SOBRE ONTEM À TARDE

IMAGEM DA CORRIDA

Leclerc estaciona em P1: parece um quadro

SÃO PAULO (vai ser pauleira) – A Ferrari caprichou nas fotos pós-GP do Bahrein. Todas com uns filtros fashion, aqueles que no Instagram fazem a gente ficar bonito. Relutei um pouco em escolher a melhor de todas, porque no fundo queria colocar alguma da Haas como a “Imagem da corrida”, que sempre abre nosso rescaldão — agora até com aquela tarja lá no alto, adoro esses recursos toscos, os únicos que sei usar. Mas usei a melhor ontem, do Günther Steiner comemorando com a equipe o magnífico quinto lugar de K-Mag, esta lenda viva do automobilismo.

Fiquemos então com Leclerc estacionando o carro após o primeiro hat-trick de sua carreira — pole, vitória e melhor volta no mesmo GP. Só para vossa informação, o recordista em hat-tricks na F-1 se chama Michael Schumacher, com 22. Lewis Hamilton é o segundo nas estatísticas com 19. Da turma em atividade, quem chega mais perto disso é Sebastian Vettel, com oito.

Binotto: “E não é que conseguimos?”

“Ferrari: fammi sognare!” deve ter sido o título de algum jornal hoje na Itália, se ainda existirem jornais na Itália. Lembro, anos atrás, que a cada vitória da equipe vermelha tal manchete era usada à exaustão. Nas páginas cor-de-rosa de “La Gazzetta dello Sport”, então, bastava um primeiro lugar num treino livre de sexta-feira para encher o pasquim de textos laudatórios e esperançosos. Isso, claro, antes de Schumacher levar seu primeiro título para Maranello, em 2000. Depois, o sonho virou carne de vaca.

Na minha divina coluna semanal no UOL, que vocês podem ler aqui, bato palmas à Ferrari mas faço um alerta: suas adversárias não são a Osella e a Rial. Mercedes e Red Bull não são de baixar a guarda tão fácil. Aliás, quem parece saber direitinho disso é Mattia Binotto. “Eles vão melhorar”, disse depois da corrida. Vão mesmo. Todos sabem disso. Mas enquanto não melhoram, meu caro Garibaldo (ele é a cara do Garibaldo da Vila Sésamo), aproveita.

A Ferrari marcou 44 pontos no Bahrein, o máximo possível numa corrida, com dobradinha e ponto extra da melhor volta — sem contar os finais de semana com Sprint, que distribuem mais pontos. Até hoje, desde a introdução desse pontinho maroto, só a Mercedes tinha cravado 44. Foram quatro vezes em 2019 e três em 2020. Falando em melhor volta, a de Leclerc foi cronometrada em 1min34s570. No ano passado, no Bahrein, a volta mais rápida de Valtteri Bottas, ainda na Mercedes, foi feita em 1min32s090. A diferença, de 2s480, mostra como os carros de 2022 estão mais lentos.

Já a Red Bull lambe suas feridas. Não saía de um GP zerada desde Ímola em 2020 — Verstappen abandono e Albon terminou em 15º. Oficialmente, e não há muitos motivos para duvidar, o problema nos dois carros foi de alimentação de combustível. Mas a equipe nega de pés juntos que tenha errado no cálculo da gasolina. Pane seca não!

Lewis e George: abraço dos novos companheiros

O NÚMERO DO BAHREIN

16

…temporadas seguidas com pódio em todas. Hamilton já garantiu o primeiro de 2022. Desde a estreia, em 2007, o inglês não deixou de ganhar troféus. Seus piores desempenhos foram em 2009, pela McLaren, e em 2013, já na Mercedes: cinco pódios em cada.

A Mercedes disse que usou o GP barenita como uma sessão de testes, já que não tinha carro para alcançar Ferrari e Red Bull e não era ameaçada pela turma de trás. Por isso experimentou todos os pneus possíveis nos carros de Hamilton e Russell, para tentar entender melhor as vicissitudes do esquisitão W13.

Andrew Shovlin, que comanda a parte técnica do time, falou que tem coisa que dá para resolver rápido e melhorar, mas que neste momento não há dúvidas de que as posições naturais da dupla são quinto e sexto em corridas sem excepcionalidades. “O problema maior é que se a gente levantar demais o carro para ele parar de bater no fundo, perde muito rendimento”, explicou.

Pebolim Wolff, o chefe de todos, disse que Lewis e George andaram com asa demais no Bahrein, que ainda falta peças de reposição — quem diria, hein? — e que no tocante ao motor, “não vamos deixar pedra sobre pedra” na análise da falta de potência verificada não só no #44 e no #63, mas em todos equipados com as unidades motrizes alemãs (o que não fazemos para não repetir “motor” na mesma frase…). De fato, quem usa Mercedes se deu muito mal na primeira corrida do ano. Foram 17 carros que terminaram a prova andando. Do 12º ao 17º, todos levavam sob o capô a estrela de três pontas: McLaren, Williams e Aston Martin, as clientes da fábrica de Stuttgart.

A FRASE DE SAKHIR

“A Ferrari voltou.”

Carlos Sainz

Todo mundo lembrou ontem que a Ferrari não fazia uma dobradinha desde o GP de Singapura de 2019, vencido por Vettel com Leclerc em segundo. Mas tem um detalhe aí: aquela foi também a última vitória da equipe italiana, que passou as temporadas de 2020 e 2021 em branco. Foram 45 GPs de jejum. Não muito longe da seca entre 1990 e 1994, que chegou a 58 corridas.

A McLaren foi a grande decepção do dia, com seus dois carros se arrastando no fundão no melhor estilo Minardi dos anos 90. Mas, pelo menos, a equipe papaia fez o melhor pit stop da corrida, em 2s31, numa das paradas de Ricciardo. Foi um festival de pit stops no Bahrein, com 58 visitas aos boxes e todo mundo tendo de parar três vezes. Schumacher e Gasly foram os únicos que fizeram apenas dois pit stops. Os novos pneus, montados em rodas de 18 polegadas, apresentaram uma degradação maior do que o esperado.

Campeonato de pit stops: McLaren lidera

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS muito da Alfa Romeo, tanto com o estreante Zhou em décimo quanto com Bottas em sexto. O chinês era o mais emocionado do paddock barenita. As imagens dele chegando aos boxes, chorando, comoveram as redes sociais.

NÃO GOSTAMOS nada da McLaren, que deixou boa impressão no início da pré-temporada, ainda na Espanha, mas depois mergulhou no caos. Ricciardo não participou dos testes do Bahrein, com Covid, o carro teve vários problemas de freios nos treinos, não andou nada no fim de semana e terminou com o australiano em 14º e seu companheiro Norris em 15º. Um vexame.

Ricciardo se arrasta: equipe foi uma decepção

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pedro araujo
pedro araujo
2 anos atrás

gostei muito das informações que o bento, o sergio e o wagner deram sobre o Garibaldo, mas preciso corrigir o Gomes:

o Mattia Binotto parece mesmo é o Daniel Azulay, pô.

CHAGAS
CHAGAS
2 anos atrás

Revi a corrida ontem com calma e o que fez Magnussen não está no gibi. Largou atacando e ganhando posições que o carro não permite, e simplesmente fez os dois primeiros stints com pneus macios andando em ritmo de classificação, quando praticamente todos os carros estavam com desgaste severo de borracha. Claro que errou duas vezes porém errou tentando defender o indefensável, se manter a frente de Red Bull e Mercedes com uma Hass nas mãos. Eu fui um dos que não gostou da volta do nórdico muito por conta das duas últimas temporadas fraquíssimas que fez, cheia de lambanças, erros bisonhos disputas imbecis com o próprio companheiro em algumas corridas fazendo ambos os carros abandonarem. Mas essa corrida foi uma grande resposta, é como vermos um outro piloto muito mais parecido com aquele que estreou na Mc Laren, a velocidade ele nunca havia perdido e com muito mais experiência não deverá cometer mais as infantilidades dos últimos anos. Claro que é apenas uma corrida, claro que as equipes com mais recursos devem alcançar a Hass, mas seria uma grande história esse retorno onde um piloto praticamente acabado para F1, pode sonhar ainda com vôos mais altos.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
2 anos atrás

Prezado F&G: Sim o destaque foi a FERRARI, mais duas corridas tanto Red Bull como também Mercedes-Benz vão estar em paridade e disputando cada centímetro de pista. A grande desgraça foi o rendimento pífio da McLaren vai disputar com a Willians qual vai ser a pior equipe da temporada. Sim você foi perfeito no título do texto “A Ferrari voltou ” Piloto Carlos Sainz, é a frase de efeito que os adversários não queriam ouvir , será maravilhoso para a temporada de 2022.

Helton Garcia Fernandes
Helton Garcia Fernandes
2 anos atrás

Não tem charge???

Paulo F.
Paulo F.
2 anos atrás

Christian Horner e Helmut Marko deviam chorar na cama que é lugar quente.
E que instalem um medidor de combustível igual do Paulistinha (CAP-4) composto de uma vareta, uma boia de rolha e uma tampa de combustível com rasgo por onde passa a vareta. Estilo aeronáutico….

Cristiano Lopes
Cristiano Lopes
2 anos atrás

Será que a Red Bull não tem um ponteirinho de combustível no volante, E = Empty??

Plinio
Plinio
2 anos atrás

A corrida foi boa. Parece que o novo regulamento, de fato, permite uma perseguição menos turbulenta para o carro de trás e, esteticamente, os carros ficaram mais “limpos” sem todos as traquitanas aerodinâmicas sobre a carenagem. A F1 prometeu e entregou essas modificações. Resta saber se ao longo da temporada isso dará todo o resultado esperado.

Luciano Cadaval Basso
Luciano Cadaval Basso
2 anos atrás

Essa primeira foto daria um lindo quebra cabeças…

J. Alves
J. Alves
2 anos atrás

Boa estreia para nós ferraristas, por mais que estivessem bem na pré-temporada, sempre dá aquele medo… E o Hamilton saiu com um sorrisão também. Virado pra Lua, o rapaz, ainda saiu com um troféu quando até os 43 do segundo tempo parecia que ia ter um final sem graça.

Quanto às manchetes, ainda bem que Ferrari não é do Brasile, porque aqui a expressão não funciona mais: carne de vaca agora também é sogno. :-P

Sergio Matera
Sergio Matera
2 anos atrás

A primeira TV colorida que minha família comprou foi uma Telefunken de 25 polegadas em 1975. Até então, assistia Vila Sésamo em preto e branco com a certeza que o Garibaldo era azul. Ainda lembro da surpresa da primeira vez que assisti em cores e descobri que o bichão era amarelo. Tudo bem, o amor ficou inabalado.

E a Telefunken, depois de anos, foi substituída por uma Philips com controle remoto. Ainda deve estar funcionando em algum lugar.

Bento
Bento
Reply to  Sergio Matera
2 anos atrás

O Garibaldo só era amarelo aqui no Brasil… foi uma decisão da Globo pois essa cor se adaptava melhor ao nosso sistema PAL-M do que a Azul…

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  Bento
2 anos atrás

muito boa essa curiosidade!

Wagner
Wagner
Reply to  Sergio Matera
2 anos atrás

Você estava certo. O Garibaldo era azul, justamente por essa cor ficar bem nas TVs preto e branco. O original norte-americano (Big Bird) é que era amarelo. Eu morei nos EUA quando era criança e estranhei o “Garibaldo” amarelo.

Sergio Matera
Sergio Matera
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Pô, rapaziada, não sabia desses detalhes, agradeço as informações.
Novas supresas depois de adulto.

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
2 anos atrás

Muito boa a leitura da corrida, só o “NO TOCANTE” que me lembrou uma besta quadrada, de um país.

Marcos Costa
Marcos Costa
2 anos atrás

Dezesseis temporadas indo ao “podium” é muito; reparem no abismo: Lewis 183 (103,48,32), Charles 14 (3,4,7) e Carlos Jr. 7 (0,3,4).

Entre os pilotos em atividade temos Sebastian com 122 (53,36,33), Fernando 98 (32,27,29), Valtteri 67 (10,29,28), Max 60 (20,25,15), Daniel 32 (8,6,18), Sergio 15 (2,3,10), Lando 5 (0,1,4), Pierre 3 (1,1,1), Lance 3 (0,0,3), Esteban 2 (1,1,0), Alexander 2 (0,0,2), Kevin 1 (0,1,0).

Dos seis sem “podium” o destaque é para Nico Hulkenberg com 180 largadas.

Peixe
Peixe
2 anos atrás

A…, que corrida foi essa! Pra matar as saudades da F1 de vez!

Interessante saber que a Mercedes diz que usou a corrida para testar e ainda assim estava com o 5º e 6º garantidos. A hora que eles solucionarem os problemas, será que teremos 3 equipes lutando por vitórias? Seria demais!

Flavio, imagino o tanto de trabalho que vc tem depois de uma corrida dessas, então pode ter escapado umas duas coisinhas no texto que daria pra arrumar (você acha que a gente não lê, mas lê sim!):

O número do Bahrein “Hamilton já garantiu o primeiro de 2002″. É de 2022.

“Pebolim Wolff, o chefe de todos (…) não só no #44 e no #64”. O Russell é #63.

Abraço!

Marcos POF
Marcos POF
2 anos atrás

Olá, Flavio, boa noite!

Na tabela do campeonato de pit stops, aparecem os 10 primeiros pilotos, e não equipes.
Note que há algumas equipes com os 2 carros, incluindo a Red Bull, com Verstappen em oitavo.

Não publique o comentário, não é necessário.

Aproveitando, eu te acompanho há uns 20 anos (tenho 46), e entro no seu blog todos os dias desde o início (comento raramente), espero que nunca desista dele (por anos foi minha página inicial do Navegador!).
Eu tô sempre aqui!!

Abraço!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 anos atrás

Quando a Mercedes acertar a mão , o bicho vai pegar esse ano , vai ser 6 carros ,
brigando na frente …. ( asa móvel deveria ser abolida , e deixar a coisa se
resolver só no motor e no braço )…o que acham ?

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Falando de Hat Tricks: depois do advento dos pneus de “cores” diferentes, e principalmente, depois da pontuação por melhor volta, ficou muito mais difícil fazer hat trick !!! Alguém que não está disputando os primeiros lugares, para, coloca pneus macios e vai em busca do ponto extra. E quem esta liderando a corrida e não vai se dar ao luxo de fazer isso, perde a chance do hat trick.

Mas difícil ainda ficou fazer o Gran Chelem – que é um hat trick com liderança de todas as voltas – depois da instituição das paradas para troca de pneus. Basta um dos primeiros colocados não parar na mesma volta do líder que lá se vai a esperança do Gran Chelem pro ralo.

Arthur Maia
Arthur Maia
2 anos atrás

Depois de Lá Gazeta Dello Sport: “La Ferrari è da Mondiale? La lezione di Schumi e il super motore: i motivi per crederci”…… Só falto nosso amigo Gola Profunda reaparecer…

Maurício
Maurício
2 anos atrás

Resumo: A McLaren só foi bem com o carro parado…

MGF
MGF
2 anos atrás

Só uma pergunta que pode ser uma correção, a Red Bull não ficou zerada na corrida da Hungria do ano passado, quando o Bottas deu aquele strike nas duas na primeira curva?

MGF
MGF
Reply to  Flavio Gomes
2 anos atrás

Muito obrigado! Não sei porque tinha a impressão que os dois tinham abandonado ali.