DESAFIO DO DIA
Vamos ver quem é bom de carro velho… Única dica: foto tirada em Colonia del Sacramento, no Uruguai, e enviada pelo nosso correspondente Jason Vôngoli.

Vamos ver quem é bom de carro velho… Única dica: foto tirada em Colonia del Sacramento, no Uruguai, e enviada pelo nosso correspondente Jason Vôngoli.
Assisti um filme ontem na Netflix em que o protagonista furta só polonez
Bão, como diria o Henfil, segundo um leitor aí embaixo, o tal FSO é ruim demais. Mas que tem lá a sua graça, isso tem.
de cara pensei que fosse um modelo do Lada Samara
mas não é,rsrsrs
Prefiro aquele Samara vermelho lá atrás.
Esta para mim é fácil. Senta que lá vem estória:
Era 1995, se não me engano. Fui contratado por uma empresa que importava carros para o Brasil para fazer análise técnica de um projeto de importação de carros via Uruguai. O fato de haver uma zona franca em Montevideo podia trazer vantagens fiscais interessantes para a operação.
A ideia era trazer Rovers (os 600, baseados no Honda Accord) e esta maravilha da foto. O FSO Polonez. Da categoria dos carros que não são mal acabados mas sim inacabados. lol
Fomos em um grupo para reuniões em Montevideo com o grupo que importava e distribuia estas marcas no Uruguai. O projeto acabou não indo para frente por vários motivos. Um dos principais o fato de que os FSO eram muito ruins. Inclusive quando comparados com o padrão dos menos favorecidos dos carros produzidos no Brasil na época. As versões vendidas no Uruguai eram carburadas inclusive.
Mas há um detalhe histórico importante que me parece muito pouco conhecido: a sede desta empresa, que também era a importadora BMW para o Uruguai, era naquela que foi a primeira planta da BMW fora da Alemanha na História!
Foi construída nos anos 60 e, se não me engano, com associação na época desta mesma família que agora representava a BMW no Uruguai.
Sensacional!
FSO Polonez….. inacreditavelmente estiveram no salão do automovel no inicio da década de 90 no Brasil. Tenho o folder em portugues , juntamente com a FSO Truck. Deve ter alguns perdidos por aqui
Se achar me manda!
Te mandei.Abraços
Esta para mim é fácil. Senta que lá vem estória!
Se não me engano era 1995. Fui contratado por uma empresa brasileira importadora de carros para fazer análise técnica de um projeto de importação de carros via Uruguai. A ideia era trazer Rovers (os 600, baseados no Honda Accord) e … esta coisa maravilhosa da foto acima. Os FSO Polonez. Da categoria dos carros que não são mal acabados mas sim “inacabados”. lol
Fomos em uma equipe até Montevideo para reuniões com o grupo que importava e representava estas marcas para o mercado uruguaio. A ideia era ter alguma vantagem fiscal importado via a zona franca de Montevideo. O projeto não avançou por vários motivos. Um dos principais era que os FSO não prestavam, nem comparando com o padrão dos menos favorecidos dos carros fabricados no Brasil. As versões vendidas no Uruguai eram carburadas inclusive!
Mas um detalhe histórico interessante que me parece ser bem pouco conhecido: esta empresa uruguaia, que na época era também a importadora e representante oficial da BMW no Uruguai, tinha como sede em Montevideo o que foi a primeira fábrica BMW fora da Alemanha na história!
A planta foi montada nos anos 60. Se não me engano já com a associação desta família Uruguaia que então representava a BMW.
Caramba. Nem imagino.
Flávio tu me deixastes curioso mas to com preguiça de vasculhar o gogle então vou aguardar as respostas, nunca vi esse modelo e esse logotipo.
Só sei que tem um igualzinho, vermelho, ao fundo, do lado esquerdo da foto.
FSO Polonez 1993/94. Umas versões tinham o motor do Ford Sierra. Nunca vi um ao vivo, e raras vezes em foto.
thanks