ALONSOLÂNDIA (1)

Alonso com a galera: reedição de 2005/06

SÃO PAULO (amanhã melhora) – Não vou dizer que o primeiro dia de treinos para o GP da Espanha foi dos mais empolgantes. Mas isso se explica: foi, na verdade, uma sessão de testes, talvez a primeira do ano depois de seis corridas em circuitos esquisitos — Bahrein à parte. A F-1, após a abertura do Mundial, correu em Jedá, Melbourne, Baku, Miami e Mônaco. Nenhum autódromo. Tudo rua, parque, estacionamento. Barcelona é uma pista, a pista onde se fazia a pré-temporada, onde tudo se experimentava num carro para saber se dava certo, ou não.

Assim, as duas horas de atividades hoje na Catalunha serviram para isso: para que as equipes tivessem a chance de conhecer seus carros um pouco mais a fundo. E como treino é treino e jogo é jogo, o que se viu foi cada uma fazendo um programa diferente a partir das muitas perguntas que as primeiras etapas do campeonato provocaram. O objetivo, buscar respostas um pouco mais conclusivas.

Os tempos do segundo treino: Verstappen na frente

Max Verstappen foi previsivelmente o mais rápido do dia, e se falei de falta de empolgação lá em cima, talvez tenha sido injusto com os torcedores espanhóis. Eles redescobriram Fernando Alonso, reeditando a euforia dos anos em que o asturiano foi um dos grandes protagonistas da categoria, conquistando os títulos de 2005 e 2006. E El Fodón não decepcionou, fazendo o segundo tempo da sexta-feira. Sua diferença para o holandês da Red Bull foi de apenas 0s170.

Surpresa, sem dúvida, a terceira colocação de Nico Hülkenberg. A Haas faz um péssimo campeonato e o alemão apareceu lá na frente. Não vai sustentar a posição por muito tempo, mas está na cara de que nessa pista o time não terá um desempenho patético.

Haas de Magnussen: conversas com a Alfa Romeo

Peço perdão ao amigo internauta, mas só achei, na pressa, uma foto de Magnussen — que ficou em 15º. O motivo, porém, nem era falar do terceiro lugar do incrível Hulk. E, sim, registrar a conversinha da semana. A Alfa Romeo, cujo contrato com a Sauber termina no fim do ano — na prática, a marca italiana “aluga” a equipe para colocar seu nome na F-1 –, estaria namorando a Haas para fazer o mesmo no time americano. Isso porque, como se sabe, a Sauber está sendo comprada pela Audi, que assumirá seu controle em breve para estrear como equipe própria em 2026.

Isso dito, voltemos a Barcelona. Os tempos foram baixos, na casa de 1min13s, porque a pista está mais rápida com a volta da sequência das curvas 13 e 14. Só como referência, ano passado, com a chicane antes da 13 e da 14, os tempos do grid ficaram entre 1min18s7 e 1min21s9. Elas, as curvas, foram usadas pela última vez em 2006. A F-1, na época, concluiu que ninguém conseguia fazer aquelas curvas velozes grudado no carro da frente porque perdia pressão aerodinâmica, uma vez que o ar oriundo do automóvel na dianteira chegava às asas de quem estava atrás cheio de turbulência. Estas, então, perdiam eficiência. E as ultrapassagens na reta dos boxes ficavam comprometidas porque o cara da frente sempre conseguia abrir uma distância segura do coitado de trás, às voltas com o ar turbulento.

Fez-se, então, uma chicane. Assim a velocidade naquele trecho foi assassinada e a última curva, originalmente rápida, passou a ser antecedida por uma chicane lentíssima. E ela ficou lá, sendo usada de 2007 até 2022.

Neste ano, desativou-se a chicane, já que os carros podem andar mais próximos uns dos outros como consequência do novo regulamento. A pressão aerodinâmica é hoje gerada mormente pelos assoalhos — o efeito-solo. Pode vir o ar turbulento que vier, não atrapalha muito.

Max em primeiro: favoritaço

Pista curtinha, tempos próximos: do primeiro ao 17º, menos de um segundo de diferença. Oh, quanta competitividade! Bobagem, o traçado encolhido em 18 metros com a supressão da chicane (de 4.675 m para 4.657 m) é que leva a isso.

A primeira vitória de Verstappen aconteceu em Barcelona em 2016, em sua estreia pela Red Bull. Ele agora busca a 40ª. Deve conseguir. Alonso é seu maior adversário. A Aston Martin tem um ótimo carro, um grande piloto num cockpit e um muito fraco no outro. Lance Stroll ficou nas últimas posições e já tem gente achando que, mesmo sendo filho do dono, desse jeito não vai dar. As pretensões do time verde são grandes, e nesses planos ambiciosos para um futuro não muito distante talvez não caiba um piloto ruim. A ver.

Breves notícias, agora:

MADRI? – Andam falando que a F-1 quer uma corrida de rua em Madri a partir de 2026. Corrida de rua é a tara da Liberty e de Stefano Domenicali, CEO da F-1. Sobre isso, falou Lewis Hamilton: “Não gostaria de perder circuitos clássicos como Barcelona”. A pista catalã está no calendário desde 1991. O inglês também citou Hungaroring e Silverstone. “Essas provas têm de estar sempre no campeonato.”

PODS NOVOS – Mercedes e Ferrari têm modificações bem visíveis em Barcelona. A Mercedes, OK, estreou os novos sidepods, suspensões dianteiras e assoalhos em Mônaco. Mas Mônaco não conta. Podiam ter ido com uma Osella 1989 que daria na mesma. Agora, sim, saberemos se funciona o novo pacote. E a Ferrari foi atrás da Red Bull e também copiou suas laterais, acabando com aquelas banheiras que ficavam ao lado da tampa do motor.

GEMIDÃO – Gracejo do dia: Verstappen querendo saber pelo rádio se tinha algum celular tocando ali do lado de seu engenheiro no pitwall. “É o do Helmut?”, perguntou. O engenheiro, meio sem graça, respondeu que sim. Como toca o celular de Helmut Marko ainda não sabemos. Mas intuímos.

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Bruno Laporta
Bruno Laporta
11 meses atrás

Gargalhei de cara com o “Alonsolândia”. Interessante as voltas das velhas curvas, os tempos estão muito baixos. Acho que será uma corridassa! O Verstappen que não erre e não tenha problemas. Porque o Alonso tá babando. O caso é que o Verstappen não erra mesmo.

Barreto
Barreto
11 meses atrás

Mais corridas de rua, não.
Não transformem a categoria em fórmula uber.

Marcus
Marcus
11 meses atrás

Pista que presta, só a partir de Montreal.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
11 meses atrás

1- Hulkenberg em terceiro.Será que a “explicação” seria pouquíssima gasolina no tanque da Haas?

2- Vergonha alheia. Perez, pilotando o foguete da Red Bull, em quarto. Alonso, em segundo.

3- (…) é hoje gerada mormente pelos assoalhos (…).Fazia um bom tempo em que eu não lia o advérbio mormente. Legal!

4- Max Wilson disse que o Neymar estava no autódromo para pegar a vaga do Stroll. Errou! Quando sair do PSG, já está tudo certo para ele pilotar – pelo restante da temporada – o carro do Sargento Logan. Lugar de sargento é no governo Bolsonaro, e não na F1.

Edissom
Edissom
11 meses atrás

pelo visto, teremos que aguardar a classificação para ver a posição real de cada equipe no grid. a unica certeza é max em primeiro. só se cair um cometa em cima dele para ele não ganhar essa corrida