AUDI & SAUBER, ENFIM

SÃO PAULO (tudo clareando…) – A Audi oficializou hoje a negociação que todo mundo já sabia que estava em andamento, mas é sempre importante quanto se torna… oficial! A montadora das quatro argolas entrará na F-1 pela porta da Sauber, equipe nascida e criada na Suíça que hoje opera na categoria sob o nome/patrocínio da italiana Alfa Romeo. A ideia da empresa alemã é comprar 75% das ações da Sauber nos próximos anos para estrear para valer em 2026, quando passa a valer o novo regulamento de motores — sustentáveis, com uso de combustíveis renováveis etc.

O cronograma agora, para vocês não se perderem:

2023 – Sauber continua disputando o Mundial com o nome Alfa Romeo, já que o contrato da marca italiana com a equipe suíça termina no final da próxima temporada. Os pilotos seguem sendo Valtteri Bottas e Guanyu Zhou.

2024 e 2025 – Sauber seguirá usando os motores Ferrari, que desde 2010 empurram seus carros. Vai disputar o campeonato com seu nome original — Sauber mesmo. Pilotos? Mistério absoluto. Provavelmente a Audi estará envolvida na escolha.

2025 – Audi pretende fazer os primeiros testes de pista com seus motores, que serão feitos na fábrica de Neuburg, pequena cidade bávara de 30 mil habitantes a 10 km de Ingolstadt, onde fica a sede da empresa. Hoje já há 120 pessoas trabalhando no projeto da F-1 e a fábrica será ampliada no ano que vem. Os carros seguirão sendo feitos na fábrica da Sauber de Hinwil, na Suíça.

2026 – Sauber muda de nome de novo e passar a disputar o campeonato como equipe Audi, apenas. Provavelmente já com seu controle acionário nas mãos da empresa, que pertence ao grupo Volkswagen. Hoje a Sauber pertence a um fundo de investimento liderado pelo milionário sueco Finn Rausing.

Curioso é que a Sauber, desde que estreou na F-1 em 1993, já teve associações com Mercedes e BMW também, duas grandes concorrentes da Audi. Chegou à categoria com carros que carregavam na carenagem a inscrição “concept by Mercedes-Benz”, usando motores Ilmor — empresa associada à montadora de Stuttgart. Em 1995 e 1996, usou motores Ford. De 1997 a 2005, os motores passaram a ser comprados da Ferrari, rebatizados como Petronas, patrocinadora do time — estatal de petróleo da Malásia que hoje é patrocinadora da… Mercedes!

Comprada pela BMW no final de 2005, foi time oficial de fábrica de 2006 até 2009, quando os bávaros desistiram da F-1 e devolveram a equipe para seu fundador, Peter Sauber. Foi nessa fase que os suíços conquistaram sua única vitória, no GP do Canadá de 2008 com Robert Kubica. Em 2010, o time voltou a usar motor Ferrari, ainda que oficialmente se chamasse BMW-Sauber, uma daquelas maluquices de nomenclatura da F-1. Em 2011, a Sauber pôde voltar a disputar o Mundial com seu nome de batismo, sempre com motores Ferrari. Em meados de 2016, Peter Sauber vendeu a equipe para o fundo de investimento sueco e deixou a organização. Desde 2018 a Sauber participa do campeonato como Alfa Romeo.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SullIvan
SullIvan
1 ano atrás

O Brasil tem uns DUZENTOS MILHOES DE ESPECIALISTAS EM F1 então comentário é que não vai faltar…….

SullIvan
SullIvan
1 ano atrás

Legal, serei torcedor AUDI de carteirinha com certeza.

Paulo F.
Paulo F.
1 ano atrás

Quando chegar nas pistas vamos ver. O papel aceita quase tudo, Veja Porsche – RBR. De resto o board do VW Group agradece parcimônia no orçamento das subsidiarias.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Pergunta mais importante sobre o tema: os nomes dos carros ainda possuirão a letra “c” como inicial?

SullIvan
SullIvan
Reply to  Henrique
1 ano atrás

C é de car, carro em inglês.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  SullIvan
1 ano atrás

Acredito que vai ter umas duzentas respostas pro maior entendido de F1 aqui dos comentários. Os carros do Peter Sauber tem a letra C no nome numa homenagem à sua esposa, Christiane, que é Christiane mesmo em inglês. Acho que era a isso que o Henrique se referia.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Com certeza não, assim como não tiveram no período da BMW. A Sauber como empresa muito provavelmente deixará de existir, já que será incorporada ao Grupo Volkswagen via Audi.

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Sauber é o camaleão da F1 … já foi Red Bull também ! kkkkkk

Rob Capretz
Rob Capretz
1 ano atrás

Em 96 a Sauber foi a equipe oficial da Ford, apis a chegada da Renault (via Ligier de Briatore) na Benetton.

André
André
1 ano atrás

Nomes por si só não vencem corridas.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  André
1 ano atrás

Com certeza. No caso da Audi, que o digam os concorrentes nas 24 Horas de Le Mans na primeira década deste século, no mundial de rali nos anos 1980s, na DTM há uns 40 anos…

SullIvan
SullIvan
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Voce esta totalmente equivocada, redondamente enganado viu Eduz, e chega a ser patético. ridículo mesmo.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Calma Edu. Pega leve. Mas indo ali estourar pipoca pra ver sua resposta aí embaixo…rs

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Marcos Bassi
1 ano atrás

Marcos, como sempre aquela pessoa não entendeu o que eu disse, só pode ser. Tenho é pena dela, coitada, sofre de um problema seríssimo de interpretação de texto (além, é claro, da megalomania).

Artur Ivezic Junior
Artur Ivezic Junior
1 ano atrás

Boa!