BAH & KOO (3)

Pérez, P1 no Azerbaijão: prova sem graça, vitória importante

SÃO PAULO (sonolento) – Sergio Pérez ganhou o GP do Azerbaijão hoje em Baku. Encostou em Max Verstappen na classificação e a Red Bull garantiu sua terceira dobradinha em quatro corridas na temporada com o holandês em segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, fechou o pódio. O mexicano chegou à segunda vitória no ano, sexta na carreira e quinta em circuitos de rua. Ontem, Checo já havia vencido também a Sprint. Foi o melhor fim de semana de sua carreira na F-1. Na tabela de pontos, Verstappen tem 93 e Pérez, 87. Fernando Alonso, quarto hoje, é o terceiro com 60 pontos.

A prova teve raríssimas disputas e emoções. Max perdeu a corrida por ter feito seu pit stop segundos antes da entrada de um safety-car no início da prova, após batida de Nyck de Vries. Deu azar. Pérez aproveitou, ganhou a ponta e não largou mais. Dali até o final, o que se viu foi uma procissão pelas ruas da ex-república soviética banhada pelo Mar Cáspio.

Domingo que vem tem corrida de novo, o GP de Miami — novamente um circuito urbano, que estreou no calendário no ano passado.

O GP de Baku foi modorrento do início ao fim. Não houve surpresas quando os cobertores dos pneus foram retirados no grid e quase todo mundo – as exceções foram De Vries, Ocon e Hülkenberg – apareceu com pneus médios. A largada foi das mais civilizadas dos últimos anos, sem toques, batidas, xingamentos, dedos do meio ou bananas. “Posso passar aqui, senhor?”, dizia um “À vontade, querido!”, respondia o outro. “Se precisar, posso me afastar um pouquinho mais”, acrescentava um terceiro.

Leclerc, o pole, sustentou a ponta no início, mas sabia que era questão de tempo até ser ultrapassado por Verstappen, posto que o ritmo de corrida da Ferrari só é bom por, sei lá, cinco minutos. Na quarta volta, Max abriu a asa, fez tchauzinho e foi embora. Resistência zero. Pérez, em terceiro, notou a facilidade e engoliu Charlinho na sexta.

É triste dizer, mas naquele momento, apenas seis voltas de 51 previstas, a corrida tinha acabado. A não ser, claro, que algo estranho acontecesse.

Alonso: só gentilezas com Stroll

Naquela calmaria, foi uma fofura a troca de mensagens de rádio na Aston Martin. Em sétimo, Stroll falou para seu engenheiro que não iria atacar Alonso, em sexto. Alonso, por sua vez, ao ser informado da gentileza, agradeceu e se colocou à disposição caso o filho do dono da equipe quisesse ultrapassá-lo. “Não se incomode”, respondeu Lance, educadíssimo. “Estou muito bem aqui.” “Agradecido”, devolveu o bicampeão. Fernandinho chegou a sugerir que Stroll usasse o mesmo esquema de distribuição de carga dos freios que tinha adotado. “No meu carro está ótimo!”, assegurou. “Obrigado, príncipe, vamos passar para ele. Aproveitando, Lance mandou lembranças à linda Taylor”, respondeu o engenheiro pelo rádio. E seguiram ambos atrás de Hamilton, o quinto, que por sua vez gravava stories para seu “insta”.

Lewis foi chamado para os boxes na volta 10. Voltou em 13º atrás de uma fila gigantesca de carros. Foi quando De Vries bateu sozinho no muro e Verstappen entrou voando para trocar pneus. Aí o safety-car foi requisitado. O problema para o líder é que demorou um pouco para seu acionamento. Para Pérez, que estava em segundo e muito perto do companheiro, o ligeiro atraso no chamado do safety-car foi providencial. Pôde fazer sua parada em ritmo lento, enquanto Max o fez sob bandeira verde.

Checo deu sorte no safety-car: liderança até o final

O prejuízo do holandês foi razoável: perdeu a liderança para Checo e ainda viu Leclerc ganhar sua posição. Caiu para terceiro. Com o safety-car na pista, todo mundo aproveitou para fazer seus pit stops. Ocon e Hülkenberg, que largaram de pneus duros, eram os únicos sem paradas, em oitavo e nono.

Concluída a bateria de trabalho na borracharia, os maiores prejudicados foram Hamilton, que despencou para décimo, e Verstappen. Os pneus duros foram escolhidos por todos, para que pudessem ir até o final da corrida. No fim da 13ª volta o safety-car recolheu-se à sua insignificância e Max não perdeu tempo. Foi para cima de Leclerc na relargada, passou e assumiu o segundo lugar. Alonso, por sua vez, mergulhou lindamente sobre Sainz e pulou para quarto.

Hamilton, então, terminou de subir seus vídeos no TikTok e foi para cima de quem estava na frente. Passou Hulk, Ocon e Russell e subiu para sétimo. Depois, superou Stroll e foi para sexto. A briga mais séria aconteceria mais adiante, pela vitória, entre Pérez e Verstappen. Era o “algo estranho” de alguns parágrafos acima, motivado pela batida de De Vries. A dobradinha da Red Bull não estava ameaçada por nada nem ninguém. A dúvida era: quem iria chegar na frente?

Mexicano comemora: seis vitórias na carreira

A impressão que se tinha àquela altura da corrida, lá pela volta 26, metade do GP, era de que Verstappen cozinhava o galo para decidir o que fazer nas voltas finais. Falsa impressão… Assisti à corrida na minha segunda tela, graças ao plano Ultra Plus Platinum da F1TV, de dentro do carro do holandês. Isso para ouvir as conversinhas fiadas dele com o engenheiro. E só o último falava. Um narrador calmo e sereno e um piloto aparentemente conformado com o segundo lugar. Mera burocracia. “Max, por favor, coloque o botão amarelo na posição 7. Obrigado, Max. Max, por favor, gire o botão verde até a posição ON. Obrigado, Max. Max, observe a beleza dessa construção medieval à sua esquerda. Obrigado, Max. Max, já decidiu qual será o cardápio para hoje à noite? Obrigado, Max.” De Max, silêncio total. Nem a comida escolheu.

O problema para ambos, engenheiro e piloto, era Pérez. O mexicano, que ganhou a liderança de graça com a parada do holandês nos boxes e já havia vencido a Sprint ontem, estava animadíssimo e começou a escapar do parceiro. Na volta 30, a diferença superava a casa dos 2s. Para Verstappen, uma dificuldade extra, já que só poderia tentar a ultrapassagem quando fosse possível abrir a asa móvel.

A verdade é que as coisas não estavam muito boas para o líder do campeonato. Seu carro começou a ter um comportamento errático e o engenheiro aumentou a frequência de orientações. “Max, ligue o interruptor à direita e digite seu código do banco, por favor, o mesmo que usa no caixa eletrônico, não o da internet. Obrigado, Max. Max, aponte seu celular para o QR code que aparece na sua tela e use o cupom MAX2023. Obrigado, Max. Max, pisque o olho direito três vezes e enfie o dedo médio na orelha esquerda. Não, não pode tirar o capacete, Max. Obrigado, Max.”

Fim do GP: terceira dobradinha da Red Bull em 2023

Nada dava resultado. E, na corrida, nada acontecia. Pérez, Verstappen, Leclerc, Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll e Russell eram os oito primeiros, separados por distâncias que não sugeriam grandes disputas. A dez voltas do final, Checo já tinha quase 4s de vantagem para seu companheiro.

E foi assim, um porre até o final. Nos últimos minutos houve uma batalha a distância pela volta mais rápida da corrida, com Verstappen e Alonso se revezando na honraria. Mas a Mercedes acabou com a brincadeira dos dois, parando Russell na penúltima volta e colocando um jogo de pneus macios em seu carro. Ele não perdeu posição nenhuma e ganhou o pontinho extra.

Pérez recebeu a quadriculada 2s1 antes de Verstappen. Leclerc ficou em terceiro e foi ao pódio pela primeira vez no ano. Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Norris e Tsunoda fecharam a zona de pontos. Pelo rádio, Verstappen ouviu de Christian Horner que “a temporada é longa” e “Checo deu sorte na entrada do safety-car”. Respondeu que estava tudo bem, acontece.

Foi o pior GP do ano. Mas, como disse o chefe da Red Bull, a temporada é longa. Não será boa, o time austríaco vai ganhar o campeonato com um pé nas costas (até agora, venceu as quatro corridas de 2023), Verstappen será o campeão, e o jeito é torcer por umas corridinhas boas até o fim do ano.

E torcer, também, para que quase-tragédias não aconteçam. Vejam na primeira foto da galeria acima a entrada de Ocon para trocar pneus na última volta da corrida. Os comissários estavam posicionados para cercar o Parque Fechado e organizar os fotógrafos, que também estavam por ali para clicar a festa dos pilotos e das equipes. Por muito pouco não deu uma merda federal.

Hoje às 19h lá no meu canal no YouTube tem o “Fórmula Gomes” para analisar a corrida de Baku, espero todos!

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Acho engraçado o Perez. Parece ser um cara que não sabe andar atrás. Se assim ele estiver ..não é ameaça pra Verstappen…nem aqui e nem na China. Reclamando do carro e tudo…o Verstappen ia vence-lo não fosse ser chamado antes do safety car. Quando Perez está atrás….parece que apaga. Tal qual Bottas. Que a Mercedes arrume logo esse carro, pelamordedeus.

Eduardo Andrade
Eduardo Andrade
1 ano atrás

A fórmula 1 precisa acabar com o DRS urgentemente

Marcus
Marcus
1 ano atrás

É realmente preciso haver 23 etapas, incluindo pistas inexpressivas como Jeddah, Baku, Abu Dhabi e a trilogia estadunidense em toda a sua cafonice gloriosa?

Last edited 1 ano atrás by Marcus
CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

É a primeira das vitórias de Pérez em que ele simplesmente “arrebentou” com Verstappen.

Foi melhor em tudo, controlou as provas do seu jeito, supremo. Vem subindo de nível o mexicano.

Russel foi ao rádio dizer que sua relargada foi uma verdadeira merda. Sincero o menino.

Leclerc enfim estreou em 2023.

Alonso segue sendo o melhor piloto do ano. Impressionante o espanhol tirou seu conhecimento da Alpine (ladeira abaixo) e acrescentou demais na Aston Martin.

Albon, Piastri e Bottas dividindo a mesma curva foi divertido. Já Stroll e Russel disputando corrida dentro dos boxes foi perigoso. Porém nada ganha do momento assustador de Ocon entrando nos boxes para trocar pneus. Quase uma tragédia. Aliás Ocon fez 50 voltas com o mesmo composto em um ritmo aceitável.

Russel ficou metade da corrida tentando passar Stroll, Hamilton o mesmo período tentando passar Sainz, ambos sem sucesso. E tem gente que acha que o DRS não devia existir.

De Vries encosta no muro e quebra a suspensão, Stroll no mesmo ponto encosta igual e sequer descalibra o pneu.

E Bottas segue sendo a decepção do ano. Uma repetição de Ricciardo.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

Francamente, não curto o DRS, são disputas pra lá de artificais, mas a F1 atual é totalmente dependente do aparato, então fazer o que? De qualquer forma, com ou sem DRS, o fato é que desde o ano passado a Mercedes sofre em retas. Incompreensível que tenham dobrado a aposta em um conceito que não deu certo em 2021.

Marcus
Marcus
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

Bottas decepção? Ponha na perspectiva correta, a Alfa só vai cumprir tabela até o fim do ano e tchau. Nem o Ricciardo foi decepcionante como a decepção de fato de 2022 e deste ano: a McLaren.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Bottas andou em último no Azerbaijão, andou em último na Austrália e andou em último na Arábia Saudita. Com pneu vermelho, lilás, branco, azul, cinza, amarelo e verde musgo.
Muito, mas muito ruim a performance do piloto que tem muita qualidade. Ricciardo também bom piloto fez um 2021 e 2022 de se esquecer.
Bottas está indo para o mesmo caminho, independente de ter um dos piores carros do grid.

Rael Gugelmin Cunha
1 ano atrás

A corrida foi chata, mas o texto foi excelente! Obrigatório sempre conferir o post pós corrida!

Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
1 ano atrás

Só Alonso tem nos salvado da mesmice. Ao volante ou ao falante…..

Marcus
Marcus
Reply to  Hilton Vaz Pezzoni
1 ano atrás

Fora que está felizão da vida, comendo muito bem.

Marcos Sousa
Marcos Sousa
1 ano atrás

Todo mundo racional e de sangue frio… Tá faltando porralouquismo nessa F1!

Marcus
Marcus
Reply to  Marcos Sousa
1 ano atrás

Porralouquismo? Com Toto Wolff, Horner, Gunther Steiner e Chase Carey? Não vai rolar, infelizmente.

Wagner
Wagner
1 ano atrás

O Alonso continua tão verdadeiro quanto uma nota de R$ 30,00. Elogia o parceiro pelo irrelevante detalhe que ele é filho do dono da bagaça. Lembrando da fábula do escorpião e do sapo: é da natureza dele.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Quem diria que um dia eu iria (putz, que tanto de rimas) torcer pelo perezba?

Junior
Junior
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

O moleque vai ser tri em série.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Junior
1 ano atrás

Que TRIsteza…

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
1 ano atrás

Até este fim de semana ainda podíamos usar o “Mundo está muito chato, mas a F1 é legal”… agora nem isso… até na sprint cagaram

Sandro
Sandro
1 ano atrás

Corrida chatíssima.
Miami provavelmente vai ser chata.
Pérez vai bem em corridas de rua.
Mas em pistas sem ser rua vai mais ou menos.
Se quiser superar Vespa vai ter que ser mais eficiente ao longo da temporada.
Só que não.
Red Bull sobrando. Claro que algum GP a concorrência vai ganhar.
Newey é um gênio.
Inexplicável a Honda ter tomado a decisão de sair da Red Bull quando está ganhando!
E foi em 2021.
Oficialmente é HRC na carroceria. Até 2025 a parceria com a RBR. Onde estará a Honda em 2026?
Aliás é e não é Honda a unidade de potência da Red Bull. Só para complicar a história: RBPT – Red Bull Power Train. Entre parênteses vai um (by Honda), um (HRC), etc.
Esse universo das corporações é complicado de entender. 🤔

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 ano atrás

Assisti a corrida de Baku da F1 , e a tarde vi Corrida da Indy , no belo
circuito de Barber. São corridas de monopostos , do qual a F1 precisa
se reinventar , pois comparando as duas corridas a da Indy foi muito
melhor para quem gosta de automobilismo . Como disse nosso
escriba , Perez assumiu a ponta acabou a corrida. A Indy teve
4 corridas esse ano 4 vencedores diferentes , a F1 vai até o fim
do ano com apenas dois….

André
André
1 ano atrás

Corrida a parte, só posso falar sobre uma coisa.
Outro dia vi você comentar que a maioria das pessoas não presta mais atenção em texto escrito e quer tudo em vídeo.

O que é verdade.

Mas espero sinceramente que não pare de postar sobre as corridas e a F1 em forma “escrivinhada”.
Que prosa! As traduções que você faz sobre rádio dos pilotos são as melhores. Kkkkk

Edson Asfora
Edson Asfora
1 ano atrás

Corrida mequetrefe. Uma das piores dos últimos anos. 😔

Thiago Cerqueira
Thiago Cerqueira
1 ano atrás

Não sei o Perez, mas eu tô sonhando demais com o título dele. 1 é latino-americano, 2 imagina a festa que o mexicano vai fazer se o Checo ganhar??? Vai faltar tequila no mundo

Etevaldo
Etevaldo
1 ano atrás

Corrida muito monótona. A Liberty deve estar pensando em tornar as bandeiras vermelhas obrigatórias em todas as provas. Só com artifícios desses há uma esperança de animação.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Etevaldo
1 ano atrás

Não dá ideia…

Sergio Trancoso
Sergio Trancoso
1 ano atrás

O De Vries tá uma tragédia. Precisa melhorar muito e rápido. Gostei da corrida do Alonso. No mais, corrida monótona

Lucas Freire
Lucas Freire
1 ano atrás

Ótimo artigo, como de costume! E a corrida foi mesmo um porre!

Tony Mietto
1 ano atrás

Sr. Gomes, venho por meio deste informar a V.Sa. que leio seu blog sim. Só não me atrevo a comentar mais amiúde porque depois de experimentar o privilégio e a honra de ler um conteúdo tão rico e tão magistralmente escrito, me sinto um quase analfabeto-funcional incapaz de escrever uma resposta à altura!
Prometo melhorar, é óbvio, mas segue valeńdo a máxima “I’ll do my best, which doesn’t mean the best will be done!”

e-hugs! :-)

TM

Renan Diniz
Renan Diniz
1 ano atrás

Saudades de quando a Ferrari brigava por algo….

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 ano atrás

Rapaz, e não é que a Red Bull deu uma de Ferrari?

Qualquer criança que joga Play Station saberia que um carro naquela posição causaria um Safety Car.

Uma equipe prejudicar deliberadamente seu 1º piloto é das poucas coisas que eu nunca vi.

Tempos estranhos.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Max perdeu a corrida não por conta da estratégia, mas porque Perez foi melhor. Traduzindo Perez comeu Max com farofa no Azerbaijão.

Paulo Rickli
Paulo Rickli
1 ano atrás

Classificação chata , sprint sem graça , e corrida principal bem meia boca.

Rodney Domingues
Rodney Domingues
1 ano atrás

Realmente, a f1 não está a altura dos seus textos. É como escrever a resenha de um livro de auto ajuda de um norte americano. Sigamos com mais paciência, se possível.

Fernando Amorim
Fernando Amorim
1 ano atrás

Eis o cavalo subindo a montanha,
vem chegando então o Tchecooo.
Por onde passar, a justiça fará,
deixando a marca do Tchecooo.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Fernando Amorim
1 ano atrás

Tem tratamento pra isso, vc sabe né?

Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
1 ano atrás

É… valeu pelo texto inspirado pelas informações Ultra Plus Platinum Premium que só você tem.

Abraço

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

Será que vão deixar o Pérez sonhar ?

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Leonisio Barroso
1 ano atrás

Seria divertido, mas não. Embora, convenhamos, Max é muito mais piloto e ganharia de qualquer forma. Como aconteceu na disputa entre Vettel e Webber em 2010.

Felipe de Souza
Felipe de Souza
1 ano atrás

Admito que só pulei do sofá quando vi o Ocon entrando nos pits. “CARALHO!” foi o que exclamei!
Ninguém ali conhece a expressão “só acaba quando termina – ou na bandeirada?”

WRC
WRC
1 ano atrás

Blogueiro, o “piloto medíocre” venceu a segunda no ano.

Bruno
Bruno
1 ano atrás

Já escrevi e reescrevo. Sprint race do jeito que é aplicado é anticlímax, a ordem de forças não muda. Vejam os resultados de todas as corridas sprint, o resultado final não muda para o dia seguinte.

Odair Pereira
Odair Pereira
1 ano atrás

Muito bom o texto . Parabéns

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
1 ano atrás

Não vai acontecer, mas seria bom que o Perez desse uma de Nico Rosberg e brigasse duro. É a única e remota possibilidade desse caneco mudar de mãos.

Renato
Renato
1 ano atrás

A prova foi tão sonolenta quanto a sprint …

Luis Claudio M Oliveira
Luis Claudio M Oliveira
1 ano atrás

Acordar às 7 no domingo pra ver essa chatice foi de doer, torçamos por melhores corridas ao longo do ano, ou vai ser dureza.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Luis Claudio M Oliveira
1 ano atrás

A corrida foi as 9h.

Igor
Igor
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Aqui pra mim foi às 8:00.

Marcus
Marcus
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Transmissão começou às 7, corrida às 8.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Em Baku foi as 16h.

Tom
Tom
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Não!,foi às 15h

Marcus
Marcus
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Errado, foi às 15h.

Marcus
Marcus
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Em Roma, às 12h. No Nepal, às 16:45.

Junior
Junior
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Gente! Eu dormi e nada perdi.

Jean
Jean
1 ano atrás

Delícia de texto, como sempre.

Perez mereceu a vitória, aguentou firme e Verstapen não conseguiu alcançá-lo. Se a sua atuação fosse sempre assim, teríamos uma disputa pelo campeonato este ano.

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Não contavam com minha astúcia ! ( de novo )

Carlos Sato
Carlos Sato
1 ano atrás

Multi 21, lembram?
Perez fez uma corrida precisa. Antes mesmo da parada de Verstappen, e do safety car, reduziu a direrença para o holandês a míseros 0,4 s. Se a Red Bull iria permitir uma disputa entre ambos não se saberá. Mas para Perez, o sol brilhou e ele aproveitou e se agarrou a essa chance. Venceu com autoridade.
Esse safety car, e a consequente relargada foram os únicos momentos de alguma emoção na corrida. A Ferrari perdeu como sempre. Aston e Mercedes se alternando. E depois o resto. Daqui a uma semana, provavelmente mais do mesmo, com o adicional da cafonice estadunidense.

Marcus
Marcus
Reply to  Carlos Sato
1 ano atrás

Se Miami já é a desgraça que é, e ainda por cima sendo reduto do gado, imagina o show de horrores que vai ser Las Vegas.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
Barreto
Barreto
1 ano atrás

Se o De Vries não bate não teria acontecido nada na prova.
Na Sprint se Russel e Verstapen não se esfregassem também não teríamos o que comentar.
Tá difícil.

Marcus
Marcus
Reply to  Barreto
1 ano atrás

De Vries que chegou botando uma banca enorme, igual ao Piastri. Até agora, só levou ferro do Tsunoda.

Rafael N
Rafael N
1 ano atrás

Prova não foi uma Brastemp, ok .
Mas foi uma bela vitória do Perez, o que me traz uma certa esperança dele repetir o que Rosberg fez em 2016, contra um imbatível Hamilton a época. A ver…

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Rafael N
1 ano atrás

Seria bom, mas acho que ele vai repetir o Webber, e olhe lá… o australiano foi mais constante naquela temporada. Fora das pistas de rua, o desempenho de Pérez deixa a desejar.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Rafael N
1 ano atrás

Perez repetir Rosberg, teria que nascer de novo…. umas dez vezes.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Corrida chata demais. Sem grandes expectativas para o primeiro show de cafonice da temporada, da semana que vem, que só americanos podem fazer.

Last edited 1 ano atrás by Marcus