MOCO, 45

SÃO PAULO – Hoje faz 45 anos da morte de José Carlos Pace, o Moco, vítima de um acidente de avião em 14 de março de 1977. Todas nossas homenagens a ele, um dos campeões sem título, como se diz.

E toda nossa tristeza por isso aí embaixo. Douglas Nascimento e Glaucia Garcia, incansáveis historiadores desta cidade infinita, estiveram no túmulo do Pace no Araçá. E o que encontraram é de doer. Conclamo aqui, imediatamente, o povo do automobilismo a fazer alguma coisa. FASP, CBA, pilotos, ex-pilotos, empresas (Brahma, Martini, Itaú — que patrocinaram Pace e suas equipes), Bernie, jornalistas, todos devem se unir para restaurar esse lugar e mantê-lo. É inaceitável ver a história sendo desprezada assim.

Não sei, sinceramente, qual o papel da família nesse caso. Há anos não tenho contato com ninguém dos Pace. Mas vamos nos mexer?

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano
Cristiano
2 anos atrás

Com a miséria retornando a galope com crise econômica, pandemia e devaneios políticos, furtos de materiais em cemitérios, espaços públicos, rede elétrica, etc., estão tão corriqueiros que daqui a pouco não sobra mais nada.

rogerio kezerle
rogerio kezerle
2 anos atrás

Como fã do Moco, sinto-me um privilegiado por estar em Interlagos em 75.
Era um piloto fantástico. Eu era uma criança ainda, tinha apenas 11 anos de idade em 75, mas até chorei em Interlagos quando Pace recebeu a quadriculada. E, não lembro, mas devo ter chorado quando ele faleceu.

Luis Eduardo
Luis Eduardo
2 anos atrás

Recentemente vandalizaram também o cemiterio da Suécia onde Ronnie Peterson está enterrado e depredaram o túmulo. Lamentável. O descaso com a preservação da memória e a falta de respeito aos mortos são alguns dos aspectos mais cruéis dessa crise global de valores. Que o mausoléu de Pace seja restaurado e a placa-epitafio reconstituída a seu marco original.

Fabio Castilho
Fabio Castilho
2 anos atrás

O estado geral do cemitério do Araçá é lamentável. Todo depredado e abandonado. Túmulos, ruas, calçamento. Infelizmente, não é o túmulo do Pace só e da muito a impressão de que, no estado de abandono em que tudo ali se encontra, arrumar um túmulo só é enxugar gelo.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Linda a foto do BT 44B escorregando na curva pra direita com as rodas apontadas pra esquerda , a luva vermelha mostrando a mao direita do piloto em cima do volante, deixando ver quanto de contra esterço estava aplicado !!!!
Tá parecendo (chute) ser na saida da curva do Sol, indo pra Curva do Sargento, em Interlagos.
A.tocada do Moco era um show a parte, sempre

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Flávio,

A violação de qualquer túmulo é um absurdo inominável. Sendo o tumulo do Pace, então, me deixa profundamente indignado e incomodado.
Moco foi um dos melhores pilotos.brasileiros e, na minha opinião, o de maior talento natural.
Nunca teve o devido reconhecimento dos brasileiros, exceto por um grupo.de iniciados.
Naonera uma.pessoa.bafejada pela.sorte, nunca teve facilidades em.sua carreira, e quando finalmente tinha um carro pra ser campeão, morre num estúpido acidente de avião.

Obrigado pelo post lembrando de.seu aniversário de morte, mostrando lindas fotos de diferentes fases da carreira dele na F1 e conclamendo as pessoas a fazerem alguma coisa pra corrigir essa violação estúpida.

Abraco

João Henrique Leme
João Henrique Leme
2 anos atrás

Nossa, que tristeza.

Rafael N
Rafael N
2 anos atrás

Que desrepeito e desprezo por um dos melhores pilotos que o Brasil já teve, quiçá do mundo

Ivan Robertson
Ivan Robertson
Reply to  Rafael N
2 anos atrás

Como já dizia o Legião Urbana, “que país é este?” Que tristeza…