LATINHA RING (1)

Pole em casa: Verstappen imbatível

SÃO PAULO (segura ele) – O relato da sexta-feira austríaca neste blog não estará à altura dos demais, já vou avisando. É que a classificação aconteceu na mesma hora que meu programa na Placar TV. Assim, fui vendo meio atravessado e fazendo anotações num lamentável pedaço de papel.

De qualquer maneira, deu para acompanhar mais um dia de domínio absoluto de Max Verstappen, que fez sua sexta pole no ano (em nove corridas), quarta seguida, 26ª na carreira. É bom lembrar que hoje ficou definido o grid da corrida de domingo. Amanhã é tudo Sprint: 7h, classificação “Shootout”, de 44 minutos de duração, para formar o grid da provinha que começa às 11h30 e terá 24 voltas.

Destaques do dia: Albon entre os dez primeiros e Pérez, pela quarta vez seguida, fora do Q3. À classificação, então.

O Q1 teve uma bandeira vermelha causada por rodada de Bottas, mas nada de espetacular. Foram poucos minutos de interrupção para limpar a pista e tudo bem. Verstappen fechou a primeira parte da classificação em primeiro. A sessão, para registro, foi toda realizada com pista seca e temperaturas altas, na casa dos 27°C. Ficaram fora do Q2, sem grandes surpresas, Tsunoda, Zhou, Sargeant, Magnussen e De Vries.

O holandês está mesmo com os dias contados na AlphaTauri. Se eu sou a Red Bull, chamo logo Ricciardo para correr. De Vries é a grande decepção da temporada. Eu apostava muito mais no cara, dado seu currículo robusto, com títulos na F-2 e na F-E, e sua atuação pela Williams no ano passado em Monza. O holandês não virou. A Red Bull já mandou gente embora por muito menos.

Pérez fora dos limites: voltas canceladas

No Q2, Lando Norris manteve-se na ponta com uma McLaren atualizada por um bom tempo, até Verstappen se tornar o primeiro a baixar de 1min05s, fazendo 1min04s951. Vários pilotos excederam os limites da pista especialmente na curva 9, causando um festival de cancelamento de voltas. Uma das vítimas foi Pérez, que terminou em 15º, eliminado ao lado de Russell, Ocon, Piastri e Bottas. Perdeu duas voltas cronometradas depois da revisão dos comissários.

O mexicano, claro, foi um vexame. Desde 2008, com David Coulthard, que um piloto da Red Bull não ficava quatro corridas seguidas fora do Q3. Pérez murchou de vez. Russell também decepcionou ao não levar a Mercedes para a fase final da classificação. Albon, da Williams, e Hülkenberg, da Haas, foram as surpresas.

O grid na Áustria: sem grandes novidades

No Q3, Verstappen fez o que dele se espera. A primeira volta, em 1min04s503; a segunda, em 1min04s391. Deve-se admitir que Leclerc chegou perto, com a Ferrari: apenas 0s048. Palmas para o monegasco, então — ótimo piloto em classificações. Mas, na real, Max não foi ameaçado de verdade. Se precisasse, melhoraria seu tempo ainda mais. E o resto ficou longe, quando se considera a curta extensão da pista austríaca.

Sainz e Norris formam a segunda fila, com menção honrosa para o inglês da McLaren. Depois vieram, fechando o top-10, Hamilton, Stroll, Alonso (apagado, atrás do companheiro), Hülkenberg, Gasly e Albon.

Max igualou Mika Hakkinen na lista dos maiores “polemen” da F-1 na décima colocação. O próximo alvo nas estatísticas é ninguém menos do que Fangio, que tem 29 poles na carreira, três a mais que o holandês. É marca que cai facilmente neste ano. Pelo andar da carruagem da Red Bull, Verstappen pode até fechar a temporada entre os cinco maiores fazedores de poles da história. O quinto colocado hoje é Jim Clark, com 33. Faltam oito para superar o escocês, morto em 1968 numa corrida de F-2. E ainda faltam 13 provas até o fim do campeonato. Não é uma tarefa muito difícil.

Sainz, Verstappen e Leclerc: três primeiros para domingo

Amanhã serão distribuídos pontos aos oito primeiros colocados na Sprint, a segunda desta temporada. Serão seis ao final do campeonato — a primeira aconteceu em Baku e as próximas serão na Bélgica, Catar, Austin e Interlagos. Hoje às 19h estaremos ao vivo em nosso canal iutúbico para falar de tudo.

Inclusive dos próximos oito anos de relativa paz.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 meses atrás

Apenas uma pergunta : 47 voltas deletadas , os pilotos e carros
estão errados ou a pista que está ERRADA ???????
a FAIXA BRANCA uns 30 cm para fora evitaria tudo isso .
Especialistas pode dar a suas opiniões, a minha é a pista…

Klaus
Klaus
Reply to  Celio Ferreira
10 meses atrás

Não sou especialista, mas esse negócio “ain saiu da pista, ain sujou o asfalto” é uma puta frescura isso sim. Pura falta do que fazer. Deixa a molecada correr em paz.

Noé
Noé
Reply to  Celio Ferreira
10 meses atrás

desde quando voce é especialista……mais um daqueles especialista em generalidades da internet

jader
jader
10 meses atrás

Pérez mostra a cada corrida sua mediocridade. Será que o Ricciardo poderia incomodar mais o garoto enxaqueca?

Formiga
Formiga
10 meses atrás

Ótimo Texto… Cana no BOZOCIDA.

Tamandua
Tamandua
Reply to  Formiga
10 meses atrás

Estou a procura de opinioes de Flavio

André Keller
André Keller
10 meses atrás

Albon mandou muito bem novamente

Roberto Borges
Roberto Borges
10 meses atrás

Cabeça do Perez deve estar um vespeiro!

Paz bem relativa!
Tem Tarcísio e outros perambulando por aí, infelizmente.

Julio Dantas
Julio Dantas
Reply to  Roberto Borges
10 meses atrás

Perambulamos por aqui tambem. Alias, segundo as “urnas” somos quase metade do país…entao, voces nao estarao assim em verdadeira paz. ;)

“Porque cê mata uma e ja vem outra em meu lugar”. Mosca na sopa. Raul Seixas.

Jonivan
Jonivan
10 meses atrás

Só teremos paz de verdade quando toda a trupe do “coiso” estiver hospedada na Papuda

Douglas Hudson
Reply to  Jonivan
10 meses atrás

A inelegibilidade já é uma prisão por si só, ele preso ou solto, não muda nada

Vai Vettel!
Vai Vettel!
10 meses atrás

Piloto / carro / equipe: o trinômio do sucesso no esporte-motor.