SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

A última foto de Vettel: aplausos de todos

SÃO PAULO (agora, só no ano que vem) – Sebastian Vettel foi o grande personagem do fim de semana em Abu Dhabi e terminou sua carreira como começou: pontuando pela equipe que defendeu. Na estreia, oitavo lugar pela BMW Sauber nos EUA, em 2007. Ontem, décimo em Yas Marina com a Aston Martin. Foram mais de 16 anos na F-1, quatro títulos e uma enxurrada de números impressionantes: 53 vitórias, 57 poles, 122 pódios, 38 melhores voltas, quatro títulos.

A ele, todos prestaram reverência na despedida. Uma unanimidade dentro e fora das pistas. Merece, inclusive, mais uma galeria com imagens históricas.

E vamos ao pós-GP em caixinhas, porque o tempo urge e faltou bastante coisa para dizer ontem, no encerramento da temporada.

SARGEANT DENTRO – A rodada dupla da F-2 que fechou o campeonato teve uma vitória de Liam Lawson e outra de Ayumu Isawa. O quarto lugar de Logan Sargeant na classificação garantiu os pontos que precisava para a superlicença e, assim, ele foi confirmado hoje pela Williams como titular para 2023 ao lado de Alexander Albon. Estreante na F-2, ganhou duas corridas e se valeu do interesse da F-1 por um piloto dos EUA para pular rapidinho à principal categoria do mundo. Tem 21 anos. Amanhã estará na pista para os dois dias de testes de pós-temporada em Abu Dhabi, com vários novatos e alguns veteranos, incluindo os que mudaram de equipe (veja as fotos acima).

MP campeã: despedida de Drugovich da F-2

CAMPEÃO COM PÓDIOS – O campeão Felipe Drugovich conseguiu mais dois pódios, com um segundo e um terceiro lugares, e terminou o ano com 265 pontos, seguido por Théo Pourchaire (164), Lawson (149) e Sargeant (148). Enzo Fittipaldi, confirmado para correr na Carlin no ano que vem com apoio da Red Bull, fechou a temporada na oitava posição com 126 pontos. Os resultados do fim de semana em Abu Dhabi deram à holandesa MP de Drugovich o título entre as equipes.

MARCA DO PÊNALTI – Continua forte a boataria na imprensa italiana: Mattia Binotto pode perder o cargo na Ferrari, e o candidato a substituí-lo é Frédéric Vasseur, da Alfa Romeo. Por enquanto, nada aconteceu. Binotto, inclusive, anda dando entrevistas louvando seu próprio trabalho. Disse que os resultados de 2022 foram “muito positivos” (vice entre pilotos e equipes) e que para voltar a vencer leva tempo, comparando-se a Jean Todt — que chegou à Ferrari em 1993 e só foi ver uma taça em 1999, a de Construtores.

FIM DE PAPO – E assim terminou o Mundial de Construtores de 2022, com o resultado de Abu Dhabi. A Ferrari garantiu o vice com tranquilidade, 39 pontos à frente da Mercedes, a Alpine se segurou em quarto na briga com a McLaren e na segunda metade da tabela a Alfa Romeo conseguiu terminar à frente da Aston Martin nos critérios de desempate. A Haas, por dois pontinhos, também conseguiu superar a AlphaTauri, que teve um ano muito fraco.

A FRASE DE YAS MARINA

“Vamos pegar esses carros e colocá-los na recepção das nossas fábricas de Brackley e Brixworth, para nos lembrarmos sempre de como as coisas podem ser difíceis na F-1.”

Toto Wolff, chefe da Mercedes

A Mercedes, depois de oito anos nas cabeças — sete títulos de Pilotos e oito de Construtores entre 2014 e 2021 –, fechou a temporada com uma única vitória, de Russell em Interlagos. Hamilton fechou o campeonato sem poles ou vitórias pela primeira vez desde que estreou na F-1 em 2007. O W13, carro deste ano, foi considerado o grande culpado pelo fiasco. Lewis disse que nunca mais quer vê-lo pela frente — mas vai, porque está escalado para os testes de amanhã e depois.

Toto falou também sobre Mick Schumacher, que ficou desempregado com a saída da Haas. “Mick faz parte da família Mercedes por causa de seu pai, porque seu tio Ralf correu para a gente no DTM um tempão, seu filho corre de Mercedes no GT. É inteligente e vamos ajudá-lo se ele e Sabine [Kehm, sua empresária] quiserem. Vamos ver o que dá para fazer”, falou. Schumi Jr. já se candidatou. “Meu pai saiu da Ferrari para a Mercedes, não vejo por que eu não posso fazer o mesmo”, disse. A menção ao time italiano, para quem ainda não ligou o nome à pessoa, faz sentido porque foi a Ferrari que o colocou na Haas, já que o jovem Schumacher foi piloto da academia de desenvolvimento de Maranello.

O NÚMERO DE ABU DHABI

…lugar no Mundial de Pilotos foi a posição final de Hamilton em 2022, seu pior desempenho na categoria. Antes, tinha ficado em quinto duas vezes pela McLaren, em 2009 e 2011.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de Charles Leclerc, que precisava chegar na frente de Pérez e chegou, graças a uma (rara) boa estratégia da Ferrari — parar apenas uma vez para trocar pneus, contra os dois pit stops do mexicano. O monegasco mereceu o vice-campeonato. Ganhou três corridas (Bahrein, Austrália e Áustria), fez nove poles, subiu ao pódio 11 vezes. Não tem discussão.

NÃO GOSTAMOS da atuação de Sergio Pérez, que não conseguiu acompanhar Verstappen no início da prova e, por isso, a equipe nem teve como ajudá-lo a terminar na frente de Leclerc. A estratégia de duas paradas pode até ter sido equivocada, mas piloto tem peso nessas escolhas, também. O terceiro lugar no Mundial ficou de bom tamanho para um piloto que foi ofuscado pelo companheiro do início ao fim.

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Vai Vettel!
Vai Vettel!
1 ano atrás

Dos quatro títulos que Vettel conquistou, dois foram no braço e no talento.
O brasileiro realmente tem memória curta.

Pedro Veríssimo
Pedro Veríssimo
1 ano atrás

1 ponto:ao contrário do que Flavio Gomes pensa ninguém e obrigado a gostar de Vettel e tem todo o direito a ter a sua opinião,

2 ponto:voce está sempre a dizer os números da carreira de Vettel, ora isso que poderia ser um indicativo de qualidade (um deles apenas) e precisamente o ponto:e que Vettel não foi nada do que os números apontam, foi um terra campeão na imbatível Red Bull do seu tempo mas quando teve outros desafios foi banal como piloto

3 ponto:a luta pelo clima de Vettel e hipócrita, como viu que a sua carreira como piloto não ia a lado nenhum virou ecologista para bancar o “cara bom”

A propósito…

https://youtu.be/bRUSXzImFU4

Kkkkk… não dá pum não Vettel, o clima aquece…

É Melhor Jair Chorando
É Melhor Jair Chorando
Reply to  Pedro Veríssimo
1 ano atrás

Larga a mão de ser bocó, fera.

Lucas Orly
Lucas Orly
1 ano atrás

Tomara que a Mercedes mantenha o número à la Valentino Rossi no carro do Hamilton ano que vem, ficou um contraste bem bacana

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Comecei considerando o Vettel um piloto sem mérito e superestimado. Hoje, eu o considero um grande campeão, um grande piloto e, acima de tudo, um grande sujeito.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Somos dois.

Pablo
Pablo
1 ano atrás

Você viu o puxão de orelhas que o Mick tomou quando estava fazendo zerinhos no fim da prova? Ele estava tentando celebrar sua despedida da equipe e o rádio foi curto e grosso: “stop doing donuts please”. O Mick respondeu seco também: “Love you too”.

Mick’s radio when doing donuts instead of getting a farewell message. : formuladank (reddit.com)

Vai Vettel!
Vai Vettel!
1 ano atrás

Sergio Pérez, se continuar assim, vai terminar que nem o Daniel Ricciardo. O australiano correu, correu, correu e nem vice foi.