NA COMUNIDADE (2)

Alonso e Verstappen: aula de pilotagem em Mônaco

SÃO PAULO (que show!) – Max Verstappen não é normal. A pole-position que conquistou hoje em Mônaco pode ser colocada entre as maiores da história da F-1. Mas ele não achou: “A volta foi boa o bastante”, falou.

Boa o bastante? Tu tá falando sério, rapá? Tu viu o que tu fez?

A sessão que defina o grid para a corrida de amanhã estava chegando ao final de um jeito frenético que fazia algum tempo não se via. Primeiro porque Verstappen, o mais rápido no Q1, no Q2, na fila do mercado e no caixa do estacionamento do shopping fizera uma volta ruim em sua primeira tentativa. Depois da primeira leva de voltas rápidas, estava apenas em quinto no grid. Não era uma posição à altura nem dele, nem do carro, nem de tudo que havia realizado até ali no ensolarado Principado desde ontem.

Então ele voltou para a pista e fez o melhor tempo. Só que Ocon veio em seguida e pulou para primeiro. Não é erro de digitação, estou falando de Ocon, mesmo, aquele pirulão da Alpine. Aí passou Leclerc e roubou dele a posição. Ouviram-se rojões nas vielas dos morros da comunidade, Charlinho é de lá. Mal deu tempo de respirar e surgiu Alonso, do alto de seus quarenta-e-tantos, que pouco antes fizera uma volta daquelas guiando, como ele mesmo disse, “como um animal”.

Àquela altura, festejar a pole de El Fodón Quarentón era legítimo: o tiozão da F-1, o cara que renasceu na Aston Martin, o amante das flores que rega os vasinhos do motorhome e se preocupa com o companheiro de equipe, a versão madura e simpática do piloto que mais disputou GPs na história e que não ganha uma corrida desde maio de 2013, quando ainda defendia a Ferrari. Nós, que já ostentamos alguns cabelos brancos, demos um risinho de canto de boca e, no íntimo, murmuramos: chupem, xóvens.

Então veio o xóvem Max, 25 anos, barba que nem cresce direito, daqueles que falam “tipo” e “tá ligado”. Abriu a volta, foi mais ou menos no primeiro setor do breve circuito monegasco, passou por carros mais lentos, algo que atrapalha qualquer mortal, concluiu o segundo setor da pista 0s2 atrás, a pole de Alonso estava garantida, faltava só o último trecho, a tarefa era impossível.

Fechou a volta 0s084 à frente do espanhol.

Ah, vai caçar rapaz, vai.

Os tempos da classificação: Leclerc seria punido, caindo para sexto

De onde Verstappen tirou aqueles décimos, não se sabe. Foi sua primeira pole em Mônaco e 23ª na carreira. Nas estatísticas, é o 13º com mais poles na história e deixou para trás, vejam como é irônico o destino, o mesmo Alonso que estava pronto para redimir todos nós que já dobramos o cabo da boa esperança. Assim mesmo, em minúsculas. Xóvem desgraçado!

Só restou aplaudir de pé o moleque que fez uma volta “boa o bastante”. O próprio Alonso fez questão de ser o primeiro a cumprimentá-lo. Estava feliz com a primeira fila, claro. Afinal, a última vez que largou por ali em Mônaco foi em 2007, pole-position pela McLaren. Não, não dá para reclamar de um segundo lugar no grid. Mas que no fundo deve ter ficado com raiva do xóvem desgraçado, deve. Até eu fiquei.

Sorrisos aqui e ali, efusivos e sinceros, caras feias acolá. Se Mônaco teve seus heróis no sábado, os vilões também bateram ponto. O primeiro deles foi Sergio Pérez. Companheiro de Verstappen na Red Bull, o mexicano larga em último. Ele, que venceu em Monte Carlo no ano passado, conseguiu estampar o carro na barreira de proteção da Sainte-Dévote com sete minutos de classificação, ainda no Q1. Pediu desculpas à equipe e assumiu o erro. Um erro “idiota”, nas palavras de Helmut Marko, oráculo rubro-taurino cujo santo não bate muito com o do devoto de Nossa Senhora de Guadalupe.

Outro que saiu com uma tromba considerável e voltou para casa aborrecido — não é força de expressão, mora perto — foi Leclerc. Terceiro tempo, foi punido com três posições no grid e caiu para sexto porque atrapalhou a volta rápida de Lando Norris. Charlinho vive em Mônaco situação parecida com a de Rubens Barrichello em Interlagos em seus anos de F-1: só se dá mal. Ano passado, na pole, terminou em quarto. Foi a primeira vez na vida que terminou uma corrida nas ruas de sua comunidade. Até de carrinho de rolimã e autorama tinha problemas para chegar ao fim. Em 2021, também na pole, quebrou indo para o grid. Oh dia, oh vida.

Leclerc: muito azar correndo em casa

Já que começamos pelo fim, o Q3 da pole consagradora de Verstappen, que sejam cá listados os dez primeiros, só para poder dar uma sequência lógica a este texto secreto. Sim, sei que está lá em cima na tabela de tempos, mas não custa escrever, para poder elogiar um ou outro: Verstappen, Alonso, Ocon, Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly, Russell, Tsunoda e Norris.

Elogiemos Ocon, que de vez em quando dá o ar da graça. Vale o mesmo para seu companheiro da Alpine, em sétimo. O CEO do time, Laurent Rossi, deu uma comida de rabo geral em todo mundo alguns dias atrás, com o perdão da expressão que resvala no chulo, porque as coisas andam mal na casa francesa. São meros 14 pontos em cinco corridas. Ano passado, nessa altura, a equipe tinha 26. Pelo jeito, a chacoalhada funcionou.

Merece também uma palavra de apoio e consideração o simpático e minúsculo Tsunoda, que engoliu de vez, na AlphaTauri, o celebrado Nyck de Vries, cujo emprego está por um fio. Assim como Hamilton, o quinto colocado, faz jus a uma discreta exaltção.

Lewis teve um começo de sábado complicado, terminando o terceiro treino livre do fim de semana com o carro batido na curva Mirabeau. Nem foi tão forte, a panca (estou cheio de gírias em itálico, hoje), mas o resgate de seu novo carro, o W14 da Mercedes que recebeu aplicações de botox, implantes de silicone e cílios postiços, acabou sendo o momento mais aflitivo do dia. Uma grua ergueu o automóvel a uma altura indizível, ele balançou, parecia que iria se espatifar no chão — o que não seria de todo mau para a equipe, que teria justa desculpa para fazer um novo chassi –, mas tudo terminou bem. Foi devolvido aos boxes sem maiores danos. Os fotógrafos aproveitaram para clicar a viatura por baixo e correram aos boxes para vender imagens do assoalho novo às outras equipes. Ninguém quis comprar. “Merda por merda, temos a nossa”, disse um funcionário da Alfa Romeo.

W14 balança na grua: parecia que ia cair

A Mercedes admitiu que inventou uns acertos esquisitos para o carro do heptacampeão, que por muito pouco não ficou empacado no Q2. Conseguiu se classificar na bacia das almas, com o cronômetro já zerado. Tudo que Hamilton viu de bom no novo modelo ontem foi colocado em dúvida hoje. Num certo momento, pelo rádio, desamparado, disse ao engenheiro: “Meu, esse troço é muito ruim de guiar, difícil pra cacete, puta que pariu, que merda vocês fizeram no carro?”. (As palavras em inglês foram outras, mas reforço que tenho tentado traduzir para vocês as conversas entre pilotos e equipes com interpretações que auxiliem na compreensão.)

Este Q2 acabou eliminando Piastri, De Vries, Albon, Stroll e Bottas, que ficaram com as posições de 11º a 15º. Antes, no Q1, foram escorraçados da classificação Sargeant, Magnussen, Hülkenberg, Zhou e o desafortunado Pérez, sobre quem já falamos acima, mas nunca é demais dizer, ou talvez seja melhor gritar mesmo, em maiúsculas: PAREM DE ACHAR QUE PÉREZ VAI LUTAR PELO TÍTULO! Obrigado.

Fiquem sossegados, o texto gigantesco está chegando ao final. Notei, no entanto, que faltam fotos de carros na postagem, e é de carros que se trata, afinal. Apreciem as três escolhidas abaixo e depois voltem para o desfecho desta extensa publicação.

Já disse aqui outras vezes que em Mônaco tudo pode acontecer, porque é óbvio. Em algumas pistas não acontece nada nunca, mas em Monte Carlo o vencedor de um ano pode largar em último no seguinte com o mesmo carro (Pérez), uma corrida pode terminar com quatro sobreviventes e um obscuro francês de um time às portas da falência ganhar (Panis, da Ligier), um favorito pode ser acertado no Túnel durante um safety-car para a vitória cair no colo de um italiano que só sabia vender vinhos (Schumacher, o favorito; Trulli, o enólogo), times pequenos podem levar seus pilotos ao pódio (Senna, da Toleman, e Barrichello, da Stewart). E pode não acontecer nada, também, porque assim é a vida.

Mas acho que amanhã vai acontecer bastante coisa. Porque tem Alonso na primeira fila doido para ganhar uma corrida. Já disse, faz dez anos que ele não sabe o que é isso na F-1. Porque em Mônaco é fácil bater, porque em Mônaco a chance de um safety-car sempre existe, porque Pérez deve fazer alguma besteira, porque Leclerc anda uma pilha de nervos, porque três pilotos nunca correram de F-1 no Principado (De Vries, Sargeant e Piastri) e não vão conseguir dormir hoje à noite, e porque pode ser que chova.

Como vocês podem ver aí embaixo, amanhã o sol nasce às 5h54 em Monte Carlo e se põe às 21h. Gosto particularmente das informações sobre a primeira e a última luz: começa a clarear às 5h20 e às 21h35 o manto da noite cobre de vez o Principado e aí todos os gatos serão pardos. A prova começa às 10h de Brasília, 15h locais, e de acordo com a previsão extraída de confiável site do Timor Leste há 50% de chances de chuva ali pela hora da largada. Fraca, verdade, mas mesmo chuva fraca em Mônaco ajuda bastante.

Previsão para Mônaco amanhã: chance de chuva fraca

Seja como for, o espetáculo de hoje já valeu a pena. Verstappen deu mais uma demonstração do enorme talento que tem, talento que já o coloca entre os maiores de todos os tempos mesmo se resolver se aposentar amanhã para viver nos Lençóis Maranhenses. Ninguém faz uma pole dessas em Mônaco se não for um piloto excepcional, muito acima da média, ainda que considere que tenha feito apenas uma volta “boa o bastante”.

Nem vem, rapá. A gente te manja. O que tu fez foi História com H maiúsculo. Sem exageros, que não sou dado a eles. Mas que ninguém minimize o que esse holandês vem realizando nos últimos tempos na F-1. Ele é um monstro de verdade.

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marcos
marcos
9 meses atrás

Classificar uma classificação como “maior da história” ou “emocionante” é algo q nunca vou entender direito. Estão só correndo contra o relógio e muitas vzs n sabem o que o adversário fez ou esstá fazendo.. Qd vemos aquelas animações dos dois carros andando ao mesmo tempo, vemos q o max acertou apenas a última curva, q o fez ganhar os 3décimos q precisava. Bela volta claro, mas n é como se ele, de dentro do carro, soubesse q até aquele momento ainda estava atrás do Alonso.. provavelmente faria a mesma volta se tivesse saído antes, ai a volta “histórica” teria sido a do Alonso por ter chegado “tão perto”. Sim, to chato hj. Abrs

Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
9 meses atrás

Alguns dizem que corrida em Monaco se ganha no sábado. E eu estava torcendo MUUUUITO pro véio Alonso. Mas, sempre tem o Max…. e também comemorei a pole antes da hora, após as 2 primeiras parciais.
Bem lembrado: igual a Interlagos 2008, eu estava no Salão do Automóvel e a galera lá foi ao Céu e ao inferno em 30s…

Jader
Jader
9 meses atrás

Pérez, no final de semana, mostrou por que é mero coadjuvante e escudeiro do Verstappen. Bateu na “reta curva” e no dia seguinte tomou duas voltas do companheiro.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 meses atrás

A Pole foi boa, somente isso. Em meus 50 anos de F-1 já vi obras de arte muito melhores. A primeira pole do Rubens em SPA foi muito mais emocionante, contra um tal de Schmacher e um tal de Alesi que tentaram imitar o Rubens colocando penus slicks numa pista ainda umida e passaram vergonha na pista. Apenas uma lembrança… tem dezenas de poles melhores do que essa do espetacular (e meu piloto preferido) Max.

Andre
Andre
10 meses atrás

A F1 está um ixo. 20s em Monaco.
Não tem pra ninguém. E só colocar o carro no modo AI e colocar o seu Ze no assento pra foto.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Andre
10 meses atrás

E o Pérez?

Pedro Lima
Pedro Lima
10 meses atrás

Flavio Gomes não consegue interiorizar que a diferença não está na no piloto mas sim no carro, o Red Bull é uma espécie de Fw 14 dos tempos de hoje.
Mas Flavio Gomes na sua ânsia de encontrar mil e um pilotos maiores que o Universo diz que foi Verstappen.
E o carro!!!! que arrisca vencer todas as provas do mundial, Verstappen não está a dar 2 segundos por volta a um colega com o mesmo carro, está a ganhar décimas sobre outro carro, qual história???

E o carro!!!!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Pedro Lima
10 meses atrás

E o Pérez?

BARA
BARA
Reply to  Chupez Alonso
9 meses atrás

O Pérez é fraquíssimo…sempre foi…I crashed…I crashed…por isso essa distância para o Max que está sentado em um foguete…o Leclerc é o melhor piloto dos jovens aí….

lagerbeer
lagerbeer
10 meses atrás

E ele ainda tripudiou e tirou sarro dele mesmo e da própria volta dizendo que veio batendo trocentas vezes nos guard rails !!!

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 meses atrás

Quanto menos “xófem” e quanto mais “cringe” você fica , melhor você escreve. Pqp ( hoje pode, você usou vários), que texto!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
10 meses atrás

A minha honesta torcida pra amanhã (hoje) é que o Piquet espanhol e o Verstappen se enrosquem na primeira curva.

Edison
Edison
10 meses atrás

Toto Lobo reclamando que expuseram o assoalho da Mercedes… fala sério, quem vai querer copiar essa merd!!!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
10 meses atrás

Aliás, podemos dizer que essa volta de Mônaco 2023 foi aquela volta de Jeddah 2021 que dessa vez deu certo.

Lembro que na época o Al Caponso parou uma entrevista para admirar também.

Pena que àquela feita, encostou mais do que devia no muro.

Mas no final, tudo valeu a pena.

Rumo ao Octa…!

Ron
Ron
10 meses atrás

Fazia tempo que não via uma classificação tão disputada.
Estava torcendo por uma pole do Alonso, mas o “xóvem” Verstappen estragou tudo. Devido a isso e a não simpatizar com ele, dirigi-lhe umas amenidades após completar a volta, mas tenho que reconhecer seu trabalho e destreza.
Vamos se amanhã acontece alguma surpresa favorável a Don Fodón.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
10 meses atrás

Chuuuuuupa, Alonso!

P.S.: Também tive pena.

Wbj
Wbj
10 meses atrás

“Merda por merda, temos a nossa”, disse um funcionário da Alfa Romeo.
Sensacional !

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 meses atrás

Melhor carro + melhor piloto + MELHOR TERCEIRO SETOR DE MÔNACO
DA HISTÓRIA = POLI-POSITION….
Obs: nunca tinha visto os ajudantes de pista levantar um carro na mão,
hoje eu vi…
Com chuva , Max favorito , mas Mônaco é fora da curva…

Alexandre K
Alexandre K
10 meses atrás

Estava torcendo pro Alonso, mas nem fiquei tão surpreso assim. O que não quer dizer que não tenha sido espetacular.
Numa das voltas anteriores do Max (não sei se a primeira do Q3 ou a última do Q2) havia acontecido a mesma coisa, ele perdeu aprox. 0,2s no acumulado dos 2 primeiros setores e se recuperou no terceiro.
E, na volta derradeira, foi visível a diferença de pilotagem no último setor. Alonso arriscou menos, meio que procurou manter a boa vantagem que havia sido conquistada, e o Max atacou mais as curvas, saindo um pouco mais perto dos guard rails nos trechos finais.
O título já tem dono.
Mas o Alonso podia pelo menos vencer 1 neste ano, porque também está pilotando demais.

Natan
Natan
10 meses atrás

Como diriam os xóvens, essa ultima volta do Verstappen “foi putaria”. ótimo texto FG

Rodney Domingues
Rodney Domingues
10 meses atrás

Depois de entrar 10x no site, consegui me deliciar com seu texto magistral! Obrigado!

José Fernandes
José Fernandes
10 meses atrás

Quando Max passou pelo setor 2 na última volta da classificação, eu pensei em voz alta: só se fizer um milagre. Segundos depois minha esposa perguntou quem era o santo..

E alguém chama o Fábio Seixas para ele ler o texto que alguém escreveu sem ter visto 1 minuto da classificação.

CHAGAS
CHAGAS
10 meses atrás

Imagino que a geração mimimi, não tenha queixas da classificação emocionante de hoje ne? Povo chato do caraleo.
O “chefe” da Alpine reclamar com a dupla deste ano quando ela teve uma perda considerável de pilotos beira ao ridículo. Ano passado tinha 26 e esse ano 14, saiu o Alonso e entrou o Gasly ele queria que os pontos aumentassem?
A melhora de Tsunoda, coincide com a saída de Gasly e a entrada de De Vries. Tsunoda até ano passado era um imbecil veloz. Gasly = piloto médio. Enfim o japinha evoluiu bem, mas ganhar de De Vries 90% do grid ganha.
Perez além de bater bestamente, o fez em um ponto que só o guindaste podia remover, ou seja, assoalho do mago da RBR visível. Inacreditável.
Alonso fez primeira fila com Max no Canada ano passado.
Falando no espanhol a palavra que define ele esse ano, extraordinário. Imagine que um leitor que não acompanha F1 e aprecia o texto de hoje, pensa que Alonso tem o melhor carro do grid e Max fez milagre com carro inferior ao tirar a pole do espanhol. Mas Alonso tem o segundo, terceiro e as vezes o quarto carro do grid, e Max tem o melhor carro disparado. Alonso eleva o patamar da Aston Martin, engrandece o time, nos premia com sua pilotagem “animal”, duela de igual pra igual com o melhor piloto da atualidade que tem a melhor maquina em mãos.
Alonso vai enfartar o “chefe” da Alpine e os seus detratores.

Formiga
Formiga
10 meses atrás

Se chover amanhã o favoritismo dele aumenta. Da turma da frente o Alonso é mais ou menos, o Leclrec e o Ocon são muro. O podio se chover fica: Max, Hamilton, Alonso.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
10 meses atrás

Se alguém estiver interessado em catar cabelo de kool no chão. Pode passar lá no pit-wall da RedBull, que o Newey, o Horner e o Marko arrancaram os deles quando o carro da RedBull começou a ser içado mostrando o assoalho.

Carlos
Carlos
10 meses atrás

É certo que Verstappen já está entre os grandes da história da F1. Mas as negações são inevitáveis.
Afinal, sempre existem pessoas dizendo que Senna, Schumacher, Hamilton ou Alonso nunca foram tão bons assim…

Plinio
Plinio
10 meses atrás

A chatissima Mônaco proporcionou a melhor classificação da temporada. Aguardemos a procissão de amanhã.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Plinio
10 meses atrás

Foi.

Alexandre
Alexandre
10 meses atrás

Avisa isso pro Reginaldo Leme. Pq não disse um A sobre a pole… ” É, foi uma boa volta”… fosse outro piloto (sabemos quem) estaria chorando…

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
10 meses atrás

Hegemonia pode ser muito chata, mas também temos que valorizar o merecimento. Max está o fino, impressionante o que fez hoje!

Nilto
Nilto
10 meses atrás

Foi isso mesmo

лэонагдо мамед
лэонагдо мамед
10 meses atrás

Essas “traduções livres” são a melhor parte do texto. Bom demais kkk. E o menino Max é um dos mais talentosos que eu vi correr.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
10 meses atrás

Que pena para Él Fodón! O momento da comemoração nos box da Aston Martin lembrou a comemoração do “título” do Massa, em 2008. Foi por pouco.

Curiosamente, Alonso não acertou o terceiro trecho em nenhuma volta. E foi ali que Max reinou absoluto e foi buscar aqueles três décimos.

Foi bem legal a classificação. Vamos ver o que a corrida nos reservará.

Klaus
Klaus
10 meses atrás

Rapaz, tu tem é coragem de sobra pra escrever esse último parágrafo aí! A essa hora, as hamiletes estão em polvorosa (ainda se usa tal expressão?), juntando-se em enlouquecida turba, no intuito de lhe arrancar o couro e estendê-lo ao avesso à lua…(para as hamiletes mais radicais, esclareço que é só ironia tá)kkkkkkk. Que texto bom de ler. Por favor não abandona esse espaço não.

Gaston Deerfield
Gaston Deerfield
Reply to  Klaus
10 meses atrás

As Humildetes aí do Brazil são incuráveis, mas penso que pelo tá do FG não inventar nem aumentar nem diminuir, elas não pensarão em atentados contra o escriba, como o Lewis corre pra burro pense que tem chance de ir ao pódio, tomara que não chova, não de batida, SC, que seja só piloto, carro e estratégia de equipe,

Markonikov
Markonikov
Reply to  Klaus
10 meses atrás

O Verstappen ser fora de série diminui em que o Hamilton? tem dó …

Pedro
Pedro
10 meses atrás

a forma como o verstappen aniquila todo e qualquer obstáculo e faz o extraordinário parecer muito simples lembra demais o schumacher. até a empáfia ao dizer que a volta “foi boa o bastante” é parecida. esse rapaz é surreal.

Rafael Chagas
Rafael Chagas
10 meses atrás

Não gosto do Verstappen, mas o que ele fez hoje foi de outro mundo. Estava comemorando a pole do Alonso e tive que engolir.

junior
junior
10 meses atrás

Esta é daquelas corridas que a classificação já vale o fim de semana. Será que amanhã fica melhor? Para variar o texto está ótimo, e as traduções perfeitas