WILLIAMS FW44

SÃO PAULO (faltam quatro) – Hoje foi dia da Williams. Não sei se é impressão, mas me pareceu o mais curto entre-eixos de todos até aqui, o que faz pensar que vai andar melhor em circuitos de rua como Mônaco, Piracicaba e Petrópolis.

Depois de sei lá quantos anos fazendo uma homenagem a Ayrton Senna, o “S” que era colado no bico sumiu. “Temos de olhar para o futuro e os pilotos não vão precisar ver o nome dele toda vez que entrarem no carro”, justificou o chefe Jost Capito.

(Parêntese que se faz necessário. Sempre que vejo o nome desse cabra me lembro do meu avô Emilio falando “caspita”, que se lê como proparoxítona, mas não tem acento porque é em italiano. É uma interjeição que pode ser positiva ou negativa, e no caso dele era negativa sempre, porque dizia “caspita!” quando sua mão no pôquer era muito ruim. Mas às vezes ele dizia “caspita” para blefar. Meu avô era muito engraçado quando juntava os irmãos, todos italianos, para jogar baralho na casa da minha avó na Vila Mariana. A casa foi derrubada no ano passado. Se ele visse como ficou o terreno, diria “caspita!”.)

Tudo bem quanto ao sumiço do S do Senna. Sempre achei meio mórbido, aquilo. E meio sem sentido. Segundo Capito, tem um cantinho reservado ao piloto brasileiro no museu da Williams. Ninguém precisa ficar com raiva da equipe por causa disso.

O carro, ainda. Muito simplório, numa primeira olhada. Parece muito com o mokup que a F-1 apresentou para mostrar como ficariam os carros com o regulamento novo. Algum malandrão no departamento de projetos pediu a cópia dos desenhos para um amigo da FIA e mandou ver. Deve seguir lá no fundão do grid. Mas pelo menos já andou, em Silverstone. Considerando que nos últimos anos a Williams mal conseguia montar um carro para a pré-temporada, já é alguma coisa.

Na pista: asa dianteira com três lâminas, desenho pouco chocante

É o primeiro modelo da equipe depois da morte de seu fundador, Frank Williams, em novembro do ano passado. Mas o segundo do time sob administração do fundo americano de investimentos Dorilton — que comprou a Williams em agosto de 2020.

Com sete títulos mundiais de Pilotos (Jones/1980, Rosberg/1982, Piquet/1987, Mansell/1992, Prost/1993, Hill/1996 e Villeneuve/1997) e nove de Construtores (o primeiro em 1980 e o último em 1997), a Williams não é mais aquela faz tempo. Mas ainda ostenta a aura de time grande, com suas 114 vitórias e 128 poles no cartel. É a quarta maior vencedora e quarta em número de poles nas estatísticas. Venceu um GP pela última vez com Pastor Maldonado na Espanha em 2012. E fez a última pole na Áustria em 2014 com Felipe Massa.

A equipe até que começou a era híbrida com resultados interessantes. Foi terceira colocada em 2014 e 2015 e quinta em 2016 e 2017. Mas aí desceu a ladeira loucamente ficando na última colocação dos três campeonatos seguintes, passando pelo vexame-mor em 2020 ao fechar a temporada com zero ponto. Se recuperou um tiquinho no ano passado, terminando na frente de Alfa Romeo e Haas e com um pódio de Russell na Bélgica, no GP que não houve. Mas a taça está lá, é o que vale.

Latifi e Albon: macacão bonito

Alexander Albon volta à F-1 depois de um ano no DTM para retomar a carreira na categoria, emprestado pela Red Bull. É bom piloto, fez um campeonato decente em 2019 (parte pela Toro Rosso, parte pela matriz), não foi mal em 2020 (conseguiu dois pódios), mas por alguma razão os rubro-taurinos resolveram substituí-lo por Sergio Pérez. Tem uma nova chance, o que é raro na F-1. Latifi é discreto, gente boa, tem pai muito rico e já entrou para a História, com H maiúsculo, ao bater o carro bestamente no final do GP de Abu Dhabi do ano passado, motivando a entrada do safety-car e a desgraça de Lewis Hamilton na última volta.

O nome-código da viatura é FW44. Ao longo dos anos, a equipe usou as iniciais de Frank Williams seguidas do número indicando qual era o chassi em questão na fila do pão. Alguém, claro, há de deduzir que, portanto, este é o 44º carro da série de monopostos feitos pela Williams na categoria.

Ledo e ivo engano.

(Se a frase não lhe faz sentido, não se aborreça. É piada literária que vira e mexe o Cony gotejava em suas crônicas na “Folha”. Uma brincadeira com a expressão “ledo engano” misturada com o nome do poeta e romancista Lêdo Ivo, das Alagoas, um de seus grandes amigos. “Ledo” é um arcaísmo, ninguém mais usa no seu sentido original — feliz, contente, jubiloso. Mas “ledo engano” é um dizer que ainda se fala por aí, e tem um significado que se aproxima mais do deslize pueril, da ingenuidade, do que propriamente de um “erro alegre”.)

A verdade verdadeira é que, não sendo mais a equipe de propriedade da família e na ausência de Frank do mundo dos vivos, não faria sentido seguir na linha FW para os carros da Williams. Por esse motivo, os executivos americanos do fundo de investimento contrataram publicitários e marqueteiros para um “brainstorm” cujo objetivo era rebatizar a linhagem de seus chassis de F-1, e vocês sabem como são essas reuniões, né? “Brainstorm”, literalmente, é uma “tempestade no cérebro”, uma chuva de ideias, todo mundo tem de dizer o que vem à cabeça, sem filtro ou censura, que uma hora aparece alguma coisa brilhante e alguém, já sem paletó e com a gravata afrouxada, se levanta de repente, bate as duas mãos espalmadas na mesa e grita: “É isso! É isso, porra!”.

Pois que nessa reunião, realizada numa gigantesca sala de um suntuoso edifício de Nova York, sugeriram de tudo. De SS22 (“Sem Senna em 2022”) a CF1 (“Cruzeiro da F-1”, proposta feita pelo estagiário da agência que, depois, soube-se que era de Governador Valadares e, provavelmente, atleticano). De WD40 (“Williams e Dorilton são nossas iniciais, aí a gente coloca o 40 e vai buscar um patrocínio”, palpitou um rapaz que parecia alcoolizado) a MT19-30 (essa ideia foi a mais misteriosa de todas, tanto que ninguém se interessou em saber o que significava nem deu bola ao seu autor que, por sinal, não era conhecido dos demais participantes do “meeting”; mais tarde alguém revelou que ele não era funcionário da empresa, e sim um clérigo que, ao ver a fachada imponente do prédio, resolveu entrar para espalhar a Palavra, passou pela segurança sem mostrar crachá e acabou na sala de reuniões abarrotada).

Lá pelas tantas, atordoado com tantas proposições — algumas boas, sem dúvida; a do WD40, definitivamente, era algo a se considerar, apesar da manguaça evidente do moço que sugeriu –, o executivo que comandava aquela tormenta criativa pediu silêncio e se dirigiu ao único funcionário que parecia saber do que se tratava aquela discussão, já que, no “coffee break”, colou nele e desandou a falar sobre aerodinâmica, pneus, asas, um tal de Hamilton, Abu Dhabi, um certo diretor de prova, citou até o que lhe pareceu ser o nome de um filme antigo que tinha assistido ainda garoto no cinema, Mad Max, mas já não lembrava direito o enredo, apenas que tinha carros, e aparentemente era de carros que estavam lá gritando feito loucos. “Você aí”, apontou para o menino, não sem antes notar a frase escrita em seu moletom, “leave me alone, I know what I’m doing”, que considerou grosseira mas, ao mesmo tempo, insolente — e ele mesmo tinha sido um publicitário dos mais insolentes nos dourados anos 70, tendo criado o slogan “o cachorro engarrafado” para uma marca de uísque, e até hoje não entendia por que aquela campanha foi reprovada. “Você aí”, repetiu. “Nesse negócio de corridas, quem é que ganha sempre?”, perguntou. “Hamilton, o número 44”, respondeu o jovem de bate-pronto. “E como a gente faz para contratar esse cara?”, emendou o chefe. “Tem de falar com o Toto Wolff.” Cansado daquela gritaria, estafado e com dor de cabeça, irritado com o ar-condicionado que nunca funcionava direito, louco por um cigarro, o líder então se dirigiu à que parecia sua secretária e ordenou: “Fale com o Wolff. 44”, disse, encerrando de vez aquela balbúrdia.

Era fim de tarde, e ele não via a hora de tomar um uisquinho.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
2 anos atrás

Cara, você é o melhor rs

Valmir Lopes
Valmir Lopes
2 anos atrás

Vou lendo e rindo ao mesmo tempo. Texto saboroso.

Julio
Julio
2 anos atrás

Se fosse o nome do piloto que mais vence nessa bagaça de F1 atual o carro teria que ser MV 33 !!!

hermes de meneses pires neto
hermes de meneses pires neto
2 anos atrás

A homenagem ao Senna foi feita pelo Frank, porque Senna teve seu primeiro contato com um f1 numa Williams e o último também.
Homenagem de Frank pra ele
Mas nem Senna, nem Frank nem a Williams, existem mais.
Então, já era hora de acabar mesmo

glauber cordeiro
glauber cordeiro
2 anos atrás

Melhor tradução de “Brainstorm” é: TORÓ DE PARPITE!!!

Rodnny
Rodnny
2 anos atrás

FW44… O loko manoooo

J. Alves
J. Alves
2 anos atrás

Nossa, tinha um S de Senna no carro da Williams esse tempo todo? Eu nunca notei, acho. Ou esqueci, o que pela idade é cada vez mais provável.

Agora, fui só eu ou mais alguém, quando viu o carro de frente, achou que tinha um patrocínio da Rexona ali bem em cima do bico? Só eu? OK, mal aí.

João Luiz Marques
João Luiz Marques
2 anos atrás

Quanto a homenagem ao Senna ter sido tirada: que equipe, na história da F1 deixou uma homenagem a um piloto morto em um de seus carros por 27 anos??? foi uma homenagem bonita e inédita (eu acho), mas um dia tinha que encerrar

João Luiz Marques
João Luiz Marques
2 anos atrás

O carro com a pintura mais bonita até agora, empatado com a Aston Martin (20 anos atrás eu falava a mesma coisa de Jaguar e Prost, que eram mesmo os carros com as pinturas mais bonitas), tomara que as duas equipes sejam bem competitivas

Cansado
Cansado
2 anos atrás

Não sei se quando o FG menciona a impressão de entre-eixos mais curto, se refere ao carro lançado no evento ou ao carro testado na pista.
O carro lançado no evento tem exatamente o mesmo entre-eixos de todos modelos da FIA q vimos ano passado, mesmo também do carro mostrado pela Red Bull, pois é o mesmo modelo.
Não são nada mais que modelos de fibra de vidro, feitos por uma companhia inglesa, mas encomendados pela FIA e vendidos para as equipes.

Do que eu li por aí, a Mercedes comprou 8, a Alpine e Aston Martin 3 cada e a Red Bull comprou alguns.

https://www.reddit.com/r/formula1/comments/soi3w9/f1_car_launches_lets_get_this_straight/?utm_source=share&utm_medium=mweb

Pronto, pode mandar a patada. 😰

cansado
cansado
Reply to  Flavio Gomes
2 anos atrás

Você é o jornalista, o cara deixa aberto um canal de contato para confirmar a fonte, você leu mesmo? Faça seu trabalho de jornalista ao invés do ceticismo padrão de velho ranzinza que sabe de tudo.

Random Dude in a Yellow Soccer Jersey
Random Dude in a Yellow Soccer Jersey
2 anos atrás

Não sei pq, mas as cores me lembram esse carro:

open-uri20120928-13209-1q0dnmc.jpg
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
2 anos atrás

Com esse novo relacionamento tudo é uma grande incógnita, a torcida é para que estejam mais próximos dos lideres. Torço pelo Albon, tomara que ele se divirta nesse ano.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Curiosamente logo após o blogueiro postar um texto com as tonalidades diferentes de cada cor, a Williams solta um carro com 412 azuis. E a soma de todos os azuis do mundo temos a cor Azul Williams. O carro ficou espetacularmente lindo. Latifi que se cuide, vai tomar uma sova do Albon (de novo) que vai perder o caminho de casa.

Christiano Rodarte
Christiano Rodarte
2 anos atrás

Pessoal, só eu que estou achando essas novas rodas (Bem) feias?

ze otavio
2 anos atrás

FW44. Flavio, voce eh impagavel, obrigado. Bom dia.

Rodrigo Hagn
Rodrigo Hagn
2 anos atrás

Muito boa a historia do FW44, a cada dia voce se supera FG, parabéns.

Eder Félix
Eder Félix
2 anos atrás

Fucking Words!
Feeling Wonderfull!
Flavio, Welldone!

Leandro martins
Leandro martins
2 anos atrás

Tudo q seja contra ao Senna o FG eh a favor!!!… ..garanto q se fosse Piquet morto num carro da Williams e depois de anos tirassem a homenagem a ele, hoje vc estaria escrevendo 20 páginas criticando o Capito!!!

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
2 anos atrás

Confesso que fiquei decepcionado com a cor do carro. Quando anunciaram que a Durável iria patrocinar a Williams, imaginei que o carro teria as cores preta e de cobre das pilhas que duram, duram. Com essas cores, melhor teria sido fechar acordo com a Panasonic.

Antonio Barbosa
Antonio Barbosa
2 anos atrás

Nisso discordamos Flavio Gomes… Mórbido nao e o nome de Senna num carro de competição, mórbido e o nome desses fundos de dinheiro sem cara no desporto…

Leandro martins
Leandro martins
Reply to  Antonio Barbosa
2 anos atrás

Concordo

R/T
R/T
2 anos atrás

este é a “cara” do Lamborghini 291
traseira quase aberta, lateral estreita, suspensão exposta

c887f8b02d6b16f0d27ea204644b8e27_collage1_450.jpg
Geraldo Flávio Chaves
Geraldo Flávio Chaves
2 anos atrás

Quanto ao sumiço do s do Senna, já vai tarde!!!!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
2 anos atrás

Flávio, então o único valadarense torcedor emplumado que existe é estagiário do fundo? Se e quando voltar já pode trabalhar na lavanderia inter.

Luciano Rodrigues Da Silva César
Luciano Rodrigues Da Silva César
2 anos atrás

Dupla fraca.(Apesar do Albon não ser ruim).
Azul-marinho lindíssimo.

Alexandre Alves Andrade
2 anos atrás

Bicho, é sério que você criou essa história toda para chegar no FW-44? Haja criatividade. Já pensou em escrever um livro?

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
2 anos atrás

Vejo como normal o sumiço do S do Senna no bico. Eu achava que essa homenagem iria durar só uns cinco ou seis anos.

Por outro lado, o grupo Dorilton  manter o nome Williams eternamente, baseado no fato de ser um equipe com passado vencedor, com muitos títulos de pilotos e construtores – pra mim –  não faz sentido. OK, eu concordo que Dorilton é um nome muito feio: parece uma mistura do remédio Doril + o nome Milton, mas se a equipe passar a se chamar Dorilton, isso não traria mais publicidade, mais retorno financeiro para esse fundo americano de investimentos?

Mudando de equipe, mas ainda no mesmo tema. Eu ainda acredito que, futuramente, Dmitry Arkadievich Mazepin irá comprar a Haas. Se isso acontecer, acho que é bem óbvio: a equipe passará se chamar Mazepin ou Uralkali. Difícil é saber qual nome é mais feio para uma equipe de F1: Dorilton, Mazepin ou Uralkali?   

Victor Penteado
Victor Penteado
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
2 anos atrás

Fundo de investimento não precisa de publicidade assim. E se não me engano está no contrato de compra que tem que manter o nome Williams.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Victor Penteado
2 anos atrás

Quando o fundo Dorilton comprou a Williams foi dito que eles manteriam o nome sim mas … para sempre? Cabe aqui uma velha máxima da F1: contratos foram feitos para serem rasgados.

Há também a possibilidade do Dorilton, futuramente, vender a Williams e o novo comprador exigir que o nome seja mudado.

Sandro
Sandro
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
2 anos atrás

Vida que segue.
Um dia a homenagem ia acabar.
Acabou.
(1995/2021)

O modelo está no número 44! De todas as equipes que começaram com 1, 01, 001, a Williams é a que foi mais longe numa sequência numérica!

Pilhas Duracell: pilha normal ou pilha alcalina? 🤔😁

hermes de meneses pires neto
hermes de meneses pires neto
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
2 anos atrás

Pela mesma razão que a Lotus (Ou as Lotus) tinha(m) esse nome sem ter nenhuma relação com Colin Chapman ou a viúva dele.

Fundo Dorinton.. faça publicidade aqui neste carro chamado dorinton (Video de caras brancos jogando dinheiro pra cima e sorrindo pra vc)
Fundo Dorinton.. faça publicidade aqui neste carro chamado williams (Videos de vitorias da Williams e pilotos consagrados)
As vezes é dificil entender como o ser humano conseguiu chegar na Lua ou em Marte… complicado rsrs

Marcos Bassi
Marcos Bassi
2 anos atrás

Ou poderia ser a ordem na RBR para a Williams….fuck with 44….em troca de mais dinheiro e do Albon…prontamente atendida pelo Latife…(sei…o inglês tá péssimo..mas foi o que deu pra arrumar)

Random Dude in a Yellow Soccer Jersey
Random Dude in a Yellow Soccer Jersey
Reply to  Marcos Bassi
2 anos atrás

Para o que vc tentou dizer, seria “fuck 44”, “fuck with” tem uma conotação de se meter, confrontar, mexer, provocar, não de foda-se.

Marcos Bassi
Marcos Bassi

Eu tinha que fazer caber a sigla toda…rs…ok…não fui feliz…rs…mas obrigado

Alexandre Neves
Alexandre Neves
2 anos atrás

Esse carro que foi para a pista é para mim o mais bonito até o momento! Que é o que dá para analisar: estética. E isso lá se analisa?!…