FOGO NO CABARÉ!

SÃO PAULO (vixemaria!) – Enquanto escrevíamos um tratado sobre a promoção de Oscar Piastri a titular da Alpine em 2023, o indigitado piloto corria para o Twitter para postar a mensagem acima: “Soube que, sem meu consentimento, a Alpine publicou um press release no final da tarde de hoje informando que eu pilotarei para eles no próximo ano. Isso está errado e eu não assinei contrato com a Alpine para 2023. Eu não serei piloto da Alpine na próxima temporada”.

Fogo no cabaré! O cara não faria isso se não tivesse algo muito amarrado para o ano que vem. McLaren? É a única possibilidade, já que as negociações com a equipe inglesa estavam em andamento, como informado no post abaixo. A propósito, esqueçam o post abaixo!

Agora vamos esperar pela tréplica da Alpine. A coisa, realmente, está feia. O último post da equipe no dia foi esse aí embaixo. Depois dele, o mais sepulcral silêncio.

Algumas observações, no entanto, se fazem necessárias antes de nos acomodarmos na poltrona com o saquinho de pipoca na mão.

Piastri e seu manager Mark Webber podem estar cometendo um grande erro. Qual é exatamente o grande poder sedutor da McLaren? A equipe tem um piloto sob contrato, Daniel Ricciardo, até o fim de 2023. Se alguém tiver prometido esse carro ao jovem Oscar para já, omitiu o fato de que isso só vai rolar depois de muita briga. O colega Fábio Seixas, em seu blog, escreve que o australiano poderia ter acertado uma transferência para a equipe laranja para ser piloto de testes/desenvolvimento/reserva no ano que vem, assumindo como titular em 2024. É uma possiblidade.

Mas quem garante? A McLaren, semanas atrás, anunciou a contratação de Álex Palou, espanhol da Indy. E mencionou a F-1 no pacote, ainda que vagamente. O piloto, num movimento parecido com o de Piastri, aproveitou o ensejo pada desautorizar comunicado oficial publicado momentos antes por sua atual equipe, a Ganassi, informando que ele permaneceria no time por mais uma temporada. O caso vai para os tribunais.

E faz sentido ficar mais um ano parado, esperando um carro que nem sabe se virá, tendo a chance de correr já no ano que vem? Numa equipe que, inclusive, está na frente da outra na classificação? Sim, a Alpine está melhor em 2022 que a McLaren: 99 x 95 para os franceses na briga pelo quarto lugar entre os construtores.

E é o caso de perguntar: que zona é essa, McLaren? A equipe hoje atua na F-1, na Indy, na Extreme E e estará no próximo campeonato da Fórmula E. Quer abraçar o mundo. Andou testando Colton Herta, dia desses. Prometeu o mesmo a Pato O’Ward — Zak Brown, o CEO do grupo, é americano e está atirando para todos os lados, especialmente na direção de pilotos dos EUA. Quem garante que essa suposta promessa a Piastri não tenha sido feita também aos outros? Alguém aí está sendo enganado.

Trocar um assento certo na Alpine por algo duvidoso na McLaren me parece burrice. Webber e Piastri teriam começado a conversar com o time inglês alegando, ainda segundo a coluna de Seixas no UOL, o descumprimento de determinadas cláusulas contratuais entre o piloto e a Alpine. Esta, quando oficializou sua dupla para 2023, listou tudo que tem feito pelo australiano nos últimos anos, como se dissesse: olha aqui, estamos cumprindo que prometemos. Quem está dizendo a verdade?

O comunicado emitido hoje pela Alpine não continha, como é praxe nesses casos, nenhuma declaração do piloto — na linha “estou muito feliz com a oportunidade de realizar o sonho de correr na F-1, sempre me senti em casa aqui, é como uma família para mim” etc. Foi estranho, e a ausência das aspas de Piastri foi notada por muita gente. Deu a impressão de que a equipe se apressou em tornar público algo que, por alguma razão, não estava ainda sacramentado. Mas o que explica fazer um negócio desses sem ter plena certeza de que não haverá contestação? Será que ninguém lá dentro percebeu que havia alguma ponta solta nesse novelo?

Por sua vez, o que teria levado Webber e Piastri a assinarem algo com a McLaren pelas costas da Alpine, como se supõe que tenha acontecido? Algum respaldo haveria de ter. Estavam irritados porque a Alpine negociava com Alonso? Só souberam disso agora? A equipe perdeu algum prazo para lhes dar uma resposta sobre 2023?

As conversas sobre a permanência do espanhol no time francês eram públicas. Não seria mais sensato esperar que elas fossem concluídas para, então, tomar alguma decisão? Será que Webber não sabia que a Alpine oferecia apenas um ano de contato a Alonso, algo que o bicampeão não aceitaria? Não era mais fácil falar com Fernandinho, seu amigo de noitadas de pôquer em tempos imemoriais?

O que, afinal, a McLaren colocou na mesa diante de Piastri que possa tê-lo tentado tanto, a ponto de abrir mão de uma possibilidade iminente de ser titular na Alpine?

São perguntas que, nas próximas horas, serão respondidas. Tem muita gente devendo explicações depois de uma terça-feira quente como hoje. O que temos, até agora, é uma equipe mergulhada em constrangimentos — perdeu Alonso sem saber, anunciou um piloto e foi desmentida pelo próprio logo depois –, um veterano humilhado sem abrir a boca — Ricciardo, porque se Piastri tem algo com a McLaren é para o lugar dele –, um garoto que nunca disputou um GP recusando um bom cockpit de titular para 2023 e um time que não foi citado por ninguém, mas está claramente por trás disso tudo.

E nós aqui, comendo pipoca!

Subscribe
Notify of
guest
55 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rama Costa
Rama Costa
8 dias atrás

Era pra ter comentado aqui:

Palpite:
McLaren vai pagar uma multa pra ter Piastri e outra pra rescindir com Ricciardo. Este, por sua vez, vai de “graça” pra Alpine. #F1 #PiastriGate

Leo
Leo
10 dias atrás

Uma pergunta pertinente: multa de contrato entra/conta no teto orçamentário das equipes? Pq ME PARECE que a McLaren vai ter de gastar boa parte dele depois dessa “obrada”
Ou seria Webber o Allan Jesus em pele de canguru?

Jorge Medeiros
Jorge Medeiros
10 dias atrás

Excelente a chamada da matéria: Fogo
no Cabaré!!!! Expressa realmente o que está acontecendo!!!!!!

Carlos
Carlos
10 dias atrás

Já que o Piastri recusou, por que a Alpine esquece ele é não pega o Drugovichi?

Joao O.
Joao O.
Reply to  Carlos
10 dias atrás

Chega de por brasileiro na conversa!!!

Megas Alexandros
Megas Alexandros
Reply to  Joao O.
9 dias atrás

Eu não sou de torcer por nacionalidade alguma.

Mas o Drugovich, independente se é brasileiro, croata, ou o que quer que seja, está merecendo, principalmente se for campeão da F2.

Marcus
Marcus
10 dias atrás

Sem saber que água está passando debaixo dessa ponte, parece-me que o Piastri já chega botando uma banca e chamando para si uma atenção e criando uma expectativa muito grande. Temerário para um novato.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 dias atrás

Acho que Piastri tem algo assinado , com quem não sabemos.
Um lugar na F1 atualmente não pode ser esnobado desse jeito
por um novato e inexperiente piloto.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
10 dias atrás

Sei que é praticamente impossível, até porque ele renovou recentemente, mas não seria interessante se quem rodasse fosse o Sergio?

Maurício Sérgio
Maurício Sérgio
Reply to  Edu Zeiro
10 dias atrás

Não

Carlos Sato
Carlos Sato
10 dias atrás

História muito mal contada. Essa movimentação não começou agora. Se recordarmos, no início de julho, a Chip Ganassi emitiu comunidado que teria feito a opção poer permanecer mais um ano com Alex Palou (atual campeão da Indy) para a temporada de 2023.
Logo em seguida o próprio Palou desmentiu a equipe dizendo que tinha acertado um contrato com a Mclaren.
Mclaren que informou inclusive que Palou, Colton Herta e Pato O’Ward farão parte do programa de testes da F1. E nessa equação tem que serem contabilizados Alexander Rossi, que já assinou contrato com a Mclaren para a temporada de 2023 da Indy e Felix Rosenquist que também tem contrato com a Mclaren mas ainda não se sabe se para a temporada da Indy ou da FE.
Nesse mesmo período, início de julho, Daniel Riciardo vem a público anunciar que permanecerá na Mclaren pelo contrato firmado entre ambas as partes.
E agora a cereja do bolo. Vettel anuncia sua aposentadoria. E logo na segunda, 1 de agosto, Alonso é confirmado para o lugar do piloto alemão para a temporada de 2023 e posteriores na Aston Martin.
A Alpine segura de ter Piatri em suas hostes, anuncia o jovem piloto para a temporada de 2023 da F1, ao lado de Ocon. Mas momentos após esse anúncio, o próprioi Piastri afirma em seu twiter que não será esse o seu destino para a temporada de 2023.
Águas profundas, escuras e turbulentas.
Quanto ao Alonso, fica a pergunta: ele já tinha um acordo com a Aston Martin? Uma negociação desse vulto não aconteceu do dia par a noite. E que papel, se esse acordo já existia há um bom tempo, teve na aposentadoria de Vettel? Até algumas semanas atrás nada indicava uma decisão tão extrema do tetra campeão.
E Piastri? É uma promessa, mas nada além disso. Desmentir uma potencial equipe assim é bem estranho.

Emerson Francisco Alves
Emerson Francisco Alves
10 dias atrás

Alonso que anuncia saída da Alpine
Aston Martin que anuncia chegada de Alonso
Alpine que anuncia a chegada de Piastri
Piastri diz que tudo é inverdade
E Mclaren que não anuncia ninguém ficou com Ricciardo

Drummond não faria melhor

Last edited 10 dias atrás by Emerson Francisco Alves
Marcos Bassi
Marcos Bassi
10 dias atrás

Supondo que o Hamilton não vai derrubar o planeta anunciando a aposentadoria já pra jogar futebol americano, e o Piastri estar indo pra McLaren no lugar do Norris, que vai pra Mercedes, acho que vai acontecer: Ricciardo vai pra Alpine, já tem até tatuagem, ou vai pra Alfa. Albon vai pra Alpine ,caso Ricciardo vá pra Alfa. Williams vira Andretti/Williams e vem os americanos, Tom Cruise incluso. Certeza, certeza mesmo é que Ricciardo tá mais perdido que amendoim em boca de banguela nesse momento. Apesar de ter apagado, de repente virou uma falta de respeito com o sujeito simpático.

Luciano Brito
Luciano Brito
10 dias atrás

Humildemente escrevendo para que vossa senhoria soubesse que eu li seu conceituado blog.

Luis Eduardo
Luis Eduardo
10 dias atrás

Piastri me faz lembrar o caso de Jean Alesi. O francês, quando estourou na F1, assinou simultaneamente dois contratos, com Ferrari e Williams. O imbróglio terminou com a opção de Alesi pela Ferrari, o que se mostrou um grande erro, porque a Williams estava muito melhor à época. Alesi fez um bom papel em Maranello, mas se tivesse escolhido pela razão em vez da paixão, sua carreira teria sido bem outra. Com Piastri pode ser ainda pior: ficar sem uma nem outra.

Marcus
Marcus
Reply to  Luis Eduardo
10 dias atrás

Que me lembre, só o Warwick fez uma escolha que arruinou sua carreira na F1, igual ao Alesi.

WBJ
WBJ
Reply to  Luis Eduardo
10 dias atrás

Que eu me recorde o Alesi já tinha assinado com a Williams. Ocorre que em 1990 o melhor carro era a Ferrari e a Williams ainda estava retomando sua trajetória vencedora e o que ocorreu ali não foi quebra de contrato e sim pagamento pela Ferrari pela quebra de contrato para poder trazer o Alesi. Como pênalti para esta quebra a Ferrari teve que ceder tbém um carro completo seu da época para a Williams com câmbio semi-automático que só ela tinha e que serviu de base para a Williams após isso construir o seu. Qto ao Alesi, fez o que parecia ter sido o melhor para si na ocasião e ele só não imaginava que a partir de 1991 a Williams iria dominar o planeta com seu FW 14, a Ferrari começou a embicar de 1991 em diante e ele até hj deve chorar em seu travesseiro pela troca feita na época. Um piloto queno final também não entregou nada em sua trajetória apagada na F1, mais um daqueles supervalorizados que no máximo teve um lampejo legal na época da Tyrrel.

Marcus
Marcus
Reply to  WBJ
9 dias atrás

Supervalorizado ele não era, porque realmente era um talento excepcional, ainda que sem lapidação. E realizou muito pouco, friamente falando, graças à escolha desastrosa que fez.

Wbj
Wbj
Reply to  Marcus
9 dias atrás

Pilotou a Benetton Renault em 96-97 depois da saida do Schummy e por la, mais una vez, nada fez. Nem lapidando com um lapidario profissional esse sujeito teria futuro.

Marcus
Marcus
Reply to  Wbj
9 dias atrás

Acontece que a Benetton pós-1995 já não era a mesma. Sem o Rory Byrne e cia., que foram para a Ferrari com o Schumacher. O carro também não nasceu bem. Não dá para falar em “se…”, mas isso foi preponderante para o desempenho dele – que, mesmo assim, poderia ter sido melhor de qualquer forma.

Wbj
Wbj
Reply to  Marcus
6 dias atrás

O cara foi um fracasso por onde passou e recentemente en Monaco destruiu essa naravilhosa 312B3 de 1974. “Jenio”….mas enfim, tem quem goste…

4D2F506C-2B85-47E0-A0D0-6330B3826AAF.jpeg
Marcus
Marcus
Reply to  Wbj
5 dias atrás

Ele foi tocado por trás. 0:12

Gostando ou não, procurei me ater a fatos.

https://youtu.be/bHepcEBtj9Y

Last edited 5 dias atrás by Marcus
Sérgio Lima
Sérgio Lima
10 dias atrás

Rapaz…um canguru passando a rasteira no outro!!!
Riccardo deveria juntamente com a Alpine pegar uma boa grana de indenização da Mclaren (a equipe deve estar cheia da grana, daqui a pouco vai disputar até corrida de jegue).
Ano que vem teriam mais um motivo para atropelar a equipe papaia.

Fernando
Fernando
10 dias atrás

Comendo muita pipoca porque essa novela promete. Rapaz…e vão dizer que a culpa é do Alonso ainda, que por onde passa deixa um rastro de b…e etc e etc.

Espero que Webber seja melhor empresário do que piloto de F1 e tenha feito algo sério, preto no branco, com garantias de que o menino terá um carro ano que vem e que tenha certeza que não vai sofrer com a Alpine por alguma questão legal. Só sei de uma coisa, o assento da Alpine estava vago e a equipe anunciou ele. No momento atual, considerando as 3 equipes de ponta, a Alpine é o melhor lugar possível. Como ele negaria algo tão óbvio? É claro que já assinou com a Mclaren.

A equipe disse que soube do contrato do Alonso com a Aston Martin pela imprensa, tipo dando uma indireta no espanhol por uma suposta falta de consideração. E fizeram o mesmo com o Piastri anunciando ele sem nem ter falado com o rapaz hahahaha. Fogo cruzado não dó amigo.

No final das contas, Alonso que de bobo não tem nada, talvez seja o mais beneficiado no momento porque assinou um contrato com o tempo que ele queria e vai receber e muito bem pra isso, em um time que tem potencial e está investindo. Nunca se sabe.

Last edited 10 dias atrás by Fernando
RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
10 dias atrás

Não seria a hora da Filial da Renault no Brasil pedir para que um Brazuca sentar num dos carros da Alpine? A Renault é assidua patrocinadora… um brazuca no Grid (num carro Renault/Alpine) não seria nada mal.

mãe diná
mãe diná
10 dias atrás

Eita… agora é só uma questão de tempo para Alpine anunciar Drugovich no lugar de Alonso… kkk. Mas quem sabe, essa vaga será: o fim da aposentadoria do Vetel, a volta (por baixo) do Ricardo, a repatriação do Gasly, ou até abre uma chamada para F2 (Doohan? Pourchaire?). Por enquanto só Deus sabe o que vem, mas ficou interessante acompanhar!

Last edited 10 dias atrás by mãe diná
Irado
Irado
10 dias atrás

Só para vc saber que li o seu blog

Tales Bonato
Tales Bonato
10 dias atrás

Piastri é, teoricamente, um dos maiores talentos recentes do circo.
Será que não pode haver alguma manobra mais bombástica em curso?

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
10 dias atrás

Mark Webber gerenciando a carreira do Piastri de forma temerária

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
10 dias atrás

Agora tá ficando bom!!!!

Sandro
Sandro
10 dias atrás

Red Bull – Porsche.
Confirmado num documento… do Marrocos! Se fosse filme seria um spoiler bombástico!

Vettel anuncia aposentadoria na Aston Martin (“ex- Jordan Spyker Force India Racing Point Racing Team”).

Alonso sai da Alpine e entra na Aston Martin.

Alpine anuncia Piastri.

Piastri: “Não assinei nada!” 😱

Aguardemos outras surpresas nessa pausa no verão!

P.S.: Binotto está “prestigiado” na Ferrari. 🎱

Thiago Fernandes Lima
Thiago Fernandes Lima
10 dias atrás

Agora é só a Alpine ligar pro advogado do Chip Ganassi.

Endrigo Cenzi
Endrigo Cenzi
10 dias atrás

Alonso assinou com a Aston e fez o anúncio público antes de comunicar a equipe francesa. Piastri agora manda um “inclua-me fora dessa”. Trabalhar na Alpine deve ser uma maravilha.

Fabio Florence
Fabio Florence
10 dias atrás

Só falta agora o Ricciardo retornar a Renault/Ligier/Alpine…ai o Cyril volta também rsrsrs

Marcus
Marcus
Reply to  Fabio Florence
10 dias atrás

Cyril, o “gestor” que fez tatuagem por um 3o lugar.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
10 dias atrás

Agora tô na dúvida…se acho ele metido demais ou se já viro fã do moleque? Acho que a segunda opção. Pois vou apostar no Ricciardo de volta na Alpine….na verdade…parando pra pensar….a situação do Ricciardo ficou insustentável. Desculpe Flávio. Se abrir outra live, tenho certeza que vai ter que ler outras vezes….ahhh…agora o DRUGO vai…

Gabriel
Gabriel
10 dias atrás

Situação inusitada. Só achei o título do post, que parafraseia um completo analfabeto político e um sujeito de caráter e índole para lá de duvidosos, que só “chegou onde chegou” por ser filho de alguém influente na Rede Globo – como Tiago Leifert – completamente desnecessário. Cairia melhor noutro tipo de publicação. Em qualquer ambiente virtual livre de bolsonarismo ele e sua existência seriam solenemente ignorados para o bem de todos.

Marcus
Marcus
Reply to  Gabriel
10 dias atrás

Menos, vai.

Edson
Edson
Reply to  Gabriel
10 dias atrás

Nada a ver….

Wbj
Wbj
Reply to  Gabriel
9 dias atrás

Hã ?

Gabriel Medina, o Outro
Gabriel Medina, o Outro
10 dias atrás

Nada me tira da cabeça que o imbróglio Palou/Ganassi tb teve a mesma origem: O segundo cockpit da McLaren na F1, ou seja, a equipe inglesa não estava conversando apenas com uma jovem estrela e Ricciardo não poderia estar mais fora do time. Perto disso, o gelo da Ferrari em Vettel em 2020 chega a parecer até educado.

RodrigoBM
RodrigoBM
10 dias atrás

O que eu entendo disto? A confusão toda começou com o Alonso, que bateu a porta no meio do papo e que não pode reclamar muito de não ser mais vezes campeão, pois jamais conseguiu aprender tudo o que precisava sobre relações interpessoais, coisa fundamental nesta política da F1. E a Alpine é muito tonta em confiar na lisura do Alonso especialmente quando ele sabe que a equipe está tentando arrumar lugar para o garoto Piastri no tabuleiro. No fim das contas é que nem faroeste, na dúvida atire antes.

Fernando
Fernando
Reply to  RodrigoBM
10 dias atrás

Eu sabia que leria comentários deste naipe. Nos poupe cara. Tudo neste mundo da F1 é culpa do Alonso agora.

RodrigoBM
RodrigoBM
Reply to  Fernando
10 dias atrás

Tá bom Fernando, abraço… kkkkk

Plinio
Plinio
10 dias atrás

Biruta esse moço não deve ser. O contrato com outra equipe deve estar assinado e registrado. Para a Alpine, creio que seria melhor outro jovem piloto. Há boas opções na F2. Abrir mão de um experiente e (ainda) combativo Alonso pra contratar um piloto mediano por possuir alguma experiência na F1 não seria interessante. Ocon já cumpre esse papel.

WBJ
WBJ
10 dias atrás

O camarada, diferentemente do Palou que já é piloto de escuderia em atividade, nem chegou a estrear e já se mete numa confusão sem tamanho dessas que tem tudo pra parar nos tribunais. E com ou sem tribunais, as portas dele na Renault que investiu no moço já estarão desde já virtualmente fechadas e seu modus operandi será colocado em cheque na F1 mesmo sem ter estreado na categoria. Pelo conjunto da obra é bom ele justificar em 2023 na pista tudo o que se passa em seu entorno e a pressão pra cima dele nesse sentido será grande.

Leonardo
Leonardo
10 dias atrás

Parabéns para o Victor Martins e Grande Prêmio por “cantar essa bola” logo depois do anúncio da Alpine, comparando o anúncio da equipe com o caso do Palou e Ganassi na Indy.
Abraços!

Barreto
Barreto
10 dias atrás

Tem gato nesta tuba.

Fernando
Fernando
10 dias atrás

E nessa confusao toda, nao duvido que no fim quem vai voltar para a Alpine e’ o Ricciardo… :-)

Adriano
Adriano
10 dias atrás

Ricardão sifu?

Ernesto Gomes
Ernesto Gomes
10 dias atrás

Bom, de calça na mão a “Ligier” vai chamar o Gasly, ficando tudo dentro do “O Losango”, rsrsrsr

SAI
SAI
Reply to  Ernesto Gomes
10 dias atrás

Há quem diga que Ocon e Gasly não dividam bem o mesmo frasco de perfume.
Embora eu gostaria muito de ver o Gasly fora da AlphaTauri.

Marcus
Marcus
Reply to  Ernesto Gomes
10 dias atrás

Gasly já está renovado com a Alpha Tauri. Pode sobrar pro Ricciardo essa vaga, só acho.

SAI
SAI
Reply to  Marcus
10 dias atrás

Sim, mas pensando em Ricciardo, lembrar que ele deixou a Renault “na mão” e foi pra Mclaren.
Mas esse é o caminho simples no momento.

Rafael N
Rafael N
10 dias atrás

WAT?!