MEXE TUDO (4)
SÃO PAULO (acabou!) – Max Verstappen bateu o recorde de vitórias para uma mesma temporada ao vencer o GP do México no circuito Hermanos Rodriguez. São 14 vitórias em 20 etapas disputadas neste ano. Na carreira, 34. Ele superou as 13 de Schumacher em 2004 e de Vettel em 2013. O pódio teve Lewis Hamilton em segundo e Sergio Pérez em terceiro. Foi uma corrida chata, sem incidentes ou surpresas.
Red Bull e a Ferrari optaram pelos pneus macios na largada, contra os médios da Mercedes. Isso ajudou na largada de Verstappen, que se manteve na ponta, com Hamilton se posicionando em segundo. Pérez vinha em terceiro, seguido por Russell – da turma da frente foi o que mais perdeu, caindo de segundo no grid para quarto. Sainz e Leclerc vinham em quinto e sexto. Teoricamente, táticas diferentes para os ponteiros: os que largaram com macios talvez fizessem duas paradas; os que optaram pelos médios, certamente fariam uma só. Mas a história recente do GP do México mostrava que uma parada seria a estratégia padrão para todos. A escolha dos pneus era mais uma questão de gosto do que qualquer outra coisa.
No começo da prova, a surpresa era o bom ritmo de Hamilton, que não deixava Verstappen escapar e não permita a aproximação de Pérez, mesmo com pneus menos aderentes. As diferenças entre eles oscilavam entre 1s5 e 2s.
O quadro se manteve estável até a volta 24, quando Pérez fez seu pit stop. Um pouco demorado, diga-se. Colocou pneus médios e voltou em sexto. Na 26ª, foi a vez de Verstappen, que fez o mesmo: médios, depois de reclamar por duas voltas que seus pneus macios tinham “morrido”. Voltou em terceiro, 14s atrás de Russell. Hamilton liderava.
Só restavam na pista com macios, no pelotão da frente, os dois pilotos da Ferrari. Mas seu ritmo caía vertiginosamente. Na volta 27, Pérez passou Leclerc com tranquilidade e partiu para cima de Sainz, então em quarto. Charlinho foi para os boxes na volta 29 e também saiu com pneus médios.
Checo, para alegria dos apaixonados torcedores mexicanos, colou em Sainz na mesma hora em que Hamilton fez sua parada, na volta 30. Colocou pneus duros e o recado estava dado: faria apenas um pit stop. A questão era saber se a Red Bull iria para duas.
Pérez nem precisou passar o espanhol da Ferrari, que parou antes de ser superado pelo piloto da casa. Dos líderes, apenas Russell ainda não tinha visitado os boxes. Em primeiro lugar, avisou pelo rádio: “Os pneus ainda estão bons, vamos em frente!”.
Após as paradas, Hamilton se distanciou um pouco de Verstappen e teve de começar a se preocupar com Pérez, que se aproximava. A disputa era pelo terceiro lugar, Lewis com pneus duros, Checo com médios. Jorginho seguia na liderança sem dar sinais de que iria parar. O que só foi fazer na volta 35, voltando em quarto. Como seu companheiro, colocou pneus duros. As posições dos quatro primeiros se mantiveram como estavam antes dos pit stops: Verstappen, Hamilton, Pérez e Russell.
A prova se estabilizou com Verstappen abrindo mais de 10s sobre Hamilton depois de 50 voltas. Lewis, da mesma forma, conseguia se manter na frente de Pérez com alguma segurança. Russell vinha distante em quarto e, mais distantes ainda, apareciam Sainz e Leclerc. Alguma disputa acontecia no fundão, por posições menos relevantes com Ricciardo, Tsunoda, Gasly, Vettel, Zhou… Nada muito importante.
Faltando dez voltas para o final ficou claro que a Red Bull não tinha planos de uma segunda parada, frustrando a Mercedes — que depois da prova admitiu que errou na escolha dos pneus; largar com macios e terminar com médios era uma estratégia bem mais eficiente do que partir com médios e colocar duros para a segunda metade da corrida.
Na volta 65, Fernando Alonso quebrou e um safety-car virtual foi acionado. Mas não mudou nada. Seu carro ficou parado num lugar seguro e foi só o tempo de retirá-lo da área de escape para autorizar a retomada da prova.
Verstappen, Hamilton, Pérez, Russell, Sainz, Leclerc, Ricciardo, Ocon, Norris e Bottas ficaram na zona de pontos. Faltam duas etapas para o fim do campeonato, Brasil e Abu Dhabi. E faltam dois meses para o Brasil se livrar de um encosto que vai voltar para o esgoto.
Caraca!! Ninguém segura Verstapen. Mercedes errou nos pneus, mas não acho que mudaria a história da corrida. Pelo jeito a Mercedes já deixou Ferrari para trás. Corridinha chata mesmo…
Prezado FG : GP do México foi a corrida mais sem graça da temporada. Porém teve alguns bons detalhes MAX largou bem e despachou os adversários que apostaram em estratégias diferentes em pneus e sucumbiram. Vitória fenomenal de MAX. A equipe Mercedes- Benz, mesmo com boa intenção e modificações no asa dianteira levou um baita coro. Decepção FERRARI erra mais uma vez no PIT STOP isso já virou capítulo de novela mexicana não termina nunca. El Fodón foi elogiar a confiabilidade da Equipe Alpine, e chorou de raiva . Destaque fica por conta de Daniel Ricciardo, por um bom trem de corrida mesmo castigando o pilotoTsunoda. O melhor ainda foi a disputa entre Maclaren X Alpine.
Flávio, boa tarde!
Uma pergunta.
As vezes encontro alguma coisa nas bisbilhotadas que faço pela internet e algumas destas coisas eu gostaria de compartilhar com vc.
Por razões particulares, sou avesso a Facebook, Instagran, Twitt e tenho conta no Linkedin por razãoes profissionais.
Assim, gostaria de sabe se há alguma forma de poder enviar fotos ligadas ao automobilismo, endereços de sites interessante e coisas assim para qu, caso queira, compartilhar no seu blog.
PS: Eu seguia um site bastante importante sobre coisas do automóvel, mas cada dia mais me decepciono com o dono do site, talvez ligado a um grupo japones ex-fabricante de televisões que tomou um golspe no Brasil de um ex-milacre da ditadura, que é mais um a chamar de idiotas aqueles que não se alinharam ao Ditador de Calças Curtas que acaba de ser despejado de Brasília.
[email protected]
Valeu Flávio!
Só queria complementar com um comentário sobre a situação atual.
Dizem que o sil~encio vale ouro. Pode valer. Mas no momento atual, é falta de educação, grosseria, infantilidade e psicopatia do Ditador de Calças Curtas.
A Ferrari perdeu a mão de vez…
Aliás, o que tem de piloto todo saidinho é bravinho com o resultado de domingo é estarrecedor. Vários “unfollow” em redes sociais já
Ganhamos, ganhamos!!! É LULAAAAAA! É LUUUUUUULAAAAAA!!!
Fizemos as pazes com a História e com a civilidade. Parabéns!!
il mondo si è girato
addio merda fascista
Corridinha sem graça pra falar a verdade
Saudades das corridas de 2021, ahahaha. Tomara que em 2023 as outras equipes estejam mais perto da Red Bull, Mercedes e Ferrari – amparadas pelas fortes fabricantes – podem e devem fazer mais.
Só eu acho que se a Mercedes levasse Hamilton até a volta 40 de amarelos e colocasse vermelhos no fim o inglês ganharia?
Tenho 60.345.999 razões para estar feliz. Orgulho de novo de ser brasileiro e nem tanto de ser maringaense.
Que corridinha sem graça…Mas dane-se!
O importante foi a vitória onde importa!
Fora Bozo! Viva Lula!
Minion escrevendo “Luto”.
Respondo “E daí, não sou coveiro” e imito alguém sem ar.
Esperei por esse dia e valeu a pena. Terei prazer em ver a queda dessa gente.
GANHAMO, PORRA!
Temos que agradecer ao grandioso e fantástico povo do Nordeste. Você meu amigo nordestino que lê o blog e que mandou o 13, sinta-se abraçado por mim. Vocês viraram o jogo e salvaram a gente.
Impressionante como a Ferrari derreteu de uns tempos pra ca. Ainda corre o risco de perder o vice no mundial de construtores, o que significa um cascalho a menos para o ano que vem.
A corrida foi chata e sem emocao. Mais uma vez a RedBull acertou em cheio a estrategia de colocar os macios no comeco e depois partir para os medios. O pneu duro teve um pessimo desempenho e Hamilton sequer fez mencao de chegar perto do Verstappen. Ainda assim o ingles fez uma baita corrida ao nao permitir que o Perez se aproximasse o suficiente para ultrapassa-lo. Parece que a Mercedes dará trabalho aos taurinos no ano que vem.
Nem que a Mercedes tivesse adotado vermelho pra um e amarelo pra outro, não venceria. Perez foi 1s mais rápido que os médios que duraram até amanhã. Fiquei pensando se a Mercedes fosse até a volta 45, mas Max teria encostado.
Acabou, Flávio!
Parabéns pela sua oposição sempre firme contra o fascista!
Vamos voltar a sorrir novamente!
Em homenagem ao juizinho sem juízo, o famoso marreco de Maringá. Que deve estar mordendo o saco de raiva!
A corrida ficou em segundo plano hoje. Assisti mas de olho na outra corrida , Nas duas deu o esperado e V e L
Não assisti a corrida e nem foi importante. Vencemos, Flavio. Parabéns pra nós
Ei Bolsonaro, enfia o NORDESTE no cu!!!! Vaza fascista!!!
Só vim para comentar que vcs podem enfiar arminha naquele lugar. Viva a democracia
Jair Messias Bolsonaro – CPF cancelado!!!