N’UOL

Pedi ao incrível ChatGPT para escrever um parágrafo sobre o acidente de 1990 entre Senna e Nakajima em Interlagos e ele me informou que, infelizmente, o carro do brasileiro pegou fogo naquela batida e ele morreu horas depois num hospital. A burrice artificial é tema de minha coluna de hoje no inteligente portal. Para ler, aqui.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel Barreto
Gabriel Barreto
1 ano atrás

O ChatGPT é mais um expoente da extrema direita brasileira. Breve será o deputado federal ou senador mais votado do país! Discípulo do Malafaia e filiado ao PL, voa garoto!

Danilo
Danilo
1 ano atrás

Acho que quando a IA tentar tomar o poder como naqueles filmes do fortão, vc será o primeiro da lista a ser eliminado pela sacanagem com… esqueci o nome. Mas vamos lá…, algum programador deve ter uma resposta para esse show de horrores e bem provável que ainda diga que vc colaborou para o aprendizado e bla bla bla… O Homo Sapiens após uma penca de anos de processo evolutivo ainda se mostra bem meia boca – demonstra que não aprendeu nada com os absurdos de todos os séculos… – mas ainda insubstituíveis. Eu quero estar enganado – tenho 2 criaturinhas que ainda me fazem ter esperança – mas a chance de avacalharmos geral é forte, sempre nos superamos em nos auto destruir. Deus (oi…), pátria ( é sério isso???) e família (que deveria realmente significar algo).

Adler
Adler
1 ano atrás

Resposta do Bing Chat (que usa a tecnologia do ChatGPT mas tem acesso a Internet)

In the 40th lap of the 1990 Brazilian Grand Prix, Ayrton Senna was leading by over 20 seconds ahead of Alain Prost, who had overtaken Gerhard Berger for second place on lap 35. Senna had lapped most of the field, except for Prost, Berger and Nelson Piquet⁴.

Satoru Nakajima was running in sixth place, behind Nigel Mansell and Riccardo Patrese. He had pitted for new tyres on lap 27 and was about to be lapped by Senna for the second time⁴.

As Senna approached Nakajima on the main straight, he waved his hand to signal him to move over. Nakajima moved to the right, but Senna also moved to the right and nearly hit him. Senna then switched to the left and passed Nakajima before Turn 1⁶.

The incident did not cause any damage or penalty for either driver, but it was a close call that could have ended Senna’s race. It also showed how dominant Senna was at Interlagos, where he had taken pole position by over a second and led every lap until his retirement⁴.

Christiano Bianco do Carmo
Christiano Bianco do Carmo
1 ano atrás

Sensacional as perguntas, Flavinho!!!

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
1 ano atrás

Ao menos consegue ser mais conciso que o Carluxo… no mais, qual a utilidade dessa tranqueira, além de ser uma ferramenta para desenvolver fake news em massa?

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Hoje, passei pela porta da Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Enorme desgraça, como escreveu Guimarães Rosa na primeira frase do conto “Os irmãos Dagobé”. Fechada, livros sendo retirados pelas editoras. Não vou entrar no mérito do que a Cultura era como empresa e empregadora, mas no que simboliza a queda de algo que abasteceu milhões de pessoas com literatura e cultura em geral.
As pessoas hoje não querem pensar com profundidade, não querem se cansar refletindo. Querem respostas prontas, rápidas. Se algo ou alguém fizer isso por elas, acharão ótimo. Por isso, aberrações como autoajuda, coaching, influenciadores e ChatGPT têm sucesso e conquistam pessoas cada vez mais imbecis e alienadas, para não dizer burras mesmo. É duro pensar que gente do naipe de Tony Robbins, Robert Kiyosake e Olavo de Carvalho venderam, ou vendem ainda, milhões de livros. Todos embusteiros, todos.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
1 ano atrás

De fato, a amizade entre Hamilton e Masi é algo marcante rsrs.

Ótima coluna!

Iuri Jacob
Iuri Jacob
1 ano atrás

Flávio, fiz a mesma última pergunta pro ChatGPT, mas ao invés da palavra “belo” usei a palavra “horroroso”. Veja o resultado. ChatGPT: “O projeto de autódromo em Deodoro, no Rio de Janeiro, tem sido objeto de intensa controvérsia e preocupação. Alguns argumentam que ele representa uma ameaça às comunidades locais, que já enfrentam graves problemas de segurança e preservação ambiental. Além disso, há preocupações quanto à destruição de importantes áreas verdes e ao impacto negativo que o projeto pode ter na qualidade de vida das pessoas na região. Outros argumentam que o autódromo trará empregos e atrairá investimentos para a área, mas esses benefícios precisam ser pesados ​​contra os custos sociais e ambientais potenciais. De qualquer forma, é importante que as decisões relacionadas a este projeto sejam tomadas com cuidado e considerando todas as perspectivas envolvidas.”.
Ou seja, ele literalmente te coloca numa bolha, dependendo da forma que se pergunta.

Last edited 1 ano atrás by Iuri Jacob
Formiga
Formiga
1 ano atrás

Precisamos levar em conta que essa versão disponibilizada parou de ser “treinada” com dados até 2017. Ela continuou sendo aprimorada, mas deve ser coisa interna deles e agora da Microsoft.

Formiga
Formiga
1 ano atrás

Ele informa que o Palmeiras foi campeão mundial em 1999, vencendo o Manchester United por 1×0 gol de Alex Mineiro.

Por ai já dá para saber a precisão.

Victor Penteado
Victor Penteado
1 ano atrás

É bom pra encher linguiça hein

Fabio FC
Fabio FC
1 ano atrás

Perguntei ao distinto ChatGPT o que rola à boca pequena das camadas mais profundas da deep web: É verdade que Flavio Gomes e Jair Bolsonaro eram amigos? R = Sim, é verdade! No final dos anos 70 e início dos 80, na aprazível Campinas, os dois eram vizinhos e amigos. Por incrível que pareça, Gomes era um aspirante a jornalista com volumosos cabelos loiros! Certo dia, Gomes salva o amigo de um acidente com mamadeira de piroca que o vitimaria fatalmente. Em agradecimento, Bolsonaro presenteia Gomes com uma pequena gráfica e um jogo de tabuleiro para brincar de repórter. Meses depois, um incêndio toma conta da gráfica e Bolsonaro com seu fôlego de atleta consegue apagar as chamas. Porém, o super-sopro destrói uma importante matéria que daria o Pulitzer e derruba algum material sobre a cabeça de Gomes que fica careca após o acidente. A partir deste dia, Gomes passa a odiar Bolsonaro e o declara seu arqui-inimigo.

Flavio
Flavio
1 ano atrás

Enquanto lia as respostas da IA, sempre me vinha a imagem do Rolando Lero, escolinha prof. Raimundo. O cara não sabia nada mas sempre com respostas rebuscadas e aparentemente bem completas rsrsrs

Lucas
Lucas
1 ano atrás

Que loucura essa “ferramenta revolucionária”

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

O ChatGPT é bem burrinho mesmo, mas ajuda quando a produção de algum texto – não oficial e nem jornalístico claro – precisa ser elaborado. Se continuar insistindo, contextualizando e pedindo mais informações ou mesmo resumos mais elaborados, chega-se a textos “interessantes”. É preciso, no entanto, confirmar as informações fornecidas.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

A burrice ainda maior foi a acadêmica, há quase 10 anos. Ótimo exemplo do que são muitos programas de pós e artigos publicados durante dissertações e teses.

https://www.scoop.it/topic/educacao-3-0-uma-jornada/p/4017064728/2014/03/05/120-artigos-cientificos-foram-criados-em-gerador-de-lero-lero-e-ninguem-percebeu?

Peixe
Peixe
1 ano atrás

Bom.., não dá pra negar que o bichinho tem criatividade né?