se batendo loucamente. Um final de campeonato à altura de ambos.

Preparem-se, pois, porque aconteceu muita coisa.

A começar pelas homenagens feitas a Frank Williams antes da corrida, inclusive com Damon Hill pilotando o carro campeão de 1980 com Alan Jones. Era para Emerson Fittipaldi estar ao volante, mas o bicampeão foi para o hospital acompanhar seu neto Enzo, que sofreu um acidente na largada da Fórmula 2 e quebrou o tornozelo.

E vamos ao GP.

A largada foi muito limpa e Bottas, segundo no grid, fez o que dele se esperava: ficou à frente de Verstappen, dando chance ao pole Hamilton de abrir um pouco para ditar o ritmo da noite nas arábias. As cinco primeiras posições na primeira volta foram as mesmas do grid: Hamilton, Bottas, Verstappen, Leclerc e Pérez.

Era importante para os dois pilotos da Mercedes manterem diferenças superiores a 1s entre eles e, principalmente, de Valtteri para Max. Hamilton não podia abrir a asa móvel porque não tinha ninguém à frente, e por isso não seria legal ter o #77 atrás dele fazendo uso do equipamento para se defender do holandês, caso ele estivesse menos de 1s atrás.

Já na sétima volta a equipe passou a administrar o ritmo dos dois pelo rádio. “Quer mais um pouquinho de velocidade, caro Valtteri?”, perguntou o engenheiro. “Se for possível, querido, gostaria sim”, respondeu. “Vamos falar com seu colega Lewis, então.” Tudo muito calmo e tranquilo. Hamilton deu uma aceleradinha, fez uma sequência de voltas rápidas e abriu 2s7 em cima de Bottas na volta 10.

Mas aí Mick Schumacher bateu e o safety-car foi para a pista. Começava a mudar tudo em Jeddah.

Diante da perspectiva de demora para arrumar o muro de espuma e retirar a Haas da pista, alguns pilotos foram para os boxes trocar pneus. Hamilton e Bottas pararam. Max ficou na pista e assumiu a liderança. Mas não foi sem polêmica. Como o finlandês ia parar junto com Hamilton, tirou o pé do acelerador deliberadamente para não perder tempo estacionado atrás do companheiro nos boxes e a posição, caso Max parasse junto. Verstappen reclamou pelo rádio. Mal sabia que ali as coisas iriam virar para ele na corrida.

Isso porque na volta 13 a direção de prova resolveu suspender a corrida com bandeira vermelha. Era o melhor cenário do mundo para Max, que poderia trocar os pneus como todos os outros e, de quebra, partiria da primeira posição na relargada. Ao não chamar seu piloto para os boxes, a Red Bull apostou que uma interrupção poderia acontecer. Uma aposta arriscada, mas que deu certo. Muito certo. Max ganhou de presente a pole para uma nova corrida de 35 voltas, sem troca obrigatória de pneus. A tarefa de ultrapassar alguém pela liderança passou a ser de Hamilton.

(O outro carro da Red Bull, porém, perdeu posições. Pérez foi chamado para os boxes e caiu para oitavo. A convicção do time de que a prova seria interrompida não era tão grande assim, afinal. Na dúvida, pararam o mexicano. Azar dele. Os olhos estavam todos em Max.)

A paralisação acabou não sendo muito longa, menos de meia hora para o grid ser formado de novo. Quase todos com pneus duros, que aguentariam tranquilamente até o final da corrida. Ricciardo, Pérez, Sainz, Vettel e Latifi optaram pelos médios.

Max reclama da lerdeza de Bottas: acabou ficando na pista

O caminho dos boxes para a formação do novo grid foi uma guerra psicológica, com Hamilton dando muito espaço para Verstappen chegar à sua posição e ficar lá esperando, com seus pneus esfriando. Max ficou pistola. E a segunda largada foi punk. Punk mesmo. Lewis largou melhor, pulou na frente, Mas Max não deu moleza. Cortou caminho pela chicane, se colocou à frente, Lewis recuou, perdeu a posição para Ocon, e lá atrás, pimba! Pérez rodou, tocado por Leclerc, e bateu. Mazepin, na sequência, encheu a traseira de Russell, que também abandonou. A volta nem tinha chegado à metade e a bandeira vermelha foi acionada mais uma vez. Parou tudo de novo.

Enquanto os carros batidos eram retirados e a pista submetida a uma faxina geral, ninguém sabia direito o que fazer com o grid. Michael Masi, o diretor de prova, desandou a negociar com Red Bull e Mercedes. Como Verstappen passou Hamilton por fora da pista, Masi decidiu que ele teria de devolver a posição ao inglês e “ofereceu” um terceiro lugar no grid para ele. Ocon, que não tinha nada com isso, ficaria com a pole da terceira largada, seguido por Lewis em segundo, à frente de Max. Ricciardo largaria em quarto, com Bottas em quinto. Aparentemente, todos concordaram.

Masi, diretor de prova: muito trabalho em Jeddah

A Red Bull ousou mais uma vez. Colocou pneus médios no carro do holandês para a terceira largada, enquanto a Mercedes manteve os duros no de Hamilton. A prova foi reiniciada na volta 17 das 50 previstas, 19 minutos depois da segunda interrupção. E Max largou espetacularmente com seus pneus mais aderentes, pulando para a ponta. Ocon chegou a ficar em primeiro, mas passou por fora da chicane. Imediatamente entregou a primeira posição ao holandês da Red Bull e tentou se defender de Hamilton. Na abertura da volta 18, Lewis passou o francês da Alpine sem muita dificuldade e saiu à caça do #33. Não podia, de jeito nenhum, deixar Verstappen escapar.

Os dois desapareceram dos demais. Se deixassem apenas Verstappen e Hamilton na pista, já estaria bom. Os outros 14 carros eram apenas coadjuvantes assistindo, de camarote, a uma disputa alucinante entre as estrelas do Mundial.

Na volta 23, Tsunoda tocou em Vettel e bateu. Deixou um pedaço de sua asa dianteira numa pequena área de escape, mas só o safety-car virtual foi acionado, com a prova sendo retomada logo depois.

Terceira largada: por dentro, Max assume a ponta

Na metade da corrida, com Max em primeiro e Hamilton em segundo, o placar parcial do campeonato dava 14 pontos de vantagem para o piloto da Red Bull. Lewis tentava reduzir a distância para o rival para menos de 1s, para usar a asa móvel em um dos três trechos de Jeddah em que isso é permitido. Mas Verstappen não deixava. Bem atrás deles, Ocon, Ricciardo, Bottas, Gasly, Giovinazzi, Sainz, Leclerc e Stroll preenchiam a zona de pontos.

Com muitos pedaços de carro espalhados pela pista, o safety-car virtual foi acionado mais duas vezes. A segunda, muito demorada. Pelo rádio, Fernando Alonso pedia para que o asfalto fosse devidamente limpo, diante do enorme risco de um pneu furar e causar algum acidente sério a mais de 300 km/h. Essas aliviadas na velocidade sob intervenção virtual eram ótimas para Verstappen, que tinha um pneu, em tese, que se desgastaria mais rapidamente que os de Hamilton.

A batida mais esquisita do ano: ninguém abandonou

A prova não ganhava ritmo. Na volta 36, mais um safety-car virtual foi acionado, para remover outro pedaço de carro no meio do asfalto. A ação desta vez foi rápida, e Hamilton partiu para o ataque. Pela primeira vez na corrida, abriu a asa móvel. Na abertura da volta 37, colocou de lado e passou. Max jogou duro. Os dois foram para fora da pista, mas Lewis voltou ao traçado e contornou a segunda perna da chicane. De novo atrás do rival. “Esse cara é louco!”, reclamou.

A Red Bull percebeu que seu piloto tinha ganhado a posição graças a uma manobra ilegal, cortando a chicane, e quando ele chegava à curva 21 pediu que entregasse a ponta a Hamilton. “Estrategicamente”, segundo apuraram os comissários horas depois da prova.

A punição a Verstappen: segundo lugar mantido

A estratégia em questão era deixar Hamilton passar antes da faixa de ativação da asa móvel, de forma que Verstappen pudesse embutir de novo atrás do inglês para tentar recuperar a ponta abrindo a sua asa. Max tirou o pé na aproximação da curva 26, deu o lado esquerdo para Lewis, mas o inglês estranhamente bateu na sua traseira. Uma maluquice completa. “Minha asa quebrou!”, gritou. A equipe avisou que estava tudo bem. “Isso é direção perigosa, cara!” Os comissários entenderam assim, depois de ouvir os dois na torre, após a cerimônia de pódio. Concluíram que o rubro-taurino brecou de repente e “de forma significativa”. Concluíram também que Lewis poderia ter passado, mas que era compreensível o desejo de ambos de não cruzar a linha do DRS antes que o adversário. O que determinou uma nova punição, de 10s acrescidos ao tempo de Verstappen, foi a freada repentina. O pênalti não alterou sua posição final, o segundo lugar.

Mas isso tudo só soubemos bem depois de terminada a corrida. Na hora, ali, com a asa estropiada, Lewis seguiu em frente, diante da perplexidade geral do mundo árabe e de Alá. Max acelerou de novo, ainda em primeiro, e na volta 40 abriu 2s2 de vantagem para o Mercedão #44.

Não era tanto tempo assim. A Mercedes, pelo rádio, reclamou com Masi que não sabia que Verstappen teria de entregar a posição a Hamilton. O diretor retrucou: “Nós avisamos!”. “Mas a gente não sabia!”. Hamilton, de fato, contou depois que foi tudo muito confuso e que não entendeu por que Verstappen tirou o pé e brecou de repente.

Na volta 42, mesmo com o carro meio capenga, Lewis emparelhou e passou. Max deu o troco. Na mesma hora, a mensagem surgiu na tela: pênalti de 5s para o holandês porque “cortou a pista e levou vantagem”. No fim das contas, a posição não fora devolvida, e por isso ele estava sendo punido. Hamilton poderia ficar onde estava, bastaria não deixar Verstappen mais de 5s à frente que venceria a prova. Mas na 43ª volta, para não deixar dúvidas, Lewis passou de vez para ganhar um GP pela oitava vez no ano, 103ª na carreira. Tinha também o ponto extra da melhor volta.

E assim o campeonato ficou empatado.

Hamilton vence: uma das corridas mais loucas de todos os tempos

Hamilton abriu uma boa diferença para Max, que a quatro voltas do final avisou pelo rádio que seus pneus tinham acabado de vez. Mesmo com as duas punições — 5s por não devolver a posição, mais 10s pela freada esquisita que causou a colisão com Hamilton –, Max estava longe o bastante do terceiro colocado para não perder a segunda posição.

E aí a corrida acabou. O Mundial, porém, só daqui a uma semana. Com aquele detalhe: se nenhum dos dois aparecer para disputar o último GP da temporada, Max leva o título porque tem uma vitória a mais. Uma batida entre os dois é vantajosa para o rubro-taurino. A julgar pelos choques entre ambos nesta temporada, ninguém deve descartar um final assim. Tomara que não. Mas é prudente lembrar o que já aconteceu até agora, especialmente nos GPs da Inglaterra, Itália, Brasil e hoje. Quando os dois se encontraram, saiu faísca.

Bottas foi o terceiro colocado, passando Ocon na linha de chegada para ficar com a última posição do pódio em seu centésimo GP pela Mercedes. O francês da Alpine terminou em quarto 0s102 atrás, praguejando contra o destino. Depois dele vieram Ricciardo, Gasly, Leclerc, Sainz, Giovinazzi e Norris na zona de pontos.

“Foi a corrida mais louca que já vi”, disse o engenheiro Bono ao seu piloto quando ele voltava aos boxes. A festa da Mercedes foi uma das maiores dos últimos tempos. A virada que parecia impossível agora está ao alcance das mãos. Verstappen, pelo rádio, aparentava tranquilidade apesar de todos os percalços. “Fiz o possível”, falou. “É o que é.” O time respondeu que estava tudo OK. “Vamos para a próxima.”

Depois da corrida, acusações partiram dos dois lados da trincheira. Hamilton disse que “não entendeu” por que Verstappen brecou tão forte no momento em que se tocaram. Max respondeu que apenas obedeceu a ordem de entregar a posição e demonstrou algum fastio para discutir o assunto. “Não concordo com a maioria das decisões sobre minhas punições. A F-1 de hoje é mais sobre pênaltis do que sobre corrida. Mas não quero perder meu tempo falando disso”, resmungou. Christian Horner acusou Lewis de não passar Max de propósito para não ser presa fácil na reta seguinte, com o holandês armado da asa móvel. Helmut Marko saiu berrando que não iria aceitar aquele resultado.

Foi um GP de mil e uma noites, e a última delas ainda não terminou, como se vê. Vai se arrastar por toda a semana, com intenso bate-boca de dirigentes e manifestações eloquentes de analistas e torcedores. Fogo no parquinho, como diria Tiago Leifert — que está fazendo falta na TV, com o perdão do comentário aleatório.

Empate nos pontos, uma corrida para o final, dois pilotos excepcionais de gerações distintas correndo por duas equipes diferentes, tensão que se sente no ar. Se no começo do ano alguém escrevesse um roteiro como esse para rodar um filme sobre um Campeonato Mundial de F-1, eu pediria para o autor não exagerar tanto. Essas coisas não acontecem assim, diria. Afinal, a única vez em que dois pilotos chegaram empatados nos pontos à última corrida do ano foi em 1974, com Emerson Fittipaldi, da McLaren, e Clay Regazzoni, da Ferrari — deu Emerson. É pouco verossímil, seria meu argumento.

Mas está sendo exatamente desse jeito. Não é o máximo?

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Edu Zeiro
Edu Zeiro
2 anos atrás

Mas realmente, tem comentarista aqui que talles de brincadeira. O sujeito troca as bolas de propósito para falar mal do Patrão (tenho certeza de que ele sabe que em Budapeste 2007 quem travou, nos boxes, foi o Alonso) , não menciona NENHUMA das “INÚMERAS” vezes em que Lewis “esticou a curva”, insinua que o acidente de Bottas com maxzinho na mesma Budapeste este ano foi proposital (haja pontaria do finlandês), depois destila comentários típicos de comissário enrustido que quer punir de qualquer jeito seu desafeto, aí chega à conclusão, de acordo com fontes da própria cabeça, que os verdadeiros comissários sempre protegeram Hamilton… É cada assombração que aparece…

emerson57
emerson57
2 anos atrás

Freiou para provocar a batidaaaaa!
O que teria a ganhar o seu Amiltu com a inevitável batida?
Max é bão, rápido e tals, mas é sujo. Se joga por dentro da curva (do Lago) sem frear, mesmo sabendo que vai ter que sair da pista e leva quem já está na frente para passear no bosque.
Tem mais, tirando o Fangio que não vi, Hamilton é o melhor de todos.
e.t. essa é a opinião de entusiasta que assiste todas as corridas no “mute”. Sem narração, só falo o que penso que vi, sem pilotagem opinativa de narradores galvões e que tais.

Talles
Talles
2 anos atrás

Eu realmente não consigo entender certas análises aqui.

Hamilton é como qualquer grande campeão, e SEMPRE jogou muito duro contra todos os adversários que o ameaçaram de fato. O que corrobora isso é o que ele aprontou contra Rosberg quando esse decidiu que “era a vez dele” de ser campeão. Lewis e Nico se bateram tanto que o título de construtores chegou a ficar “ameaçado”.

Lewis sempre foi protegido em decisões de comissários. Outros eram punidos e ele por fazer igual, não era. Exemplo disso:
Hockenheim – Lewis erra a curva na saída do estádio, danifica o carro, cruza a pista e entra no pitlane por trás do cone. Qualquer um é punido. Mas ele nem advertido foi.
Baku – Lewis faz o “brake test” e Vettel tem o carro danificado. Alguma punição? Não.
Budapeste – Lewis trava Alonso e impede a volta rápida do seu companheiro de equipe.
Budapeste – Lewis anda devagar demais impedindo que Max abra volta rápida.

Além disso, foram INÚMERAS as vezes em que ele “esticou a curva” para forçar a saída de pista do adversário, seja defendendo posição ou forçando a ultrapassagem. Mas tudo bem, ele pode. Max, em Interlagos, merecia punição. Em Monza, se não houvesse halo, Hamilton poderia ter morrido. Na Turquia, Checo quase que teve que entrar nos boxes para evitar o contato. Na curva 27 de Jeddah, mais uma vez Hamilton forçou Max para fora do traçado. Tudo normal, conforme o VAR dos fanáticos.

Na largada 2 de Jeddah, Hamilton embarriga a curva e Max sai da pista para evitar a colisão. Se ele freia, não teria como evitar. Na “ultrapassagem” de Hamilton, Max freia pra lá do “Deus me livre”, e já no contorno da curva, perde a traseira, e na correção, os dois evitam a batida. Devolver a posição? OK! Mas quantas vezes Lewis fez isso e todo mundo o chamava de “imbatível”?

Tudo isso começou na Copse. Na punição medonha dada a Lewis. Pois veja bem: ele causou um acidente gravíssimo, teve bandeira vermelha, seu carro foi reparado, a prova ficou parada por mais de 40 minutos, o grid foi formado, a largada aconteceu, ele já estava há um século de distância do pelotão, quando saiu sua punição de 10 segundos, que o permitiu voltar sossegado para chegar em segundo, e teve a sorte de Leclerc ainda ter um problema no carro para vencer. Lembro que Max perdeu 5 posições no grid após ser espremido por Lewis em Monza e saltar com o carro por causa da zebra em cima da Mercedes.

Na prova seguinte, na Hungria, o já citado caso da volta final no Q3, sem punição. E na largada vem o Bottas e caceta Max. Nessa “brincadeira”, a vantagem construída na pista por Max derreteu. E Lewis não recebeu nenhuma punição por seus atos. NADA!

Agora chegamos à última corrida do ano com esse cenário e todos acham lindo e confiam em sua crença de que foi Lewis que NA PISTA conseguiu esse feito. Só pode ser brincadeira!

E o pior é que se o campeonato termina no muro da curva 1 em Abu-Dhabi, a FIA desqualifica Max como fez com Schumacher (acertadamente, nesse caso) em 97, contra Villeneuve.

Valdir Portasio
Valdir Portasio
2 anos atrás

Boas
Flávio, tentei mandar e-mail para [email protected] e por algum motivo q desconheço, volta. Aliás o Gmail não deixa eu colocar o .br. Enfim, é sobre uma crônica tua no “Bem Merdinhas” . Gostaria q vc lesse. Se puder confirmar o endereço ou enviar outro faço o envio. Obrigado!

Ivo

PRNDSL
PRNDSL
2 anos atrás

Sugestões ao leu :
1- Acidente na largada: poderiam aperfeiçoar os atuais sinais de posicionamento correto dos carro no grid de largada, colocando os sinais suspensos sobre os colchetes das largadas, (como existe nos estacionamentos de shoppings) . Se o carro estolar o sinal ficaria vermelho indicando o carro parado bem ali.
2- troca de pneus sob bandeira vermelha: solução simples para não influenciar profundamente no resultado da corrida: qualquer troca de pneus nessa situação NÃO contaria como troca obrigatória, exceto em caso de a próxima largada for considerada como pista molhada.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
2 anos atrás

Repito o que “disse” no Fórmula Gomes: para mim o Classificação no Sábado vai ser chave. Se os dois largarem 1-2, grande chance da decisão acabar na primeira curva, infelizmente. Porque o Max não vai aliviar um milímetro.

Christiano Bianco do Carmo
Christiano Bianco do Carmo
2 anos atrás

Acho que a probabilidade de um enrosco entre os dois adversários é muito grande em Abu Dhabi. Fico imaginando se Hamilton é quem estivesse a frente no campeonato há muitas corridas: é improvável que seu estilo de pilotagem fosse o mesmo utilizado por Verstappen. Não estou aqui colocando a alcunha de santo em cima do piloto inglês. Mas Hamilton hj mostra um amadurecimento que o ajudou a ser o super campeão que é sem se utilizar dessas artimanhas que os pilotos não consideram muito honestas. Pode ser que Verstappen possa tbm passar por esse processo de amadurecimento, mas ele precisa reconhecer isso, até porque já se vão bons 5, 6 anos que ele disputa a maior categoria do esporte a motor, e ainda hj é refém desse estilo de pilotagem que é perigosa e não muito honesta perante seus adversários.
Verstappen certamente sairá dessa temporada com uma casca enorme que o transformará num multi campeão.
E é muito legal ver os dois pilotos em ação. Destoam do resto. Que 2022 seja um ano ainda mais competitivo. Pelo menos uns 4 pilotos disputando o título.

Gilberto Oliveira Jr.
Gilberto Oliveira Jr.
2 anos atrás

Olá, Flavio, boa manhã!
Gostava de congratulá-lo não tão-só pelas minuciosas narrativas — termo que, aqui, não estou a empregar no sentido pós-moderno à Olavo de Carvalho — que mantém em seu blog, senão também por persistir na inglória tarefa da escrevinhação e por fazê-lo, como diziam os antigos, de modo caprichoso, sem apelar às formas brevíssimas e preguiçosas.
Concordo consigo que o jovem piloto holandês, de quando em vez, mete-se no trajeto que vai de bestial a besta.
O potencial de Verstappen para atrair o público jovem à F1 tem, penso, expressiva relação com seu comportamento agressivo nos embates travados em pista. Aplicar-lhe punições justamente por sua característica preponderante para os interesses dos “novos” donos dos direitos comerciais da F1 talvez contribua para as decisões hesitantes e penalidades que não alteram o resultado definido em pista. Ajusta-se a pouco e pouco, assim, critérios definidores de limites ao comportamento agressivo, mas sem o desestimular. A mim me parece que as reiteradas convocações de pilotos para que prestem esclarecimentos após terminada a corrida têm essa finalidade, qual seja, apreender as intencionalidades que alicerçam as decisões dos pilotos em comportamentos agressivos que roçam o limiar do excessivo. A desaceleração de Verstappen foi indubitavelmente imprudente e não poderia passar sem uma punição; daí afirmar que ele teve a intenção de provocar uma colisão que o beneficiasse na disputa do campeonato é coisa de quem está a procurar quaisquer evidências frágeis que validem suas conclusões premeditadas.

jrcalixto
jrcalixto
2 anos atrás

concordo plenamente, infelizmente o holandês é sujo, não aceita e vai tentar (como tentou algumas vezes, jogar o Lewis pra fora), o Lewis já percebeu isso, Lewis campeão é + piloto.

Walter Barbosa
Walter Barbosa
2 anos atrás

Vestappo se acha infalível e o melhor piloto do mundo. Não é a primeira vez que faz das suas. O que ele alega ser legal é ilegal há muito tempo. Defender a posição é legal, mas deliberadamente tentar um toque com o adversário, porque está na frente no campeonato, é totalmente ilegal. E ele tenta isso pelo menos desde Interlagos.

Paulo Leitw
Paulo Leitw
2 anos atrás

No documentário Netflix sobre Schumacher, nem um linha sobre ele, que correu junto com Michael na Benneton e teria boas informações de interesse. Foi sumariamente deletado. Ontem nas homenagens a Frank Willams, com quem foi campeão, foi mais uma vez ignorado como se nunca existisse. As posições políticas medonhas e com anda de RR nos dias de hoje fizeram do tricampeão Piquet persona-desgraça para quem tem vergonha-na-cara no mundo da F1.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
2 anos atrás

Putz, Bicho, tem cada zélio arruela aqui, que pelamor de Deus! Vários fãs do Dalto, que acham tudo “muito estranho” (mas só quando finalmente punem maxzinho) e um troglodita, certamente eleitor de sua excrescência, o miliciano, que defende que a rbr mande o perezba bater de propósito no Patrão. A que nível chegamos…

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
2 anos atrás

Belo texto, muito bom. Aguardando o da semana que vem. Quanto a corrida, Capitão Hamilton é mais piloto. Ninguém ganha 7 títulos de F1 sem nenhum mérito. Na hora da onça beber água, o cara foi lá e cravou a sua marca. Hamilton é piloto dos bons, tem uma máquina na mão, e não sei, na minha singela opnião, os Mercedênicos são mais centrados, menos avesso a falatório, menos espalhafatosos, mais comedidos e acho que isto ajuda. Os Mercedênicos são phodas. GO HAMILTON

Sandro
Sandro
2 anos atrás

Eu só espero que na corrida derradeira em Abu Dhabi não aconteça um acidente entre Lewis e Max e fim de corrida para ambos! Seria um anticlímax horrível para 2021!
Que o título seja na pista! 🙏🏻

donibonacini
donibonacini
2 anos atrás

Flavio , boa tarde ! além de todas as inconsistências , dos comissários técnicos da FIA , no que se refere as punições aos pilotos ,por atitudes nas corridas .
Provavelmente é possível que o campeonato seja decidido por uma prova que não aconteceu ;
GP da Bélgica , onde foi dada uma volta atras do Safety car e validada como prova concluída

Philipe Speed
Philipe Speed
2 anos atrás

Calma Meu nobre…

Todos têm o direito de torcer mesmo que afronte os princípios que temos em particular!

Se olhar no detalhe, Mercedes e Hamilton também tem suas cotas de lambanças e dúvidas…

E em SPA amigo, acredito que vc não deve ter feito a soma direito já que todos tiveram seus pontos pela metade… e quem se lascou grandão foi o próprio CrazyTarppen!!!

Mas se falarmos no gp da Inglaterra que se o Hamilton não tivesse lançado Max em Wimbledon… como seria não é mesmo???

Então… respire, inspire e não pire

Philipe Speed
Philipe Speed
2 anos atrás

Bem… Depois dessa corrida de ontem, eu não duvido de que a corrida dos dois no próximo domingo vai terminar com os 2 em alguma mureta ou em cima um do outro!!!

Primeiro, acho que a Red Bull que sempre soube fazer estratégias exemplares têm enfiado o pé na “lata” e podem perder para ela mesma!!! Quando Verstappen “Grayce” não parou no Safety car do Menino Schummy, a Red Bull deveria ter mantido Perez na pista junto com as 2 Alfa Tauri para ao menos atrapalhar um pouco as Mercedes Discovery… Deixam o pobre Mad Max sozinho com os 2 no cangote…. Acho que faltou maldade na estratégia deles… e não fora a primeira vez!

Segundo, Esse Michael “Masiomenos” tem que começar a ser claro, transparente, assertivo e deixar de ser cagão, covarde, medroso e frouxo!!! Porra, a corrida foi uma zona de dúvidas e incertezas! Falta de clareza para caraleo!

Acho que o Max Tyson está afobado e ele realmente é um sniper sobre 4 rodas, ele não dá viagem perdida… passa dos limites e flerta com o perigo e com a possível perda de razão! Ir para o vale tudo tem seu preço…

Mas e sobre o Valtteri “Bostas” segurar o Verstappen no primeiro safety car hein? Para dar tempo para o inoxidável Rapper Hamilton parar e dar tempo para ele “Valter” para e ainda voltar a frente??? Hein??? Hein??? Passível de punição no ato! E deveriam ser punidos todos: Hamilton, Valter, Tótó, Lauda, Stewart, o rei das arábias, Muhamed Ali, Aladin e o escambal!!! Duro de assistir aquilo e a FIA “Federação Imbecil de Automobilismo” não colocar nem sob investigação…

Aí, para Verstappen foram 4 punições, 12 advertências, 6 condenações, 8 multas e tornozeleiras em regime semi aberto!!!

Só quero dizer que torço para um ótimo espetáculo, torço até um pouco mais para Vestappen para quebrar um pouco da Hegemonia Mecedeana, mas se Hamilton ganhar (grande chance inclusive) será merecido também, pois o cara não sucumbe a nada, nenhuma pressão externa… fruto de seu treinamento monge com Pai Mei nos montes tibetanos com dieta vegana junto com seu fiel escudeiro Roscoe Dog Show (cujo tem mais seguidores no insta que muito MCporqueira por aí).

Só quero que as regras sejam cumpridas para ambos antes que as coisas percam o controle e não aconteça como na final da DTM que foi uma verdadeira obra de terror que daria inveja ao saudoso Alfred Hitchcock… Lamentável…

Rogério Kezerle
Rogério Kezerle
2 anos atrás

Eu realmente não consigo entender como Max não foi desclassificado. Acho que estão criando um precedente bem perigoso. Max acredita piamente que tudo pode ou vale para ganhar o campeonato. Acho ele um piloto com um talento fora do normal. Mas vai arrumar encrenca quando, por exemplo, encontrar um Russel de Mercedes pela frente. Hamilton tem recuado, pois sabe que perde o campeonato se bater. Mas em uma situação diferente, inicio de campeonato, vai dar merda. Já passou da hora de dar uma basta no moleque.
Não sei quem aprovou essa pista. Mas ao mesmo tempo que é muito interessante, também é perigosa demais.

Plinio
Plinio
2 anos atrás

Geralmente quem está vencendo tem muita torcida contra. É o caso do Hamilton e é compreensível. Mas as malandragens do Verstappen já passaram da conta a muito tempo. Pela segunda corrida consecutiva ele espalhou claramente sobre o Hamilton no caso de uma ultrapassagem. Não é necessário ser piloto pra saber que, numa dividida de curva, estando por dentro, basta embarrigar pra jogar o outro pra fora. Qualquer piloto meia roda sabe fazer isso. Quando o Grosjean fazia isso diziam que ela era um piloto até perigoso. Eu ouço há bastante tempo que a ordem é que tem que haver espaço de pelo menos um carro quando dois pilotos estão emparelhados. Isso é claríssimo. O Verstappen joga os adversários pra fora da pista e não é de hoje. Só que agora é uma disputa de título. É evidente que as atitudes dele são propositais. Alguém duvida que o Verstappen vai bater no Hamilton se os dois estiverem disputando posição na última corrida? Está muito previsível. E o Hamilton sabe disso. Provavelmente ele tentará evitar ao máximo.

Marcio
Marcio
2 anos atrás

A regra sobre a devolução de posição deveria ser alterada e ter uma precisão maior, a fim de garantir seu efetivo cumprimento e fazer valer a punição dada ao piloto.

A “devolução estratégica” de posição proposta por Horner ao Verstappen lhe daria uma evidente vantagem sobre Hamilton, com uma boa chance de retomar o lugar com o DRS aberto. Houve uma verdadeira catimba automobilística.

Deveria ser imposto ao piloto punido a obrigação de devolução de forma a impedir a retomada “incontinenti” da posição, seja por meio de DRS, vácuo ou até mesmo um “X” na manobra.

Para tanto, além da mudança no regulamento, nos briefings deveria ser fixado um ponto específico para a realização da manobra, até mesmo fora da zona detecção do DRS ou em uma curva que não possibilitasse dar o troco, sob pena de nova punição mais pesada, tal como um “stop and go” ou até mesmo uma bandeira preta.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Para um piloto postulante a campeão do mundo, Verstappen vem errando demais!
Especialmente quando atacado pelo Hamilton.

Sérgio Lima
Sérgio Lima
2 anos atrás

Max vai jogar o carro em cima do Lewis na última prova.
E vão aparecer o Horner e o Marko gritando que é acidente de corrida.

Carlos Washington
Carlos Washington
2 anos atrás

Jogar duro é ir de pé firme na bola visando a bola, Verstappen está se mostrando o tipo de jogar que mira a bola e a canela do adversário, uma, duas, três…. então não da para dizer que foi sem querer….

João
João
2 anos atrás

Vivi pra ver isso. Acho que deve ser a primeira vez na história em que um piloto, lutando para vencer a corrida, vê o adversário mais lento à sua frente, freia para não realizar a ultrapassagem, bate na traseira do carro oponente e ainda reclama que é jogo sujo.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
2 anos atrás

Prezado F&G : No próximo GP, o roteiro da disputa do título já está previamente definido, teremos aquela história da batida como ocorreu com Schummacher X Damon Hill, Senna X Prost, Vettel X Webber e Lewis H. X Roseberg , apesar que torço por vitória . Mas tudo indica que haverá sim um pequeno choque entre os dois grandes rivais.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
2 anos atrás

Vamos para a ultima etapa. Mercedes/Hamilton viraram o jogo e são franco favoritos. O carro e piloto sobram nessa fase final do campeonato. Não há como não apostar em outro resultado que não seja a vitória do Hamilton com Verstapen em segundo (se tudo ocorrer normalmente)

No final das contas Silverstone pode decidir o Campeonato.

Fica a torcida para que a corrida ocorra sem incidentes/acidentes.

José
José
2 anos atrás

Claramente Max queria entregar a posição ali, pelo mesmo motivo que Lewis não queria receber a posição ali.. a abertura da asa na reta logo depois.
Max foi reduzindo, reduzindo, e Lewis deixou claro que não ia ultrapassar ali. Aí Max deu um totozinho no freio “contando” que ou Lewis passaria e ele recuperaria a posição na reta, ou ambos iriam mais cedo para o hotel.
Brake test não é nenhuma novidade na F1.. Talvez Max tenha tido essa ideia lembrando do que Lewis fez com Vettel em Baku 2017. Jos pode ter feito o filho assistir aquilo umas 30x no sábado à noite. Nunca saberemos.

A verdade é que, quando dois grandes pilotos disputam o título, nunca é limpo e dentro da pista. NUNCA! 89, 90, 94, 97, 07, 08 e 16 estão aí para não me deixar mentir.. para ficar só nesses que me vieram a memória facilmente.

Markonikov
Markonikov
2 anos atrás

Ow Verstapete, agora vc quer discutir com telemetria, se o menino mimado piquet-fascita tivesse tomado todas as punições que merecia, HAM já teria sido campeão de há muito …

bernardo oliveira
bernardo oliveira
2 anos atrás

Assistimos muito mais que uma corrida de F1. Aquilo foi um Thriller de suspense psicológico.
VER e HAM atuaram com tudo que tinham direito: Mensagem no rádio, manobras na pista, e até fora destes limites (linhas brancas) ; e a turma dos “bastidores” não fez por menos. Thriller !
Já o Masi ….

Luis
Luis
2 anos atrás

Ótimo texto. Parabéns

Andrea Mendes
2 anos atrás

A punição para teste de freio não é desclassificação? Porque então dar só 10 s?

Marcos de Crato
Marcos de Crato
2 anos atrás

FG, ontem mesmo saiu a notícia que o maluco dos energéticos fez um break test ou seja ele tinha de ser desclassificado, só lembrando para os babacas que torcem por ele que ele só é lider porque venceu uma corrida que não houve que foi o GP DA BÉLGICA aquele mesmo Gp que o Hamilton largou em terceiro e que só teve uma volta,caso fosse anulada aquela corrida o lider seria Hamilton.

Gus
Gus
2 anos atrás

Final de campeonato dos sonhos! Os dois estão assumindo muitos riscos (e se o pneu do Max tivesse sido furado na batida?), e acredito que Lewis leva mais esse…a Mercedes está claramente mais forte.

Marcio
Marcio
2 anos atrás

Muito estranho essa corrida:
1 – Hamilton segura o pelotão na largada. Já fez isso antes e nunca foi advertido.
2 – A terceira relargada deveria ser com Verstappen na Pole. Não se completou 1 volta; deveria valer as posições da volta anterior.
3 – Hamilton tinha todo o espaço do mundo para passar e o Verstappen foi punido, muito estranho.

Verstappen é um piloto duro, mas não é tão vigarista como foi chamado no comentários.

No fim Hamilton ganhará o campeonato.

Zélio Areuda
Zélio Areuda
2 anos atrás

Pessoal ridículo, o Verstappen tinha reduzido um montão e o Hamilton, ao invés de passar, ficou atrás dele até bater. Isso não existe em nenhuma corrida séria, um adversário não aproveitar que o outro está lento. Tudo foi armado porque eles sabem que os comissários nunca vêem nada de errado com a Mercedes, vide bandeiras amarelas na classificação e a distância pro safety car na relargada.

A Red Bull faria bem mandando o Perez enfiar o carro no Hamilton na próxima corrida e falar no rádio pra todo mundo ouvir que a F1 precisa decidir entre o esporte e a Mercedes. Igual as outras equipes tinham que ter feito em relação às Ferrari antes, que ficou mais de ano correndo com carro irregular e depois teve que mudar por algo que “a FIA se recusou a divulgar”.

Incrível como nenhuma outra categoria grande do automobilismo sofre com isso, só na qual o dinheiro vale mais que o esporte.

Juracy
Juracy
2 anos atrás

Bom dia Flavinho! saudações…
Hoje com mais calma, li os demais comentários e senti como dói naqueles que torcem desesperadamente, cada massacre do Hamilton, e pasmen, A Marcedes não teve projeto para este ano e sim algumas guaribadas para se adequar ao regulamento.
Depois de ver a RBR se assanhando, resolveu dar uma paradinha no carro de 22 e voltar a ser um carro assustado de reta e rapidíssimo de curva… Ainda não vai ser este ano “VERSTTAPETTES”

Vamos par o Octa.
Abs

Jorge Sato
Jorge Sato
2 anos atrás

Pergunta básica: porque após a bandeira vermelha em seguida à largada parada não valeu a “posição da volta anterior”. Ou seja: deveriam ter relargado na mesma posição que haviam acabado de largar. Como se conhece o regulamento desde sempre. Muito estranha a insegurança do diretor de prova neste caso.

Raul
Raul
2 anos atrás

Às vezes nem a força da grana consegue erguer coisas belas…pista estreita, insegura, num país brega, ditatorial… F1 hipócrita..

Julio
Julio
2 anos atrás

Na F1 não tem santo, cada um usa as armas que tem, o campeonato esta lindo! Um dos mais legais que ja assisti, acho que só perde para aquele com 4 postulantes ao titulo, acho que 1986, Prost campeão mas ainda tinham chances na ultima prova Mansell, Piquet e remotamente Senna. Deixem os meninos brigarem.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Circuito espetacular. Adrenalina pura com pista de rua em alta velocidade. Divertidíssimo para os pilotos. Tenso e emocionante pra quem gosta de corridas (pra quem gosta, não pra torcedores atuais cheios de não me toques não me reles). Com uma dupla de pilotos fora de série, que jogam duro, que valorizam cada ponto, que disputam um campeonato onde cada curva é feita como se fosse a última de suas vidas.
Geniais a ponto de Hamilton retardar a chegada no grid da segunda largada para esfriar os pneus de Verstappen que não deixou por menos e dedurou o inglês que estava deixando uma distância superior a 10 carros entre eles. Rivais ao extremo a ponto de Hamilton largar melhor e Vertappen de forma duríssima não entregar a posição e desta vez o inglês dedurando o passeio fora dos limites do holandês. Dois pilotos que tem a capacidade de dentro do carro a 300 km/h, pressionarem a direção de prova pelas atitudes em pista. Simplesmente um campeonato extraordinário que não poderia ser diferente, será decidido na última prova, talvez na última volta, quem sabe na última curva. Que pena não termos dois troféus.
No mais, em um campeonato de extremo equilíbrio entre Mercedes/Red Bull, um piloto esculhambado (por idiotas sem noção), ganha o título de construtores para Mercedes, grande Vartão. Um cara que tem 70 troféus na estante, 20 poles e 10 vitórias todas superando Lewis Hamilton sempre será um piloto grande. E podem apostar que ano que vem faz uma temporada na Alfa Romeo para na seguinte ser contratado (ou recontratado) por uma equipe de ponta. Belíssima ultrapassagem na linha de chegada com pneus em frangalhos pois estava com a mesma estratégia de Verstappen usando amarelos. Bottas sobra pra cima de Pérez, aliás o mexicano no único big one da corrida foi otimista demais. Me mostre uma corrida dele em Mônaco sendo tão agressivo assim na largada??? E a culpa é do circuito???
Ocon e Ricciardo foram precisos nos momentos de relargada, e garantiram muitos pontos para suas equipes. Gasly também foi bem e Giovinazzi conseguindo ótimo nono lugar.
Que venha a grande final, o último jogo. Os personagens? Depende do ponto de vista de cada um. Tem o certo e tem o errado, tem o mocinho e tem o vilão, o herói e o bandido. Pouco importa se a decisão terá uma hora e meia, ou apenas 10 segundos, ou quem sabe ser decidida mesmo depois que a corrida acabar. Senhoras e senhores, isso é Formula 1.

ALEX GOMES
ALEX GOMES
2 anos atrás

E o Max crazy Men pode ganhar o WDC com uma corrida que não houve em SPA.

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Respondendo a pergunta final:
SIM, É O MÁXIMO!!!

Luiz Antonio Reck de Araujo
Luiz Antonio Reck de Araujo
2 anos atrás

Gomes, uma coisa me chamou a atenção, o Hamilton estava atrás do Max, segundo ele, não sabia que havia uma ordem pro Max entregar a posição e ficou sem entender o que estava acontecendo. Ok, mas se o cara tá disputando posição e o piloto da frante diminui, qual é a atitude lógica do de trás? Abrir e passar, se ele não sabia da punição e estava disputando posição porque simplesmente não abriu e passou o carro da frente? Acho possivel que os dois queriam passar atrás no ponto de medida do DRS.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
2 anos atrás

Circuito ridículo. Muros de Mônaco e velocidade de Monza. Corridas são um esporte perigoso o suficiente pra não precisarem ser cadavéricas. Milhões de pessoas em frente a TV esperando em qual hora um acidente vai ceifar a vida de alguém. Tudo em troca da vil moeda.
Imagino que muitos (se não todos ) pilotos ficaram arrepiados com aquele circo de horrores, mas devem ter sido muito bem persuadidos de que é de lá que vem a maioria do dinheiro que paga pelos jatinhos particulares e salários de 6 dígitos.
Provavelmente oriundo de sua educação, e o soco na mesa do psicopata na mesa quando filho erra no qualy mostra bem isso, Verstappen não tem qualquer apreço pelo caráter e pelo fair play, seguido e aplaudido por uma horda global que infelizmente tem títulos de eleitor e transformam esse maravilhoso paraíso que é nosso planeta num inferno habitável. Pra ele se acabar em acidente, phoda se. Ele tem que trazer pra casa o caneco que a incompetência do pai não trouxe. Os únicos que poderiam frear isso. Equipe: Que coloca pilha e manda pra cima como se fosse um rinha de galo e FIA que de olho na grana de uma F1 “teen, grunge, pop” ou o escambau que essas coisas significam, coloca uma venda e manda o jogo seguir.
No mais. O terceiro lugar de Bosttas em Jeddah dá a ele o terceiro lugar no mundial, fez 218 pontos e mesmo que ele fique na Finlândia fazendo sauna com os amigos e desista de ir a Abu Dhabi e Perez vença a corrida, com os 190 pontos não iria alcançá-lo.
Na tonga da mironga do kabuletê e Hakuna Matata pra você nobre escriba.

CR
CR
2 anos atrás

Hamilton e Mercedes se mostram superiores em qualquer circunstância, e para o Verstappen agora só resta pedir ajuda a Deus e o Diabo na Terra do Sol para evitar o Octa de Hamilton em Abu Dhabi.

Bar
Bar
2 anos atrás

Saudade dessa F1 de tapetão, diretor de prova negociando com equipe, pilotinho rápido deslumbrado se ferrando e expondo sua falta de caráter só para preencher o ego do papai que não conseguiu porra nenhuma, multicampeao que vai ser endeusado eternamente pela sua postura louvável fora da pista, pista de bosta, com recurso de manutenção da corrida de bosta, mas o que tem pódio com tela infinita e suco com gás na garrafa de champagne, é isso aí…. semana que vem tem LH 8x, toto feliz, max cagando e andando, papai putinho, marko putao, horner com a spice e sograo dando alguma desculpa esfarrapada pra nao deixar a princesinha ligeira triste

Filipe
Filipe
2 anos atrás

Perdi boa parte do respeito que tinha por Verstappen hoje. Saíram baratas as punições pra ele, que parece incapaz de entender os conceitos de “limite de pista” e “fair play”. Já Marko e Horner são figuras que se mostram abjetas há um bom tempo… na torcida pelo 8o título de Lewis, para fazer esses babacas engolirem sua arrogância.

Gabriel Medina, o Outro
Gabriel Medina, o Outro
2 anos atrás

Eu fico imaginando a cara de palhaço de responsáveis por pistas clássicas que são obrigados a fazer reformas todo santo ano para receberem a F1 – Interlagos, por exemplo – ao verem a FIA homologar essa joça de pista. Veloz e diferente, sim, mas bisonhamente perigosa e pensada como a fuça.

Não sei o que seria pior: Hamilton ganhar com justiça de um piloto absolutamente sujo que mesmo com um carro melhor corre o sério risco de perder o mundial por imaturidade ou Max ganhar e todos sermos poupados de todos os chiliques de seus infantilizados, birrentos e impertinentes fãs.

Marcos de Crato
Marcos de Crato
2 anos atrás

FG pra mim o genro do eleitor babaca do “bozo” freiou com intuito do Comandante Amilton bater na trasseira dele e os dois sairem, porque a vantagem seria toda dele pode reparar toda corrida ele joga o carro em cima do Comandante Amilton ele faz isso pois está na vantagem com pontos a mais, aqui meus amigos é Lula 100% e não abro aqui é Hamilton “Melhor piloto de todos os tempo”

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Apesar de toda a emoção, apesar da impressionante demonstração de habilidade, inteligência e força mental de Sir Lewis, essa corrida, como corrida, foi uma merda, numa pista de merda e com uma organização de merda (FIA). Se tivesse sido uma corrida normal, Lewis teria disparado na frente e ganho na maciota. Com todas as interrupções, com todas as “eventualidades”, cada vez que se aproximava para ultrapassar vinha uma interrupção, foi sempre muito prejudicado, e teve de ter muito autocontrole pra vencer.
Como alguém já disse (eu não lembro quem), com todo o espaço do mundo disponível e com um cheque em branco na mão pra construir uma pista, vem o filho do Tilke e faz uma bosta dessas. Estreita demais, com muros dos dois lados, com curvas cegas, sem área pra remoção de carros batidos. Não dá pra entender. E ai não aprenderam com Mônaco a forma de retirar rápido as “sucatas” da pista. É muita incompetência junta.

Por fim, se o acaso fizer de Verstappen o campeão da temporada, teremos o campeão do mundo de F1 mais arrogante, mais prepotente, mais sujo, mais ardiloso, mais vigarista, mais mau carater que o mundo já viu. E que guia para o team mais escroto que já deu as caras na Formula 1. Só lamento o Adrian Newey fazer parte de um team que junta Horner, Marko, Max e ainda carrega junto com eles o desclassificado Jos Verstappen. Esses quatro parecem ser feitos de matéria orgânica recolhida de um mesmo chiqueiro.
Michael Schumacher, perto deles, seria equivalente a um batedor de carteira do Viaduto do Chá ou da Central do Brasil.
Nem o Congresso Brasileiro, com seus quinhentos e tantos membros, reúne tanto maucaratismo quanto essas pessoas.