N’EMILIA (2)

Max passa Charlinho: decisão no final da Sprint

SÃO PAULO (alalaô) – Foi muito boa a Sprint de hoje em Ímola, que definiu o grid para o GP da Emilia-Romagna de amanhã e, mais do que isso, mostrou uma Red Bull capaz de desafiar a favorita Ferrari com chances de vencer. Tanto que venceu. Max Verstappen, que fez a pole ontem numa classificação picotada por cinco bandeiras vermelhas, ganhou a minicorrida com uma ultrapassagem sobre Charles Leclerc na penúltima volta, jogando um balde de energético gelado na torcida italiana que encheu o autódromo Enzo & Dino Ferrari.

Max não largou bem e perdeu a ponta para Leclerc nos primeiros metros. Com segurança, Charlinho se manteve na liderança e levantou os tifosi com suas bandeiras vermelhas espalhadas pelas arquibancadas. Para animar ainda mais a turba, Carlos Sainz, décimo no grid depois de uma batida patética ontem, recuperou-se bem, fez várias ultrapassagens e escalou o pelotão até a quarta posição.

Tudo caminhava para uma festa ferrarista quando o pneu dianteiro direito de Leclerc começou a granular um pouco e ele perdeu rendimento. Em carros tão sensíveis como são os F-1 atuais, a queda de desempenho nessa situação é fatal. Na Sprint não dá tempo de trocar pneu. O negócio é se segurar do jeito que der. E assim Max, que ficou o tempo todo a cerca de 1s5 do monegasco, encostou na volta 17 — eram 21 –, diminuiu a diferença para menos de 1s, pôde usar a asa móvel e, na abertura da 20ª, passou sem grandes dificuldades.

Medalha no peito: Alesi entrega prêmio a Verstappen

Leclerc chegou em segundo e Sergio Pérez, com o outro carro da Red Bull, terminou em terceiro. Como Sainz, o mexicano se recuperou da má classificação de ontem e levou uma medalhinha para casa, entregue por Jean Alesi — que está a cara de don Corleone — num pequeno pódio montado pela patrocinadora da Sprint, um aplicativo que negocia criptomoedas. É bom lembrar que os resultados da Sprint não contam para as estatísticas oficiais da F-1. Assim, Max não acrescenta uma vitória ao seu currículo e nenhum dos três adiciona um pódio à folha corrida.

Neste ano, o vencedor da Sprint leva oito pontos, o que pode ter algum peso na classificação final do campeonato. No ano passado eram três para o primeiro colocado, dois para o segundo e um para o terceiro. Agora, os oito primeiros pontuam. Mas o resultado de hoje não fará muita diferença na luta pelo título que, todos sabem, ficará entre Leclerc e Verstappen. Max marcou oito e Charlinho, sete. A distância entre eles, que era de 46 pontos, caiu para 45. Mais duas Sprints estão agendadas para esta temporada, na Áustria e no Brasil.

Max se ressente de dois abandonos nas três primeiros corridas do ano. Em ambas, no Bahrein e na Austrália, estava em segundo lugar. Poderia ter 36 pontos a mais agora. O placar, no entanto, aponta 78 para Leclerc e 33 para o holandês, quinto colocado na classificação. O novo vice-líder é Sainz, que com o quarto lugar na Sprint foi a 38, deixando George Russell, com 37, para trás.

Mercedes sem pontos: andando para trás

A Mercedes de Russell e Hamilton merece algumas considerações depois da Sprint deste sábado. Lewis chegou em 14º. George foi o 11º. O heptacampeão recebeu a bandeirada 41s4 depois de Verstappen. Em 21 voltas. A conta é fácil: tomou 2s por volta. OK, estava no tráfego, no meio do pelotão, perde-se tempo, mas mesmo assim…

Hamilton, depois da prova, foi muito sincero. “Não estamos lutando pelo campeonato. Estamos lutando para entender o carro e melhorar ao longo do ano. É o que podemos fazer agora. Esta equipe já passou por momentos ruins. Em 2013, por exemplo. Depois conseguimos nos recuperar e tivemos grandes anos. Não acertamos neste ano. Mas estão todos trabalhando muito duro para melhorar”, disse. Toto Wolff concordou: “Eu não seria realista se dissesse que temos chances de brigar na frente nesta temporada.”

E agora vamos às nossas caixinhas coloridas.

GURU & APRENDIZ – Mick Schumacher e Sebastian Vettel tiverem um bom duelo na Sprint. O jovenzinho da Haas, que largou com pneus médios, acabou se saindo melhor. Terminou em décimo, duas posições à frente da que tinha no grid. Já o veterano da Aston Martin, que estava com pneus macios, atribuiu a eles a perda de desempenho no fim. Largou em nono e chegou em 13º. “Fiquem sem pneus e só por isso ele me passou”, brincou. Mick devolveu: “Eu não estava forçando muito”. Aí, levou a lição do sorridente Sebastian: “Pois deveria. Se tivesse me passado antes, teria chegado no Alonso também”.

Mick & Vettel: camaradagem

PERDAS & GANHOS – O resultado da Sprint deu uma boa mexida no grid definido ontem. Dos 20 pilotos, 14 vão largar em posições diferentes das obtidas na classificação. Verstappen (P1), Leclerc (P2), Ricciardo (P6), Russell (P11), Stroll (P15) e Gasly (P17) ficam onde estavam. Os que mais lucraram foram Sainz (que ganhou seis posições), Pérez e Tsunoda (quatro cada). Os que mais perderam, Zhou (que bateu na primeira volta em Gasly e abandonou, caindo de 14º para 20º amanhã), Magnussen, Alonso e Vettel (despencaram quatro posições no grid cada). No total, sete melhoraram suas posições e outros sete pioraram.

Resultado da Sprint: só um abandono, de Zhou

ERRO DE CÁLCULO – Magnussen talvez seja quem mais tenha lamentado a queda. Quarto no grid, melhor posição de largada da história da Haas, o dinamarquês optou por largar de pneus médios, assim como seu companheiro Schumaquinho e o lerdo Latifi, da Williams. Todos os demais foram para a corrida com pneus macios. “A gente achava que a degradação dos macios seria mais rápida e assim teríamos alguma vantagem”, falou K-Mag. “Não funcionou.” Na oitava volta Magnussen começou a perder posições. Pelo menos conseguiu terminar em oitavo, marcando um pontinho.

BATIDA – Para os registros: a Sprint teve um safety-car entre as voltas 1 e 4 depois da batida de Zhou, da Alfa Romeo. Na Rivazza ele tocou em Gasly, que quebrou a roda. Seu carro rodou e foi parar na barreira de pneus. Ficou bastante danificado. A equipe já tinha tido muito trabalho pela manhã, tendo praticamente de reconstruir o carro de Bottas — que tivera um problema de escapamento que ameaçava torrar toda a parte elétrica da unidade de potência. Valtteri nem andou no último treino livre. Acabou fazendo ótima corrida e terminou em sétimo. Foi recebido no motorhome da equipe sob aplausos.

Bottas: aplausos da Alfa Romeo

Há possibilidade de chuva amanhã, se não no horário da corrida, até pouco antes da largada. Certeza é que será um domingo de tempo instável na região de Ímola. Tem muita gente torcendo por isso. Acho que a Ferrari, com Leclerc, é favorita nas duas situações, de pista molhada ou seca. Mas não muito. Como disse lá em cima, a Red Bull mostrou que tem um carro rápido o bastante para bater de frente com o time italiano.

A escolha de pneus para o GP será interessante de observar e pode decidir a prova. Vai ter gente largando com médios e gente com duros. A ideia é fazer apenas uma parada. Mas tudo depende do clima. Macios para o começo da corrida? Pode ser também, ajudam na largada. A Sprint deu uma noção de quanto eles resistem em condições aceitáveis de performance — umas 15 voltas, se tanto. É bom lembrar que na minicorrida o peso do carro é menor, por conta do combustível. Começar a prova com pneus macios e tanque cheio talvez não seja uma boa ideia, mas pode ser que alguém arrisque.

Hoje às 19h a gente discute tudo isso no “Fórmula Gomes”, apareçam! Enquanto isso, vejam mais algumas fotos do sábado, clicando em cima delas para que abram em tamanho família. (Alguém lembra o que era “tamanho família”?)

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
João Oliveira
22 dias atrás

ei flavião, ta errada a legenda ali na foto
aonde se lê>> Medalha no peito: Alesi entrega prêmio a Verstappen

o correto é>> Medalha no peito: Silvester Stallone entrega medalha para Verstappen

huahuahuahuhaua

Sulivan
Sulivan
23 dias atrás

Também amei a sprint viu FG, corrida curtinha mas com 100% de emoção, corrida raiz , a real race!!!, sem p* de jogo de equipe pois não dá tempo, sem esse recurso postiço de estrategia de pneus onde a pirelli que decide (quem me garante que ela não favorece algum piloto ou equipe, eu desconfio que essa pirelli safada favoreceu a mercedes nos ultimos anos), eu acho que deveria ter varios fornecedores de pneus e que todos os tipos fossem ofertados em todas as corridas ai sim haveria estrategia pois atualmente a pirelli é que escolhe a “gama” de pneus.
Max, Max, Max, Max The Bull!!! Sobre Max falar o que né…O proprio nome dele diz: É O MÁXIMO !!! I love the Amyrton Senna da Silva Lewis ( i just love this guy) mas tô me apaixonando pelo Verstapem… O Amyrton infelizmente já deu o que tinha que dar, certamente com o arsenal que terá será feliz no futebol inglês como dono, mas é assim as coisas, é o simples passar do tempo, cada um tem seu periodo e como alguem falou aqui FG, é o ciclo do Amyrton se fechando….nada mais natural e obvio, assim foi com SEnna, Piquete, F. Alonso…. e Lewis cada vez mas parecido com Senna: multicampeões, obstinados, populares, birrentos, oportunistas, recordistas, pop stars, bons no molhado, etc etc e vejam só mais uma semelhança: assim como comentaram recentemente aqui FG ( há tempo te acompanho) de Lewis Hamilton supostamente ( E SE FOR QUAL O PROBLEMA) ser gay também sobre o Senna já vi comentários de uma suposta homossexualidade do Ayrton ( e se ele era qua era l o problema) ora isso não muda o que fizeram na F1 ora bolas…. desnecassario ou melhor isso é uma opção. Mas apenas acho que a equipe Mercedes, logo ela que fabricou armamentos para a segunda grande guerra, tá sendo hipocrita e faturando encima do ativismo do Hamilton para se passar por uma empresa politicamente correta androgina e coisa e tal . Discordo um pouco de ti meu caro FG pois nao acho a Ferrari favorita penso que a Red BUll é melhor apenas teve infortunios mecanicos senão a Dupla Max Versátil e Sergio Chihuahua teriam faturado tudo até agora e o Charlec Lec Lec seria terceirão no máximo, as duas vitórias cairam no colo dele, o merito dele é o da Ferrari de nao quebrar e esta talvez seja a premissa para um carro competitivo…. E me arisco num palpite, num prognostico: max campeão de pilotos e Rd Bull campeã das equipes, é o Max Terible Insuperavel comendo todo mundo e o Touro Vermelho ( vermelho? esse é dos nosso!!!) aniquilando o Cavalinho Preto Rampante ( esse cavalo acho que é um cavalo paraguaio ) e a unica coisa que impedira isso é se o carro da RBR teimar continuar quebrando e digo mais o Serginho Peres pode tirar até o vice do Lec Lec. Acho o Lec Lec sobrevalorizado/hiperfaturado ele não é tudo isso que dizem por aí , ele é o tipo do cara que se apertar ele se entrega, hoje ele aproveitou a oportunidade inicial sim, mas quando o Max fungou no cangote dele ele não resistiu… resumindo Max é um Pit Red Bull e o Lec Lec é um poodle frances (monaco é um país dentro da frança) e no fim do sprint já no patio dos top tres o Lec Lec deu de imitar o Vettel: ficou bisolhando/examinando o carro da Red Bull do mesmo jeito que o Vettel olhava o da mercedes e também se meteu a falar italiano…. O Lec Lec levaria uns 10 anos pra chegar ao nível do Vettel, …se chegar, o que ele fez até agora não chega nem no nivel de Barrichello e F. MAssa e só me falta esse Lec Lec imitar O Mister Schumacher e começar a cantar e reger o hino da Italia mia. Os tiffiosi torcem na verdade pra equipe Ferrari independente do piloto, torceram pro M. Schumacher com mais fervor porque foi Ele o Maior de todos os pilotos fez a Ferrari resurgir da cinzas pois era era uma equipe que só tinha o nome e tradição, depois torceram pro kimmi, pro Vettel….. mas infelizmente me parecenunca veremos o Lewis Hamilton sentado no assento duma Ferrari porque ele deve ser o ultimo esse ano dele na F1 o LH ficaria lindérrimo todo de vermelho!!! FG desculpe me falar tanto mas é voce que nos inspira, e aqui é o local de encontro dos que querem curtir e acompanhar F1 de verdade um oasis nesses oceanos de * que estão por aí, Thanks FG!!! Pra concluir sobre os pilotos, os caras top desse sprint foram: Sergio Chihuahua Peres, amo esse cara, amó a este Checo, simpatico, simples, franco, um amor de pessoa, hoje ele mostrou o que significa ser piloto de f1 de verdade, passou varios de maneira limpa, 100% esportivo, Viva El Mexico !!! e Carlost Sanz, él me gusta mucho, na dele, sem necessidade de aparecer, sincero em suas declarações, E Viva La Espanha !!!! temo que a Ferrari o boicote em prol do Lec Lec isso seria uma lastima, ele estava numa maré baixa mas hoje mostrou que o problema não é falta de capacidade dele, eu simplesmente adorei quando ele ultrapassou o ALonso, um espanhol ultrapassando o outro, um ascendendo outro ladeira abaixo, mas é assim mesmo, esses dois são como Verstapem e Hamilton: um MV que amadureceu e esta rumo ao cume, e um LH que esta murchando , e o restante dos pilotos concordo contigo FG tiveram boas e excelentes atuações, só achei o Gasly um f.d.p. ao colocar o Chinês pra fora, o Gasly foi o culpado pois encostou na traseiro do Zhou que certamente hoje faria uma grande corrida, Gasly vá se f* !!!! e rpa concluir concordo contigo tambem tive a impressão de que o Tetra Seb Vet facilitou a ultrapassagem pro Schumacher II e depois segurou o maximo que pode quem vinha atras pro Mike não ser alcançado, e funcionou, Mike Herdeiro Real P10!!! não parece grande coisa mas pra ele em inicio de carreira e pra Hass foi um bom resultado e ainda soma-se o Kelvin Magnussem que curiosamente só deslanchou na F1 numa equipe que tava por baixo, bom pra ambos e bom pra todos nós da F1!!!! O que Vet fez não é errado nem feio nem condenável, qualquer um de nós faria, eu faria com prazer: favorecer o filho de seu Inspirador Venerado, e o fato de ele “deixar ” o Mike passar foi bem discreto e não prejudicou ninguem nao foi jogo de equipe nada, e segurar a turma de tras foi mostrar suas habilidades e quem vinha atras que deveria conseguir supera-lo!!! entre as equipes o destaque foi mesmo Hass e Alfa Romeu, muito legal isso, a trlha do momento se chama Aston Martin, nem que eu tivesse dinheiro sobrando eu compraria um carro dessa marca pra passar vergonha nas ruas, esse verde deles é coisa de Palmeirense, dizem que o próprio Vettel é sócio da Aston MArtin, será?, é sério isso. A transmissão da BAND tá excelente, a BAND me surpreendeu pois esta até melhor que o tradicinal padrão globo, parabens BAND, o Reginaldo Leme esta solto pra nos passar as preciosas informações, na globo o p* do Galvão Bueno o sufocava , a Mariane tá mais radiante ela era ofuscada pelo mesmo G.B., porém O locutor Sergio Mauricio, que parece me ser gente finissima, cara legal pacas, bonachão, mas ele tá forçando a barra um pouco com essa estória de “patrão”, sinceramente não entendi o sentido disso, e “Jorjão da Massa” não tem nada a ver o Russel, mas tudo bem, sei que os telespectadores mais moderninhos do que eu podem gostar desse estilo e o SM tem metas a cumprir e disseram na Band que o frances Jean Alesi ( como esse cara envelheceu, tá ireconhecivel) qque entregou as Medalhas dos top 3 do stint foi um “piloto espetacular” (???de onde tiraram isso ????), ele na verdade um piloto de mediano pra baixo, fez alguns podios esporadicos algumas poles ocasionais e pelo que me lembro uma única vitoria que lhe caiu no colo, Barichelo e Massa são milhoes de vezes mais espetaculares do que esse cara. nada contra ele mas sejamos francos né. FG um grande abraço. Estou sempre fissurado a espera dos teus textos. Amanha na corrida o Primeirão será Verstapem II com certeza ( se a RBR não quebrar é lógico) segundo vou de Peres El Chiuaia, terceiro provel o Charlec Lec Lec e se ele bobear dá Carlost Sainz, em quart to pensando no Orlando Chuck Norris, se chover pode até dar Hamilton, que tal ??? By Bye, até daqui a pouquinho!!!!

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
23 dias atrás

Faz tempo que não apareço aqui, por falta de tempo, mas fico feliz que você continue caprichando nos textos e nos detalhes.
Aqui, você fala mais sobre os pilotos do meio do pelotão. Fico feliz com isso. Para quem gosta de analisar dados, o pelotão intermediário é muito interessante.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva

Sandro
Sandro
23 dias atrás

Hamilton já jogou a toalha. O campeonato acabou! O jeito é tentar consertar os problemas do carro para 2023!
Em 2022 o que vier é lucro!

Sulivan
Sulivan
Reply to  Sandro
22 dias atrás

infelizmente voce esta certinho amiguinho, é verdade isso meu coleguinha

Reope
Reope
23 dias atrás

Leio quase todas suas postagens desde muito tempo. Certamente mais de 15 anos. Sem dúvidas os textos são deliciosos de ler, curto sua forme de escrever .
Atualmente, além dos posts, curto também os vídeos. Você é um dos melhores jornalistas do automobilismo brasileiro. Obrigado por tudo.

CHAGAS
CHAGAS
23 dias atrás

Nunca fui a favor de sprint, mas a de hoje foi simplesmente a sofisticação máxima. Desde a primeira volta alucinante. O duelo do ano entre Leclerc e Verstappen. Perez e Sainz fazendo o que suas equipes precisam que façam. Brigas alucinantes no meio e no fim do pelotão. Sensacional.
Concordo com o blogueiro que diz que Leclerc só tem uma ameaça, Verstappen. E acho que Charlinho foi muito camarada com o holandês no fim da corrida. Ora bolas tinha que ir até o final e se baterem pior pra Max que tem um desvantagem enorme pra tirar. Alguns podem dizer que Max só descontou um ponto, mas como diria o ditado nunca deixe um time grande chegar, tem que matar no ninho.
E vendo o lado do holandês, o cabra é macho. Freia pra la do Deus me livre e como ele não sai da pista, só Deus sabe. Max pilota um carro de F1 como um piloto das antigas, é braço, roda a roda, sangue no olho, e se bater bateu, o que importa é a vitória. Max está um nível acima de Lecrerc que precisa elevar o seu o mais rápido possível.
Sobre a Mercedes, obviamente com as novas regras o carro piorou muito, mas é bem curioso que já estamos na quarta corrida e o carro em vez de melhorar parece andar pra trás. Pra história ficar mais legal ainda, temos uma Alfa Romeo que nos primeiros treinos de Barcelona era uma incógnita, que no Bahrein já havia evoluído bem, e vem melhorando a cada GP.
A Mercedes perdeu uma peça importante da engrenagem.
Em tempo: Mais uma vez Bottas fez Russel comer poeira.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
23 dias atrás

Pelo menos para essas corridas curtas a Mercedes poderia usar aquele furgão modelo Sprinter. Vai que tem um rendimento melhor do que o W13 e ainda dá para carregar os mecânicos, contribuindo assim para economia do teto orçamentário.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
23 dias atrás

Prezado Flavinho , boa tarde!

Michael Masi nos fez o desfavor de passarmos mais um tempo para ver um ciclo maravilhoso se fechar , que é a carreira do L Hamilton.

Não era para ele estar este ano na F1, deveria ter ganho seu 8. título e pronto! Passaríamos a torcer por Charles, Russel, Vespa nunca, Norris entre outros.

O vexame de vê-lo andar lá atrás é terrível e dedico este carro para ilustrar nosso descontentamento com esse W13, carroça feia que não anda…

Abs
Flavio Padilha

tuk-tuk-scaled.jpg
J. CESAR
J. CESAR
Reply to  Flavio Padilha
22 dias atrás

Hamilton é mediano, sempre foi.
É uma heresia esportiva ele possuir o mesmo número de títulos que o grande Shummy, na verdade é desconfortável ver um piloto como ele possuir mais títulos que alguns dos grandes nomes da F1.
Que se aposente logo e caia no ostracismo.

Flavio Padilha
Flavio Padilha
Reply to  J. CESAR
22 dias atrás

Calma J.Cesar! Boa noite… A carreira dele é lida. Um grande abraço e nada de ódio…valeuuu!

Edison
Edison
23 dias atrás

Essa Sprint serviu para arrumar o grid que a chuva de ontem havia bagunçado… Ferrari e Red bull nas primeiras posições, depois McLaren e o resto a seguir.
Mercedes fazendo um papelão, será que conseguem chegar nos pontos amanhã?

Zé Maria
Zé Maria
23 dias atrás

(Olhos de lince, corrigiu rapidinho a diferença de pontos entre Max e Leclerc. . .kkkk)
Quase que off-post, ok!
Qual a sua opinião sobre essas tais de criptomoedas, virou febre de uns tempos para cá.