SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Zhou ainda dentro do que sobrou do carro: aterrorizante

SÃO PAULO (prepare-se, tá longo!) – E dá para ser outra? A foto que mostra Zhou enfiado no que restou de sua Alfa Romeo é uma das mais impressionantes da história recente da F-1. O carro se encaixou exatamente entre os fundos do guard-rail (com perigosas lâminas verticais para fixação no solo) e a tela do alambrado que separa a pista de um lance de arquibancadas.

Mas o acidente produziu outras imagens marcantes, que seguem na galeria abaixo. Destaque para a agonia de Russell, que saiu correndo de seu carro para ver se poderia ajudar Zhou, o santantônio que absorveu o primeiro impacto no asfalto mas, depois, cedeu, e o papel fundamental do Halo na proteção da cabeça do piloto. Zhou nasceu de novo. E aproveitou para gravar um vídeo.

A contragosto, porque vocês sabem que sou chegado num texto todo encadeado, cheio de referências literárias e da cultura pop, um tema chamando o outro e tal, vou abusar das caixinhas policromáticas hoje. É a pressa. Daqui a pouco tem o “Bem, merdinhas!” no YouTube e não quero atrasar. E também quero ver “Pantanal”. Enfim, não reclamem.

Mas vou caprichar. Tudo com fotos, cores chamativas, piadas sem graça, um verdadeiro show de rescaldo. Antes, porém…

A FRASE DE SILVERSTONE

“Parem de inventar!”

Carlos Sainz
O espanhol se irritou com a Ferrari no fim

Quando a Ferrari pediu a Sainz pelo rádio, antes da relargada a poucas voltas do final, para deixar entre ele e Leclerc, o líder, uma distância de dez carros, de modo a proteger a liderança do monegasco dos ataques de Hamilton e Pérez, que tinham colocado pneus macios, o espanhol gritou: “Dá para vocês pararem de inventar? Eu estou sob pressão! Acreditem em mim, temos muito mais a perder!”

O parágrafo acima ficou horrendo, cheio de vírgulas, embora impecável do ponto de vista gramatical. Mas não vou mexer, leiam devagar que dá para entender.

A Ferrari pareceu ignorar o fato de que Sainz também tinha pneus macios novos. E que seria uma questão de tempo todo mundo passar Leclerc. Pedir a ele para ficar longe de Charlinho era suicídio. Carlos perderia o vácuo natural do companheiro e seria atacado por Hamilton e Pérez como Levi o foi pelas piranhas depois de tentar pegar a Muda a força. Não deu para o Tibério salvá-lo.

Mattia Binotto disse que não chamou Leclerc para um pit stop quando o safety-car foi acionado porque o time avaliou que os pneus macios de seus adversários iriam se desgastar rápido, e que quando o monegasco tivesse chegado novamente à temperatura ideal de seus pneus duros usados conseguiria segurar o rojão. Errou feio, óbvio. Mas teve mais, no rosário de desculpas ferraristas. Caixinha 1:

CASCATA – Binotto também se defendeu por não ter parado Leclerc alegando que seria difícil fazer dois pit stops com a devida agilidade, já que Sainz entraria nos boxes junto com ele. O espanhol teria de esperar e perderia posições. Conversa. Leclerc tinha 4s7 de vantagem para Carlos naquele momento. Quando o safety-car foi acionado, todo mundo tirou o pé e essa diferença aumentou ainda mais. Dava para Leclerc entrar, fazer uma parada tranquila, verificar água e óleo, jogar uma água no para-brisa, sair, e só então Sainz chegaria esbaforido para seu pit stop. Sem perder tempo nenhum.

DESOLADO – Leclerc, que já desperdiçou pontos importantes no campeonato por bobeadas da Ferrari (como em Mônaco, pedindo para ele ficar na pista quando já tinha entrado nos boxes), reclamou que perdeu muito tempo na corrida, insinuando que a equipe talvez tenha demorado para tirar Sainz de sua frente quando tinha um ritmo bem melhor. Pode ser. De qualquer maneira, procurou ser gentil nas declarações. “Não vou ficar reclamando aqui, não seria justo no dia em que Carlos ganhou sua primeira corrida.” Muito educado. Falando em Sainz, não lembro se mencionei o número ontem, mas lá vai: ele é o segundo espanhol a vencer um GP na história. O outro é Alonso, que ganhou 32 corridas. A última tinha sido em Barcelona em 2013, pela mesma Ferrari.

FOGO AMIGO – Verstappen passou por cima de pedaços da AlphaTauri logo depois de assumir a liderança da corrida, quando a dupla da filial de Faenza se enroscou e ambos rodaram. Tsunoda foi considerado culpado pelo incidente e pediu desculpas a todos na equipe, no Japão, na Itália e nas lojas de roupa da marca. Gasly acabaria abandonando a prova. Max perdeu, segundo cálculos da Red Bull, 20% da eficiência aerodinâmica de seu carro, já que os detritos quebraram o assoalho. Hoje apareceu uma foto dele com o pedaço de carro que arruinou sua corrida na mão. Não parecia muito preocupado. A imagem está logo abaixo das próximas caixinhas.

SCHUMACHER, DEZ ANOS DEPOIS – O oitavo lugar de Mick Schumacher não foi só sua estreia na zona de pontos. Representou também a volta do sobrenome às estatísticas da categoria depois de quase dez anos. Os últimos pontos de seu pai foram marcados com uma sétima posição em Interlagos em 2012, em sua despedida da F-1.

TORCEDOR ILUSTRE – Na dura batalha com Verstappen pelo sétimo lugar, nas voltas finais da corrida, Mick teve um torcedor muito querido e famoso bem perto. Atrás do carro da Haas vinha Sebastian Vettel, guru do menino, que o trata como filho. “Tudo que fiz naquelas voltas foi gritar dentro do capacete: ‘Vai, Mick!'”, contou o tetracampeão da Aston Martin com um enorme sorriso no rosto. Depois da corrida, deu um abraço caloroso no filho de Michael. Foi bem legal.

ZEROU – George Russell não teve como alinhar seu carro no grid para a nova largada porque deixou o cockpit correndo para acudir Zhou, como vimos acima. Daria para correr, tinha apenas furado um pneu. Chegou a voltar ao carro para tentar ligá-lo, mas não conseguiu. Precisaria voltar aos boxes sem auxílios externos para ser autorizado a correr. Enquanto quebrava a cabeça para saber como fazer, chegou uma plataforma e levou seu Mercedão embora. Foi a primeira prova do ano em que Russell não pontuou.

MARATONOU – Ao completar o GP da Inglaterra, Fernando Alonso tornou-se o piloto com a maior distância já percorrida em provas de F-1: 92.643 km, superando Kimi Raikkonen. Ainda perde para o finlandês no número de voltas: 18.621 para Kimi, 18.549 para o espanhol. Em breve será recordista nesse item das estatísticas, também. A F-1 fez a conta. O que Alonso já andou em corridas equivale a 2.195 maratonas e 2,3 voltas na Terra. Que é redonda.

CANA – Pouca gente viu, mas a ameaça de invasão de pista por manifestantes do grupo “Just Stop Oil” prometida na semana da corrida se concretizou. E só não deu uma merda federal porque a prova foi interrompida na primeira volta. Os caras entraram mesmo logo depois da largada e se sentaram no asfalto. Mas naquela altura os pilotos já estavam lentos por causa da bandeira vermelha. Muitos deles reportaram a presença dos amalucados a suas equipes, aflitos, pelo rádio. Alguns acharam que a prova havia sido interrompida por causa deles. Outros não entenderam direito do que se tratava. A polícia informou que prendeu sete invasores. Hamilton, depois da corrida, disse que todo mundo tem o direito de se manifestar. Mas que a forma escolhida pelo grupo não é aceitável. Afinal, coloca em risco a vida de um monte de gente.

O NÚMERO DA INGLATERRA

13

…pódios em Silverstone alcançou Hamilton, recorde de troféus num mesmo circuito. Mas não no mesmo GP. Um desses pódios foi obtido na prova batizada como GP do 70º Aniversário, em 2020 — temporada em que Silverstone sediou duas etapas do Mundial, por causa da pandemia. Deixou Schumacher para trás nas estatísticas. O também heptacampeão subiu ao pódio 12 vezes em três circuitos: Ímola, Barcelona e Montreal. O recorde de pódios para um mesmo GP, disputado sempre com o mesmo nome, pertence ao alemão (San Marino, Espanha e Canadá) e a Hamilton (com 12 taças no GP da Inglaterra). Ficou claro, isso?

JEJUM – E no mesmo dia em que estabeleceu um recorde altamente positivo e impressionante, Lewis amargou uma marca indigesta: sua maior sequência sem vitórias na carreira. Completou 11 provas sem subir ao degrau mais alto do pódio. São as dez deste ano mais a última da temporada passada, em Abu Dhabi.

SUDERJ INFORMA – A organização do GP da Inglaterra contabilizou 400 mil ingressos vendidos para os quatro dias do evento. No domingo, as arquibancadas e gramados de Silverstone receberam 142 mil almas.

PORSCHE JÁ? – A informação é de João Carlos Costa, colega da Sport TV portuguesa: neste fim de semana, na Áustria, Red Bull e Porsche anunciarão oficialmente parceria válida a partir de 2026, quando entra em vigor o novo regulamento de motores da F-1. Aguardemos.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS muito de ver Vettel dando umas voltas com o Williams FW14B antes da corrida. O carro, campeão de 1992 com Nigel Mansell, pertence a sua coleção particular. Nigel estava lá e, claro, foi matar as saudades da máquina e tietar o piloto. Mansell, durante todo o fim de semana, demonstrou enorme carinho e respeito por todos os pilotos no grid. Aprenda, Nelson.

NÃO GOSTAMOS de Ricciardo. Não há mais o que dizer. Norris foi o sexto colocado. O australiano, 13º. Chegou atrás de Latifi. Já não tem defesa. Nem foto merece mais.

SEMANA DE SILVERSTONE BY MASILI

E para fechar, nosso genial Marcelo Masili resume a semana. Acho que nem precisa de legenda.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Saudades do Gola

Fernando
Fernando
1 ano atrás

É bom mencionar que leclerc, mesmo com asa dianteira danificada, estava com rendimento maior q sainz.

Max PS
Max PS
1 ano atrás

E o capacete do Vettel ficou lindo com aquela homenagem ao Mansell.
O Mansell é que tá certo, curtiu o evento e deve ter dormido tranquilo. Não que o chofer de fascista ache que esteja errado, mas ele deve ter ficado muito puto em ter que pedir desculpas (mesmo que falsas).

Bruno Schroeder Pacheco
Bruno Schroeder Pacheco
1 ano atrás

Apenas uma pequena correção: os invasores entraram na pista entre as curvas 4 e 5, na reta Wellington. No começo da volta, portanto.

Analisando as onboards dos pilotos pelo F1TV, é possível observar o momento em que os manifestantes entram na pista (pela câmera do Tsunoda e do Mick, principalmente).

Inclusive, pareceu ser muito fácil invadir um autódromo durante a realização de uma corrida. A FIA poderia dar uma olhada com mais atenção a isso. Alguém poderia ter se machucado de forma grave.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Ricciardo estava com problemas no DRS, por isso ficou para trás.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
1 ano atrás

Em um dos Fórmula Gomes perguntaram se a Williams mantinha todo o aparato tecnológico da época. Esse videozinho de Goodwood da uma amostra: https://youtu.be/vHlcHJR5pcQ

GUs
GUs
1 ano atrás

Já dá para botar na conta dos havaianas a vida de vários pilotos nos últimos anos, ou melhor, como crédito para aquele pobre menino que morreu ao bater na patrola, no Japão. Foi-se o rapaz e o piloto, mas ele se transformou em algo muito, mas muito maior: num verdadeiro anjo.
P.s: a gente vê nas corridas tanta gente entrando nos boxes – nos safety – que imagina logo de cara as barbeiragens da Ferrari, e não ganhamos um centavo por saber a estratégia vencedora, rsrsrsr

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

A Ferrari demora pra fazer a inversão dos pilotos em pista para favorecer o mais rápido. De quebra no SC não para Leclerc que estava com a corrida na mão.

Tem como ficar pior? Tem, a Ferrari pede para Sainz proteger o monegasco na relargada com Hamilton e Perez no seu cangote. Uma pilha de erros em apenas uma corrida. É uma vergonha a equipe mais relevante da história da F1 fazer um papel tão fraco como esse.

Impressionante como Russel se envolve em acidentes cinematográficos. Na Emilia Romagna ano passado, o halo impediu Bottas de ser degolado pela Williams do inglês.

O “não gostamos” está sendo muito frequentado por Ricciardo. Ano que vem deve fazer outra coisa. Tsunoda e Latifi poderiam acompanha-lo. Ao contrário do australiano, esses não fariam falta.

E Gasly? Tem gente que quer ele no lugar de Hamilton na Mercedes quando o comandante aposentar. No domingo o francês parecia dirigir um ônibus. Uma lesma, uma tartaruga. Gasly esse ano é um Zé Ninguém.

Mick fez uma baita corrida domingo, mas não apaga o fraco desempenho deste ano. Vamos ver se agora mais leve consegue melhores resultados, porque não vai chegar a lugar nenhum se terminar o ano atrás de Magnussen.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
1 ano atrás

Realmente foi uma bela corrida com disputas interessantes entre a Ferrari, Red Bull e Mercedes. Apesar do acidente com a Alfa Romeu do Zhou, que foi pavoroso, com um carro voar como aconteceu, e ir parar atrás da barreira de pneus. Ficou um clima pesado. Apesar de, esteticamente, não gostar do HALO, temos que admitir que foi muito importante, se não, fundamental, para o chinês não se ferir gravemente. E duas vezes no mesmo fim de semana. Devemos lembrar que outros equipamentos, como o HANS, e aquele suporte de apoio que há em torno da cabeça dos pilotos para minimizar o movimento do pescoço, também podem ter ajudado. Iremos ver outras mudanças de segurança serem implementadas num futuro, creio, não muito distante. O santo antônio ceder, e não suportar totalmente o impacto, num primeiro instante, foi estranho de se ver. Seria bom a FIA e a F1 fazerem uma investigação e dar explicações ao ocorrido, já que não somos especialistas no assunto. Sainz, mesmo com aquela saida da pista, onde perdeu a posição para o Verstappen, mostrou que é um grande piloto, e suportou bem a pressão da situação. A preocupação e a atitude responsável como ser humano, do Russell foi bonito de se ver. Que venham mais provas disputadas como essa, mas sem acidentes, por favor.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Pereira
Anísio Franco Câmara
Anísio Franco Câmara
1 ano atrás

Flávio, não parece que Binotto, um cara que pensa Ferrari primeiro e pilotos depois, tenha priorizado a vitória, mas não contava com a rebeldia do Sainz?
A mim pareceu isso…

Noob master
Noob master
1 ano atrás

Protesto besta…. nem para colocarem umas mulheres nuas

Felipe Tamelini
Felipe Tamelini
Reply to  Noob master
1 ano atrás

Cancelem o protesto! Vidas colocadas em risco? Isso é irrelevante! O que importa é que não permitiram o incelzinho ver uma pessoa nua pela primeira vez na vida!

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Sem querer ser chato, mas esse é o GP do Reino Unido e não GP da Inglaterra. Ou não? Tanto que na transmissão era exibida a bandeira do Reino…

Marcus
Marcus
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Muito legal essa questão. Na Inglaterra, é GP da Grã-Bretanha – o que explica o uso da Union Jack.
Mas aqui no Brasil, e nos países latinos como Itália, Espanha e França, desde sempre mesmo, ficou GP da Inglaterra mesmo.

TYRRELL
TYRRELL
1 ano atrás

Teve um outro record do lewis: de liderar uma corrida pelo menos uma volta

Marcus
Marcus
Reply to  TYRRELL
1 ano atrás

Difícil escolher o piloto do dia. Eu cravaria o Hamilton – ultrapassagens duplas (Boutsen em Monza/87, Senna em Adelaide/87, Hakkinen em Spa/2000) sempre me conquistam.

TYRRELL
TYRRELL
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Verdade, e essa foi muito legal pelo fato de o Pérez e o Leclerc disputando posição e o Hamilton ali só observando. Confesso que pulei da cadeira no momento da ultrapassagem :)

WBJ
WBJ
1 ano atrás

Absolutamente inaceitavel que um santantonio de um carro de F1 se esfarele dessa forma com tanta tecnologia e $$$ envolvidos na F1 nos dias de hj. Em 89, em Paul Ricard, o santantonio da March de Gugelmin suportou muito nelhor que o da Alfa de 2022, como isso se explica em situacoes tao parecidas ?
Esta na hora da FIA parar de se preocupar com picuinhas do tipo joias e piercings de pilotos e os pilotos tbem, a começar pelos maiores campeoes atuais em atividade, a se preocuparem, dentro de suas autoridades e curriculos, mais com essas questoes de segurança e menos com ativismos pois os proximos poderao ser eles. E que para 2023 ja tenhamos bolidos totalmente redesenhados nessa area de segurança fundamental dos bolidos para a vida dos pilotos que nesse caso foi salva por uma sucessao de milagres nesta pista igualnente repleta de outras inseguranças como vimos na F2 tbem.

Marcus
Marcus
Reply to  WBJ
1 ano atrás

O acidente do Gugelmin teve outra dinâmica, com velocidades menores e um ângulo inclinado de capotamento – o do Zhou foi 90°.

WBJ
WBJ
Reply to  Marcus
1 ano atrás

O acidente do Gugelmin teve um impacto vertical muito maior, o carro decolou literalmente e o santantônio dos anos 80 asguentou a queda muito mais honestamente que o da Alfa 2022. Já o da Alfa 2022, com tanta tecnologia e ferramentas melhores hj em dia para se projetar um ítem de vital importância aos pilotos, se esfarelou como uma maçã no liquidificador.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
1 ano atrás

Antes, durante e depois da corrida, Tom Cruise apareceu diversas vezes na transmissão. Keanu Reeves foi mostrado apenas uma vez,mas ele estava ali trabalhando, pois está produzindo um documentário sobre a Brawn GP! O ator entrevistou o Ross Brawn.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
1 ano atrás

O John Wick foi mostrado mais vezes. Na sua primeira aparição chamei minha esposa que é fã do ator e a partir desse momento ela largou mão de tudo e ficou acompanhando e delirando quando ele aparecia.
Se existe chance de Keanu Reeves aparecer na minha porta, nesse dia eu perco a mulher.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Quem diria que o Mansell, aquele piloto dramático e intratável, envelheceria tão bem. Comentei em outro post sobre o Ricciardo, que estava tenso demais, tremendo mesmo. Não havia música que pudesse acalmá-lo.

Denisson
Denisson
1 ano atrás

Flavio, curiosamente, outra vez a Haas com o carro destruído após uma colisão com o guard rail.
A batida foi similar a do Grosjean em 2020.

Denisson
Denisson
Reply to  Flavio Gomes
1 ano atrás

Verdade! Alfa. Errei.
Desculpa!

Marcus
Marcus
Reply to  Denisson
1 ano atrás

Foi uma Alfa Romeo. Numa batida muito diferente da do Grosjean.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Denisson
1 ano atrás

Alfa Romeo. Mas, nesses dois casos, acho que qualquer carro que batesse como os dois bateram, os estragos seriam idênticos…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Marcos Bassi
1 ano atrás

Não, porque existe a suspeita que o design da entrada de ar do carro da Alfa Romeo contribuiu para a quebra do Santantonio