LA CUCARACHA (2)

Peço perdão à minha meia-dúzia de leitores pelo horário. Tivemos um problema técnico nos servidores do blog (ficam nos EUA) que só agora, quase meia-noite, foi resolvido.

Pérez, P1: terceira vez na carreira

SÃO PAULO (errar é humano, mas é melhor errar menos…) – Sergio Pérez, quem diria… Está nas nuvens, o mexicano. Graças a um erro de Max Verstappen — raro, incomum,
fortuito, insólito, inaudito, ocasional –, Checo fez a pole para o GP de
Miami, a quinta etapa do Mundial de F-1, no estacionamento do estádio dos
Dolphins. O holandês, líder do campeonato, bobeou em sua primeira tentativa de
fazer tempo, deu uma rabeada numa curva de alta, abortou a volta e estava prestes a abrir sua segunda “flying lap” quando Charles Leclerc bateu de novo, motivando
uma bandeira vermelha e encerrando a classificação. Sem tempo de volta, Max
larga em nono.

Checo já tinha um tempo bastante aceitável, e com ele assegurou sua segunda
pole no ano. Lembremo-nos de que vem de duas vitórias no fim de semana passado,
uma na Sprint e outra no GP do Azerbaijão. Nessa posição, com Verstappen bem
atrás no grid, é o favorito para ganhar mais uma. Fernando Alonso larga em
segundo. A segunda fila tem Carlos Sainz, da Ferrari, e Kevin Magnussen, da
Haas. Um milagre do dinamarquês.

Feita a introdução, segue o relato literário do sábado em Miami.

Leclerc: batida tirou pole de Verstappen

Com 29°C, nuvens no céu e menos gente do que os organizadores gostariam nas
arquibancadas, o Q1 começou com Ferrari e Aston Martin paradinhas nos boxes
enquanto os outros iam para a pista. Pista, diga-se, com todo respeito, mas sem
papas na língua, de merda: asfalto escorregadio e sujo, traçado sem imaginação,
a chatice que combina com a cidade. “Ah, você não gosta de Miami, por que você
não gosta de Miami? É tão linda, tem outlets!” Não, não gosto de Miami, acho
uma merda, quente, úmida, e caguei para os outlets.

A Ferrari saiu depois de alguns minutos e os astonmárticos foram os últimos
a registrar tempos. De cara Alonso se colocou em quarto. Quem tomou um susto
meio esquisito foi Hamilton atrás de Magnussen. Vinha rápido, a Haas na frente
muito lenta, Lewis sem saber direito o que fazer, foi no muro e lambeu a
proteção com o lado esquerdo de seu carro.

Depois de algumas voltas opacas, Verstappen fez 1min27s363 e enfiou quase
0s4 em Pérez, para deixar claro que, ali, quem mandava era ele. Pelo menos até
aquele momento. Leclerc, que estava todo feliz em primeiro até minutos antes,
viu seu tempo ser pulverizado em meio segundo. A três minutos do fim, drama
mesmo vivia a Mercedes, com seus dois pilotos fora da zona de classificação, em
16º e 17º. Para não falar da McLaren, com as duas últimas posições.

No fim, os mercêdicos passaram. Mas a dupla papaia ficou. Norris, Tsunoda,
Stroll, Piastri e Sargeant foram os eliminados. Desastre ianque: Sargeant, o
único do país que disputa o Mundial, e a equipe dirigida pelo americaníssimo
Zak Brown, que faz muita espuma e apresenta poucos resultados. A Haas salvou a
América. Houve surpresas, aí. Stroll, com a vice-líder Aston Martin? Os dois da
McLaren, mesmo Norris? Sim, surpreendente. Lance explicou depois que a equipe
fez uma ligeira bobagem, colocando pneus usados em seu carro. Foi igualmente
espantosa a passagem de De Vries para o Q2, ele que está na marca do pênalti e
vinha ocupando, com louvor, o último lugar em vários momentos dos treinos.
Ganhou uma sobrevida.

No Q2, Leclerc foi o primeiro a baixar de 1min27s, com 1min26s964. Mas
Verstappen foi ainda melhor, com 1min26s814 — que viria a ser o melhor tempo
do fim de semana, melhor mesmo do que a pole de Pérez. E o roteiro da xepa do
Q1 se repetiu, com a dupla da Mercedes deixando para os últimos minutos a
tarefa de passar ao Q3. Russell se virou e conseguiu avançar na bacia das
almas, em décimo. Lewis ficou em 13º, patético. Pela ordem, os degolados: Albon,
Hülkenberg, Hamilton, Zhou e De Vries. Duas surpresas: Bottas em sétimo e
Magnussen em nono. Foi a primeira passagem da Alfa Romeo ao Q3 no ano.

Na fase decisiva, Verstappen abortou sua primeira volta quando cometeu o já
mencionado e inabitual erro, deixando para Pérez o melhor tempo da primeira
bateria de voltas voadoras: 1min26s841. Leclerc também deu uma esfregada no
muro e não conseguiu um tempo bom. A três minutos do final, o holandês foi para
a pista de novo. Não tinha tempo registrado, ainda. Àquela altura, qualquer
coisa já seria lucro, pressionado que estava. Mas, então, a menos de dois
minutos da quadriculada, Leclerc bateu de novo. Ah, Leclerc… Bandeira
vermelha. E a direção de prova, com 1min36s de tempo restante para o fim da
classificação, foi rápida e avisou: a sessão não seria reiniciada, já que
ninguém conseguiria, mesmo, abrir volta.

Alonso, Pérez e Sainz: só se fala espanhol

Assim, Pérez garantiu a pole, apenas a terceira de sua carreira (as outras
duas foram em Jedá, ano passado e no começo desta temporada). Com Dom Fernando
Alonso El Fodón de la Primera Fila em segundo, para gáudio dos quarentões. Na
segunda fila, dois motores Ferrari: o de Sainz em terceiro e, creiam, o de
Magnussen, da Haas, em quarto. Gasly, Russell, Leclerc, Ocon, Verstappen e
Bottas fecharam o grupo dos dez primeiros.

Max em nono será bem divertido. Se ontem ele colocou ordem na casa e em
todos os treinos até o Q3 dominou o fim de semana, na hora H deu tudo errado.
Agora, corre o seríssimo risco de sair da Flórida na vice-liderança do
campeonato, porque Checo não tem nada com isso. Seis pontos atrás na
classificação, se vencer termina o domingo no Taco Bell comemorando a ponta na
tabela de pontos. O que deixaria o garoto enxaqueca injuriado, certamente.

A corrida começa às 16h30. Façam aí suas apostas: em qual volta Verstappen
estará em segundo? E o que acontecerá depois? Resumo da ópera, uma prova que
prometia bocejos pode acabar sendo bem melhor que a encomenda.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabiano
Fabiano
1 ano atrás

Max…. o melhor!

Fabio Florence
Fabio Florence
1 ano atrás

Tá mais que perdoado Gomov! O que seria da gente sem seus textos e análises, somos leitores do melhor escriba da internet pô!

MarcusJ Witzler
MarcusJ Witzler
1 ano atrás

Vai dar Perez! Verstarpen bate com o Magnunsem e abos fora! Alonso em segundo, Leclerc terceiro.

Formiga
Formiga
1 ano atrás

1/2 dúzia + 1.

Essa é para quem não acreditava que Leclerc ia dar trabalho para Max.

Vc viu o Adrian Newey trabalhando no carro do Verstappen? Toda hora estava ele com o caderninho vermelho em cima do carro dele. Quase que engenheiro de corrida.

Eric
Eric
1 ano atrás

Fiz questão de comentar, só pra mostrar que tem gente que lê e não comenta. Jamais abandone esse blog FG!

victor penteado
victor penteado
1 ano atrás

Eu nunca pensei que ia ter saudade dos autódromos do Tilke

Paulo E T Vasconcellos
Paulo E T Vasconcellos
1 ano atrás

gostei muito do comentário do Marko a respeito da segunda tomada do Max no Q3,que se revelou uma cagada ,circunstancial, claro

até quando uma equipe de ponta tem ficar no papai-mamãe na tática(como tática se todos fazem o mesmo?) dos treinos?

Carlos Sato
Carlos Sato
1 ano atrás

Mais uma vez Leclerc. Ferrari até tem um carro razoável, mas não tem pilotos a altura. Mercedes com seus altos e baixos. Fica claro que o carro se adapta melhor a algumas pistas e outras não. Aguardar o que vai acontecer em Imola, após as atualizações prometidas. Meio temerário o que fizeram, tanto no Q1 como no Q2, deixaram para o último momento tentar a volta rápida. Deu certo para Russel, mas Hamilton teve que lidar com muitos carros na sua tentativa e foi eliminado.
Perez agradece. Verstappen dominante, praticamente meio segundo mais rápido que o mexicano. Mas a corrida, mesmo com um carro muito melhor que os demais, terá alguns problemas. Asfalto liso, pista estreita com poucos pontos de ultrapassagem, não terá vida tão fácil assim. Ou não, mesmo porque circuito de rua pode produzir algumas surpresas.
Enfim, talvez por isso, se torne uma corrida interessante.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Max será o campeão com sobras, mas é inegável que Pérez mudou de prateleira.
Já Leclerc um dos caras mais azarados da F1, parece um estreante esse fim de semana. Tenha dó Charlinho.
Enfim um sopro de animo do Vartão. Ufa.

Fernando
Fernando
1 ano atrás

6 dúzia que sente falta dos seus textos.
Como não possuo conta no Instagram ou Twitter, o meu acesso aos seus textos é aqui.
Abs

Estevão
Estevão
1 ano atrás

Flavio, uma coisa que ninguém pode dizer de você é que você não é bom no uso dos sinônimos. Rs.

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
1 ano atrás

O medo do Checo é o Max vencer a corrida em condições normais… daí é pegar a sacolinha e o sombrero, e virar cantor de Mariachi !!

Marcio
Marcio
1 ano atrás

Palpite: Alonso vence

Barreto
Barreto
1 ano atrás

Depois da m…. é fácil comentar, mas por que, raios não soltaram o Verstapen uns 90 segundos antes do pelotão da segunda tentativa do Q3? Não aprenderam com Mônaco 2022?
E olha que a pancada do Lecrash não foi nos trechos de mureta colada na pista.
A RB anda confiante demais. Chega o terço final do campeonato e muitas punições por troca de peças e a vaca pode ir para o brejo.

Rafael N
Rafael N
1 ano atrás

Um dos meia dúzia aqui
Max em segundo na volta 5
E primeiro na volta 6
Cabou corrida, pode voltar a tv pro futebol

Eduardo inacio
Eduardo inacio
1 ano atrás

Mesmo que aos trancos e barrancos, Pérez é o herói que a fórmula 1 precisa. O que ele precisa eh bater em Verstapen e tirá-lo da corrida uma vez, para deixar o holandês maluco. Como fez Rosberg com Hamilton na Espanha no ano que foi campeão.

Caco Brandenburg
Caco Brandenburg
1 ano atrás

Daqui a pouco a imprensa brasileira começa os rumores de Drugovich na Ferrari
Kkkkkk

Paulo Costa
Paulo Costa
1 ano atrás

Viva o blog e seus leitores.

Fas
Fas
1 ano atrás

Sou um da dúzia de leitores

Felipe Gomes Cachada
Felipe Gomes Cachada
1 ano atrás

Até Max reclamar, vão deixando o veterano mexicano sonhar. Mas jajá acorda com o gosto amargo na boca. Não acredito que a Red Bull deixe livre a disputa, como fez a Mercedes sem 2016.
Parece-me que a lata de energético tem dono e é holandês.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Ele sabe que não são meia dúzia…são 9 no total. Além dos 9, tem mais dois….mas esses eu não conto muito: o Vestarpette Caps Lock e o comentarista Pollyanna do blog. Nunca falem mal do Leclerc…parem de falar dele (tô achando que ele é bem ruinzinho de cabeça)….mas ele que anda trazendo emoção pra coisa toda….errando.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bassi
Walter Netto
Walter Netto
1 ano atrás

Leio o blog há anos, já perdi a conta de quantos. Continue escrevendo. Muita gente ainda gosta de ler textos com mais de 140 caracteres.

Apostas: Se não der enrosco no pelotão intermediário, Max estará em segundo lá pela décima quinta volta.

O que acontecerá depois? Provável safety car, e disputa entre Max e Checo, com chances daquele assumir a ponta em detrimento deste.

É isso.

Walter Netto
Walter Netto
Reply to  Walter Netto
1 ano atrás

Primeira previsão cumprida

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
1 ano atrás

Max se enrosca com Magnussen, sai da prova, Checo vence e começa a acreditar que é o novo Nico Rosberg.

Edison
Edison
Reply to  Marcelo Duarte
1 ano atrás

Seria lindo isso

Klaus
Klaus
Reply to  Marcelo Duarte
1 ano atrás

Rapaz, pra ser sincero, eu queria ver o Pérez vencer no Hermanos Rodríguez. Irmão, ia faltar tequila no mundo…

Edison
Edison
1 ano atrás

Tá perdoado.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
1 ano atrás

Meia duzia nada, e eu estava aguardando a postagem do qualifying. Gratiluz…

Marcus
Marcus
1 ano atrás

A Reconquista hispânica da Flórida.

Ademir Campo Grande MS
Ademir Campo Grande MS
1 ano atrás

Não tem meia dúzia de leitores não! São muito mais, e como diziam , tem vida inteligente na madrugada!

Marcus
Marcus
Reply to  Ademir Campo Grande MS
1 ano atrás

Ele faz charminho, gosta de um confete. Valeu gastar o F5.