SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

A fila atrás do safety-car: não deu tempo de relargar

SÃO PAULO (quem aguenta?) – Quem é que gosta de corrida que termina atrás de safety-car? Ninguém. Talvez só o cara que está em primeiro, com sua posição correndo algum risco. Emerson Fittipaldi em Indianápolis/1989, por exemplo. Oval, vácuo, sabe como é…

Mas o que fazer? Às vezes acontece. E é melhor ter uma regra para seguir do que um vale-tudo à moda de Michael Masi no ano passado em Abu Dhabi. O então diretor de prova fez uma leitura enviesada do regulamento, achou que podia resolver a parada da maneira que achasse melhor, tirou o título de Hamilton.

O procedimento ontem foi o correto. Se demoraram para tirar o carro de Ricciardo, paciência. Ninguém faz essas coisas de propósito. O carro estava travado, não deu para empurrar, precisaram de um trator, levou mais tempo do que todos desejariam. No início da prova, abandono semelhante de Vettel foi resolvido com um safety-car virtual rapidíssimo. O que até atrapalhou a Ferrari — Leclerc ganhou pouco tempo com a parada e quando saiu dos boxes a bandeira verde já tinha sido mostrada.

Trator para recolher a McLaren de Ricciardo: acontece, às vezes

O que não dá é para ficar criticando o regulamento quando ele é cumprido e estrebuchar em sua defesa quando se passa por cima dele. Agora, se alguém tem sugestões para mudar as regras, que as faça. Hamilton, por exemplo, acha que as corridas, nesses casos, poderiam ter uma espécie de prorrogação, como na Nascar. Há quem defenda o uso automático da bandeira vermelha a partir de um determinado número de voltas, mesmo que o incidente motivador da neutralização da prova não seja grave. Tudo bem. Mas, por enquanto, o que vale é o que está escrito.

Por isso, a imagem escolhida para lembrar este GP da Itália de ontem é a fila indiana atrás do safety-car, lá no alto. Que, sendo bem sincero, não mudou em nada o resultado de Monza. Ou alguém acha que Verstappen deixaria Leclerc passar?

A FRASE DE MONZA

“Pelo menos desta vez seguiram as regras.”

Toto Wolff, chefe da Mercedes

Nem precisa dizer a que se referia o dirigente austríaco, né? Mas teve mais gente que se manifestou sobre o fim da prova com bandeira amarela. “Nunca é bom. Para nós, para a F-1, para o show. Acho que havia tempo de a FIA agir diferente”, falou Mattia Binotto, da Ferrari. “Os fãs mereciam mais”, acrescentou Christian Horner, da Red Bull.

Agora, umas caixinhas para arredondar o noticiário:

SUSTO – Alexander Albon foi operado do apêndice no sábado por volta do meio-dia no Hospital San Gerardo, em Monza. Mas depois da cirurgia teve complicações respiratórias e precisou passar a noite numa UTI. O piloto chegou a ser intubado. Segundo a Williams, a melhora foi rápida e ontem mesmo ele já não precisava mais de respiração mecânica. Voltou para um quarto normal. A previsão de alta é para amanhã.

Albon: complicações depois da cirurgia

ZEROU – Depois de dez corridas seguidas nos pontos, Fernando Alonso zerou ontem. O piloto espanhol teve um problema de motor em seu Alpine e abandonou a prova de Monza depois de 31 voltas. Segundo a equipe, pifou a bomba d’água. Seu companheiro Esteban Ocon terminou em 11º e, assim, a McLaren se aproximou um pouquinho na luta pelo quarto lugar entre os construtores graças ao sétimo lugar de Lando Norris. O placar, agora, aponta 125 x 107 para os franceses.

DE NOVO – George Russell, por sua vez, conseguiu seu sétimo pódio no ano com a terceira colocação em Monza. Tem sido um piloto incrivelmente regular. Verstappen é quem mais juntou troféus nesta temporada: 13. O inglês que guia o Mercedes #63, com suas sete taças, está empatado com Pérez, Leclerc e Sainz. Hamilton já subiu seis vezes ao pódio em 2022. E Norris, uma. São apenas sete os pilotos que ganharam troféus neste ano.

Russell no pódio: sete troféus em 2022

O NÚMERO DA ITÁLIA

5

…vitórias seguidas tem Verstappen nesta temporada — no total, 11. É a maior sequência já construída pelo holandês. Nas estatísticas, outros cinco pilotos conseguiram o mesmo: Jack Brabham (1960), Jim Clark (1965), Nigel Mansell (1992), Michael Schumacher (2004) e Lewis Hamilton (duas vezes, em 2014 e 2020). Um sexto foi além, o recordista de vitórias consecutivas: Sebastian Vettel, com nove entre os GPs da Bélgica e do Brasil de 2013.

Max, 11 vitórias no ano: busca de recordes

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da estreia de Nyck de Vries. O holandês pegou um abacaxi danado para descascar na manhã de sábado, quando Albon foi abatido por uma apendicite. Só tinha feito um treino de Williams antes, em maio na Espanha. De cara, levou o carro ao Q2. Com as punições, largou em oitavo. Terminou em nono, fazendo seus primeiros pontos na categoria. Aproveitou a chance como ninguém. Se a Williams pegar outro para o lugar de Latifi em 2023, fará besteira.

Invasão de pista: vaias para o vencedor

NÃO GOSTAMOS das vaias mal-educadas dos torcedores da Ferrari para Verstappen no pódio. O holandês disse que nem ligou, e não liga mesmo. Mas esse comportamento do público não combina muito com a F-1. Tudo que o mundo não precisa é de mais agressividade gratuita.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Endrigo
Sergio Endrigo
1 ano atrás

Se tivesse com motor DKW o Alonso teria terminado a corrida!

SulIivan
SulIivan
1 ano atrás

Ola pessoal, só pra descontrair/divertir, sem pretenção sem compromisso t’a e com a permissão do FG, vamos fazer uma enquetezinha aqui, em quem voce acha que os atuais pilotos votariam se fossem brasileiros??? participe, dê sua opinião, democracia é tudo de bom, vamos lá então:
MAX VERSTAPEN votaria em Bolsonaro?, HAMILTOM no Lula?, e LECLERC votaria em branco? e ALONSO no Ciro?, e D RICARDO iria de Tebet??? QUem anularia, etc…. participe e depois vamos ver as respostas, ok.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  SulIivan
1 ano atrás

Esse Sullivan tá ficando estranho.
Hamilton, e Vettel, os mais legais desse grid, claramente de esquerda, preocupados com os outros e muito dignos, Lula lá.
Alonso e Verstappen, votariam em Bolsonaro, identificados por serem conservadores, chatos e por terem tido ajuda externa, Alonso pra ganhar uma corrida e Verstappen pra ganhar um título, e Bolsonaro, Lula ser preso pra conseguir ser presidente. Sains e Perez em Ciro por ser sempre aquele que fica bem atras do seu companheiro de esquerda, eleição após eleição, tal qual eles, eternos segundos pilotos. E o Latifi com certeza no Constituinte Eymael por se identificar com alguém que sempre está por último.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bassi
SulIivan
SulIivan
Reply to  Marcos Bassi
1 ano atrás

Legal

Edson
Edson
1 ano atrás

SULLVAN e SULLIVAN são a mesma pessoa?

SulIvan
SulIvan
Reply to  Edson
1 ano atrás

erro de digitação meu amigo, a grafia correta do meu nome é Sullivan,ok

Edson
Edson
1 ano atrás

Não foi a primeira corrida a terminar com safety car e com certeza não será a última. Faz parte do jogo, acontece. Ninguém gosta, mas não dá pra controlar tudo .

Sandro
Sandro
1 ano atrás

Final decepcionante!
Acontece/aconteceu.
Segue o jogo.
Pode ser que a FIA mude as regras para o término das corridas.
E não há como esquecer o polêmico desfecho de Abu Dhabi em 2021! Masi errou, né! Mas isso é passado!

SulIivan
SulIivan
Reply to  Sandro
1 ano atrás

Ele errou( enganou a FIA e tudo mais) e voce acertou (como a FIA não te ouve??? ) , sei…. conta outra meu amigo.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Oi gente boa do meu Brasil, vi alguns comentários totalmente descabidos e insanos a respeito de 2021 então resolvi ajudar. Olha gente o Flavio já explicou magnificamente tudo e ficou fácil de entender, nem seria necessário mas em nome da amizade e do cavalheirismo vou explicar de novo:
-Comecemos com o fator gerador: o acidente com Latifi Willians/MERCEDES, algo totalmente aleatório e sem conchavos(diferentemente do nelsinho piquete) com RBR conforme grifei, segundo o que diz a regra da FIA pois tem muito marmanjo falando muito mas nem conhece a regra vigente e depois Autoridade do DIretor de Provas é absoluta durante uma prova ele é quem toma as decisões, ele atua como um arbitro numa partida de futebol (lembrem o VAR e bandeirinhas ajudam mas quem da a aoitada final é o juiz) , terceiro é que a decisão dele só foi objeto de reclamação dos perdedores a FIA nem sequer cogitou mudar o resultado ou coisa parecida e ela foi acertada esse negócio de acabar uma corrida supercompetitiva numa proscisão atras do carro madrinha é pra otários e se reconheça que MAX VERSTAPPEN & RBR foram corajosos, combativos, persistentes, inteligentes, intrépidos , arrojados, competentes, audases,honestos e ainda por cima com uma pitada de sorte, já Hamilto Mercedes foram desavisados, preguiçosos, necios, acomodados, cochilaram e o cachimbo caiu, e ficou só a lamuria, mas gente parem com isso, sejam honestos consigo mesmo, parem com essa lenga lenga essa choradeira, parece a seleção brasileiro de 1978 com a argentina, a fila andou pessoal, se atualizem, reconheçam a realidade.
Leiam e releiam quanto for necessário, reflitam, mas não vou escrever de novo, é humanamente impossível não ver a realidade dos fatos, agora quem ainda não se tocou, ainda não caiu a ficha, me desculpem , mas eu desisto, paciencia tem limite, tá tudo explicado pelo FG e por mim é só ler, ou então desista de F1 pois isso não é para você seu negócio é outro….

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá bla blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá! Gente feia, chata e boba, que não quer acreditar nimim e nem fazer minhas vontades!

PIRRACA-CRIANCA-620.jpg
Pindorama
Pindorama
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

No teu longo texto só tem uma coisa legal: “não vou escrever de novo”. Agradecemos.

Evanclaudio
Evanclaudio
Reply to  Pindorama
1 ano atrás

Apoiado

Marcus
Marcus
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Prometo que vou refletir sobre seu texto, muito, se você não escrever mais aqui.

rogerio kezerle
rogerio kezerle
1 ano atrás

Eu acho que poderia criar um procedimento simples. Tem um acidente ou quebra que justifica SC faltando, por exemplo, cinco voltas para o fim, é bandeira vermelha. Vai acabar beneficiando alguém? Talvez, mas do jeito que está hoje, não dá…..

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Prezado Flavio,
Teve uma confusao no fim de semana sobre declaracoes do Vettel sobre o sobrevoo das “Freccia Tricolori” em tom meio ofensivo contra o Presidente da Italia, Sergio Matarella, que aparentemente solicitou que tal exibicao seguisse em frente.
O Vettel virou um verdadeiro ativista e aprecio muito isso – nao sei quanto o sobrevoo seja negativo no acumulado do fim de semana, mas naturalmente simbolicamente tem seu peso.
Nao sei direito o que pensar, talvez nao deva pensar nada… Quem sabe seu comentario me ilumine um pouco.
Abracos!

SulIvan
SulIvan
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Sim as aeronaves fizeram rasantes, mas isso já é quase tradicional, australia tem muito disso tambem…. Não vi nada do Vettel sobre…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Putz, morreu o Lancellotti…

SULLIVAN
SULLIVAN
1 ano atrás

Esse negócio de SAfety Car é fácil de ser resolvido: a FIA que padronize os engates de F1, que a retirada do acidentado seja em no maximo 3 voltas e se extenda a corrida em 3 voltas se for no fim, senão terminar em SAFETY CAR é broxante, é antiesportivo.
Alias falando em broxa, podemos dizer que todo mundo na F1 brochou e o MAX desabrochou de vez e segundo o Flávio é imbroxável , até o Hamiltom broxou porque até agora nada e até aqui no Brasil o paraíso da hamildetes, na fauna brasileira as hamildetes são bichas em extinção, tão cada vez mais sumidas.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

Acredito humildemente que acidentes não gostam muito de ser padronizados quanto a sua duração. Quanto a extender o número de voltas, o regulamento prevê um limite mínimo de 305 km percorridos, e, à exceção de Mônaco, nenhum circuito extrapola isso. Não sei, acho que isso, na F1, traria mais problemas (“bate aí, Nelsinho”) que soluções. Término em bandeira amarela ser broxante é relativo. Relativo a se concordamos ou não com o resultado final.

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo
SulIivan
SulIivan
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Pois é EduZero, o tal “bate aí Nelsinho” nos lembra que o verdadeiro campeão de F1 de 2008 chamasse Felipe Massa e por uma falcatrua declarada lhe foi negado

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

Olhe, você era só uma criança chata, agora está ficando inconveniente e intolerável. Parece que seu papai e sua mamãe não estão lhe dando limites. Você anda muito ouriçado e mal educado. Baixe a bola, menininho, você não está no recreio da escola, junto aos coleguinhas. Nem no cercadinho do “minto”.

Renato
Renato
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

Caramba!! Que fácil de resolver!! Putz! Que bom que temos você para nos mostrar o caminho!! O Flavio provavelmente irá mandar pra FIA seu comentário, e….Zaz! Tudo resolvido!!
Obrigado!!

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
1 ano atrás

O final da prova mostrou o quanto Hamilton foi prejudicado ou diria até “sacaneado” no ano passado. Para mim ficou para sempre uma mancha na carreira do Verstapen, mesmo que ele não tenha nada a ver com isso.

SULLIVAN
SULLIVAN
Reply to  Mauricio Rocha
1 ano atrás

Teu raciocínio, se é que se pode chamar assim, não tem cabimento nem lógica : se o cara não tem nada a ver com o peixe como pode ter ficado manchado…???? não dá pra entender

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

Manchado no sentido de não ter sido correto, porque não foi. Agora falar que eu tenho inveja só me faz rir. Tenha dó né?

SULLIVAN
SULLIVAN
Reply to  Mauricio Rocha
1 ano atrás

Aliás só da pra entender assim: A INVEJA MATA.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

O que dizer da ignorância, então…

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Putz…..

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Mauricio Rocha
1 ano atrás

Maurício, desculpe-me se me fiz entender mal, o ignorante não é você, mas o outro!

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Tranquilo. Vlw

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

Não era interesse da FIA , que Hamilton ganhasse de novo …vai daí…

SULLIVAN
SULLIVAN
1 ano atrás

I LOVE MAX VERSTAPPEN

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

Penso que ficou explícito aqui quem verdadeiramente ama o garoto enxaqueca. Acredito ser um amor platônico, mas carnalmente ele pode resolver com um pouco de fantasia e uma porta de banheiro fechada (chuveiro aberto é opcional). Provavelmente nada com o qual ele já não esteja acostumado. Só fico com pena, porque nunca vai passar disso, esse amor não correspondido…

Screenshot_20220913_223644.jpg
sullivan
sullivan
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

essa frase era pra voce(s)

Carlos
Carlos
Reply to  SULLIVAN
1 ano atrás

Caramba! Parece o estrupício brasileiro dizendo para o estrupício norte-americano: “I Love You”!

José
José
1 ano atrás

Só uma observação a respeito da sequência de vitórias, Flávio. Schumacher conseguiu uma sequência de 5 vitórias ou mais em 3 oportunidades. Teve uma sequência de 5 no início de 2004, uma sequência de 6 entre 2000 e 2001 (4 e 2, respectivamente) e uma de 7 vitórias também em 2004 (logo após Mônaco, vencida por Trulli).

Fip
Fip
1 ano atrás

Ótimo.que a regra foi.seguida, no título do Max no ano passado senti falta do GP falar disso, só se lia nas manchetes que ele foi o melhor, quando na verdade SP ganhou porque fizeram o que quiseram com a regra. Em qualquer circunstâncias que alguém ganha algo quebrando uma regra, mesmo que ele não tenha atuado diretamente pra isso, todos perdem. A pena disso tudo é que nem o GP nem ninguém da mídia nacional tratou a questão com prioridade, a capa das 10 primeiras notícias era do Max com troféu (roubado) na mão.

Carlos Tavares
Reply to  Fip
1 ano atrás

FG falou bastante sobre isso nas lives. Sobre 2008, o que você pensa?

Fip
Fip
Reply to  Carlos Tavares
1 ano atrás

A publicidade não é compatível entre a live e o que ficou por dias (falando aqui do GP obviamente).
2008 teve aquela piada do Nelsinho, que no final não mudou muita coisa, somente antecipou a saída dele da F1 e mesmo que fosse excluído os pontos a Renault ficaria onde ficou nos contrutores e a última corrida foi uma pena, mas Hamilton ganhou na pista naquela ultrapassagem de chorar na última volta.
Já a última corrida de 2022 foi uma completa piada, foi ganha pelo diretor de provas, independente das boas corridas que o Max fez ao longo do ano, fosse seguida a regra, não teria sido campeão.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 ano atrás

Já imaginou se a disputa pelo título do ano passado acaba assim?

Seria um coito interrompido.

Volta, Masi!

Fip
Fip
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

É simples, basta mudar a regra. Agora rasgar uma regra escrita pra ter um resultado mais adequado ao público, não faz sentido em nenhuma competição, nem outras áreas se é que me entende.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Fip
1 ano atrás

A regra também dizia que ele tinha essa prerrogativa. Tanto que a FIA manteve o resultado.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
1 ano atrás

De Vries era a pá de cal que faltava para o Latii. Melhor já ir arrumando as malas…

Felipe Gurgel
Felipe Gurgel
1 ano atrás

Comentar por aqui Flavio, que pra eu te acompanhar pelo YouTube tá mais difícil. Excelente balanço, como sempre. Acho que o Verstappen tá sobrando na temporada, também, motivado pra dar uma resposta a quem contestou que ele não ganharia o título na pista sem uma mão dos juízes, como foi em 2021. Não só tá ganhando, como tem lembrado o ano que o Schummy “passeou”. Confesso que eu fui um que anotou que o Leclerc ia ganhar esse campeonato, por conta do início – mas mesmo que a Ferrari não errasse tanto, este ano não tem pra ninguém… Max campeão categórico.

ze otavio
ze otavio
1 ano atrás

Claro que o texto ta bom, mas acho que voce estava de mau humor quando escreveu.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Uma coisa é certa, Max e Russel nos garantem os próximos 10 anos de muita diversão. Esse inglês é muito bom. Sereno, discreto, inteligente e rápido pacas

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

De novo falastes tudo meu caro FG, só não entende quem não quer!
O regulamento taí pra ser seguido ou ser interpretado a quem compete se for o caso, então parem de falar do ano passado, o Diretor de Provas do Evento tomou uma decisão que lhe competia no momento e fim de papo , acho que até o Hamilton devia tomar vergonha cara e parar de ser mau perdedor, e o Totó que fique de bico fechado, e as hamildetes que sosseguem , esse pachequismo de que se o juiz rouba pro meu time tá otimo mas se eu somente achar que favoreceu o outro time então é a poior pessoa do mundo, parem com essa besteira gente, é isso!
Flavio será que foi a estratégia furada que tirou a vitoria Ferrarista ou o carro teve performance baixa? não vi nenhuma cagada do Leclerc em Monza, Já o canguru dentuço que tinha chance de fazer algo descente depois de muito tempo teve o azar de quebrar e atrapalhar todo mundo….. segunda cagada do D Ricardão esse ano na Itália….
Melhoras pro Albon, acho que ele faria o mesmo que Devries se corresse, e Devries estreou com o pé direito, palmas pra ele.
O desempenho de MAX impressiona e os números vão surgindo, 13 vitorias ou mais devem surgir esse ano, agora enfileirar 9 vitórias não é pra qualquer um, George tá mostrando amadurecimento ao frequentar o podio tantas vezes, os italianos são por vezes um pouco grosseiros/nervosos e a torcida Tifiosi não poderia ser diferente ainda mais sofrendo nas mãos de Leclerc e Binotão.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Fofo…imagine se ano passado tivesse sido ao contrário…você, um Vestarpete empedernido…estaria chorando até agora. E acho que vc entende o FG como você quer. Ninguém culpa Verstappen, mas foi injusto porque o título era do Hamilton até a última volta e lhe foi tirado por fatores extra pista. Então, caro, era pra ele ter 8 títulos e Verstappen estar ganhando seu primeiro, muito merecido por sinal. Só mais uma coisa, querido, você não é o maior expert de F1 do blog ou de qualquer lugar, longe disso, porque você é o mais parcial daqui, então respeite a opinião dos outros, coisa que não costuma fazer. E aceite as que vão contrárias ao seu pensamento cheio de energético, pra não ficar tão chato.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bassi
Paulo Leite
Paulo Leite
1 ano atrás

Desfraldar bandeira vermelha para parar a corrida a partir de determinada volta pra não terminar com SC, pode ser faca de dois legumes, como dizem na Paraiba. Basta um Briatori + um Piquezinho pra garantir a patuscada. Singapura 2008, lembra alguém ?

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
Reply to  Paulo Leite
1 ano atrás

Esqueceu de citar o idiota veloz do Alonso…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Leite
1 ano atrás

O maior responsável pelo SingapuraGate foi o Alonso, o maior picareta da história da F1.

Marcos Crato Ceará
Marcos Crato Ceará
1 ano atrás

FG não há nada melhor do que que um dia atrás do outro e uma noite pra dividir esses dias, para aqueles que não acreditavam que o Hamilton ano passado foi prejudicado.Ta ai a resposta !!!!

murilo
murilo
1 ano atrás

Os números do Verstappen somando 2021 e 2022 são assustadores: 31 pódios em 38 corridas, sendo: 21 vitórias, 9 segundos, 1 terceiro, 1 sétimo, 1 nono lugar, e quatro abandonos.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  murilo
1 ano atrás

Será o maior de todos.

Clodoaldo
Clodoaldo
1 ano atrás

O campeonato de pilotos já foi pro saco, mas o o vice de construtores tá em risco pra Ferrari acho que termina atraz da Mercedes