TAMBAY, 73
Foi-se mais um dos grandes. Patrick Tambay foi chamado pela Ferrari para substituir Gilles Villeneuve, numa das maiores tragédias da história da equipe. Honrou as cores de Maranello.
Foi-se mais um dos grandes. Patrick Tambay foi chamado pela Ferrari para substituir Gilles Villeneuve, numa das maiores tragédias da história da equipe. Honrou as cores de Maranello.
O saudoso Mauro Forghieri dizia que o Tambay foi um dos dois grandes pilotos de teste com os quais ele já trabalhou. O outro era o Chris Amon. Surpreendente pra quem já teve um Niki Lauda na equipe. Num intervalo de um teste de pneus em Jacarepaguá no longínquo 1983, o Tambay conversou com o meu pai por quase meia hora. Era uma pessoa atenciosa e acessível. Ele se vai, enquanto isso ratos e motoristas de fascistas continuam por aí, espalhando ódio e boçalidade.
É verdade que quiseram aposentar o 27 da Ferrari, mas não foi permitido, e Tambay teve de correr com o 27 ??
Essa Ferrari, a 126 C2, está, na minha opinião, entre as F1s mais bonitas de todas. Pena que foi uma verdadeira cadeira elétrica, nela morreu Gilles (substituído pelo Patrick) e se feriu gravemente Renè (com Mario terminando a temporada). Li em algum lugar, inclusive, que por causa disso o comendador mandou destruir os chassis do modelo ao final da temporada, mas não sei se é história verídica.
Não é o René Arnoux, era o Didier Pironi que se feriu no acidente em Hockenheim. O Arnoux foi piloto da Ferrari no ano seguinte.
Verdade.
Vencer em Imola como ele fez em 1983 foi mais memorável que muito campeão.
A vitória dele, em Imola (1983), certamente está numa daquelas cenas históricas. Ser retirado do carro e ser carregado pela torcida ferrarista, não é pra qualquer um. Vá em paz!!!
Pra mim, o capacete mais bonito da F1 .. quando garoto desenhava o layout do Tambay … esse design só perde pro do Moco
Concordo em parte: perde pro do Moco, pro do Gilles e pro do Emerson.
Mas era bem bonito.
Era o meu piloto preferido da F1 na minha infância. Pilotava a Renault #15.