PARQUE DO ALBERTO (3)

Leclerc entre os dois pilotos da Red Bull: pole com autoridade

SÃO PAULO (madruga braba!) – Charles Leclerc larga na pole em Melbourne e me parece o grande favorito à vitória amanhã. O monegasco fez uma volta muito boa em 1min17s868 no Q3, colocando 0s286 sobre Max Verstappen, o segundo no grid para o GP da Austrália. O holandês disse que não se sente confortável no carro, que o fim de semana está sendo uma droga, que não consegue dar uma volta decente e, na real, está assustado com a Ferrari.

Foi a segunda pole de Charlinho no ano, 11ª na carreira. Sergio Pérez colocou o segundo carro da Red Bull em terceiro no grid, com Lando Norris, da McLaren, em quarto — a surpresa do dia. Fecharam os dez primeiros, pela ordem, Lewis Hamilton — tirando leite de pedra de um carro medonho –, George Russell, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Carlos Sainz e Fernando Alonso.

Canadá x Canadá: Stroll e Latifi batem e param a classificação

A sessão de classificação no Albert Park não foi das mais tranquilas, com duas interrupções por acidentes. No Q1, Latifi e Stroll bateram violentamente quando o canadense da Williams foi fazer uma ultrapassagem e o conterrâneo da Aston Martin não viu. Considerado culpado, Stroll foi punido com a perda de três posições no grid, o que não fará muita diferença — larga no fundo do pelotão, de qualquer forma. No Q3, foi Alonso que teve uma pane hidráulica, não conseguiu reduzir as marchas e foi parar na barreira de pneus. O espanhol vinha muito bem para buscar um lugar pelo menos nas duas primeiras filas. Ficou pelo caminho com um gosto amargo na boca.

O dia começou em Melbourne com a decisão da direção de prova de cortar um dos quatro trechos de acionamento da asa móvel, considerado perigoso pelos próprios pilotos porque ali os carros estão saltando demais pelo efeito “porpoising”. O terceiro treino livre, no começo da madrugada pelo horário brasileiro, foi marcado por outro acidente, de Vettel, que já não tinha conseguido andar direito ontem porque seu carro quebrou. Stroll também bateu. Nunca os mecânicos da Aston Martin trabalharam tanto. Norris fechou a sessão em primeiro, seguido por Leclerc, Pérez, Alonso e Sainz nas cinco primeiras posições.

Vettel só conseguiu sair para uma volta no Q1 por conta do acidente entre Stroll e Latifi, que motivou a primeira bandeira vermelha da classificação. A paralisação deu tempo ao time de concluir a montagem de seu carro. Não adiantou muito. O alemão terminou em 18º e foi eliminado do restante da classificação. Também ficaram fora Albon e Magnussen, além da dupla canadense com seus carros arrebentados. Verstappen fechou o Q1 na primeira posição. Albon ainda foi desclassificado porque acabou a gasolina de seu carro na volta aos boxes. Como Stroll, será deslocado para a rabeira do grid.

Bottas eliminado no Q2: desde 2016 isso não acontecia

O Q2 teve Pérez na frente, com a Red Bull dando a impressão de que entraria firme na briga pela pole. A Ferrari, até ali, estava só na miúda, esperando pelo momento certo de acelerar. Foram degolados Gasly, Bottas, Tsunoda, Zhou e Schumacher. Nada muito fora do script, mas uma ligeira decepção para o finlandês da Alfa Romeo, que desde o GP de Abu Dhabi de 2016, quando ainda corria pela Williams, não ficava fora de um Q3. Nos seus cinco anos de Mercedes, Valtteri nunca deixou de avançar à fase final da classificação. Foram 103 corridas direto.

Verstappen e Pérez começaram bem o Q3, com tempos interessantes. Mas Leclerc, em sua primeira tentativa, apresentou as garras ferraristas: 1min18s239, superando os dois. Foi quando Alonso bateu, faltando 6min58s para o fim da sessão.

Alonso bate no fim: pane hidráulica

Assim que a pista foi liberada, o campeão mundial melhorou um pouco seu tempo e fez 1min18s154. Sainz, cuja primeira volta rápida tinha sido perdida por causa da bandeira vermelha causada pela batida do espanhol, não conseguiu grande coisa em sua única tentativa válida, não aqueceu direito os pneus e ficou mais de 1s atrás. “Foi um desastre”, resumiu o piloto. “Tudo que podia dar errado para mim hoje, deu.”

Então veio Leclerc para colocar ordem na casa e cravar a pole. “Foi uma volta muito boa e estou feliz porque esta é uma pista onde eu não me sentia muito bem antigamente”, disse o piloto. “Para dizer a verdade, estou até um pouco surpreso com nosso ritmo.”

Charlinho na entrevista depois da pole: favorito amanhã

O grid acabou não apresentando grandes surpresas, exceção feita ao bom quarto lugar de Norris — a McLaren começou a temporada meio apagada e ensaia uma reação. A Mercedes, terceira força do campeonato, ficou com a terceira fila com tempos muito distantes da pole — Hamilton a 0s957 e Russel a 1s065. “Esses carros são os piores que já guiei na F-1, de tanto que salta nas retas. A gente nunca sabe como vai entrar numa curva. Parece uma cobra cascavel”, disse Lewis. Talvez quem mais tenha a lamentar seja a Alpine, que em Melbourne vinha andando na frente da equipe prateada e terminou o dia com Ocon atrás e Alonso com o carro todo estropiado. “Eu podia lutar pela pole, estava sendo meu melhor fim de semana em muitos anos”, lamentou Fernandinho.

O GP da Austrália começa às 2h do domingo, pelo horário de Brasília. Mas bem antes, às 19h, a gente passa pelo YouTube para falar da classificação e, como se diz, projetar a corrida da madrugada. Apareçam!

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Fred
Fred
2 anos atrás

@Flavio! Off topic, PARABÉNS para a Lusa!!! Voltou para a romeira divisão do paulista! Abs.

Alfredo
Alfredo
2 anos atrás

Como é lindo esse carro da Alfa Romeu.
Vou advogar pro Stroll
Na minha opinião a culpa foi do Patife. O cara quase parou e deixou o Stroll passar, O piloto da Aston Martin tinha uma Alfa vindo pela direita e uma curva de alta na frente. Poha NINGUÉM consegue olhar pros 2 lados do retrovisor e pra frente ao mesmo tempo, tampouco ninguém iria esperar que o doido do Latife fosse resolver acelerar depois de deixar o cara passar 1 segundo antes. Mas como a FIA metade das opiniões colocam a culpa no Stroll e tendo os 2 pilotos papais que podem pagar pelo prejú.
So. I rest my case.

Jammal
Jammal
2 anos atrás

E quem quer saber de fórmula 1? O importante é que meu São Bento e a sua Portuguesa subiram, que alegria

João Paiva
João Paiva
2 anos atrás

Oi Flavio! Acabei de assistir ao Fórmula Gomes de hoje. Foi muito especial por causa da sua emoção pela Portuguesa. Cara, eu sou palmeirense. Meu time está .uma das melhores fases da história, excelente, lindo! Estou comprando camisa para mim, o meu filho, 3 anos. Assinando tudo o que é canal. Bom demais. Libertadores, 2 x, metemos 4 x 0 no SPFC…
Mas, cara, tem coisas no futebol que acabaram. E o retorno da Portuguesa parece dar um tom que não existe mais. Explico. A maior emoção que eu já tive na vida, ligada ao futebol, foi quando eu completei o meu primeiro álbum de figurinhas. Flavio, lembro que faltavam 3, em, um recreio arrumei 2. Faltava 1 . Demorei uns 3,4 recreios até encontrar o Júlio César. Um garoto que vez que havia sido da minha sala em outros anos e eu o conhecia. Vi o bolo de repetidas na mão dele e perguntei se tinha a equipe da Portuguesa? Ele disse sim! Até hoje eu lembro que meu coração bateu diferente. A primeira coisa que pensei foi o que eu vou fazer se ele não quiser nenhuma das minhas figurinhas. Eu entreguei meu bolo, ele me deu só a que eu queria. A Portuguesa estava toda de branco. Uniforme reserva. Eu não lembro se ele pegou um, 10,20 ou todas as figurinhas. Eu tinha na mão a equipe da Portuguesa.
Meia hora depois, estava besuntando as costas da figurinhas de cola Tenaz e completando o álbum do BR de 1991.
Além, disso eu vindo Dener, torci pra caralho para a Portuguesa em 96. Fiquei puto com o Castrili também. Vi a Portuguesa entrar em uma decadência, deixar todas as divisões nacionais. Cair no estadual.
O acompanho há anos, Flavio, e sempre que vejo a Lusa se dar bem lembro de você, do Júlio César, que provavelmente não lembra dessa história e nem torce para a Portuguesa, e da figurinha.
Tomara que a Portuguesa nunca mais caia. Tomara que volte a série A do brasileiro. Tomara que o futebol volte a ser o que foi. Ano que vem, se tiver álbum do Campeonato Paulista, vou comprar só para completar a Portuguesa!
Parabéns a todos os torcedores da Portuguesa!

Fabio FC
Fabio FC
2 anos atrás

Se o Leclerc continuar gentil com Verstappen, será engolido por ele. Verstappen terá um escudeiro para atrapalhar a estratégia de largada do Leclerc, o qual não saberá de quem se defender (obviamente, não deveria se preocupar tanto com Pérez, mas vai). Se os dois ponteiros não se enroscarem na largada (o que eu gostaria muito que acontecesse para o Leclerc demonstrar que não cederá à agressividade do Verstappen), a corrida terminará com VER-LEC-NOR. Se acontecer de se engalfinharem, NOR-PÉR-HAM.

JWide
JWide
2 anos atrás

Oi Flavio, o Perez ficou atras 0.001 do Leclerc. Muito bom que você está publicando regularmente no blog. Seus textos e seções são ótimos.

Edson
Edson
2 anos atrás

Acho legal que a McLaren esteja evoluindo, parece que temos um top 5 entre as equipes.
A alfa Romeo e a Haas já estão tendo um choque de realidade, de qualquer forma apresentaram evolução em relação ao que fizeram na temporada passada.
Agora a Aston Martin… que decepção, a não ser que haja uma grande reviravolta vão brigar na rabeira com a Willians.

Paulo Rickli
Paulo Rickli
2 anos atrás

Como chacoalha esse carro da Mercedes ! É impressionante

TYRRELL
TYRRELL
2 anos atrás

Pior que no caso do Latifi e Stroll é Quebec x Quebec…

Edison
Edison
Reply to  TYRRELL
2 anos atrás

Latifi x Stroll: jogo duro para saber quem é o pior